O Casamento de Ana

O Casamento de Ana Concordia Merrel

Resenhas - O Casamento de Ana

Adriano 07/06/2016

O Casamento de Ana - Concordia Merrel (Biblioteca das Moças - Volume 9)
O Casamento de Ana conta a história de Scott Kentish, um jovem executivo muito bem sucedido e admirado, e Ana Maitland, uma moça moderna e independente, que acaba de chegar na cidade com a mãe e os irmãos. Ambos se conhecem num baile à fantasia no clube da cidade, em que Ana, embora não tenha uma beleza convencional, exerce grande fascinação sobre todos. Após o primeiro embate, Scott e Ana começam a conversar e logo descobrem muitas afinidades, em especial no que diz respeito ao casamento. Ambos consideram absurda a forma como as pessoas se agarram ao casamento como sendo a grande finalidade de suas vidas, e desprezam a ideia de se casarem sem terem condições financeiras ideais pra isso. Ironicamente, diante de tanta compatibilidade, com a estabilidade de Scott e o bom emprego de Ana como secretária, eles decidem se casar.

Acompanhamos então os preparativos e a expectativa para o casamento, a festa, a viagem de lua de mel para a França, durante a qual fazem novas amizades, e depois a relação do casal diante da sua rápida ascensão financeira e social, e sua igualmente rápida queda; como eles encaram a si mesmos e às pessoas e situações que surgem diante deles.

O Casamento de Ana não é apenas uma história de amor; é uma reflexão sobre o significado do casamento e os equívocos que um casal pode cometer antes e depois de se casar. Ana e Scott decidem se casar muito rápido, ainda que se julguem muito racionais, mas logo após o casamento começamos a perceber pequenos aborrecimentos entre os dois. Esses aborrecimentos são relevados quando o casal enriquece impressionantemente, mas voltam muito piores quando a fortuna se acaba. Toda a ilusão se desfaz, e os dois se veem como realmente são: cheios de defeitos, com milhares de problemas a resolver. A história, que começa com um tom cômico, adquire uma maior seriedade, e a principal preocupação durante a leitura é saber se aquele casal realmente se precipitou no casamento, ou se conseguirá superar as dificuldades junto.

Escrito numa época em que o casamento começava a se aproximar mais de como o conhecemos hoje, muitos dos dramas apresentados neste romance ainda parecem bastante atuais. Tanto Scott quanto Ana se mostram bastante humanos, de forma que nem sempre concordemos com suas atitudes, e até nos irritemos às vezes, mas sempre ficamos na torcida para que se acertem. Não vou dizer o que acontece no final, caso alguém se interesse em ler, mas posso dizer que vale a pena. Destaco, pessoalmente, a personagem Nancy Hanshaw, uma pseudo-vilã apaixonada por Scott que garante boas risadas em suas aparições.

site: http://itspartofmyworld.blogspot.com.br/