Encontros & Desencontros

Encontros & Desencontros Rosana Prieto

Resenhas - Encontros & Desencontros

Mac 31/07/2014

Encontros & Desencontros
Quando recebemos, no email do AIL, o primeiro contato da autora, mostrando interesse em firmar parceria e envio de um exemplar para análise crítica, não tínhamos noção do quão prazeroso seria tal leitura.
Não precisamos dizer que R. Prieto é uma autora extremamente talentosa e delicada em sua escrita. O cuidado primoroso ao detalhar os acontecimentos é tão instigante que não conseguimos fechar o livro até lermos a última página. Nos tornamos fãs desta autora, definitivamente. E estaremos sempre aguardando novos contos maravilhosos.

Elogios à parte à análise desta seleção de contos é o que vocês querem saber, né?! Então, logo nas primeiras páginas, vocês percebem o quanto algumas palavras podem remetê-los a uma situação de graça e angústia, de extrema ternura à dor da perda. Em outras palavras, "Encontros & Desencontros" é uma ciranda de emoções.

O livro contém nove contos bem ecléticos que podem ser analisados da seguinte maneira: "A Espera", conta a história de uma menina e seu cotidiano com as pessoas que ela ama, seus sonhos e desejos até que estes são interrompidos pelo inesperado. "A Guerra" é uma alusão as nossas perdas e as sequelas deixadas por tais traumas e como, às vezes, nem mesmo o tempo é capaz de apagar uma dor tão profunda.

"A Música" faz uma homenagem às artes: como a música e a dança, fazendo o leitor viajar com as referências de Romeu e Julieta de Prokofiev, Bolero de Ravel, as valsas de Strauss, os grandes balés de Tchaikovsky como: Quebra Nozes, A Bela Adormecida e o Lago dos Cisnes com um desfecho surpreendente. "A Vida" fala sobre a impressões do personagem a respeito da sua própria existência. A convivência com a sua melhor amiga e o ressentimento por terem se afastado para sempre, pois suas vidas tomaram rumos diferentes.

"Cotidiano" aborda questões do dia a dia nas grandes cidades. Do quanto o ser humano vive num ciclo vicioso de horas, sempre com pressa, não percebendo as nuances a sua volta. Os detalhes dos pequenos momentos que são mais importantes em sua vida. "O Mistério" nos leva ao mundo do desconhecido, ao mundo das sombras, dos questionamentos, do inexplicável, o lado obscuro do ser humano. Afinal, todos carregam o bem o e o mal dentro de si e talvez não tenham essa noção.

"Tristeza" aborda questões de relacionamentos mal resolvidos e as sequelas que deixam marcas profundas na alma das pessoas que passam por tais desilusões. "Um Sonho" faz uma alusão bem engraçada à história da colonização da América, de um ponto de vista bem inusitado, e as heranças deixadas para as gerações futuras, como o fato do mundo todo falar Catalão! Pois é... "Viva a Catalunha... Viva ao Império Catalão!"

"Eu Queria a “Tippy”, ganhador do Premio Especial Daniel Solano no Concurso do Dia do Livro e da Rosa, patrocinado pela Unesco, em Quito – Equador. Esta narrativa conta a história da autora quando criança e seu desejo ardente por uma boneca.

Espero que tenham gostado. O livro em si é bem interessante e gostoso de ler. As histórias são leves e a narrativa flui com muita facilidade. De todos os contos que li o meu preferido é "A Vida" porque o final realmente me surpreendeu! rs... Portanto, se vocês, queridos leitores, gostam de contos, recomendo a leitura deste livro.

Caso queiram adquirir o seu, cliquem: http://oferta.vc/3Lf6

Bjins e inté... Mac Batista

SOBRE A AUTORA:

R. Prieto é Advogada e Professora de Espanhol. Vencedora do Prêmio Daniel Solano no Concurso do Dia do Livro e da Rosa pela crônica pessoal Jo volia la Tippy, publicada pela Unesco em Quito, Equador.

site: http://www.apenasimpressoesliterarias.com.br/2014/07/resenha-encontros-desencontros-de-r.html

Thieres Duarte 01/08/2014minha estante
Quando recebi o livro fiquei encantado logo de início com a qualidade do material, tanto capa, quanto por dentro do livro são de altíssima qualidade, e o conteúdo merece nota dez. Pena ser apenas nove contos, ao final de cada um sempre nos dá vontade de ir continuando, e lendo sempre mais, a autora nos deixa com um gostinho de quero mais, e isso é muito bom, sinal de que a obra é fantástica. Me emocionei com a história 'A Guerra" da página 14 do livro, a história nos toca no fundo da alma e nos faz refletir, com nove contos tenho certeza que você irá se identificar com algum. No final a autora nos deixa o seu melhor, o conto 'Eu Queria a Tippy' sem dúvidas mexe com o coração do leitor, e não é para menos, o conto é vencedor do prêmio literário Daniel Solano no concurso do Dia do Livro e da Rosa patrocinado pela Unesco em Quito no Equador. É o livro que recomendo, os fãs do gênero irão ficar encantados com a obra e para quem não é fã do gênero vale a pena a experiência.

- Zedecc 01/08/2014

Perfeitoo ! <3
Encontros & Desencontros é um livro com 40 paginas com 9 contos publicado pela All Print editora. É uma seleção de contos de dar água na boca, neste pequeno livro a autora conseguiu demonstrar sentimentos e ações vividas pelas pessoas no seu dia-a-dia, dentre elas estão : Melancolia, Tristeza, Paixão, Alegria. Entres essa seleção também estar o conto denominado : " Eu Queria a Tippy", ganhador do Premio Especial Daniel Solano no Concurso do Dia do Livro e da Rosa, patrocinado pela Unesco, em Quito – Equador, esse conto mostra a aflita historia de uma garota que queria tanto uma boneca.
Dentre esses belíssimos contos o que eu mais gostei foi "A Espera" esse de fato me emocionou, admito que sou uma pessoas sensível mais me emocionou de verdade, ele veio em um momento muito bom para mim, me fez repensar nas coisas que faço, Será que valorizamos as pessoas ao nosso redor enquanto temos tempo ? Já estava afundado em lágrimas esses dias e este conto serviu pra eu chorar de verdade. Passei a pensar de uma forma diferente, quero aproveitar e valorizar a minha família, os meus amigos e a mim mesmo antes que seja tarde demais e a luz do caminho se feche. Uma das coisas que admirei neste livro e que os contos são diferentes, ai a gente acaba um e fica na expectativa pois não sabemos o que nos espera na próxima pagina. Então super recomendo este livro para fãs de todos os gêneros !

