Fake

Fake Felipe Barenco

Resenhas - Fake

Allan114 03/05/2023

O livro é muito bom
Se mascarar e se esconder. Tentar ser alguém diferente em cada ambiente que se insere. Característica próprias para a sobrevivência de camaleões acabam sendo usada como técnicas de sobrevivência em pessoas LGBTQIA+. Mascarar sua própria identidade durante anos, principalmente para seus pais, infelizmente ainda é uma prática comum pelo medo da rejeição.

Téo é um camaleão. No livro, acompanhamos o personagem na sua fase adulta, com o início dos problemas que um adulto gay de classe média costuma ter. Está iniciando a faculdade, se preocupando com trabalho, dúvidas, saúde... E se já não bastasse tudo isso, ainda precisa quebrar a cabeça com relações amorosas e confiança.

Felipe, autor do livro, escreve de forma muito fluída. Os capítulos curtos facilitam a leitura. Além disso, eu AMEI as diversas referência a cultura brasileira. Sério! Esse livro é a cara do Brasil... Os costumes, jeito de consumir a cidade, as músicas que ouvimos, filmes, novelas, programas de TV... Tá tudo muito bem representado. Eu adoro ver nossa cultura representa em livros que são escritos no Brasil.

Afinal, tem uma galera que escreve aqui no país, mas vive incorporando e mostrando costumes e referências que não são nossas.

Weuller.Alves 14/08/2022

Todos são camaleões no fim das contas

lynef 12/05/2022

eu tinha uns 13 anos quando li o livro e naquela época achei ele o máximo! me apaixonei na hora e terminei de ler rapidamente, que é uma coisa de que me arrependo muito porquê quando leio alguma coisa rápido demais, acabo esquecendo alguns detalhes com o tempo. porém, me lembro de dar risadas com algumas frases que tinham nele e de me sentir confortável lendo, de me envolver com a história inteira :) enfim, continuo apaixonada e leria ele de novo, pois ele era meu xodó.
Davy.Caliel 28/06/2022minha estante
Eu também!@!

Davy.Caliel 28/06/2022minha estante
Eu também!

Gabriel.Sales 02/01/2022

Interessante
Lembro de ouvir falar desse livro há anos, desde sua primeira edição, e quando soube que haveria uma nova tiragem, fiz questão de garantir meu exemplar. A experiência de leitura foi muito interessante, pois pegou um momento em que eu estava vivenciando através de pessoas próximas algumas situações como as retratadas no livro e me fez refletir muito sobre o que eu achava que sabia e acreditava quando o assunto é relacionamentos, de qual estrutura ele seja. Adorei o desenrolar da história e o final dos conflitos desenvolvidos, valeu a pena esperar para me deliciar com essa maravilha.

Daniel.Malaquias 24/03/2021

Um romance romântico
Descobri Fake através de postagens sobre o livro na internet, muitas do próprio autor, divulgando seu romance e convidando os leitores a adquirí-lo. A 2° edição da obra, assim como ocorreu com a 1°, foi através de um financiamento coletivo, no site Catarse, em que os próprios leitores ajudaram na distribuição do romance. Ah e que romance, tão meigo, lindo, emocionante e cheio de nuances e cores que com certeza o leitor vai se identificar, seja LGBTQI+ ou não, afinal a história é sobre amor, amizade, família, saudade, traição e uma série de emoções que acometem a todos, independente de sua orientação sexual, afinal somos todos humanos, com nossas dores e delícias, nossas lutas e nossas glórias. Amei Fake, é um livro sensível, tocante, com uma bela história de amor que vai agradar a todos, tenho certeza.

luccaspe5 21/03/2021

tem momentos fortes, marcantes e especiais. as reflexões levantadas são muito verdadeiras, o livro toma um rumo desinteressante após alguns capítulos, mas logo se reencontra e lhe entrega uma obra fechadinha e uma ótima experiência como leitor.

Aliffer.Pereira 11/03/2021

Um amorzinho
Téo é um dos meus personagens favoritos, e agora Fake se torna um dos meus livros favoritos Lgbt..
Acredito que essa história engrandece aqueles que se identificam com as situações vividas por Téo ou pelo menos sentirão empatia.

Fábbio (@omeninoquele) 20/02/2021

Gostei.
#OMeninoResenhando

"Antes de nascer, Deus me perguntou: "Téo, você quer ser platônico ou daltônico?" Respondi me achando esperto. Daltônico não, não quero enxergar o mundo em preto e branco. Então, Ele se vingou de mim: "Vai, siga platônico. E esteja fadado a enxergar cor onde não existe."

