Adeus, aposentadoria:

Resenhas - Adeus, aposentadoria

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Adrian.Daniel 17/04/2024

Um guia sobre finanças
O guia é bem do campo teórico, parece bem voltado a uma classe média alta, não achei aplicavel em questões de ideias especificas, parece que evita que o ser humano seja ócio

Andre350 05/03/2024

Um livro bem ruim, totalmente inútil para quem já sabe um pouco de economia, e incrivelmente prejudicial para quem não sabe e não tem ainda o discernimento e acaba acreditando nas bobagens escritas. Faz uma abordagem inicial correta na identificação do problema e conceituações iniciais, mas erra nas soluções propostas e estimativas de risco. Inútil para quem entende, prejudicial para quem não entende.

Daiana.Klauck 01/08/2023

Adeus a ideia de aposentadoria
O livro tem uma leitura bem fácil e fluída, mesmo para quem não tem muita noção sobre finanças e investimentos. O primeiro terço do livro é a parte mais interessante, pois mostra as opções mais comuns ligadas a aposentadoria, e porque nenhuma delas cumpre realmente bem ao seu propósito, que é prover um vida digna e confortável na terceira idade.
No livro, o Cerbasi também deixa claro que "adeus, aposentadoria" não se refere ao fim do INSS, mas a noção de aposentadoria como um todo. Afinal as pessoas estão vivendo mais, e por isso acabam tendo mais tempo ocioso durante a aposentadoria. Então essa ideia de que a aposentadoria é quando a pessoa não vai fazer mais nada, além de descansar e aproveitar o resto da vida, já não se aplica mais.
Livro bem interessante, só acho que peca ao colocar o empreendedorismo como a uma saída para uma aposentadoria saudável

Flavia.Borges 23/03/2023

Vale a pena ler
Livros sobre educação financeira sempre me ajudam muito e esse autor é maravilhoso mas não concordo com a parte de vender a casa e morar de aluguel para ter mais renda ao meu ver o melhor investimento sempre será a casa própria.

Vanea 28/12/2022

Neste livro o autor fala sobre a questão do problema que existe quanto à continuidade da aposentadoria pelo INSS, pois a cada dia tem menos pessoas na idade ativa trabalhando para sustentar os aposentados. E assim ele dá algumas alternativas para se preparar para a aposentadoria sem depender do governo.

°Patt~Siilva° 14/05/2022

Muito instrutivo.
Uma leitura de linguagem de fácil entendimento e de muita ajuda, considerando que nos dias atuais, é crescente a preocupação com a aposentadoria.

Vale a leitura.

Hector Zanini 10/05/2022

Bom para iniciantes
Para quem tem interesse em aprender um pouco sobre alternativas financeiras e construir uma mentalidade mais visionária, vale o tempo investido. Recomendo a leitura para iniciantes que gostariam de entender conceitos básicos sobre o mundo dos negócios, empreendedorismo e investimentos.

Vitor Hugo 03/05/2022

Um livro fraco de investimentos!
Que o Gustavo Cerbasi é o principal incentivador da educação financeira no Brasil, isso muitos já sabem. Seus diversos livros publicados atraem milhares de pessoas e garante boa aceitação da crítica. Já tive o prazer de ler “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” (o mais famoso do autor) e “Investimentos Inteligentes”, são excelentes livros. Eis que resolvo ler mais um o “Adeus, Aposentadoria”.
O livro possui uma boa premissa: mostrar que o atual modelo previdenciário brasileiro está com sérios problemas e não vai garantir uma boa aposentadoria aos contribuintes. Sim, é um livro “assustador” principalmente nos primeiros capítulos, já que o Cerbasi quer abrir o nosso olhar sobre o tema.
O grande problema é: se você já leu outros livros do mesmo tema e do mesmo autor, vai achar esse aqui com um conteúdo raso. Não há nenhuma grande novidade no assunto de finanças. Porém, devemos levar em consideração o ano de publicação do livro: 2014. Fiz à leitura oito anos após sua publicação. Naquele ano, temas simples sobre educação financeira e investimentos eram escassos na internet e nos demais meios de comunicação.
Achei relevante os capítulos 1 e 2, onde é explicado de maneira precisa, os problemas de viver dependendo da aposentadoria do governo. Muitas pessoas ainda não acordaram para essa situação. Do capítulo 3 ao 6 (restante do livro) é apresentado maneiras de driblar esse problema da aposentadoria governamental.
Os quatro últimos capítulos não foram bons, seja pela sensação de ser “mais do mesmo” ou pelo autor incentivar de modo irresponsável o empreendedorismo e o investimento imobiliário. Isso sem contar as ideias bobas de meritocracia, como se todos os atores da sociedade saíssem do mesmo lugar. Em alguns momentos da leitura questionei: “O grande Cerbasi realmente escreveu este livro?”.
Para quem serve o livro: jovens que estão começando os estudos sobre investimentos. Com uma observação: existem livros superiores ao resenhado aqui. Se você se encontra em um nível superior de leitura, não recomendo!

