Crisálida

Crisálida Fernanda França...

Resenhas - Crisálida

ricardo_22 10/08/2014

Resenha para o blog Over Shock
Muitos seriam os motivos para que a antologia Crisálida: Amores que Transformam se tornasse um trabalho bem recebido pelos leitores. Tudo começa pelo fato de ser uma antologia lançada em comemoração ao Dia do Escritor; está disponível de forma exclusiva e gratuita no Widbook; a organização ficou por conta de Lycia Barros (Ed. Arqueiro) e Janaina Vieira (Ed. Saraiva); e reuniu várias escritoras de grande destaque na literatura brasileira. Mas tudo seria insignificante sem a presença de ótimos textos!

A ideia, como título e sinopse sugerem, é mostrar o amor como uma fonte de transformação. A cada nova história, ele está presente através da visão de uma escritora diferente, mas sempre revelando que é um sentimento importante em nossa trajetória, podendo mudar a vida de personagens, leitores e certamente das próprias escritoras.

Por mais que os contos se diferenciem pelo estilo literário de cada escritora, todos são marcados por algum elemento bem particular e que impede que essa seja uma antologia qualquer. Isso acontece logo no conto de abertura, “O Dia em que Te Conheci”, escrito por Fernanda França (Bolsas, Beijos e Brigadeiros) e que não tem apenas uma narrativa diferenciada, mas também a transformação de um modo bem diferente. Ao menos nessa história, as mudanças não precisam surgir inesperadamente; basta ser no momento ideal, provando que quando é verdadeiro, o amor permanece vivo mesmo depois de anos.

Apesar de ser uma antologia com contos de amor, ele nem sempre é o ponto forte de uma história. Isso fica provado com “As Verdadeiras Cores da Vida”, história em que Janaina Vieira (Só Entre Nós) apresenta uma bonita história, porém a amizade verdadeira é a responsável por despertar o amor. O casal foi formado através de uma relação que se tornou mais forte quando um dos dois lados precisou – e revelou que a amizade também é capaz de destruir.

“Não havia chorado no casamento simplesmente porque era um dia feliz. E naquele momento, ele não sabia explicar o motivo, quis voltar no tempo. Não para apagar o que vivera com Lygia, mas para apagar tudo o que a fizera chorar de tristeza” (Fernanda França - pág. 57).
Entre todas as escritoras, o trabalho de Tammy Luciano (Claro que te amo!) era o mais conhecido até então, no entanto isso não tornou a surpresa menos significativa. Por mais que o desfecho de “Amor Poema Surpresa” seja esperado, Tammy consegue transformar o sentimento do leitor ao tratar o amor como algo planejado cuidadosamente pelo destino. Mesmo que as consequências existam, o amor sempre fala mais alto e isso que devemos valorizar! Mais do que isso, a autora narra uma história que poderia se encaixar perfeitamente em mais um de seus romances de sucesso.

“Quando as Luzes se Apagam” é o tipo de história em que o sorriso é inevitável do princípio ao fim. Bianca Carvalho (Jardim de Escuridão) dá um leve toque de suspense, que pode até não fazer diferença, mas que é responsável por mudar radicalmente a protagonista. A graça não está simplesmente na maneira como a história é narrada, e sim como o conhecimento da própria história conseguiu livrar a personagem dos sentimentos ruins e ajudá-la a encontrar a chave de seu coração.

site: http://www.overshockblog.com.br/2014/08/minuto-widbook-1-crisalida-amores-que.html
Samanta 13/08/2014minha estante
Ricardo, adorei sua resenha sobre a antologia! Muito obrigada por dividir sua opinião com os leitores do seu blog, sempre de forma tão profissional :) Um abração!!!

ricardo_22 18/08/2014minha estante
Olá, Samanta. Fico muito feliz que tenha gostado da resenha. O trabalho ficou muito bacana e vocês merecem todos os elogios possíveis.
Abraços!

