Piscina já!

Piscina já! Luiz Antonio Aguiar

Resenhas - Piscina já!

Felipe Miranda 05/10/2015

Piscina já! - Luiz Antonio Aguiar por Oh My Dog estol com Bigods
Esse é um daqueles raros livros infantis que mesclam fatos com ficção de um modo didático que no final das contas não é enfadonho. O plano de fundo é o período da Ditadura Militar que assolou o país entre 1964 e 1985. Uma aventura de verdade.

Enquanto a TV colorida ainda era uma novidade, os arrombamentos de porta na calada da noite uma rotina e os veículos de comunicação se dividiam entre clandestinos e não-clandestinos, tinha gente que não entendia muito bem as perseguições àqueles que eram contra o regime vigente. Era muita violência gratuita e desmedida. O protagonista dessa história se faz ausente em boa parte da trama. Ele foi capturado e o que sabemos é que não param de torturá-lo. Tio Zeca é aquele tipo de pessoa adorada por todos, mas que por ser comunista acabou sendo vítima das mãos de aço que esmagavam todos os opositores da época. Ninguém sabe onde ele está, mas tem gente que sabe muito bem o que sua família anda conversando entre si devido aos grampos instalados em todos os telefones da casa...

Paralelo a toda essa situação de vida e morte que está em todas as páginas, querendo ou não, temos um grupo de crianças que resolveu se rebelar a seu modo frente a um problema que põe em risco toda a diversão de suas férias. Um pouco distante dessa rotina abafada, eles se deslocaram até o condomínio da colina, localizado numa área verde afastada da cidade, para aproveitar o recesso escolar tão esperado por todos. O problema é que agora eles estão sem piscina. Um morador novo, chamado general Pimenta simplesmente desviou o riozinho que alimenta a piscina em cascata para sua residência. Por pura covardia e egoísmo.

A fúria das crianças é o motor da história. Ações noturnas, operações especiais e planos mirabolantes irão testar a paciência do general, fazendo-o se questionar quanto à vontade de ter uma piscina só sua. Todos esses atos de coragem são uma bela apologia aos que lutaram contra a ditadura, sem desistir ou fraquejar. O ambiente é o mesmo, o que muda são os personagens e o foco do problema. Uma espécie de releitura. Se eles conseguem aplacar a teimosia do inimigo, só lendo para descobrir. Eu diria que é uma luta bem justa.

Tio Zeca tem um desfecho surpreendente. Apesar de todas os detalhes descritos desde o início da história, tão fieis ao período histórico e político, os últimos capítulos é que realmente mostram como as coisas funcionavam naqueles anos. É de partir o coração e festejar pela democracia falha que temos.

Leitura rápida, leve e profunda ao mesmo tempo, e sem dúvida alguma enriquecedora. Fico maravilhado com história voltadas para o público mais jovem que conseguem ser tão grandiosas e educativas. Risquem as bobeiras de suas estantes! Mentira, ler bobeira também é importante, só intercalem com obras assim: ricas.

Observação: todo o livro é ilustrado em preto e branco. Traços que até remetem aos desenhos mais antigos. Uma lindeza.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.blogspot.com.br/2015/10/resenha-piscina-ja-luiz-antonio-aguiar.html

Dani_LJI 10/09/2015

Resenha Piscina Já!
A primeira impressão que tive ao recebê-lo era que a história fosse bem juvenil e uma leitura leve. Mas ao ler as primeiras páginas desse pequeno livro me surpreendi com a história fascinante narrada em primeira pessoa por uma menina de apenas 11 anos, que descreve para o leitor a triste época da ditadura.

Para uma época tão conturbada como a ditadura, existiam pessoas que era contra esse regime, e que infelizmente eram caçadas a qualquer custo, sendo torturadas e massacradas. Suas famílias também sofriam demais com a retaliação e por longos anos viveram reféns de uma época triste, censurada e sem quaisquer meios de se defender.

José Carlos era a pessoa que ia contra esse tipo de regime, mais conhecido como Tio Zé Carlos ele tinha o seu jeito especial de viver, juntamente com seus ideais e era tido como herói, sua família temia que seus pensamentos revolucionários pudessem atrair a atenção dos militares, e foi exatamente o que aconteceu.