site: https://www.instagram.com/1porsemana/
Larissa 12/08/2022minha estante
Bom dia, quais livros você recomendaria aos novatos na área?

Henrique 13/03/2022

Leitura mais do que necessária
O autor nesta obra teve, como principal objetivo, retratar o atual modelo ineficiente de aposentadoria dos brasileiros em geral. Um modelo que não é suficiente para suprir até mesmo as necessidades mais básicas dos aposentados e que, ao passar dos anos, a expectativa é que as coisas piorem cada vez mais.

Em contrapartida, Gustavo com toda sua experiência e dedicação, nos traz uma série de soluções (investimentos, empreendedorismo, estudos, consumo inteligente, entre outros) para que possamos depender cada vez menos do Estado e se aposentar de forma digna e com muito mais qualidade de vida!
Vale muito a pena a leitura! ?

Andréa Almendros 10/03/2022

Um grande incentivo ao futuro promissor
Não se trata do fim da aposentadoria propriamente dita, mas o fim das preocupações que costumam fazer parte da vida da maior parte do aposentados.
Planejar o futuro é se preparar para uma vida com melhor qualidade e disposição.

Uma frase perfeita:
Um pássaro que repousa numa árvore nunca teme que seu galho quebre, porque sua confiança não é no galho, mas em suas próprias asas. Sempre confie em si mesmo.

Eduzawardo 25/02/2022

Aposentadoria
O livro é bom, ele traz mais de 20 maneiras de se aposentar, tem tons de humor.
Ele tem minha recomendação pelo fato de o melhor jeito de você se aposentar, ser não se aposentar!

Fenrir 25/01/2022

Bom pra relembrar umas estratégias
Achei esse livro com uma pegada muito coaching, basicamente pra quem já investe e entende de investimentos não trará nada de novo , é bom apenas salientar e ver se seus objetivos estão traçados conforme a visão do Cerbasi. Bom livro apenas
JurúMontalvao 26/01/2022minha estante
Esse lance do coaching é algo mesmo muito presente em livros de organização financeira e pessoal

Fenrir 26/01/2022minha estante
Sim, se quiser aprofundar mais no assunto deve ser cliente dele rs

Azevedo Baka 09/05/2022minha estante
Concordo plenamente

Alan 17/01/2022

Gustavo Cerbasi, mais uma vez, trás, com carisma e simplicidade, ensinamentos que deveríamos ter acesso desde o nosso nascer.

a.caique 29/12/2021

Foi um susto saudável a questão abordada sobre a aposentadoria. É essencial pensar no futuro apartir de agora, em termos financeiros e qualidade de vida. Me causou muitas reflexões sobre o que devo fazer. E que comece a jornada...

Cíntia 14/12/2021

Sempre simples e sábio
Gustavo Cerbasi sempre tendo sua forma simples de explicar finanças, um tema que existe tanta falta de conhecimento (infelizmente). Gostei do livro, aborda bons conceitos básicos de finanças pessoais - pensando na aposentadoria
Hector Zanini 07/01/2022minha estante
Gostei da recomendação, vou ter que ler

1 | 2 | 3 | 4 | 5