Liachristo 18/09/2014

Crisálida: Amores que transformam - Várias autoras - Widbook
Que eu me lembre nunca antes tinha feito uma resenha, para um livro que tivesse várias histórias contadas por vários autoras diferentes, ou seja uma antologia. Mas, tudo tem a sua primeira vez, e espero conseguir passar para vocês um pouco do que senti ao ler este livro.

O Título Crisálida refere-se ao terceiro estágio da vida de uma lagarta, quando ela se fecha em um casulo para passar por uma metamorfose e ao sair estar transformada em uma bela borboleta. A proprosta oferecida às autoras era de que escrevessem contos que retratassem a tranformação do amor.

Como a maioria dos leitores devem saber, a antologia foi lançada em comemoração ao Dia do Escritor. A mesma encontra-se disponível no Widbook e é grátis. A organização foi de responsabilidade da escritora Lycia Barros e Janaina Vieira. Neste livro estão reunidas algumas das escritoras que costumam se destacar de alguma forma na literatura brasileira, e que são bem conhecidas por muitos leitores, como Tammy Luciano, Samanta Holtz, Bianca Carvalho e outras.

A cada conto lido, pude perceber a forma diferenciada de cada autora. Os textos são bem diferentes um do outro, cada autora imprimindo a sua própria marca. Mas, todas usando as palavras, sua histórias para nos mostrar a importância do amor em nossas vidas, e as várias formas dele nos ser revelado.

Pela primeira vez, gostei muito de poder ler vários contos em um mesmo livro.
Nem todos os contos mexeram comigo ou me tocaram de forma mais profunda, mas todas as histórias conseguiram realizar bem a função de nos mostrar a tranformação do amor. Todos eles bem escritos e desenvolvidos pelas autoras.

Alguns dos contos, apesar de suas poucas páginas, conseguiram fazer com que eu me sentisse conectada aos personagens e até mesmo me emocionaram. O que em minha opinião é um grande mérito da autora.

Como falei antes, gostei de todos eles, cada um a sua maneira, mas teve duas histórias que me encantaram. E vou falar um pouco das duas abaixo:

*Significativo - Adriana Ramiro

Neste conto a autora conseguiu destacar bem o que acontece em muitos relacionamentos por aí. O homem costuma pensar que ao sustentar a mulher e dar tudo o que ela gosta, já é o suficiente, e acabam esquecendo do real valor que ela tem em sua vida. Achei que esse foi um dos contos que mais mostrou a transformação do amor, quando Beto percebeu que estava perdendo a mulher que dava sentido a sua vida, decidiu dar mais valor a ela, fazendo uma declaração linda de amor no dia das bodas de estanho e zinco. Achei isso muito fofo! Eu queria poder ler um livro baseado nesta história, seria incrível!

*Inteiros - Lycia Barros

Fiquei completamente apaixonada por esse conto, que fala sobre amigos de infância (Aliena e Beto) que acabaram por se apaixonar. É tão bonito a forma com que ele espera ela por todos os anos que eles ficam separados... Só fiquei triste por eles não terem ficado juntos desde adolescentes, mas fiquei satisfeita com o final. Gostei do título ter relação com algo que eles falam na história. Achei bem interessante.

Ler sobre o amor, contado de diversas maneiras e por diversas autoras em um mesmo livro, é algo completamente diferente para mim. Apreciei demais ver este lado um pouco diferente de autoras que conheço, e de quem já li outros trabalhos.

Eu recomendo este livro, para quem aprecia uma Literatura Nacional de qualidade.
Bjus

site: http://www.docesletras.com.br/p/resenhas_8.html
Samanta 09/10/2014minha estante
Querida Lia,

Muito obrigada por dividir sua opinião sobre "Crisálida" em seu blog e aqui no Skoob!!! Ficamos muito felizes em saber que gostou :)

Beijo enorme!!
Sam