Crer é também pensar John Stott

Resenhas - Crer é também pensar

Ester06 13/04/2024

Crer é também pensar
Muitas vezes agimos em extremos: insensatez anti-intelectual ou insensatez hiper-intelectual.

Porém, como Stott nos leva a refletir, o ritualismo cego leva a uma fé fria e sem profundidade tanto como uma fé ultra teórica sem obras.

O ato de crer não deve se ater apenas em "sentir", mas em se converter de mente, coração e vontade.

Deus criou a mente para um propósito, e como Ele mesmo orienta na sua palavra, com a Sua orientação, sim, devemos ponderar, refletir e decidir.

Além disso, conhecer e ter profundidade naquilo que se crê é essencial para defendermos o evangelho, assim como os primeiros cristãos faziam, mostrando porque Jesus é o Messias e porque ele teve que passar pelo que ele passou.

A Bíblia diversas vezes diz para usarmos a mente e o discernimento como ao "observar os lírios dos campos". Observe, pense, reflita, relembre são palavras comuns em todas as escrituras e mostram como Deus nos dá uma mente pensante para um propósito.

Foi um livro de aprendizado e reflexão curto e fluído.

Aline 12/09/2023

Pensar
Parte ativa de crer em Cristo é entender e participar conscientemente da obra de amor que Ele faz no mundo

Cass 21/06/2023

Crendo e pensando
Uma frase marcante de Stott nesse livro é ?Deus nos fez seres pensantes; ele nos tratou como tais, comunicando-se por meio de palavras; ele nos renovou em Cristo e nos deu a mente de Cristo; e ele nos considerará responsáveis pelo conhecimento que temos.?.
Se você é Cristão, com certeza já se deparou com um anti-intelectualismo bíblico, contrariando o que a Bíblia ensina sobre buscar conhecimento. Considero relevante a importância que Calvino deu sobre o ?conhecimento de Deus e de nós mesmos?.
A fé deve nos levar a ponderar, examinar e confiar no Cristo de Deus.

julianazlopes 03/12/2022

{...}
p. 47: ''para a obtenção e conhecimento divino, a orientação que temos é a de combinar uma dependência do Espírito de Deus com nossas próprias pesquisas. Que não nos atrevamos a separar então o que Deus uniu.''

Diógenes Gimenes 11/07/2022

Equilibro e coerência.
"A busca do conhecimento é indispensável. Todavia, não podemos cometer o erro de sairmos do anti-intelectualismo e irmos ao super-intelectualismo. Deus não pretende que o conhecimento seja um fim em si mesmo, mas que seja um meio para se alcançar um fim."

1. O conhecimento deve conduzir a adoração

2. O conhecimento deve conduzir a fé.

3. O conhecimento deve conduzir a santidade

4. O conhecimento deve conduzir ao amor.

John Stott
Xandinho 15/07/2022minha estante
Isso é muito importante.

1Co 12:7: "Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil."

Assim, como um exemplo, falar em uma língua que ninguém entende é claramente algo inútil e opõe-se ao amor.(é só um exemplo)

Isso se estende para tudo que sabemos e fazemos, tudo deve ser feito com amor.

Fp 2:3-11: "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai."

Evy 31/12/2021

Livro super importante para vida cristã.
Por mais que seja curtinho, ele é rico e profundo no seu conteúdo!

Beca 30/11/2021

conhecimento
É um livro cristão muito bom! ensina coisas essenciais para qualquer cristão saber lidar, não apenas coisas espirituais sem a mente, e nem lidar apenas com a mente e zero do Espirito Santo. É necessário haver um equilíbrio. Gostei bastante!

gabrieltborba 25/08/2021

Num banco de praça qualquer...
A sensação ao ler esse livro, não foi de estar em um grande anfiteatro, ou de igrejas centenárias e de forte tradição.
A sensação foi de andar num parque pouco movimento, sentar em um banco, e ver o titio stott ensinando a todos os que passavam.

Livro pequeno porém denso, que acaba com qualquer cristão moderno que se preze.

lukascione 29/06/2021

Simples e Necessário
Um livro com verdades simples, diretas, e muito necessárias no tempo atual. Faz críticas ambíguas, no sentido de que atingem ambos os lados da dicotomia que normalmente se forma no meio cristão entre ciência e fé. As vezes a crítica parece voltada ao hiper intelectualismo, as vezes ao anti-intelectualismo, mas a realidade é que ela é destinada a ambos por Stott.
Além disso, o livro garante uma ótima revisão vários princípios e bases da vida cristã, de maneira bem direta e, acredito eu, sem ter a real intenção de se dedicar a isso (já que não é esse o foco do livro), o que eu achei muito legal.
Recomendado, especialmente para aqueles que têm sua vida mais voltada ao ensino e à academia, ainda que cristãos.

Manu 01/06/2021

A leitura desse livro é maravilhosa! Esse livro nos faz pensar, que acreditar em Deus não é uma fé sem sentido, mas uma fé que faz todo sentido! Recomendo ???

notfaketriz 03/04/2021

(03/04/21)
achei esse livro super leve e com ensinamentos que pretendo levar pra toda minha vida, recomendo!!

Gio 25/03/2021

Uma boa leitura.
O livro é rápido, vai direto ao ponto sem enrolação. Apresenta várias referências e exemplos e trás uma boa reflexão sobre o assunto.

alanfmonteiro 24/03/2021

Fé + Razão
O livro nos ensina a importancia da mente humana para a compreensão do evangelho, trazendo o equilíbrio entre o anti-intelectualismo e o super-intelectualismo.