Adeus, aposentadoria:

Adeus, aposentadoria: Gustavo Cerbasi




Resenhas - Adeus, aposentadoria


71 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Adrian.Daniel 17/04/2024

Um guia sobre finanças
O guia é bem do campo teórico, parece bem voltado a uma classe média alta, não achei aplicavel em questões de ideias especificas, parece que evita que o ser humano seja ócio
comentários(0)comente



Andre350 05/03/2024

Um livro bem ruim, totalmente inútil para quem já sabe um pouco de economia, e incrivelmente prejudicial para quem não sabe e não tem ainda o discernimento e acaba acreditando nas bobagens escritas. Faz uma abordagem inicial correta na identificação do problema e conceituações iniciais, mas erra nas soluções propostas e estimativas de risco. Inútil para quem entende, prejudicial para quem não entende.
comentários(0)comente



Daiana.Klauck 01/08/2023

Adeus a ideia de aposentadoria
O livro tem uma leitura bem fácil e fluída, mesmo para quem não tem muita noção sobre finanças e investimentos. O primeiro terço do livro é a parte mais interessante, pois mostra as opções mais comuns ligadas a aposentadoria, e porque nenhuma delas cumpre realmente bem ao seu propósito, que é prover um vida digna e confortável na terceira idade.
No livro, o Cerbasi também deixa claro que "adeus, aposentadoria" não se refere ao fim do INSS, mas a noção de aposentadoria como um todo. Afinal as pessoas estão vivendo mais, e por isso acabam tendo mais tempo ocioso durante a aposentadoria. Então essa ideia de que a aposentadoria é quando a pessoa não vai fazer mais nada, além de descansar e aproveitar o resto da vida, já não se aplica mais.
Livro bem interessante, só acho que peca ao colocar o empreendedorismo como a uma saída para uma aposentadoria saudável
comentários(0)comente



Flavia.Borges 23/03/2023

Vale a pena ler
Livros sobre educação financeira sempre me ajudam muito e esse autor é maravilhoso mas não concordo com a parte de vender a casa e morar de aluguel para ter mais renda ao meu ver o melhor investimento sempre será a casa própria.
comentários(0)comente



Vanea 28/12/2022

Neste livro o autor fala sobre a questão do problema que existe quanto à continuidade da aposentadoria pelo INSS, pois a cada dia tem menos pessoas na idade ativa trabalhando para sustentar os aposentados. E assim ele dá algumas alternativas para se preparar para a aposentadoria sem depender do governo.
comentários(0)comente



°Patt~Siilva° 14/05/2022

Muito instrutivo.
Uma leitura de linguagem de fácil entendimento e de muita ajuda, considerando que nos dias atuais, é crescente a preocupação com a aposentadoria.

Vale a leitura.
comentários(0)comente



Hector Zanini 10/05/2022

Bom para iniciantes
Para quem tem interesse em aprender um pouco sobre alternativas financeiras e construir uma mentalidade mais visionária, vale o tempo investido. Recomendo a leitura para iniciantes que gostariam de entender conceitos básicos sobre o mundo dos negócios, empreendedorismo e investimentos.
comentários(0)comente



Vitor Hugo 03/05/2022

Um livro fraco de investimentos!
Que o Gustavo Cerbasi é o principal incentivador da educação financeira no Brasil, isso muitos já sabem. Seus diversos livros publicados atraem milhares de pessoas e garante boa aceitação da crítica. Já tive o prazer de ler “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” (o mais famoso do autor) e “Investimentos Inteligentes”, são excelentes livros. Eis que resolvo ler mais um o “Adeus, Aposentadoria”.
-
O livro possui uma boa premissa: mostrar que o atual modelo previdenciário brasileiro está com sérios problemas e não vai garantir uma boa aposentadoria aos contribuintes. Sim, é um livro “assustador” principalmente nos primeiros capítulos, já que o Cerbasi quer abrir o nosso olhar sobre o tema.
-
O grande problema é: se você já leu outros livros do mesmo tema e do mesmo autor, vai achar esse aqui com um conteúdo raso. Não há nenhuma grande novidade no assunto de finanças. Porém, devemos levar em consideração o ano de publicação do livro: 2014. Fiz à leitura oito anos após sua publicação. Naquele ano, temas simples sobre educação financeira e investimentos eram escassos na internet e nos demais meios de comunicação.
-
Achei relevante os capítulos 1 e 2, onde é explicado de maneira precisa, os problemas de viver dependendo da aposentadoria do governo. Muitas pessoas ainda não acordaram para essa situação. Do capítulo 3 ao 6 (restante do livro) é apresentado maneiras de driblar esse problema da aposentadoria governamental.
-
Os quatro últimos capítulos não foram bons, seja pela sensação de ser “mais do mesmo” ou pelo autor incentivar de modo irresponsável o empreendedorismo e o investimento imobiliário. Isso sem contar as ideias bobas de meritocracia, como se todos os atores da sociedade saíssem do mesmo lugar. Em alguns momentos da leitura questionei: “O grande Cerbasi realmente escreveu este livro?”.
-
Para quem serve o livro: jovens que estão começando os estudos sobre investimentos. Com uma observação: existem livros superiores ao resenhado aqui. Se você se encontra em um nível superior de leitura, não recomendo!

