Teorias da Arte

Teorias da Arte Anne Cauquelin

Resenhas - Teorias da Arte

George Facundo 12/11/2011

Pois é... na filosofia fui fazer uma cadeira de filosofia da arte achando que ia ser uma coisa doutro mundo de legal e acabei pegando um péssimo professor. Nossa, foi uma das maiores frustrações na minha vida acadêmica. E ele indicou esse livro como base da cadeira dele. E acabei adquirindo o livro e fui ler com muito mau gosto por conta do professor. Acabou que a unica coisa legal na cadeira dele foi esse livro, uma vez que a autora foi bastante competente no que diz respeito a lógica de se ter uma posição crítica de alguma obra de arte que, para muitos pode ser bom e para outros não. Na idéia da arte ser subjetiva e tal, na percepção das pessoas. Então como se criar uma teoria, ou melhor, como pode alguém dizer que uma arte é boa ou má.
A autora explica tudo isso passando pela idéia dos principais c´riticos de arte, analisando quando muitas vezes isso é de fato uma critica sincera ou simples promoção.
Enfim, gostei do livro. Num é que ele seja lá grande coisa, mas comparado ao péssimo professor que tive, esse livro acabou sendo um grande consolo.
Então, principalmente para os estudantes de artes em geral, esse livro é definitivamente uma ótima pedida!
DuinneBlyth 24/05/2020minha estante
Olá! Caso se interesse por outra leitura crítica, sugiro, de início, o livro Diante da Imagem (Georges Didi-Huberman). Apesar de ser um livro que trabalha a historiografia da arte, esta não deixa de ser um trabalho filosófico. É exatamente nesse ponto que talvez te interesse, mesmo que o autor não aborde tantos filósofos como a Anne faz (afinal, é seu objetivo). Sinto muito pela sua experiência. É, de fato, desanimador quando nos deparamos com professores de didática repreensível, mas a História da Arte é uma disciplina riquíssima em problemas filosóficos (rsrs), estes que me parecem estar muito longe de serem resolvidos, mas sem nunca deixar de serem interessantes/ curiosos.