Uma Janela Fechada

Uma Janela Fechada Ignez Scotti

Resenhas - Uma Janela Fechada

"Ana Paula" 16/12/2014

Em Uma Janela Fechada, romance de estréia da autora Ignez Scotti (mãe da Mari Scotti gente! *o*), vamos conhecer Nino, Lisa e suas respectivas famílias. Nino e Lisa estão noivos, com casamento marcado, suas famílias se conhecem deste sempre, ambos moram em uma cidade do interior de São Paulo. Ambos possuem suas fazendas que são seus recantos e fonte de sustento. Nino é um rapaz doce, amigo e muito brincalhão. Adora a comida de sua querida avó, todos na família o amam. Lisa também é bem vista por todos. Uma mulher sincera e dona de um coração enorme. Com tudo preparado para o casamento, Lisa e Nino, juntamente com a família de Nino, partem para São Paulo para entregar os últimos convites. Uma fatalidade ocorre. Sonhos serão despedaçados. Pessoas mudarão sua personalidade, e durante algum tempo, fará do futuro de Lisa, um lugar sombrio e infeliz.

"Ecoou pelo vale o grito desesperado de duas mulheres que, olhando para trás, viram os filhos desaparecerem embaixo das rodas daquele gigante de metal."

Como posso começar a descrever o que senti lendo esse livro? Curiosidade talvez? Medo, insegurança, dúvida, ódio, amor... São sentimentos conflitantes e que com toda a certeza, despertarão em todos os leitores deste livro. Uma Janela Fechada, começa com um amor... amor em família, amor entre homem e mulher. Depois do acidente, as famílias jã não são mais as mesmas. Dúvidas partem os corações que tanto amam. Segredos, mentiras...o amor pode realmente superar tudo isso? Uma pessoa com um coração tão bom, tão sincero, estaria destinada a um futuro infeliz ao lado de quem não ama mais?

Pois bem! Gente, que livro inusitado! Uma história complexa, com diversos personagens carismáticos e bem construídos. Não vou falar muito dos personagens principais para não delatar a história, mas confesso que eu já imaginava o porque de todo o mistério! Gostei muito da escrita da autora, sua narrativa é em terceira pessoa e atual, com muitos diálogos entre os personagens. Os personagens secundários tomam a maior parte do enredo, seja com as palhaçadas de César ou com os quitutes saborosos de Eulália. Os pais de Lisa também são pessoas maravilhosas! Todos muitos gentis e companheiros.

Apesar da história muito bem escrita, algumas coisas me deixaram pouco contente com o livro, como, por exemplo, a falta de espaço entre um ambiente e outro. Em um momento, você está acompanhando Lisa em sua casa, sem nenhum aviso, ou espaço para indicar que mudou o cenário, a narrativa pula para outro lugar, acompanhando outro personagem. Me senti muito perdida, diversas vezes tive que voltar na leitura para entender o que havia lido.

Creio que este tenha sido o ponto que mais me incomodou durante a leitura. A capa é linda, passa bem o enredo apresentado no livro, as folhas são brancas, com letras em um tamanho confortável para a leitura. Encontrei poucos erros de revisão, o que foi maravilhoso devido a outros livros que já li da editora. Os capítulos são separados por números e curtos. Enfim, um livro gostoso de ler, com uma história linda sobre recomeços e aprendizados. Eu recomendo!

"... a mulher não foi tirada da cabeça do marido, para que não viesse a dominar sobre ele; nem, tampouco, foi tirada de seus pés, para não ser piada por ele; mas foi tirada do seu lado, de uma costela, para ser amparada, acariciada e, de tal maneira, que ela possa descansar com toda a segurança em seu esposo."