Conseguir terminar o livro em 1 dia, a leitura fluiu desesperadamente boa, a qualidade do livro é perfeita, a capa é sem comentários e o conteúdo é esplêndido. A autora Rosana Prieto está de Parabéns pela arte de escrever que domina bastante e a editora All Print pela dedicação que teve com o livro.
Então as cinco estrelas foram mais que merecidas, a Rosana fez por merecer, e com certeza eu atingi o ápice da emoção !

"Ana Paula" 08/08/2014

Ganhei este livro da autora no evento da SLN em São Paulo. Assim que chegou, fiquei com vontade de lê-lo, mas antes precisava terminar minhas leituras. Agora que li, venho contar um pouquinho sobre essa obra para vcs!
Não será uma resenha individual para cada conto, vou falar deles como um todo.

Encontros e Desencontros é o tipo de livro que você lê e não vê o tempo passar, o livro é pequeno, somente 40 páginas, com 9 contos que falam sobre amor, perda, esperança, vida... Mas não somente pelo número de páginas, a autora tem uma escrita leve e desenvolvida, que leva o leitor a pensar sobre tudo. Cada conto é narrado de forma diferente, com personagens diferentes e temas diferentes. Tudo remete à um único significado, e cabe ao leitor tirar suas próprias conclusões.

Eu adoro contos, mas ultimamente, tenho lido somente sobre fantasia. Encontros e Desencontros veio para abalar meus sentimentos... Os personagens não possuem nomes, o que os torna mais íntimos do leitor, você pode vê-los em quem quiser, pensar neles como quiser... cada conto me trouxe uma lição e me fez sentir uma pessoa melhor.

Parabenizo a autora pelo trabalho lindo e a editora também, pois a capa é muito bonita e não há erros aparentes. As folhas são amarelas e as letras estão em um tamanho confortável para a leitura.

Não vou colocar quotes, porque o livro é pequeno e qualquer quote pode dar um spoiler de algum dos contos. Sem mais, um livro perfeito para despertar um pouco do "ser humano" que existe em nós. Super recomendado!

site: http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/2014/08/resenha-encontro-e-desencontros-selecao.html#.U-S7ufldVIg

Challis 11/08/2014

Leitura rápida e sutil
Encontros & Desencontros: Seleção de Contos é livro muito pequeno, com cerca de 40 páginas, que reúne nove contos bem distintos, incluindo o premiado Eu queria a "Tippy".

Todos os contos têm um tom bem diferenciando que nos faz refletir acerca da condição humana. O talento da autora para finalizar as histórias de maneira inesperada também é notável.

Gostei do livro e com certeza recomendo a leitura, que irá agradar os mais diferentes públicos, principalmente aqueles que procuram uma leitura rápida e profunda.

site: http://www.acrobatadasletras.com.br/2014/08/resenha-encontros-e-desencontros-selecao-de-contos-rosana-prieto.html

@cheiade9h 02/09/2014

Oláaa pessoal, vamos a mais um Dicaterapia?

Hoje quero apresentar o pequeno livro da autora Rosana Prieto, que tive a alegria de conhecê-la no primeiro dia da Semana do Livro Nacional. A Rosana é um amor de pessoa, super simpática e amigável, aproveito e agradeço pela cortesia do exemplar de Encontros & Desencontros!

Encontros & Desencontros é um livro bem pequeno mas que possui uma gama de emoções para o leitor com seus diversos contos, cada um deles trás 'n' reflexão quando lido.

A narrativa da Rosana é simples, porém intensa, fazendo com que o conto traga forte sentimentos ao leitor.

O primeiro conto de Encontro & Desencontros, A Espera, foi o que mais mexeu comigo, me trouxe aquela tristeza. Já o conto O Mistério, me trouxe um certo medo. E assim, cada um me trouxe um sentimento diferenciado.

Eu particularmente gosto muito de livros de contos, por mais que seja um leitura rápida, autores que conseguem ser intensos em poucas páginas já tem meu "joinha". E outro ponto de eu gostar de contos, é que dá pra encaixar o tema tratado no conto em algum momento da sua vida, e isso o torna plural, porque cada leitor vai pensar em determinado acontecimento, um bem diferente do outro.

Se você gosta de um bom livro de contos, Encontros & Desencontros é uma ótima pedida, é mais um nacional com conteúdo e capricho.

A editora All Print fez um excelente trabalho com o livro, desde a capa até a diagramação, não vi nenhum erro de digitação/ortografia e fico feliz por isso.

Ahhh, e lembrando que: o conto 'Eu Queria a Tippy', é o ganhador do Premio Especial Daniel Solano no Concurso do Dia do Livro e da Rosa, patrocinado pela Unesco, no Equador. Então olha só que chiqueza da autora! :3

site: http://www.livroterapias.com/2014/08/dicaterapia-60-encontros-desencontros.html

AmantesporLivro 18/09/2014

Acredito que há diferença em ler um romance e contos, porque um romance tem toda uma construção linear para entendermos a história, já um conto apresenta-se por vezes atemporais ou cotidianos, sendo que não linearidade em contos, o autor expressa em palavras, diferentes opiniões do cotidiano e ideias adversas.

Faço essa pequena introdução, pois, o livro Encontros & Desencontros da autora R. Prieto, teve uma demora em ser feita a resenha (a apresentação do livro e da autora vocês podem acessar aqui). O livro é pequenininho, contendo apenas 9 contos, que podem ser lidos em menos de 20 minutos. A demora para esta resenha consiste que para cada conto há um diferente tipo de humor, não teve como ler cada um com os mesmos sentimentos.

Devo colocar que o primeiro conto me deixou paralisada. A crueldade da morte em uma vida recé iniciada é de veras assustador. Um conto forte que a autora leva para que acompanhemos a curta vida de uma garota durante um momento feliz. Para mim, só este valeu o livro inteiro. A forma como a escrita se desenvolve é chocante, pois assim como a realidade, nossa vida termina abruptamente, sem nada planejado.

Boa parte dos contos de Prieto retratam tempos antigos, o que eu acho enriquecedor. Apesar de serem atemporais a nossa realidade, os contos trazem uma carga muito forte de significados. No conto A Guerra, a autora nos remete a 1936 durante a Guerra Civil Espanhola, onde um casal é obrigado a se afastar, mantendo como ligação um relicário, que é o objeto que mantém o rapaz ainda próximo de casa e, por fim, é o que mantém a mulher forte e desejando reencontrar com seu amor. Gostei do conto, porque de forma simples, mostra como uma questão de interesses pode afetar vidas. Uma guerra não está apenas nesta data, mas atualmente, vivemos conflitos onde quem pagam são os inocentes.

Também não poderia de destacar aqui o conto que deu a autora um prêmio internacional de literatura. O conto denominado Eu Queria a "Tippy", retrata as vontades de uma criança. Tenho certeza que muitos aqui já olharam para algum objeto que não puderam ter e ficaram com a vontade por muito tempo. Sabe aquela expectativa que criamos devido a vontade? Simplesmente quando crescemos, tais sonhos e vontades são esquecidos, e o que era importante naquela época, hoje apenas nos trás nostalgia. Não digo isso apenas de um brinquedo, mas de sentimentos e vivências passadas. Garanto que muita gente já ficou saudosa por lembrar de uma brincadeira, de uma época de escola, não é?! Nós seres humanos somos construídos tendo em base as lembranças, os pensamentos e as saudades de um tempo que não volta mais.

Ressalto o conto Cotidiano. De maneira impecável, Prieto consegue transmitir o que é o cotidiano, a chatice de ter de acordar cedo, tomar café, pegar o transporte, trabalhar, aguentar chefe chato, voltar para casa, curtir alguma felicidades, dormir e no dia seguinte, tudo novamente. Eu gosto dessa contraponto do livro, onde uma hora você é uma criança com vontade de brincar e em outra você é um adulto cansado de trabalhar e da mesmice. Garanto também, como a autora quis passar, que não é só para mim ou ó para você, é para todos nós.

Sei que aqui são opiniões aleatórias sobre os contos de Rosana Prieto, mas não há como resenhar contos, emite-se opiniões. Em um resumo geral, seus contos são tocantes e profundos. Adoro quando textos trazem significados que são comuns a todos. Como eu disse inicialmente, ler contos depende do estado de espírito da pessoa, garanto que meu estado oscilou bastante durante a leitura, o que é um ponto positivo. A leitura de contos devem ser seguidas de reflexão e releitura, já que a cada dia podemos mudar e com isso, mudar nossas opiniões.

Agradeço a Rosana por nos procurar e dar esta oportunidade incrível de ler sua obra. A autora é bastante premiada internacionalmente e merece ser lida. Suas reflexões são essenciais para quem busca um refúgio dentro de si mesmo. Leitura válida para qualquer pessoa.

Yara Prado 21/09/2014

Sabem quando você não sabe o que esperar de um livro, mas ele se mostra um daqueles que você se orgulha de sair indicando? Pois é... Apesar de não ser muito de ler livros de contos, gostei muito de Encontros & Desencontros, consegui me conectar com os personagens (não todos, mas a maioria), sentir de verdade cada linha, sorrir com as conquistas e sentir o coração apertar com os momentos tristes... De maneira diferente, eu sempre queria um final feliz para todos os personagens que apareciam pelo caminho, em vários momentos senti vontade de entrar na história e fiquei super interessada em encontrar a Rosana em algum evento por aí de novo para poder dar um abraço nela para agradecer por seus contos. :P

Apesar de ter gostado de todos os contos (bom, teve alguns que não gostei taaaanto assim) preciso destacar 3 deles: "A Guerra", "A Vida" e "Cotidiano". Em "A Guerra" Rosana mostra como o conflito traz muito mais perdas do que geralmente levamos em conta. Sempre falamos sobre como em determinada guerra morreram X mil pessoas, mas nunca consideramos de verdade as consequências dessas mortes: E a família desses indivíduos? Os planos de vida? Os sonhos? As vontades de cada um? Pensamos no conjunto, nunca individualmente, nos danos causados a cada um... Sempre tive complexo com este tema, sempre chorei horrores com livros/filmes que retratam a Segunda Guerra Mundial e com este conto não foi diferente: me tocou profundamente.

Já o conto "A Vida" me tocou por ser simples e atual. No começo fiquei intrigada, mais para o meio fiquei confusa, mas o terminei extremamente comovida. Tenho certeza que meus olhos brilharam para acompanhar o sorriso que aparecia em meu rosto ao ler as últimas linhas deste conto. Simplesmente o amei. Cada palavrinha ali foi usada de maneira ímpar. :D E o conto "Cotidiano" eu gostei tanto por retratar algo tão sem graça (nossa rotina), mas ao mesmo tempo tão importante. Não damos a mínima atenção para nossas atitudes durante todo o dia, toda a semana, todo o mês, todo o ano... Toda a vida. Vivemos buscando algo além, Aquele Emprego, Aquela Formação, Aquele Carro, Aquela Casa... Não nos damos conta que continuamos vivendo enquanto não alcançamos nosso objeto de desejo, que todos os dias, quando abrimos os olhos pela manhã, estamos fazendo algo importante. Sempre pensando no futuro, não vivemos o presente. Mas afinal, qual a graça de nos atentarmos a algo tão corriqueiro quanto nossas atitudes todos os dias? Não temos tempo para isso, nunca!