site: https://www.instagram.com/1porsemana/
Larissa 12/08/2022minha estante
Bom dia, quais livros você recomendaria aos novatos na área?




Henrique 13/03/2022

Leitura mais do que necessária
O autor nesta obra teve, como principal objetivo, retratar o atual modelo ineficiente de aposentadoria dos brasileiros em geral. Um modelo que não é suficiente para suprir até mesmo as necessidades mais básicas dos aposentados e que, ao passar dos anos, a expectativa é que as coisas piorem cada vez mais.

Em contrapartida, Gustavo com toda sua experiência e dedicação, nos traz uma série de soluções (investimentos, empreendedorismo, estudos, consumo inteligente, entre outros) para que possamos depender cada vez menos do Estado e se aposentar de forma digna e com muito mais qualidade de vida!
Vale muito a pena a leitura! ?
comentários(0)comente



Andréa Almendros 10/03/2022

Um grande incentivo ao futuro promissor
Não se trata do fim da aposentadoria propriamente dita, mas o fim das preocupações que costumam fazer parte da vida da maior parte do aposentados.
Planejar o futuro é se preparar para uma vida com melhor qualidade e disposição.

Uma frase perfeita:
Um pássaro que repousa numa árvore nunca teme que seu galho quebre, porque sua confiança não é no galho, mas em suas próprias asas. Sempre confie em si mesmo.
comentários(0)comente



Eduzawardo 25/02/2022

Aposentadoria
O livro é bom, ele traz mais de 20 maneiras de se aposentar, tem tons de humor.
Ele tem minha recomendação pelo fato de o melhor jeito de você se aposentar, ser não se aposentar!
comentários(0)comente



Fenrir 25/01/2022

Bom pra relembrar umas estratégias
Achei esse livro com uma pegada muito coaching, basicamente pra quem já investe e entende de investimentos não trará nada de novo , é bom apenas salientar e ver se seus objetivos estão traçados conforme a visão do Cerbasi. Bom livro apenas
JurúMontalvao 26/01/2022minha estante
?
Esse lance do coaching é algo mesmo muito presente em livros de organização financeira e pessoal


Fenrir 26/01/2022minha estante
Sim, se quiser aprofundar mais no assunto deve ser cliente dele rs


Azevedo Baka 09/05/2022minha estante
Concordo plenamente




Alan 17/01/2022

Gustavo Cerbasi, mais uma vez, trás, com carisma e simplicidade, ensinamentos que deveríamos ter acesso desde o nosso nascer.
comentários(0)comente



a.caique 29/12/2021

Foi um susto saudável a questão abordada sobre a aposentadoria. É essencial pensar no futuro apartir de agora, em termos financeiros e qualidade de vida. Me causou muitas reflexões sobre o que devo fazer. E que comece a jornada...
comentários(0)comente



Cíntia 14/12/2021

Sempre simples e sábio
Gustavo Cerbasi sempre tendo sua forma simples de explicar finanças, um tema que existe tanta falta de conhecimento (infelizmente). Gostei do livro, aborda bons conceitos básicos de finanças pessoais - pensando na aposentadoria
Hector Zanini 07/01/2022minha estante
Gostei da recomendação, vou ter que ler




71 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR