O Safado do 105

O Safado do 105 Mila Wander

Resenhas - O Safado do 105

Jeni 25/10/2014

Homens como o CK não somam!
Eu confesso que esperava um homem de verdade pra essa história. Mas infelizmente ví um menino tolo, um "mulher" trouxa e muito sexo gostoso, mas ele não sofreu o que deveria por ser tão idiota.

Vamos lá, me crucifiquem, mas a opinião é minha igual meu Kooo.. falo o que quero e tenho que expressar minha insatisfação.

Criei expectativas demais de uma prospect de Girl Power que poderia colocar um babaca no seu lugar. Infelizmente comecei empolgada e terminei bufando!

Não desmereço o trabalho da Mila, mas esse mordedor de tomate vai pro final da fila!
Cami Freitas 10/01/2020minha estante
Eu pensei o mesmo quando li
E sinceramente não vi nenhuma redenção real por parte do CK que fizesse valer a pena a Raissa ficar com ele, esperava mais.

Angell 17/11/2020minha estante
O que mais me incomodou foi a atitude da Raíssa. Homens babacas tem aos montes por aí, mas CK foi, no meu ponto de vista, sincero. Ele falou diversas vezes que não queria relacionamento, que não era pra ela criar expectativas. E o que ela fez? Passou pano em todas as merdas pq no final ele ia ver o quanto ela era maravilhosa e única e ia ficar com ela e teriam o felizes pra sempre. Mais uma ?salvadora? de bosta que aceita todo tipo de merda pra provar que o cara vai mudar só por ela. Affffff

Araújjo 04/01/2021minha estante
Foi o livro mais pornográfico que já li em toda a minha vida, deixei de ler ele umas 3 vezes, a história é bem fraca e tanto o protagonista masculino quando a pro. feminina são ridículos. O cara quer comer tudo que se move e a mulher tem atitude de adolescente de 15 anos, sem falar que parece que ela não tem amor próprio. Então sabe, não gostei ??

Jumabeli 13/02/2021minha estante
Concordo com tudo o que foi dito aqui, eu lendo o livro só conseguia pensar ?não é possível que só eu acho que o jeito que a protagonista agia era ridículo? enfim bom saber que não sou a única. Me decepcionei com a história

Deise 15/02/2021minha estante
Não achei que o CK foi tão idiota assim. Ele sempre foi sincero com a Raissa. Realmente ele é muito cafajeste, mas nunca mentiu sobre esse fato. Me irritei muito com a Raissa, toda hora chorando por ele sabendo que ele não queria nada sério. Me decepcionei com o livro porque esperava mais dos personagens.

Teté 10/09/2021minha estante
Também não gostei, achei ele muito babaca e ela super trouxa

Dam 22/09/2021minha estante
O cara sempre foi sincero e ela queria porque queria o cara. Daí começa a xingar a mulherada de V4di4as e ela era o quê SANTA. Tô num ódio dessa Raissa.

Angela 29/11/2022minha estante
Concordo muito contigo, ele foi um moleque como a Raissa que merecia uma homem muito melhor. Pra mim resolveria muita coisa se ele frequentace uma pisicologa. Ele não tem o mínimo de responsabilidade afetiva e respeito por ela. Todo o sexo não inibi tuda a raiva q eu senti lendo esse livro.

Sthefane.Kathelin 31/10/2023minha estante
Eu gosto do CK, não o acho um babaca, ele é solteiro e gosta de pegar todo mundo e sinceramente não vejo nada de errado nisso, pois ele sempre foi sincero no que diz respeito a isso, ele gosta de sexo livre. A Raíssa que colocou na cabeça que tinha que ser exclusiva, que no primeiro dia que deu para ele já estava chorando (senti vergonha alheia), achei bem ridículo. Outra coisa que não gostei dela foi o fato de estar xingando as mulheres que ele ficava, achei bem infantil da parte dela. Gosto das partes hots, acho o Caio apaixonante, mas é o tipo de homem que só serve para uma noite. Também gosto de ver ele recitando Clarisse e cozinhando, enfim ele tem muitos atributos. Eu gosto muito dos livros da Mila Wander, da escrita dela.