Hum... Depois de falar sobre esses três contos, que foram os mais especiais de todo o livro, preciso dizer o que achei da obra completa, não é? Pois então... É muito boa. Apesar de ter achado alguns contos incrivelmente melhores do que outros, todos são bons, todos são emocionantes e envolventes. A Rosana escreve muito bem, deu para entender perfeitamente o motivo de um de seus contos ter sido lançado no exterior antes mesmo de ser lançado em terras brasileiras e fiquei com gostinho de quero mais. E só um pouco chateada com a gramática do livro, que em alguns momentos não está tão boa. Mas a verdade é que eu queria, no mínimo, mais uns dez contos ao estilo de "Cotidiano", que colocassem o leitor contra a parede e jogasse em sua direção diversas questões não resolvidas de sua vida e o obrigasse a refletir sobre o assunto. Recomendo o livro para quem gosta do gênero e, para quem não gosta, acho que é uma ótima oportunidade para dar uma chance a ele...

site: Blog Ilusões Escritas: http://www.ilusoesescritas.com/

Leitor Sagaz 27/10/2014

Contos para te surpreender!
Resenha publicada no blog Leitor Sagaz

Recebi este livro em parceria com a autora Rosana Prieto, achei o projeto do livro bem interessante, temos apenas 9 contos curtos e bem impactantes no que eles se propõem.

Para esta resenha decidi escrever o que eu senti ao ler cada conto, não devo me aprofundar nas histórias pois então acabaria por entregar tudo! E não queremos isso, não é mesmo amigo leitor?

Vale salientar que o livro é bem escrito, não encontrei erros e a edição ficou muito boa, espaçamento e tamanho de fonte bem agradáveis aos nossos olhos.

1 - A Espera

Confesso que senti uma dor no coração tremenda com este conto, tudo é descrito de maneira muito agradável no início, um dia tipicamente alegre contado pelos olhos de uma menininha na Inglaterra do início do século XX. A reviravolta na vida, como somos frágeis e quão rapidamente podemos deixar de existir e veremos nossos sonhos e anseios irem pelo ralo. Ao ler vocês entenderam do que se trata.

2 - A Guerra

Neste conto o nome se encaixa perfeitamente, se passa na Barcelona de 1936, o que a Guerra foi capaz de fazer com as famílias e com o casal do conto. Tudo o que temos se torna tão frágil, mas o amor, as marcas do coração essa nunca deixaram de existir.

3 - A Música

Não sei vocês, mas eu as vezes estou meio para baixo e resolvo colocar aquela música que eu gosto para tocar e de repente o mundo se torna colorido novamente, a música tem o dom de tocar na alma e nos revitalizar, nos dar esperança e inspiração e é sobre isso que vocês irão ler neste belo conto.

4 - A Vida

Uma visão poética sobre a vida em forma de livro, nossos amigos e queridos companheiros de aventuras, mas muitas vezes esquecido, rasgados e até queimados. Achei muito interessante em como de início nos enganamos sobre o que se trata na história, mas ao fim entendemos tudo.

5 - Cotidiano

De maneira simples e direta vemos retratado o nosso cotidiano, não importa que seja rico ou pobre, todos temos uma rotina semanal e que as vezes parece que não terá fim. Uma salva de palmas aos fins de semana! (risos).

6 - O Mistério

Aqui mudamos de cenário, vamos nos embrenhar no suspense, permeado por uma critica social. Vamos ver o que vai acontecer com um mendigo ao ser visto próximo ao local de um assassinato, os medos e as paranoias! Não confies em tua própria sombra.

7 - Tristeza

As decisões que devemos tomar, arriscar o amor, mesmo que esse seja proibido. Decidir enfrentar e sofrer novamente ou sofre por não tentar. Essa torrente de emoções retratada em uma bela jovem, simples e direto, gostei deste também.

8 - Um Sonho

O garoto Jordi estudou tanto que acabou tendo um sonho onde toda a história da América foi reescrita, uma maneira muito divertida de narrar a história. Você vão gostar bastante deste conto.

9 - Eu Queria a "Tippy"

Este conto me fez ver que as vezes por fraqueza nossa ou por imposição dos nossos pais, acabamos por abandonar alguns de nossos sonhos, sonhos estes que nunca nos abandonaram! Vivem em nosso subconsciente e por muitas vezes sentimos falta daquilo que não temos. Mas vale correr atrás de alguns, mesmo que tardiamente. Isso tudo através de uma história de uma garota que queria uma boneca e sua mãe não permitiu que ela à tivesse.

Fico por aqui, com certeza recomendo este livro e espero mesmo que vocês o leiam. Um abraço e uma boa semana para todos.

Diego de França

site: http://www.leitorsagaz.com.br/2014/10/resenha-encontros-e-desencontros-r.html

Karina 10/11/2014

Encontros & Desencontros - Rosana Prieto
Mais uma parceria que nós, Casa de Livro, temos a honra de lhes apresentar.
É incrivelmente gratificante ter nosso trabalho, feito com muito amor, reconhecido pelos leitores e também pelos autores.
Rosana Prieto é mais uma de nossas parceiras, nos encaminhou com tamanho carinho, um exemplar de sua obra.
Rosana, estamos extremamente honrados, e faremos o nosso melhor para expandir o nome de seu livro, entre os leitores.
Encontros & Desencontros, é um livro de contos. Quem acompanha o Blog sabe que resenhamos as histórias individualmente, portanto a nossa primeira resenha será sobre A Espera.
O primeiro conto do livro nos leva para a Inglaterra do século XX. Onde as mulheres eram incrivelmente belas com aqueles vestidos elegantes e seus chapéus esvoaçantes.
Uma garota que não conheceu a mãe, e que sofria com a ausência e severidade do pai que a culpava, é nossa principal personagem.
Ela que nos mostra seus temores, suas paixões, suas vontades. E ela que nos conta sobre sua espera.
Certo dia foi fazer um piquenique com a Senhorita Parker, que cuidava dela e de sua irmã Melinda.
Foram então levadas pelo motorista, mas nunca chegaram até o local.
Um trágico acidente ocorreu.
Mais um acidente que levaria pessoas que ela amava. Que seu pai amava.
Um acidente que ela poderia novamente ser a culpada.
Mas a garota estava viva.
Necessário esperar por socorro. Por alguém que pode salvá-la.
Alguém conseguirá encontrá-la?
Os outros ocupantes do carro também serão salvos?
Uma espera que pode lhe custar à vida.

