A cidade e a cidade

A cidade e a cidade China Miéville

Resenhas - A Cidade e A Cidade

Nandara.Secco 31/01/2024

Entre as cidades
Gostei bastante da experiência de ler essa obra, sob o olhar investigativo de Borlú, o inspetor que "está em todos os lugares".
Uma história sobre duas cidades-irmãs, que não podem se tocar, enredo genial, que daria uma boa adaptação cinematográfica e que nos faz questionar a nossa própria realidade, efeito que me fez lembrar muito da escrita de K. Dick.
Cheia de elementos policiais, mistério, conspirações e muita ação, essa obra me pegou. Apenas a escrita um pouco confusa em alguns momentos e o arrastar da investigação não me deixam dizer que é 5 estrelas.

Kaire 28/01/2024

É um livro que vale a pena para quem está disposto a refletir sobre os limites que nos são impostos ao longo da vida. O "desver" é um exercício constante e, por mais que aqui seja uma obra de ficção, não dá para não pensar nos países e pessoas que deixamos de ver em nossos caminhos reais. O valor que dão a essa obra é super justificável.

Raphael Pensador 02/10/2023

CANSATIVO
Infelizmente achei um livro cansativo e enfadonho.
Arrastei-me na leitura, contudo como não gosto de deixar as coisas pela metade....o terminei.
Não sei o que foi que aconteceu, porém achei a narrativa um pouco pesada.
Uma cidade que divide-se em duas e que há dois povos e que vivem a não se verem.
Estou a postar uma frase contida no livro que discrimina meu sentimento da leitura desse livro:

"? Então você não entendeu nada dela?
? Infelizmente não, a força não estava comigo -"
p. 183
Myria.Viana 02/10/2023minha estante
???

Anne 05/09/2023

Namoral mo tempo q eu deixei esse livro largado, achei ele de novo na biblioteca em maio .
O livro eh confuso no início, a leitura te tira da zona de conforto e compensa dms.
Gostei bastante da quebra de expectativa do livro, quando tu acha q vai ter alguma explicação sobrenatural bem bostinha ele vai lá e te dá o melhor desenvolvimento possível mas ainda queria mais umas cenas na brecha

HeloAsa16 26/07/2023

A história é boa mas?
A história tem tudo pra ser muito boa mas a forma que foi escrita deixa a desejar. Uma escrita super confusa e pouco detalhada.
Agnaldo Alexandre 18/09/2023minha estante
Entendo você, mas detalhe é para manual técnico, na literatura, muita mastigação estraga o gosto da leitura.

Erica 25/07/2023

Não dá pra dizer que faltou cuidado
Fiquei um pouco confusa mais perto do fim, mas não dá pra dizer que faltou cuidado. O livro descreve os incríveis cenários e a confusa vida dos habitantes de Beszél e Ul Qoma de uma forma que vai se tornando natural para nós, como leitores, separar essas cidades intercaladas como se fossem dois lugares distintos - e, ao mesmo tempo, como se fossem o mesmo lugar.

Mas A Cidade e a Cidade não são nem um, nem outro. Lendo nos dias de hoje, o livro me remete à Coreia. Mas quantos lugares no mundo ele não pode representar? O mundo bipolar dividido pela guerra fria. O muro de Berlim. A lei de terras brasileira. O muro entre EUA e México. A demarcação de territórios indígenas. Qualquer metrópole com suas fronteiras sociais invisíveis. Afinal, qual fronteira não foi inventada? Qual não é artificialmente mantida? O que é, aliás, uma fronteira?

Esse é o segundo livro que li de China Mieville e o primeiro que gostei. Fiquei fascinada, na verdade. Ele é agora um dos meus livros favoritos de detetive. Minha vontade agora é de olhar ao redor e perceber tudo o que, até então, sempre foi natural para mim desver.

Talita.Lobo 27/06/2023

O dom da des-visão
Gostei demais do livro. Apesar de ter um tanto de críticas sobre o estilo de escrita (por vezes as informações são colocadas de uma maneira que eu achei muito difícil de compreender e de me manter concentrada), a estória como um todo foi muito produtiva pra mim. Não é uma história que o final é mega surpreendente. Inclusive acho que muitas coisas poderiam ter sido ditas em muito menos páginas. Mas a proposta do livro de tentar explicar o funcionamento de dias cidades distintas em apenas um ?campo? físico foi uma experiência muito interessante.
A co-existência das cidades narra não apenas diferenças sociais e culturais, mas uma imposição constante de redes de poder, vigilância e adestramento do corpo e vontades.
É fácil a gente pensar que quando algo nos desinteressa a tendência é a gente desviar o olhar, não perceber, tirar o nosso foco de atenção. Mas como fazer não ver quando se é imposto a isso? Como fingir que não viu e viver essa experiência como real quando isso é uma obrigação do dia a dia?
Os questionamentos que o livro trouxe me pareceram super reais, e, apesar de não viver em um Brasil (em pleno 2023) que divide seu espaço com outra pátria completamente distinta, ainda assim toda a criação dessas cidades me pareceu factível, atual, contemporânea.
A temática da invisibilidade é ampla, instigante e, sobretudo, deve se voltar para o próprio indivíduo. Nem uma, nem duas vezes usamos o dom do ?desver? como estratégia de poder.