Téo é considerado o orgulho da família, por ser um garoto que sempre andou na linha e nunca deu trabalho a seus pais. E agora, ele teria mais motivo pra orgulhar seus familiares porque acabara de passar no curso de direito na Federal. Viver com o estigma de ser o melhor tem o lado bom e ruim, e assim vive Téo, mas quando tem a possibilidade de dizer em casa que é gay, as coisas vão mudar e esse estigma vai parecer muitas vezes, durante sua jornada, mais um fardo que ele tem que carregar. Mas é impossível manter a perfeição aos olhos de outros, e é errando que nós aprendemos.

Quando ele conhece o Davi, o rapaz misterioso, logo engatam um namoro e a vida adulta chega pra Téo, e é nesse relacionamento muitas vezes conturbado que ele vai amadurecer e perceber que seus erros são consequências de suas escolhas, mas na vida a gente sempre aprende, mesmo com esses sufocos. Eu acho que o Téo do começo dessa história não é o mesmo Téo tão maduro e seguro de si, do final e esse amadurecimento foi o mais legal de acompanhar no livro.

Essa jornada dele é super real, e me vi muito em sua pele, enquanto ele passava por tudo que passou, inclusive uma briga com o pai, que o fez sair de casa. E revirei muito os olhos pro amor Fake que existia entre ele e o Davi, sendo que o amigo fofo dele, o Guilherme, desde o início dava sinais de que estava por ali e afim. Mas é assim, a gente as vezes se cega olhando pra um lixo, enquanto perdemos a felicidade que podíamos ter, se percebêssemos algo a frente do nariz.

Não sabia que o livro ainda abordava sobre o HIV, e fiquei bem satisfeito de ver mais um pouco sobre esse tema. Se bem que o amigo do Téo, o Tiago, me deixou bem p da vida por muitos momentos com os preconceitos que reproduzia sobre ser positivo. E não dá mesmo pra julgar uma pessoa positiva, sendo que o que manda mesmo é o caráter da pessoa, e se você ler, ou leu o livro vai entender.

Confesso que esperava outra coisa desse livro, a julgar pela capa esperava uma história fofinha de adolescentes se descobrindo. Mas fui bem surpreendido quando vi que era totalmente diferente do que achava, e vi que mesmo sendo uma jornada de um personagem amadurecendo pra vida, aprendendo com seus erros, não pensava que ia tratar das coisas que tratou dessa forma. A escrita do autor é bastante objetiva e deixa a leitura super fluída. Eu recomendo se você gosta de histórias com personagens em busca de amadurecimento.

#LivroFake #FelipeBarenco #Dramatica #LGBTQ #Catarse

site: https://www.instagram.com/p/CLfcPDnj_9J/

Day 27/12/2020

amei o livro, no começo não conseguiu prender a minha atenção, mas não me arrependo de ter insistido nele, valeu super a pena, é um livro que em muitas situações o leitor consegue entender exatamente pelo o que o personagem Téo está passando/falando, amei as reviravoltas e o final!!!
@Ju 17/02/2021minha estante
Tipo vale apena?? Estou querendo ler porém não encontrei quase nenhuma opinião dele aqui no Skoob!

Day 17/02/2021minha estante
pra mim valeu, o começo foi bem chatinho, mas gostei do final e não me arrependo de ter insistido nele

Day 17/02/2021minha estante
eu recomendoo, não posso falar muito pois posso dar spoiler

Sa.si 25/11/2020

expectativa
eu estava de olho nesse livro a mais ou menos dois anos, até que eu achei para troca no skoob, e eu peguei, o livro é muito bom, mas não foi tudo isso que eu achei que seria, para mim seria um livro serio cheio de aprendizagem, mas não é bem assim. No final das contas, ele foi mais legal do que seria se fosse do jeito que eu estava pensando. Essa quarta estrela vai para o final, por que o inicio e meio não foram tão bons, mas o final...

