O Nome do Vento

O Nome do Vento Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

Tomás Lahoz 19/04/2024

Um pouco sobre O Nome do Vento
?Quando crianças, raramente pensamos no futuro. Essa inocência nos deixa livres para nos divertirmos como poucos adultos conseguem. O dia que nos inquietamos com o futuro é aquele em que deixamos a infância para trás.?

Confiem e sejam amigos de pessoas que se dizem fã de fantasia medieval, leram esse livro e gostaram!

Felipe28 19/04/2024

Muito bom!!!
O Nome do Vento, é um livro extremamente cativante desde o início de seu desenvolvimento, ele consegue inserir o leitor em seu universo a partir de uma imersão descritiva dos locais, personagens e, uma novidade pelo menos para mim, como arte e a música, mais especificamente, é utilizada em diversos momentos para excitar o leitor. Adorei a dinâmica da magia e suas explicações dentro do universo, achei bem criativa e mais crível as aplicações e limitações dessas habilidades. Então no geral, acredito que para um livro de introdução ao universo, ele cumpre o seu trabalho brilhantemente, e me ascendeu uma faísca de curiosidade para o que está para vir.

P.S: Essa foi minha primeira resenha e irei tentar fazê-las com mais frequência a partir de agora. Então não me julguem por favor :)

Victoria.Guimaraes 17/04/2024

Dando o braço a torcer
Demorei uma eternidade para ler esse livro, mas não seria justo dar uma nota menor. O autor é um gênio. Houveram percalços. Eu me irritei com algumas questões. Mas acho que é culpa minha. Analisando de uma forma geral o livro merece a nota alta que tem. Ele é muito bom. Eu achei que jamais me submeteria a ser um segundo, mas já tô vendo que vai acontecer. Ele foge da previsibilidade, que é o maior problema para mim nos livros atuais. Eu estava cansada de ler uma fórmula pronta com o mesmo desenvolvimento e esse livro acabou se mostrando esse refúgio.
Demorei horrores para ler, mas muito bom.

palloma_vasconcelos_ 16/04/2024

O Nome do Vento é o primeiro livro das Crônicas do Matador do Rei. Neste livro de alta fantasia acompanhamos Kvothe por meio de duas linhas do tempo distintas. Na primeira vemos as aventuras de Kvothe desde a infância, narradas por ele mesmo, nos mostrando a trajetória que ele teve que o transformou numa lenda viva ainda muito jovem. Já na segunda encontramos um Kvothe um pouco mais velho, distante dessas aventuras, compartilhando a sua trajetória com um cronista.

O universo é meticulosamente pensado e possui uma riqueza palpável, incluindo sistema de magia, idiomas, gírias, costumes, regiões e afins. A apresentação de mundo é boa e mostra enredo bem estruturado, tendo também uma ótima escrita que te envolve no decorrer da leitura e trás personagens bem construídos, mostrando muitas vezes sua complexidade durante os eventos da narrativa. A fluidez pode deixar a desejar em alguns momentos, mas isso é compreensível visto que é um livro que introduz um universo tão vasto e único.

A forma que o autor vai apresentando e construindo o principal "mistério" é bem pensado, nos dando novas informações no momento certo e num bom ritmo, não sendo muito cedo e nem muito tarde. Ele consegue nos manter fisgados pela história, nos fazendo querer descobrir junto com o personagem cada pequeno detalhe do que realmente está acontecendo.

Para quem se interessa por fantasias com universos únicos, uma história envolvente e/ou que traga acontecimentos um tanto quando enigmáticos a serem descobertos, essa é uma ótima escolha e eu super recomendo.

Nata36 08/04/2024

O Nome do Vento
"O Nome do Vento", escrito por Patrick Rothfuss, é uma aventura épica que cativa os leitores com sua narrativa envolvente, personagens carismáticos e um mundo ricamente detalhado. Publicado em 2007, o livro se tornou um sucesso instantâneo entre os fãs de fantasia, conquistando uma legião de admiradores.
A história gira em torno de Kvothe, um jovem prodígio com um dom para a música e a magia, que narra sua vida desde a infância até se tornar uma lenda viva. Com uma prosa lírica e cativante, Rothfuss transporta os leitores para o mundo de Temerant, onde eles são imersos em uma jornada repleta de perigos, mistérios e descobertas.
Uma das maiores qualidades deste livro é a construção do mundo, que é rica em detalhes e profundamente imaginativa. Desde as universidades de magia até as cidades sombrias e os reinos distantes, cada local é vividamente descrito e repleto de vida, adicionando uma camada extra de imersão à história.
Além disso, os personagens são extremamente bem desenvolvidos e complexos, com suas próprias motivações e falhas que os tornam humanos e fascinantes. Kvothe é um protagonista cativante, cuja jornada de autodescoberta e busca pelo conhecimento é inspiradora e emocionante.
No entanto, alguns leitores podem achar a narrativa um pouco lenta em certos momentos, já que o livro se concentra mais na construção do mundo e no desenvolvimento dos personagens do que em ação e reviravoltas constantes. Além disso, como o primeiro livro de uma trilogia, "O Nome do Vento" deixa muitas perguntas sem resposta, o que pode ser frustrante para alguns leitores.
Em resumo, "O Nome do Vento" é uma leitura obrigatória para os fãs de fantasia que buscam uma história envolvente e bem escrita. Com sua narrativa cativante, personagens memoráveis e mundo imaginativo, o livro oferece uma experiência de leitura gratificante que certamente deixará os leitores ansiosos pela continuação da série.