site: http://livrosdeelite.blogspot.com.br/2014/12/resenha-uma-janela-fechada-ignez-scotti.html#.VJAFnivF9Ig

seilanat 21/05/2015

Os preparativos para o casamento mais esperado do interior estão a mil e por isso Nino, um homem amável até então, e Lisa saem junto à sua família para uma viagem para a entrega dos convites do casamento. Lisa é uma mulher que não mede esforços pelo seu amor por Nino, desde pequenos vivem um amor intenso e verdadeiro. As famílias dos noivos se adoram, possuem fazendas e torcem muito para o dia do casamento chegar. Tudo pronto para a viagem de entrega de convites, malas nos carros, pé na estrada. Mas nenhuma das pessoas ali contava com o que iria acontecer. Um perigoso acidente que levou todos para o hospital em estado gravíssimo. Lisa ficou de molho no hospital por um bom tempo até se recuperar do trauma mas Nino é quem sofre mais, não só fisicamente pois ficara paraplégico, mas mentalmente. Ele se transforma em outra pessoa completamente diferente do que todos conheciam. O homem amável se transformou em monstro, rancoroso, estúpido. Culpava à todos pelo incidente que o deixou na cadeira de rodas. Começou a tratar sua noiva de forma muito agressiva, mesmo ela paparicando ele em todos os momentos. Além de tudo isso, o noivo ríspido guarda um segredo que poderá abalar seu futuro casamento. Lisa, por sua vez, busca refúgio em sua família e no hospital onde conhece uma pessoa que vai colocar seu mundo de cabeça para baixo...

Apesar de nunca ter lido um livro dessas autoras brasileiras que estão no auge agora, eu fiquei realmente impressionada com esse livro. Cada página que lia, me deixava mais interessada, entretida, e curiosa para saber o fim desse casal que me deixou super nervosa. Fiquei impressionada também com a escrita da autora, que conduz o livro bem do início ao fim com personagens bem humorados, divertidos e cativantes. Não conseguia tirar os olhos do livro, e enquanto não acabei não fiz mais nada. Muito bom.
5 estrelas

site: https://clubdelivros.wordpress.com/2015/05/22/resenha-uma-janela-fechada/

Nath 28/05/2015

Resenha do blog Pobre Leitora
Fiquei impressionada com esse livro! Eu não sabia o que esperar dele e fiquei surpresa com a simplicidade e profundidade da história. Uma Janela Fechada é uma história comum, com pessoas comuns, que poderia muito bem acontecer com você ou com alguém que você conhece. E traz uma reflexão tão grande sobre as pessoas e suas atitudes!

Uma coisa que me chamou muito a atenção foi a amizade presente nesse livro por parte dos médicos, achei uma amizade muito verdadeira, coisa de companheirismo mesmo. Adoro quando leio sobre amizades puras assim. O amor foi o ponto forte do livro, seja ele amor de homem e mulher, amor de familiares, amor de amigos, amor doente e obsessivo ou o amor puro.

Não vou falar dos personagens separadamente porque isso acarretaria num possível spoiler, mas num geral, foram todos muito bem trabalhados. Encontramos aqui personalidades bem distintas que levam as mais diversas ações por parte dos personagens. Temos desde a pessoa mais meiga até aquela mais megera.

Infelizmente uma coisa me incomodou MUITO no livro que era a mudança repentina de cena num mesmo parágrafo. Se você não entendeu eu te explico. Numa linha você está lendo uma conversa entre dois médicos no hospital e na próxima linha você está lendo sobre os pais da Lisa na fazenda. Entenderam? Não há um espaçamento, uma linha pulada para separar as cenas e as vezes, isso acontecia no meio de um diálogo, o que era pior ainda, causando uma confusão enorme!
Eu, Nathalia, me sinto incomodada com diálogos que não são espontâneos, que parecem frases feitas para impacto e encontrei algumas coisas assim nesse livro mas repito, isso incomoda a mim, é um gosto meu.

Afora isso, o livro foi uma grata surpresa pra mim, me fez pensar bastante e consegui me colocar na situação de todos e imaginar o que faria no lugar deles. Com certeza eu não seria tão paciente como a Lisa rs
A autora tem uma escrita muito boa, que flui muito bem tanto que li o livro num pique só. A Ignez faz uma escolha de palavras interessante, achei o texto todo mundo inteligente.

site: http://pobreleitora.blogspot.com.br/2015/05/resenha-uma-janela-fechada-ignez-scotti.html