Fernanda 13/08/2016

Os personagens não conquistam
Olha, falar sobre este livro é um caso sério para mim. Depois de ler, fiquei ainda remoendo esta história durante três dias. Juro que tentei aproveitar alguma coisa, mas tudo o que penso em relação a essa leitura é que perdi meu tempo.
A história começa super interessante e engraçada. Parece que vai ser um livro DAQUELES... Há diálogos engraçados, aquele homem sexy e um cenário que promete. Raíssa acabou de se mudar para uma casa ao lado de um vizinho com repúdio de relacionamentos. Aí vemos aquele clássico clichê do mocinho que não quer compromisso devido a traumas e a mocinha que o faz mudar de ideia.
Acontece que este livro é uma afronta ao "amor próprio". Raíssa se sente atraída por Calvin e Calvin quer fazer sexo com Raíssa. Os dois fazem sexo. Como Calvin não quer um relacionamento - pontuo aqui que o Calvin sempre deixou claro que era um "putão" e que nunca teria um relacionamento sério - eles se tornam amigos. Calvin continua transando com várias mulheres e Raíssa escuta tudo, pois apenas uma parede divide o quarto dos dois.
Mas Calvin sempre está excitado perto de Raíssa, e esta faz questão de atiçá-lo para que ele a queira e fique com ela. O homem a alertou para que não se apaixonasse por ele mil vezes. Ok.
Para cessar as necessidades de Calvin e Raíssa e, ao mesmo tempo, colocar um "ponto final" na parte sexual da amizade deles, ambos decidem fazer um sexo de despedida. Os dois se conectam e Raíssa fica mais apaixonada ainda. Calvin continua sendo um idiota que transa com meio mundo. Olha, nesse ponto eu já teria desistido de correr atrás de um homem que transa com qualquer mulher todas as noites e que não respeita a única amiga que tem. Ou ao menos os sentimentos dela.
Agora vem o ponto que mais me incomodou. Raíssa chama todas as meninas que se interessam por Calvin de "vadia". Todas as mulheres que transam com Calvin também são vadias para Raíssa. Olha, eu não sou feminista, mas isso me incomodou demais. Quer dizer que só porque uma mulher faz sexo casual, ela é uma vadia? Entendo que ela tenha interesse no cara e queira *ofender suas rivais". Mas não entendo a depreciação continua das mulheres - exceto pela "santa" Raíssa - que encontrei neste livro. Até porque a própria mocinha fez sexo casual com seu vizinho - duas vezes.
Saliento que desgostei mais ainda dos insultos em relação as mulheres porque o "problema" da situação é o Calvin, não as mulheres. É ele quem trata mal a vizinha apaixonada. É ele que transa com inúmeras mulheres e as descarta como uma meia velha. É ele quem, trata com a maior frieza e brutalidade existentes as mulheres que sentem algo por ele. Nem o passado triste dele justifica tais ações.
Ah, e vamos falar sobre o sexo. Achei o sexo bom no início. Mas depois confesso que o vocabulário chulo começou a me incomodar muito. Eu não ligo para palavrões, na verdade eu gosto deles. Tanto que amo Slater Brothers e Tangled (Emma Chase). Mas os palavrões nas cenas eróticas deste livro me fizeram sentir coisas ruins. Parecia que ele estava transando com uma prostituta qualquer desumanizada, e não com uma mulher. As palavras que ele usava e a forma como ele falava não me agradaram.
Outro ponto que eu não gostei foi o fato de a Raíssa largar a vida para se dedicar ao Calvin. Ela parou de se importar com o trabalho, correu atrás dele quando tudo o que o moleque fazia era tratá-la de forma inaceitável e ainda esqueceu seu amor próprio. Ela perdeu o emprego por causa do cara; correu atrás dele incansavelmente, quando tudo o que o sujeito fazia era sexo com "as vadias" o tempo inteiro; inventou desculpas interminavelmente para cada erro e coisa ruim que o Calvin fazia; e ainda se esqueceu de viver a própria vida e dar-se valor.
O Calvin: achei a motivação por trás do "trauma de relacionamentos" dele muito injustificável para suas ações de moleque. Porque é isso que o Calvin é: um crianção. Olha, não percebi um amadurecimento do personagem nem no fim da história. Todas as vezes que ele decidia mostrar algum sentimento era para chorar como um bebê ou agir como um menino mimado. E nem preciso comentar sobre a parte em que, ele já estava namorando com a Raíssa, mas decidiu beijar a prima dela para que está última não contasse a "mocinha" que os dois haviam transado. Olha, infantilidade eu quase consegui relevar, mas trair a namorada por não querer revelar a verdade é demais. A base de um relacionamento é a confiança. Como estar com uma pessoa que prefere trair para não arriscar perder você? Imperdoável. Todas as atitudes do Calvin eram egocêntricas e infantis. Não consegui aceitar as atitudes deste "homem".
Agora imagine minha surpresa, após todos esses pontos negativos, olhar a nota do livro no skoob. Nunca compreenderei. Há muitos livros eróticos bons por aí - alguns ainda, com diálogos inteligentes. Mas este definitivamente não é um deles.
Luna 13/08/2016minha estante
Que livro horrivel gente!! Se com os outros comentários eu já não queria ler com esse então.. kkkkkk Excelente resenha