Titulo: Encontros & Desencontros
Páginas: 9 até 13

Karina Belo

De repente, como estávamos em alta velocidade, o motorista perdeu a direção e saiu da estrada e descemos por um morro. Não sei exatamente o que aconteceu. Foi tudo muito rápido. Às vezes, pensei que se tratava de um pesadelo.

----------------------------------------------------------------

A GUERRA - (Encontros & Desencontros) - Rosana Prieto.

Mais um conto que faz parte do livro Encontros & Desencontros, escrito pela talentosíssima Rosana Prieto.
Rosana tornou-se grande parceira do Blog Casa de Livro, cada história que tenho a honra e felicidade de ler através de sua obra, faz sentir-me ainda mais viva. As emoções em cada página do livro são tão reais, que se tornam palpáveis.
A Guerra nos mostra uma realidade que acontece realmente na sociedade.
Um amor que foi separado por conta de uma guerra.
Jaime, o grande amor ali descrito, tinha esse nome, Jaime.
Promessas de amor foram feitas, um amor que não morreria, apenas se separaria.
Um casal apaixonado, que sonhava com o casamento, com os filhos, com a casa e a vida feliz.
Que fizeram planos para tornarem-se marido e mulher.
Mas a Guerra de 1936 levou Jaime e todos os planos dessa garota.
Ficou em seu coração apenas as promessas, o medo, a raiva e o amor.
As noites não eram mais felizes, Jaime não estava ali sorrindo e a protegendo.
As noites não passavam de angustias, momentos de oração sem fim, sonhando com o retorno de seu amado.
Jaime retornaria para seus braços?
A Guerra o devolveria para realizar todos os seus sonhos?
Todos os projetos?
Eles seriam felizes juntos?
Mais uma história emocionante.

Titulo: A Guerra - Encontros & Desencontros
Páginas: 14 até 16

Karina Belo

O relicário era de prata em forma de coração. Todo talhado, era um trabalho mourisco. Tinha um fio de couro, dentro do relicário não havia nada; atrás do coração havia colocado seu nome, Jaime.

----------------------------------------------------------------

A MÚSICA - (Encontros & Desencontros) - Rosana Prieto.

Rosana Prieto nos emociona a cada conto que nos apresenta.
Encontros & Desencontros, livro escrito com uma leveza e inteligência sem fim. Que a autora nos presenteou com um exemplar.
O conto de hoje se chama A Música e novamente nos faz refletir, nos faz acreditar.
Um garoto apaixonado pela música, mas que não tinha apoio algum dentro de sua casa.
Sua mãe só lhe humilhava, e gritava aos quatro ventos que a música nada traria de bom ao garoto.
Ele deveria procurar um emprego, deveria crescer e parar de sonhar.
O rapaz cansado de tanto ser humilhado por ela, decide fazer o que ela manda. Ele procura empregos, fora do ramo da música, incansavelmente. Mas nada dá certo.
A música lhe chama, ele não consegue se dedicar a nada que seja diferente disso.
Todas as tarde, cansado de receber nãos, ele parava em frente a uma misteriosa casa.
Uma pianista ali tocava, e era divino aos seus ouvidos.
Ele não se cansava de ouvir, de apreciar, de sonhar com aquela música.
Foi se apaixonando por aquela figura, sem nunca tê-la visto.
Mas ele se apaixonou pelo tom, pelas notas por ela tocadas naquele piano.
Ele soube que deveria entrar na casa, conhecê-la, demonstrar seu fascínio e admiração.
E acima de tudo, reconhecer a inspiração que ele recebia através dela.
Mas no dia em que decidiu conhecê-la, algo totalmente irreal aconteceu.
Ele conseguirá encontrá-la?
De que mãos vêm àquela música tão especial?
Mais um conto incrível que Rosana Prieto nos escreveu com perfeição.

Titulo: A Música - Encontros & Desencontros
Páginas: 14 até 16

Karina Belo

De repente, percebi. Ela havia sido a minha inspiração e valia a pena continuar vivendo. Dias melhores e piores sempre chegam, mas o mais importante é não desistir de crer na humanidade, na beleza e na música, porque disso há a grande inspiração para fazer as coisas mais simples.

-------------------------------------------------------------

A VIDA - (Encontros & Desencontros) - Rosana Prieto.

Rosana Prieto, parceira do Blog Casa de Livro, mais uma vez nos encanta com um conto de arrepiar.
No livro Encontros & Desencontros a autora colocou uma seleção de pequenas histórias, por ela escrita, com profundo sentimento e magia.
O conto que iremos comentar agora A Vida é tão emocionante quanto os outros, porém de uma forma distinta.
Dessa vez o personagem principal, o que nos faz refletir e questionar nossas atitudes, é um livro.
Livro que irá mostrar o que ele sente, como se fossemos nós, vivendo uma vida cheia de desafios.
Em um momento de desgosto, paramos de enfrentar nosso dia a dia com um sorriso no rosto.
Exatamente isso que aconteceu com nosso personagem, o livro.
Após ser abandonado pela sua amiga, à única que estava ali ao seu lado em todos os momentos. Que o folheava sempre que sentia vontade ou necessidade.
A partir dessa desilusão, ele passou a vida sem realmente vivê-la. Nada mais importavam, as pessoas que estavam perto não tinham importância.
A autora Rosana Prieto conseguiu nos mostrar a quantidade de momentos e oportunidades que deixamos passar, por conta de uma dor, um rancor.
Quantas pessoas entraram na sua vida, tentaram fazer parte e você não deu espaço?
No conto nos foi passado o que é realmente a vida.
Momentos acontecem se vão.
Pessoas aparecem e logo em seguida deixam de fazer parte de nosso dia a dia.
Mas a escolha de aproveitar é nossa.