Igor Santos 17/12/2022

New Weird é esquisito. É o futuro.
Minha primeira leitura do autor e já fui alertado antes sobre o que poderia encontrar. O universo caótico do China é apresentado com um escrita fluída e intrigante. Com certeza uma bela obra de ficção, referência para mim enquanto escritor. ??

Marcelo.Castro 07/11/2022

O livro e o livro
Da leitura da orelha do livro você fica extremamente empolgado com a proposta que a obra tem. Os questionamentos políticos, sociológicos e filosóficos, revestidos por uma aura de sci-fi e com uma história policial de fundo. Mas na prática temos uma história truncada, com pouco (ou quase nada) de ficção científica, e um mistério policial que no fins da contas não tem nada de tão misterioso assim. Uma pena, porque a ideia da obra é extremamente original, e poderia se tornar uma leitura ótima, se melhor executada. Um livro que exige muito do leitor, sem dar a contrapartida equivalente.

L1nk 30/10/2022

Massante
Livro muito demorado pra acontecer e engrenar alguma coisa. Só começa a ficar bom depois da metade.

Trama é boa mas mal desenrolada. Ficção científica rasa que poderia ser mais bem explorada.

O paralelo entre as cidades e governos do mundo real são interessantes de se fazer mas escritor dedica muito tempo descrevendo as cidades e o resto acaba ficando em segundo plano.

Andre.Pithon 21/09/2022

Disco Elysium não é apenas um dos melhores jogos, quiçá uma das melhores coisas, que eu li em muito tempo. Possui uma atmosfera noir e uma estrutura de detetive clássica transposta para um mundo perigosamente próxima do nosso, mas pincelado de conceitos quase incompreensíveis, e de uma metafísica que desafia estruturas básicas da realidade. Com um humor político absurdista magnífico, Disco Elysium aproxima-se da perfeição. Eu sei que eu deveria escrever sobre The City & the City, mas eu não quero. Essa é a impressão que o livro me deixa no seu final. Eu muito preferia estar discutindo o jogo ao qual serviu de inspiração.

A trama de China Miéville segue um detetive de Beszel, cidade/nação que quase se sobrepõe com sua vizinha Ul Qoma. É na construção de mundo que jaz a maior força da obra, duas cidades vizinhas, divididas não por um muro, mas por barreiras sociais, pessoas de cada cidade impedidas de ver a outra, ignorando vizinhos por serem parte da outra sociedade, todo o mundo existindo de uma forma que o povo deve aprender a desver, ignorar tudo que é estrangeiro. E como carrascos, juízes e supervisores jaz a "Breach" (O atravessar, talvez, li a versão em inglês e é difícil dizer como poderia ter sido traduzido). Qualquer interação indevida com o país vizinho leva a uma intervenção da estranha organização quase alienígena da Breach. E isso é extremamente interessante, a forma como as legislações locais se mesclam com a legislação fantástica dessa supra-organização gera um quebra cabeça fascinante.

Assim como Disco Elysium, o verdadeiro ponto não é o whodunnit, não é a resolução do mistério, mas o interagir com a sociedade, o entender da bizarra política de um bizarro mundo que por vezes se assemelha muito ao real. Mas DE trás profundidade para os personagens, recheados de demônios pessoais e tragédias românticas. DE trás humor pós-irônico, tirando sarro de múltiplas ideologias políticas. DE trás passagens inteligentes e fascinantes de prosa, e uma escrita tão magnífica que parece errado pertencer a um jogo. The City & the City não. Nos dá um mundo intrigante, um mistério genérico, e meio que para por aí.

Mas que fique claro, o mundo é EXTREMAMENTE interessante. Os personagens são funcionais, mesmo que superficiais. O mistério tem suas surpresas, mesmo que elas não sejam estarrecedoras. A constante dúvida quanto a possibilidade do sobrenatural prende o leitor, e as perguntas sobre as possibilidades trazidas por Orciny, um terceira cidade oculta nos pontos invisíveis entre as outras duas, alimentam a curiosidade.

É um bom livro. China cria ideias espetaculares, e trás uma dinâmica diferente para o que se costuma esperar de fantasia.

Mas não chega nem perto de ser suficientemente Disco.

Ana Flávia 05/05/2022

Mundo muito rico
A criação do mundo é muito sólida, sem cansar a leitura. É uma narrativa lenta, sem correria nem tramas de ação. Tudo se desenrola lentamente e com muita calma. Gostaria de ler mais sobre esse universo!

Marcio Claver 31/12/2021

A cidade e a cidade
Ficção científica, Mistério e policial se misturam nesse romance de China Miéville.
Uma história criativa e emocionante sobre as cidades e a tendência de vermos apenas o que queremos.

Lilian 30/12/2021

Uma das melhores ficções que já li
O autor consegue introduzir de forma bastante clara e intrigante as características pouco intuitivas de cidades que compartilham o mesmo espaço e toda a trama complexa que se inicia com a investigação de um crime. Recomendo a leitura.