Reader Writer 13/08/2016minha estante
Fernanda, vc ainda deu uma estrela. Eu me decepcionei totalmente. É muito difícil eu abandonar um livro. Este não deu pra seguir com a leitura. Forcei até onde deu e nada. Um show de imaturidade, egoísmo, falta de amor próprio e hipocrisia.
Luna, é perda de tempo ler um livro imenso e vazio. Mas, é questão de gosto.

Cami 22/11/2016minha estante
Estou na metade do livro e confesso que não consigo gostar dos personagens. A Raissa me irrita, porque ela não é uma menina que acabou de entrar na vida adulta e que ela super demonstrou ter maturidade e ser auto suficiente para depois ficar com esse mimimi irritante.
Eu gosto de livros hot, mas esse aqui foi exatamente como você disse "ele estava transando com uma prostituta qualquer desumanizada" e a todos tem suas preferências, mas aceitar tal tratamento e engrandecer o cara por ele fazer aquilo me irritou ainda mais.
Não consigo terminar e fico feliz de achar alguém que compartilhe dos mesmos pensamentos que eu ?

Fernanda 23/11/2016minha estante
Pois é, Cami, É exatamente isso que você disse. Eu terminei porque ainda tinha uma esperança de que melhorasse no final, mas não foi o caso.
"A Raíssa não é uma menina que acabou de entrar na vida adulta" - exatamente! Mas ela age com uma infantilidade, falta de amor próprio e mimimi que irrita muito!
Eu também gosto muito de livros hot. Mas isso aqui pra mim não é bem hot. Eu achei o Calvin agressivo - não bruto. E cada um tem suas preferências, mas a mim pareceu que a autora não soube escrever um cena de sexo vulgar sem depreciar a mulher. E sim. O que mais irrita é o engrandecimento que dão ao personagem, quando ele trata as pessoas como lixo. Nossa, ele é muito criança... Menos quando está na cama. Daí parece que ele esquece que tem uma pessoa de carne e osso com ele.

Olha, se você não tiver terminado e não tiver curiosidade, nem indico que termine. A história segue dessa maneira até o fim.
Também fico feliz que alguém nesse mundo compartilhe dos mesmos pensamentos que eu! Fiquei chocada quando vi a avaliação do livro no skoob...