Titulo: A Vida - Encontros & Desencontros
Páginas: 21 até 23

Karina Belo

Como disse antes, não sei contar o tempo. Somente vi uma grande quantidade de vezes a porta abrir e fechar.

----------------------------------------------------------------

COTIDIANO - (Encontros & Desencontros) - Rosana Prieto.

Não é novidade para nós o talento de Rosana Prieto.
A autora tem uma sensibilidade incrível, para escrever sobre os mais variados temas, sobre a vida.
Na obra intitulada Encontros & Desencontros nos foi apresentados contos escritos com a sensibilidade que comentamos.
Ler as histórias escritas por Rosana, nos leva a uma paz, nos faz indagar sobre nossas escolhas, nos faz querer viver.
Cotidiano é uma escrita leve, que nos faz entender, em forma de palavras, a nossa rotina.
Como deixamos de fazer as coisas importantes, que nos dá prazer, apenas para seguir uma rotina, não é?
Todos os dias acordamos cedo, trabalhamos ou estudamos. Voltamos para casa e no outro dia é tudo exatamente igual.
Somos felizes com nosso cotidiano?
Ele te faz viver?
Será que não teríamos como mudá-lo?
De uma forma especial, Rosana coloca exatamente isso.
O quanto às pessoas ficam presas numa rotina que não faz viver, que não lhe dá prazer, que não lhe motiva.
O que poderíamos modificar?
Mais um conto sensacional, que todos devem ler.

Titulo: Cotidiano - Encontros & Desencontros
Páginas: 24 até 25

Karina Belo

Esta é a história de todos, a nossa ou a sua, a de qualquer pessoa...

--------------------------------------------------------------

O Mistério - (Encontros & Desencontros) - Rosana Prieto.

Rosana Prieto é incrível a forma como consegue nos mostrar eventos simples de nossa vida, de uma forma mágica e emocionante.
O livro Encontros & Desencontros nos trás contos escritos com uma pureza sem fim, enquanto resenhamos cada um individualmente, conseguimos vivenciar de forma mais completa cada história, cada personagem, cada momento criado pela autora.
O Mistério nos mostra algo que pode perfeitamente acontecer na vida de todos nós.
Como o ser humano é desprezível, não?
Às vezes culpamos uma pessoa, de algo que ela não fez, apenas pela sua aparência física. Ou pelo seu status, sua situação financeira.
É muito mais fácil olhar com preconceito para o mais fraco, para o mais pobre, do que lhe estender a mão. Tentar entender o porquê daquela situação, tentar ajudá-lo.
O nosso personagem de hoje é um mendigo, um ninguém na vida, que passa seus dias vagando pela cidade, sem um destino. E suas noites são passadas em um cantinho onde o vento não bata.
Uma sequência de mortes, no mesmo modus operandi, passou a ocorrer. As redondezas onde aquele mendigo passava seus dias estavam manchadas de sangue.
Foi fácil para a população apontar o dedo e culpá-lo pelo o que estava acontecendo.
Um Zé Ninguém, um homem que não tem nada na vida. É fácil para ele matar as pessoas, é fácil para ele descontar suas frustrações em inocentes.
Mas ele seria realmente capaz de uma maldade dessas?
Qual seria o verdadeiro motivo?
Quem será realmente o assassino daquelas pessoas?
Um conto maravilhoso que nos faz refletir sobre nossas atitudes.

Titulo: O Mistério - Encontros & Desencontros
Páginas: 24 até 25

Karina Belo

Ninguém conhece seu mundo, onde vive e tampouco onde morava talvez a rua seja seu domicílio: a terra, o chão a sua cama e o seu teto as estrelas. Caso tenha família, não sabe onde estão ou não gostaria de sabê-lo. Nem um idiota, simples e reles cachorro o seguiam.

----------------------------------------------------------------

TRISTEZA - (Encontros & Desencontros) - Rosana Prieto.

Rosana Prieto, novamente nos encantando com mais um conto que compõe o livro Encontro & Desencontros.
Estamos quase no final da leitura desta belíssima obra, e vai batendo aquele aperto no coração.
As palavras da autora são especiais, e nos levam a emoções distintas.
Aprendi muito com o seu livro Rosana Prieto.
Tristeza nos mostra como tanto da vida.
O julgamento das pessoas.
O nosso próprio julgamento.
As aparências, que podem realmente enganar.
Uma garota linda, que poderia ter quem quisesse a hora que bem entendesse, aos seus pés.
Mas que sofria por um amor. Um relacionamento que acabou de uma forma cruel, para o seu coração.
Por todos os lugares em que ela passava na festa onde se encontrava, as pessoas comentavam o quanto ela era linda.
O quanto parecia feliz em sua vida.
Não sabiam o quanto aquela frágil garota estava machucada internamente.
A sorte poderia sim sorrir novamente. Aquele poderia ser o lugar ideal para curar sua melancolia. Para enfrentar os problemas e tentar buscar a felicidade, com alguém que realmente a merecesse.
Mas a tristeza estava enraizada em seu ser.
Ela não conseguia pensar em nada que não fosse o seu amor perdido.
Não poderia olhar para outro homem sem pensar naquele que a machucou.
Um conto que nos faz refletir no que estamos perdendo.
Você esta vivendo, ou apenas enfrentando os dias?
A tristeza é que está falando mais alto em sua vida, ou está em busca da felicidade?
Rosana Prieto novamente nos surpreende com suas mágicas palavras.