maariemo0 07/04/2024

Cara q livro BOOOOOMMM...
O jeito q a história é contada, a história em si.. nossa.. ansiosa pra ler o próximo

Presgrave00 04/04/2024

Gente q livro perfeito eu não sei nem por onde começar essa resenha mas vamos lá. Foi um livro muito intrigante que trouxe a história de um personagem muito complexo e com um passado interessantíssimo, a história simplista flui de uma maneira maravilhosa, eu li 300 pags em um só dia. E deus do céu como pode esse livro acabar naquele cliffhanger, super recomendo foi uma leitura muito divertida e por isso preciso dar 5 estrelas, vou correr pra comprar o próximo agr.
lorranyestev 04/04/2024minha estante
Tenho um exemplar mumificado na minha estante, tentei ler quando era mais nova e achei a linguagem complexa e nunca mais voltei, agr dps de ter lido sua resenha me bateu a curiosidade, se não valeria a pena dar uma outra chance.

g.gms 02/04/2024

Que livro maravilhoso!
Demorei um pouco pra engajar na leitura, principalmente no começo, foi difícil mas em 20% do livro que é quando começa a contar a história dele fiquei absorta. A escrita é incrível e o único personagem que não gostei tanto assim foi a Denna. As vezes a leitura pode se tornar um pouco arrastada mas ainda assim foi um dos melhores livros que já li.

Annacap 01/04/2024

Impecável.
Ler as primeiras páginas me trouxe a mesma sensação de quando li as últimas. A estória é sobre a estória de uma pessoa completamente deprimida. Mas como as coisas chegaram a este ponto?

O autor elabora muito bem o cenário atual para falar do passado, e a narrativa gira em torno da introdução e desenvolvimento da personagem Kvothe, um adolescente que passa por situações dificílimas, mas que o torna cada vez mais forte.

Audacioso, curioso, corajoso, destemido e um tanto quanto irresponsável é como eu descreveria a personagem. É inacreditável todas as coisas que ele faz para conseguir o que precisa. Nem sempre é de uma forma ?boa?, mas passo pano demais. Amei o Kvothe.

A escrita é muito boa. A descrição dos locais, das pessoas, sentimentos é IMPECÁVEL. Definitivamente tenho um novo favorito.
Por fim, quem ou o que é o Bast? O livro deixa muita coisa em aberto. Ansiosa para ?O Temor do Sábio?, que já comprei antes mesmo de terminar ?O Nome do Vento?.

Paulla Jales 27/03/2024

Tá ok, vamos lá...
Eu não curto muito livros de fantasia, mas gostei bastante desse. Foi uma leitura longa e um tanto quanto cansativa, mas acredito que toda história de fantasia seja assim no começo, até mesmo pra conseguirmos entrar no universo da obra.
Quero ler o segundo livro, já triste por saber que o autor nunca escreveu o terceiro.
Quero abraçar o Kvothe pela sua bravura, honra e acima de tudo, CORAGEM e destreza.
Quero também xingar a Denna, mas farei isso mentalmente, pois vai que no segundo livro eu mude de ideia em relação a ela né?!

Vini 25/03/2024

Superestimado
Esse é um dos livros mais superestimados que existe, não entendo a fama e o hype tratam ele como o santo Graal da fantasia. os personagens são tão profundos quanto um pires de chá, não consegui me importar com nada que aconteceu durante a história e nem com o kvothe e falando do kvothe que protagonista mais sem graça até o aprendiz no início parecia ser um personagem melhor. 2 estrelas pela escrita que é realmente boa.
Wesley.Kemel 25/03/2024minha estante

Carollice 24/03/2024

Decepcionante
Me fizeram colocar expectativas altíssimas nesse livro... Prometeu tudo, entregou nada. Na verdade, até me roubou... muitas reviradas de olho, bufos de desprezo e principalmente horas preciosas.

A história seria boa se o escritor não fosse um misógino com mania de grandeza... Tinha partes no começo que eram tão insuportáveis que eu precisava parar de ler.
Apesar do final ter me envolvido, foi breve e parou numa parte que não me convence a continuar a ler a saga.