Ray Cunha 25/11/2016minha estante
Estou aqui tentando seguir a diante com a leitura para não abandonar mas confesso que está dificil. Ficava me perguntando se eu que sou a errada considerando as várias indicações que tive e a nota do skoob mas ler sua resenha me fez ver que o que mais tem me incomodado não é um problema exclusivo meu.
Os personagens estão longe de ser cativantes, esse excesso de vadia está me irritando muito, até porque se for analisar bem a Raissa é uma delas, não dando direito a ela de julgar as outras mulheres. O desrespeito do Calvin com as mulheres é um absurdo e demonstrado desde o início quando, nem conhecendo a vizinha já estava falando sacanagem e andando no quintal compartilhado semi nu. O fato dela afirmar saber o que ele quer enquanto ele não sabe e fazer com que tenha isso mas não permitir que outros opinem sobre a vida dela, pois quem sabe o que ela quer é somente ela.
Somado a isso, a linguagem me incomodou bastante também, além de não me transmitir nenhum sentimento.
Me senti compreendida.

Cami 29/11/2016minha estante
Eu abandonei e confesso que não senti vontade de termina-lo.
Tudo bem que em livros desse gênero o cara é um deus grego ambulante, mas sabe quando o personagem não te prende nem pelos atributos físicos?
E não sei você, mas lendo as cenas hot me senti abusada pelo tratamento.
Depois de você me dizer que ele não melhora muito depois de tudo isso, com toda certeza não vou voltar a ler. Uma das coisas que me deixava irritada era ela aceitar as migalhas deles - digo no quesito atenção- como se fosse uma bênção, uma mulher como ela receber tal tratamento.
Ah da licença! Kkkkk
Só de lembrar já me bate uma raiva kkkk

Fernanda 12/12/2016minha estante
Ah, desculpa a demora para responder, Cami! Olha, acho que você não perdeu nada abandonando a leitura. Sinceramente. Sim, o cara é um deus grego. E convenhamos, se ele não for, em livros desse gênero, a gente não vai se interessar tanto. hahaha
Sim. Você conseguiu encontrar exatamente a palavra que eu procurava para descrever as cenas quentes do livro: "abusada". O tratamento dele é péssimo. Eu me sentia meio doente lendo aquelas cenas, sinceramente.
Ah, ele realmente não melhora! Ela continua aceitando as migalhas dele até o fim. E ele continua um crianção mimado e desrespeitoso até o fim.
HAHAHAHA. Exatamente! Ela considera uma benção até se ele arrotar pra ela. Olha, era muita falta de amor próprio aceitar ser tratada de tal forma. Também me bate raiva só de lembrar!
Agora você imagine meu choque ao ver a avaliação desse livro aqui no skoob.
Finalmente alguém que concorda comigo! FINALMENTE! kkkkkkkkkk

Cami 15/12/2016minha estante
Desculpa a minha demora também kkk ando só com o 3g e quando acaba a cota de dados, já viu, né?
É sério, quando vim ver a opinião das pessoas sobre esse livro, eu juro que me assustei. Vim rolando a tela em desespero, até que enfim achei você

Fernanda 20/12/2016minha estante
hahaha. Sei como é!
Siiiim! Também rolei a tela em desespero e até encontrava umas críticas, mas ninguém que tivesse desgostado de verdade. Até que enfim você apareceu! haha

lepozza 01/11/2018minha estante
Como eu queria ter lido isso antes de comprar esse livro, me baseei só na nota que está aqui e já me arrependi. Li 25% até agora, mas foi extremamente empurrado, porque só passei raiva com esse cara!