Titulo: Tristeza - Encontros & Desencontros
Páginas: 32 até 33

Karina Belo

Eu tinha lagrimas no rosto. Tinha medo de amar com loucura. Abrir meus sentimentos. Viver e reviver, ver e rever tudo aquilo, então, fechei os olhos e o deixei passar.

----------------------------------------------------------------

UM SONHO - (Encontros & Desencontros) - Rosana Prieto.

O penúltimo conto do livro Encontros e Desencontros, escrito pela talentosíssima Rosana Prieto, nos mostra os mistérios dos sonhos.
Será verdade que sonhamos aquilo que estávamos pensando?
Ou o que vivemos durante o dia?
No conto Um Sonho nos é retratado a vida de um garoto catalão chamado Jordi.
Jordi não gostava de estudar, tinha preguiça. Preferia dormir e pensar em outras coisas do que ficar lendo livros.
Mas ele tinha duas provas naquele mesmo dia, e necessitava de nota que pudessem ajudá-lo em sua vida escolar.
Decidiu então, sentar-se e estudar o mais rápido possível. A prova era daqui a algumas horas, ele não podia se dar ao luxo de estudar detalhadamente aqueles assuntos.
Mas acabou pegando no sono, como sempre acontecia quando tentava estudar.
Há Jordi, como você conseguirá passar na prova assim?
Mas o garoto sonhou.
Um sonho real, que o fez vivenciar uma época em que não era nascido.
Presenciou, em seus sonhos, momentos únicos da história catalã.
Seria uma ajuda para que o garoto pudesse enfrentar a prova?
Aquele sonho poderia revelar algo a Jordi?
Mais um conto maravilhoso e encantador, escrito por Rosana Prieto.

Titulo: Um Sonho - Encontros & Desencontros
Páginas: 35 até 36

Que é a vida?

Uma ilusão, uma sombra, uma ficção e o maior bem é pequeno: porque toda a vida é um sonho, os sonhos são.

---------------------------------------------------------------

EU QUERIA A "TIPPY" - (Encontros & Desencontros) - Rosana Prieto.

E mais uma vez iremos finalizar uma obra aqui no Blog Casa de Livro.
Um livro que se tornou importante em minha vida, as histórias irão se fazer presentes em minha mente e no meu coração, pela eternidade.
Rosana Prieto de uma forma doce nos levou aos mais gloriosos reinos de nossa imaginação. Nos fez relembrar histórias de nossas vidas, e nos fez presenciar algumas das suas, através do livro.
Encontros & Desencontros será finalizado agora com o conto Eu queria a Tippy.
Quem nunca quis um brinquedo que não podia ter?
Que menina nunca sonhou com aquela boneca linda, que brincava sozinha nas prateleiras da loja?
No conto nos é retratado exatamente isso.
Em uma época muito diferente da que vivemos hoje. Onde brinquedo era objeto de luxo dentro de uma casa, onde só as crianças privilegiadas conseguiam o que mais desejava.
Uma garota que sonhava com a Tippy , é nossa personagem de hoje.
Seus pais não tinham condições de lhe dar a boneca, pois era caro e não poderiam tirar do orçamento para satisfazer um capricho de criança.
Mas ela amava tanto aquela boneca, sonhava com o dia em que poderia brincar, abraçar, pentear os cabelos loiros da boneca Tippy.
Seu padrinho foi passar uns dias em sua casa. Ele morava no estrangeiro, quase não se viam.
E ele disse que ela poderia escolher a boneca que quisesse, e teria como um presente.
A garota ficou tão contente. Imaginou que agora seria sua grande chance.
Mas sua mãe lhe deu um aviso. Ela não poderia escolher a Tippy, era muito caro.
A menina na loja de brinquedos, só conseguia pensar em realizar o seu desejo. E no meio de tantas bonecas ela parou em frente a que mais deseja.
Logo as ameaças de sua mãe se fizeram presentes em seus pensamentos.
Ela irá escolher a Tippy?
Enfrentará sua mãe para satisfazer seus caprichos?
Uma história incrível, que nos faz despedir-se de um livro mágico.
Agradecemos a Rosana Prieto pelo o exemplar nos enviado como presente. Sentimo-nos honrados em poder fazer parte da sua história literária.
Desejamos todo o sucesso, e que milhões de histórias brotem em sua imaginação.

Titulo: Eu Queria a Tippy - Encontros & Desencontros
Páginas: 37 até 39

Karina Belo

Eu gostava mais da Tippy loira, mas também havia a ruiva. Isso era apenas um detalhe que não tinha nenhuma importância. Eu queria qualquer modelo da Tippy.

site: www.casadelivro.com.br

Fernanda 08/01/2015

Resenha: Encontros & Desencontros
CONFIRA A RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/01/resenha-encontros-desencontros-rosana.html

A Garota do Livro 20/02/2015

Oi gente,

Hoje a resenha é do livro Encontros e Desencontros , uma seleção de contos, escritos por Rosana Prieto.

Ler contos é legal, é como se fosse aquelas historinhas de dormir sabe. Aquela sensação de que é inteira e que quando acaba você quer mais e ao mesmo tempo se sente satisfeito. Esse foi a minha sensação passada nas historias de Rosana Prieto nos seus contos...

Encontros & Desencontros - Ao abrir este livro, as portas do real e do imaginário são abertas. O leitor terá acesso à diversão, melancolia, horror e demais sentimentos humanos que fazem parte de nosso cotidiano. Os personagens serão verdadeiros amigos e companheiros de todas as idades: crianças, jovens sonhadores, senhoras idosas que compartilharão suas histórias, experiências e estarão à sua disposição para serem lidos de dia e de noite. Leia e tenha a sua própria opinião.

Já no primeiro você vê a sensibilidade da autora, a envolvência com as palavras e a impressão que lhes disse dos fatos, fatos envolventes e que nos entrelaçam ao livro.