Giovana Varotti 05/07/2020

Não foi pra mim... infelizmente :(
O quanto é difícil falar a verdade desse livro... Poxa, minha edição tá autografada até!
Era um livro que eu olhava na estante e pensava: "ah, esse 5 estrelas eu leio depois!", mas quando li... não foi nada 5 estrelas.
Gosto da ambientação, do jeito que o personagem quebra a quarta parede, a avó do personagem é uma fofa, assim como os amigos dele e foi só isso rs.
O enredo não te segura, as decisões que o personagem toma irrita demais; sério, parecia até que era zueira quando ele falava que ia fazer aquilo.
Tive raiva de todos os relacionamentos, nenhum parecida sincero. DO NADA já tava amando e dando a vida um pelo outro. Um instalove absurdo!
É maçante e enrolado por 200 páginas e chega nas 20 últimas tudo é resolvido num passe de mágica.
Dei 2 estrelas porque o Felipe escreve bem e cria personagens legais, mas de resto...
Não foi pra mim, infelizmente :'(
Lele 10/07/2021minha estante
Concordo plenamente

Minho - @shootinggbooks 18/05/2020

Tudo!
Em Fake, vamos conhecer o jovem Téo, um jovem morador do Engenho Velho, no Rio de Janeiro que está prestes a entrar no curso de Direito, e ser o grande orgulho da família. Mas ele não se sente no direito de ter esse orgulho, pois é gay.

Vivendo na linha tênue entre viver as aparências e dizer para o mundo quem realmente ele é, Téo vai seguindo um dia de cada vez, até conhecer Davi, um jovem cheio de sonhos que acabou de se mudar para o Rio. À medida que os dois vão se conhecendo, o mundo ao seu redor vai desenrolando um fio de situações as quais ele deve lidar.

Desde 2014 esse livro vem sendo uma importante história representando a comunidade LGBT, e o que faz desse livro especial, é porque ele não é mais vendido, por se tratar de uma produção independente, e atualmente esgotada (quem tem o seu, que segure!).

Iremos ver um jovem que está no velho tabu de assumir sua sexualidade para os pais, com medo das consequências presenciadas em uma família conservadoras, além de lidar com o fato de ter um relacionamento com um rapaz portador do vírus HIV.

É uma história fictícia, mas devido ao enredo, tem tudo para ser real. Como lidar com um relacionamento tóxico, como lidar com uma família que não aceita você como é... inúmeras passagens.

Foi uma leitura que me prendeu totalmente, e sofri, me estressei, chorei, ri, tive de tudo lendo essa história, e valeu a pena esperar por tanto tempo para conhecer essa história tão marcante.

Esse é o segundo livro do autor que leio (ele só publicou dois), e espero muito que ele receba o reconhecimento que merece, para que muitas outras pessoas possam conhecer suas histórias.

Valéria Alessandra 22/02/2020

Incomodo espelho
Bareco nos traz, com leveza e bom humor, o início da vida adulta de Teodoro Freitas, carioca, morador da periferia do Rio de Janeiro, recém aprovado para o curso de Direito da UERJ. Em Fake acompanhamos Téo em sua entrada na universidade, seu primeiro trabalho, a "descoberta/aceitação/ publicização" da sua sexualidade, seu primeiro grande amor, as complexas relações familiares e suas amizades. No desenrolar dessa trajetória se abordam temas importantes como: lealdade, amizade, família, diferenças sociais, preconceito, homofobia, imposição de padrões, DSTs.. . Tudo narrado pelo próprio Téo com muita criatividade e doçura. Ele é aquele tipo de personagem que a gente queria conhecer pessoalmente e ficar amigo. A citação abaixo pode provar isso:
"Sou o herói moderninho da tragédia, mas não mamei no teatro. Quem me criou foi outra mãe; vivi nas barras da saia da televisão. Melodramática incorrigível, ela me fez acreditar que no último capítulo prevalece o final feliz. E que finais felizes, por regra, terminam em casamento. Também tenho um tio fumante meio esquisitão, sabe? É um tal de cinema. Por influência dele fantasio encontros amorosos com trilhas sonoras lindas tocando ao fundo da cena. Morro de medo do meu avô literário e não conheci a vovó, que faleceu na era do rádio. Ando meio antissocial e passo tardes na casa da nova vizinha gostosona. Minha família diz que aprova esse relacionamento, mas são todos uns falsos e eu sei que nenhum deles vai com a cara da vagabunda da internet. Ser criado por essa família de malucos não podia me fazer bem. A culpa é toda deles.Por favor, não repita meus erros em casa. Todos eles foram cometidos por um profissional." P. 07
Eu me identifiquei muito com o Téo, pela forma como ele vê a vida, alguns questionamentos que ele faz, mas principalmente pelos erros que ele cometeu e pela insistência neles, por isso considerei esse livro um incomodo espelho...