Um belo dia Tio Zé Carlos some, levando consigo todas as suas histórias, sua camiseta do Che Guevara. Deixando somente a incerteza em todos de sua família principalmente de sua mãe que nunca mais foi a mesma. Constantemente eles eram invadidos por policiais que apavoravam as crianças, a sua mãe e a irmã solteira de José Carlos, fazendo perguntas que eles jamais seriam capazes de responder. Toda essa turbulência se tornou um habito, nem a porta arrumavam mais, já que eles derrubariam numa próxima visita inesperada e perturbadora.

Mas aos olhos de uma criança que sofre esse tipo de violência o que pode restar, continuar a infância e desejar a todo momento a tão sonhadas férias de verão no Condomínio da Colina. Ainda era possível perceber que existiam pessoas que descriminação pelo simples fato de Carlos fazer parte da família. Então esse era um assunto proibido.

Piscina já é um livro que tem a percepção de uma criança diante de uma época de repressão. Durante as férias algo na vida de cada uma das crianças que fizeram parte do grupo, muda totalmente o rumo de suas vidas futuramente e deixando uma lição valiosa de amizade e superação.

O livro me surpreendeu pela simplicidade, pela amizade entre as crianças que fizeram de tudo para que o verão foi inesquecível. Até mesmo brigar com o General Pimenta que teve a brilhante ideia de monopolizar a água do condomínio para encher somente a sua piscina, deixando as crianças decepcionadas.

Mas eles vão à luta, crianças fortes e determinadas, que estavam dispostas a vencer e manter o direito de ter sua piscina de volta. A escrita sucinta do autor, expões de forma objetiva todo drama dessa história, é um livro que cativa a gente pela simplicidade.

Pelos desenhos que ele contém, pelos personagens marcantes, e pela triste realidade que o nosso país passou durante anos. Não subestime jamais um livro por sua capa, tamanho ou conteúdo, a leitura pode surpreender e elevar o seu nível de satisfação como aconteceu comigo. E claro recomendo a todos vocês.

site: http://www.livrosajaneladaimaginacao.com.br/2015/09/resenha-piscina-ja.html

Camila(Aetria) 27/10/2014

Piscina Já!
Esse é mais um livro que ganhei da parceria com a Editora Biruta! Piscina Já! do Luiz Antonio Aguiar e ilustrações do Tiago Lacerda, escolhi ele por conta da temática, queria ver como ele trataria essa temática com essa visão infantil. Uma época que entre dualidades teve avanços e retrocessos profundos. Que ainda sentimos até hoje.

A escrita dele é uma delicinha, e vemos pela visão de uma garota todos os acontecimentos de uma etapa da vida dela. Durante a ditadura. O que mais gostei no livro foi a leveza de uma narrativa infantil casada com a intensidade de acontecimentos pesados, tudo de forma super harmônica.

Foi o verão mais gostoso das nossas vidas.
O Brasil tava um breu.
Mas pelo menos ali, no Condomínio da Colina, uma garotada metida havia derrotado a ditadura.

Piscina Já!, Luiz Antônio Aguiar, p. 74.

Ela conta um tempo de férias, onde um certo general Pimenta quer abusar do poder pra ter uma piscina particular, ao mesmo tempo em que um drama paralelo segue, Tio Zeca, com "aquelas camisetas com estampas de Che Guevara, barba tipo eu sou comuna e seus cabelos bagunçados", acaba sumindo. Sua casa frequentemente invadida, o drama da sua família com mãe solteira nos anos setenta, o drama de sua avó tentando descobrir se seu filho ainda estava vivo. Tudo isso enquanto crianças crescem e brincam.

Tinha onça naquela mata.
Eu sei. Eu vi.
Numa noite em que a gente foi dar uma volta lá por cima, no morro. Com o Tio Zeca.
Levamos o telescópio para ver estrelas e ele prometia:
- Sem a iluminação lá de baixo, vamos ver muito mais céu. Muito mais estrelas.
De repente, a fera apareceu na nossa frente, à luz das lanternas.
Parecia enorme. E ameaçadora. Tão forte. Tão selvagem. Tão mata virgem.

Piscina Já!, Luiz Antônio Aguiar, p. 44

Ele é super curtinho, e no final ainda tem um apêndice pra entender melhor aquela época e o jeito como tudo funcionava... é uma leitura super rápida e gostosa.

site: http://www.castelodecartas.com.br/index.php/2014/10/27/piscina-ja-ogs-85/