Não quero me deter à característica de cada conto, afinal o gostoso é a surpresa e o suspense.

Mas meu conto favorito foi "A Vida", onde cada detalhe só lhe é associado no finalzinho. Uma delicia.

A resenha vai ser curta, pois o livro é curto e o que eu tenho a lhes falar, é somente para vocês lerem esse livro o mais rápido possível.

Nota: 5/5

site: http://a-garotadolivro.blogspot.com.br/

Vanessa Vieira 21/02/2015

Encontros & desencontros - um livro encantador
Encontros & Desencontros é uma seleção de 9 (nove) contos escritos pela Professora e Advogada Rosana Prieto.

São nove histórias curtas e profundas que nos levam a pensar sobre o nosso cotidiano, sobre as coisas que às vezes deixamos passar e até mesmo sobre aqueles que por vezes nem percebemos.

Rosana fala também sobre a vida nos fazendo enxergá-la de outros ângulos. Sofrimento, felicidade, descobertas, dores, música, sentimentos são algumas palavras que facilmente se destacam ao longo da leitura.

Com graciosidade Rosana nos faz desfilar sobre a vida por meio de nossos olhos e isso me fez ficar apaixonada pela obra. Conforme lia várias imagens vinham à minha cabeça... Era como se eu estivesse naquela situação e eu adoro quando isto acontece.

Sentir o medo, a alegria rir e chorar com o personagem não tem preço. E a Rosana conseguiu me levar a todos estes extremos dos sentimentos humanos.

Um livro para se deixar na cabeceira! Sem sombra de dúvida!

Ps.: Para ilustrar minha leitura fiz uma homenagem à autora ilustrando os contos com as imagens que me vieram a mente. para vê-las visitem meu blog Pensamentos Valem Ouro.

site: http://www.pensamentosvalemouro.com.br/2015/02/encontros-desencontros-rosana-prieto.html

Luana 20/03/2015

“Encontros e desencontros: seleção de contos” reúne nove contos independentes, eles não dialogam em si, não há uma ligação entre eles, mas há uma ligação de cada conto com o leitor, a cada duas ou três páginas de histórias escritas com grandes sentimentos.
Rosana Prieto é pós-graduada em Processo Civil, professora de espanhol e advogada. Ganhou o prêmio Especial Daniel Solano, no concurso internacional do dia do livro e da Rosa pela crônica “Eu queria a ‘Tippy’”. Daí surgiu a ideia de publicar um livro.
Dos nove contos, a autora nos abre as portas de seu livro com “A Espera”, um conto que desencadeará as demais histórias. Já neste primeiro conto, Prieto transmite a confusão de sentimentos que o livro te proporcionará, reunindo, amor, melancolia, esperança e horror, nas três primeiras páginas, uma história com final trágico, mas que te deixa sedento para continuar.
Abrindo o livro com “A Espera”, seguindo com “A Guerra”, “A Música”, “A vida”, “Cotidiano”, “O Mistério”, “Tristeza”, “Um Sonho” e finalizando com nada mais que “Eu queria ‘Tippy’”, crônica merecedora de um prêmio, Prieto já deixa claro o objetivo do livro apenas nos títulos dos contos, que é te fazer sentir a vida. Passando por todas essas histórias de vida, a autora finaliza seu livro falando da infância e dos sentimentos mais inocentes de uma menina por uma boneca.
Rosana Prieto a todo momento nos deixa transparecer seus sentimentos, sentimentos de seres distintos, que ela reúne em seus contos e nos traz numa única obra. Aqueles tipos de sentimentos que um leitor sedento procura, independente de que natureza for. Publicado pela All Print Editora, “Encontros e desencontros” vai te fazer sentir por cada personagem, mesmo que seja uma leitura rápida, de algumas horas, ou de alguns minutos, dependendo do leitor. Se você não gosta de leitura que despeje todo tipo de sentimento, nem perca seu tempo abrindo o livro, mas se por outro lado você gosta de viajar pelo coração de cada personagem, abra o livro e se delicie com essa seleção de contos, que Prieto nos honra com essa obra.

Thaisa 01/05/2015

Uma ciranda de emoções...
Quando recebi o e-mail da autora propondo parceria e o envio de um exemplar para análise não sabia muito o que esperar de Encontros & Desencontros. Gosto muito de contos e fazia um bom tempo que não lia nenhum. Para minha surpresa, ao pegar o exemplar nas mãos e começar a ler, fiquei encantada com a escrita e a ciranda de emoções à qual fui remetida.
Rosana Prieto tem uma narrativa leve e repleta de sentimento em suas pequenas histórias. O livro possui 9 contos independentes, com temas variados, mas que levam o leitor a viajar em suas emoções. Histórias curtas e intensas com uma profundidade sem tamanho. Me surpreendi e me emocionei com as histórias.
Como cada conto é independente, adentramos no universo de vários personagens sem nome. É possível se conectar com cada um e sentir a dor, a alegria, a angústia, a frustração, o medo, tamanha é a riqueza dos detalhes da autora. Realmente me encantei com esse livro e "A espera", "A guerra" e "A música" são meus contos preferidos.
O livro possui um conto "Eu Queria a “Tippy”, ganhador do Premio Especial Daniel Solano no Concurso do Dia do Livro e da Rosa, patrocinado pela Unesco, em Quito – Equador. Mais detalhes sobre a autora você pode encontrar nesse post clicando aqui.
A diagramação está bem bacana. A capa desse livro é linda e reflete bem o sentimento que encontramos ao ler as suas páginas. Foi publicado pela editora All Print com muito capricho.
Esse é um daqueles livros curtinhos que surpreendem e merecem ficar na cabeceira da cama para nos lembrar de que a vida é cheia de surpresas e que nem sempre são muito agradáveis... Mais do que recomendado para você que quer uma leitura rápida e emocionante.

Resenha publicada no blog Minha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2015/05/resenha-encontros-desencontros-selecao-de-contos-de-rosana-prieto/