Mandy 13/10/2020minha estante
Fernanda, você conseguiu comentar sobre todos os pontos que eu odiei nesse livro e a sua opinião não poderia ser mais parecida com a minha! Eu só terminei esse livro, porque realmente achei que no final a menina iria achar alguém que a tratasse como uma mulher de verdade, iria esfregar a felicidade dela na cara do Calvin e iria ser muito feliz depois de se livrar daquele embuste.... Fiquei decepcionada até o topo quando ela perdoou todas as canalhices dele,(que por sinal foram tantas, que fizeram o livro ser um calhamaço. Se retirássemos todas as coisas horríveis que o Calvin fez com a Raíssa esse livro poderia ter facilmente umas 200 páginas) e ficou com ele no final. Pensa em um livro que me deixou nauseada! Eu realmente não entendo nem um pouco essa nota no skoob... é tão normal assim fantasiar com um putão que não te dá valor e viver como alguém sem nenhum amor próprio?

priscila 28/04/2021

Pior livro que li em 2021
Fiquei decepcionada, as atitudes dos protagonistas são péssimas, não consigo imaginar uma mulher de 28 anos passando por esse tipo de coisa, aceitando tanta coisa escrota desse cara. Se os romances dessa autora forem iguais a esse não recomendo ninguém a ler.
Tem romances hot melhores e sem tanta decepção.
Tay 28/04/2021minha estante
Esse livro é horrível mesmo, ninguém evolui no final

nicoleb 28/04/2021minha estante
essa capa já é uma merda né ?

priscila 28/04/2021minha estante
Manas juro pra vocês, so não desistir por que não deixo livro pela metade, cada página era uma raiva que eu tinha kkkkkkkkkk

Marina 29/04/2021minha estante
Senti a mesma coisa. Nem consegui ler todo.

Thaís Gomes @folhasemlivros 13/04/2021

Maravilhoso, perfeito, viciante!
Viciante! A leitura é tão gostosa, com uma linguagem atual e me prendeu do começo ao fim... me fez ficar querendo mais. A história aborda não só romance ou cenas quentes, também mostra todas as dificuldades da Raissa em ser independente e se livrar da carência emocional. Já os momentos entre o casal foram construídos de uma forma bem divertida e deliciosa de acompanhar. Isso sem falar das inúmeras citações de Clarice Lispector (só por isso já me conquistou, né) que deram um ar de paixão sem igual. A maioria dos capítulos eram narrados por Raissa, com exceção de alguns dos últimos que nos fizeram também entender o gostoso do seu vizinho. E o que eram aqueles títulos dos capítulos? Geralmente eram frases bastante engraçadas ou com duplo sentido. Amei! Ah, tem todo un mistério em torno do nome do vizinho, quando foi revelado fiquei passada. Por fim descobri que a Mila também é pernambucana e fiquei me odiando por ainda não ter conhecido a escrita dela. Coisa que eu já estou resolvendo!

- Mais resenhas no Instagram @folhasemlivros

@heloisasilva21 31/01/2021

A leitura é bem clichê, mais vale apena, apesar de que no início achei bem difícil, dar continuidade a leitura, porque estava achando bem forçada, devagar de mais, não acontecia muita coisa, que me prendesse de fato, acredito que devido a isso eu demorei um tempo considerando as minhas leituras de e-books. Mais no fim tudo deu certo, não é a minha leitura preferida, mais aquiesceu um pouco meu coração. A personagem Raissa tem um temperamento bem forte, características bem marcantes, que me fizeram lembrar a mim mesma.

Maria 22/02/2020

In love
Ameii,superou minhas expectativas! A narrativa da autora é muito envolvente,os protagonistas e a história...Amei,amei,amei!
Fabio 07/03/2020minha estante
Sempre bom ver autores nacionais surpreendendo

Deise 15/02/2021

Já ouvi muita gente falando desse livro, principalmente que era bom demais. Não achei isso tudo. Terminei na força do ódio mesmo, porquê odeio abandonar livro. Não é ruim, acho que só tive essa reação porque criei uma expectativa demais. Acabei achando um pouco chato por conta da Raissa, era sempre o mesmo chororô todo capítulo. Fora isso, gostei.

Emmanuelle8 13/01/2021

Historia meio tóxica.
Ao decorrer da história do livro pensei que iria me surpreender, porém o livro não se desenrola, fica sempre na mesma, são mais cenas hot do que o amadurecimento dos personagens.
Raissa sempre na mesma sofrendo quando ck larga ela para ficar com outra para viver seu estilo aventureiro de vida. Ja CK nunca decide o que quer e toda hora é meio tóxico e acaba com que a história seja monótona demais. Quando você acha que a história e os personagens irão mudar tudo continua o mesmo
Mesmo que a autora meio que enrole demais na história para entregar o que quer para o leitor, a autora consegue ser boa descrevendo detalhadamente e escrevendo diálogos descontraídos e leves em algum momento do livro.

Vanessa 19/12/2014

*3*
Todo mundo já está exausto de ler livros de romance nos quais:
A) existe um homem maravilhoso
B)este homem maravilhoso tem todas as mulheres na mão e é uma impossível e inalcançável tentação
Estou certa de que se você já estiver enjoada de livros assim, vai bater os pés e dizer: "É um livro como qualquer outro. Sempre dizem que valem a pena. Não quero perder meu tempo e blá-blá-blá". Certo, eu sou como você, mas eis aqui um segredo: o Safado do 105 é diferente de qualquer outro safado que já tenha conhecimento.
Este livro fabuloso de Mila Wander, nos apresenta a audácia e a determinação de uma mulher, o crescimento e amadurecimento do Sr. Klein e tantas outras lições. Este livro me ajudou a deixar de lado as atitudes infantis que eu nem sabia que tinha, e cultiva um amor pela famosa Clarice Lispector.
O Safado do 105, é para pessoas que têm coragem para abandonar o que há de errado e contrariar suas próprias vontades.

Alana N. 23/01/2020

"Viver é assim, nenhuma felicidade é segura. Não se pode renegá-la ou evitá-la por medo. Isso não existe."
“O safado do 105” foi uma leitura fluida e até que bem cômoda, mas o enredo e os personagens... Minha gente...
Olha, eu não saberia dizer qual dos dois protagonistas é o mais problemático. Sinceramente, enquanto lia essa história tudo que conseguia pensar era que a pior coisa que eles poderiam fazer, era ficarem juntos. E que ambos deveriam começar a fazer terapia com urgência. (Sério!)
Realmente não tenho mais a capacidade de defender/gostar de casais/relacionamentos disfuncionais. Simplesmente é uma coisa que já não dá, de jeito nenhum, para mim. Então, mesmo com uma escrita bastante promissora, esse livro não caiu nas “minhas graças” por romantizar um relacionamento/casal que não deveria ser romantizado.
Enfim... Não vou falar muito sobre esse livro porque entrei na leitura sabendo que, muito provavelmente, não iria gostar dela. Basicamente, dessa vez, busquei pelo “desconforto”, então não vou apedrejar...
Aikoaiami 03/02/2020minha estante
falou tudo

Nanatinha 16/04/2021

Gostei do livro , me fez sentir muitas coisas. Ri, chorei, passei raiva com o casal.. teve de tudo. Achei que dava pra encurtar um pouco o livro pq teve umas enrolações, mas ok. Muito legal as citações de Clarice Lispector. Pensando em ler mais livros da autora.
Ju 17/04/2021minha estante
Adoro os livros da Mila!

Nanatinha 19/04/2021minha estante
Eu procurei pra ler depois que vc mostrou seus recebidos lá no grupo da Marina kkkk

Katy 12/06/2020

O que foi isso?
O safado do 105 é o primeiro livro que eu li e não consegui absorver nada de bom. Os personagens são problemáticos a ponto de você ficar sem reação, as atitudes deles chegaram a me fazer revirar o olhos. O enredo é fraco. Os diálogos são ridículos e causam uma enorme vergonha alheia. E o epílogo é a coisa mais RIDÍCULA que eu já tive o desprazer de ler na vida. Uma das coisas que mais me chamaram a atenção foi a falta de conhecimento sobre machismo estrutural e depressão, temas totalmente banalizados na história.
Terminei o livro na força o ódio.
Gabis ð» 12/06/2020minha estante
Pensei que a Barraca do beijo seria a única merda que eu teria o desprazer de ler... Estava totalmente enganada!!!

Katy 12/06/2020minha estante
Kkkkk estamos juntas nessa

Bia Souza 07/07/2020minha estante
Concordo totalmente.

_lendoemsaturno 22/01/2022

Uma verdadeira novela mexicana ?
O livro é de escrita compreensível e de fácil entendimento, sinto que a história poderia ter sido resumida, ao longo do livro muitos acontecimentos pareciam acontecer só pra encher mesmo tornando a leitura repetitiva e cansativa, o casal principal Raissa e Calvin não me prenderam não consegui me conectar a história dos dois, a Raissa não aparentava ter 28 anos e sim 17, e o Calvin claramente precisava de terapia, o casal passou metade do livro discutindo pelo mesmo motivo, pra se desculpar logo depois e na página seguinte já estavam se pegando novamente e o ciclo se repete pelas quase 500 páginas, tornando pra mim uma leitura cansativa e repetitiva, no geral pra mim foi uma experiência mediana, um romance bem mediano que eu não via a hora de acabar pra começar outro livro e esquecer logo dessa história, quando chegou em 68% do livro eu pensei em desistir e abandonar de tão chato que o casal é ? finalizei na força do ódio.

Karina 09/11/2020

Raissa é uma analista de sistema que após muita luta realiza seu sonho de comprar uma casa. Logo após sua mudança ela vai conhecer seu vizinho que ela carinhosamente vai apelida-lo como Calvin, porque ela o conhece só de cueca Calvin Klein. "Calvin" é o típico hétero top, pegador de várias mulheres, e nenhuma surpresa que ele seja "traumatizado". Até aí tudo bem, Raissa de primeira, se sente atraída pelo seu vizinho chefe de cozinha e sedutor. Poxa, só lucro, a leva para comer e depois de alimenta-la ela é a comida. Ledo engano, Raissa tem que escutar todos os dias Calvin transar loucamente, porque apenas uma parede separa sua casa da dele, e por incrível que pareça Raissa começa a se excitar com as transas alheias, e deseja ser uma das garotas do Calvin, aí começa o erro, Raissa não faz nada além de se rastejar pelo Calvin, ela não sai, não tem amizades, não vive, tudo que ela quer é a naja dele, enquanto isso o Calvin é o *putão* que pega várias, transa muito e a jiromba não caí? O tanto que esse homem transa misericórdia, ele começa a se envolver com Raissa, só na amizade, sabendo que ela está apaixonada por ele, e mesmo assim ele faz questão de magoa-la, de desfilar com várias na frente dela, e a Raissa? "Eu vou ser forte, vou mostrar que apesar de tudo eu sou a mulher perfeita pra ele" e o Calvin caga pra essa mulher sem um pingo de amor próprio. O desenvolvimento dos personagens solos e como casal é bem fraquinho, é mentiras e falta de confiança rolando solto o livro inteiro "para eles não se magoarem". Raissa perde coisas de sua vida, tudo pela sua tara de sentar no vizinho que é um leitão, e não vale nem os tomates que ele gosta de picar.
Livro rapidinho e até fluido de ler, porém com machismo estrutural, depressão, aborto e negligência familiar. Temas importantes totalmente jogados na história e banalizado como se fosse comum. Personagens imaturos, que adoram citar Clarice Linspector mas não aprendem nada com as frases. Porque choras Clarice? ?

Amandaprocopio_ 24/04/2021

Ainda em dúvida sobre esse livro, a narrativa e muito fluida e muito boa. Porém algumas coisas me incomodaram bastante sobre o protagonista e aí que fica minha singela pergunta: ele e um robô?. Chorei horrores( talvez seja a TPM) mas no geral foi uma leitura mais tranquila (?) para me tirar da ressaca