O Nome do Vento

O Nome do Vento Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

Paulo 13/02/2024

Impressionante!
É incrível a forma como o escritor cria a história cheia de tramas e imprevistos. Um bom livro pra quem gosta de fantasia e ficção no mundo medieval.

Samira Bhering 11/02/2024

Um livro incrível
Eu amo fantasia, mas já tinha um tempo que eu não lia uma livro tão bem escrito e com uma história tão envolvente como esse. Já estou louca para começar o próximo livro!

Helenilma 10/02/2024

The best lies about me are the ones I told.
Comecei a ler meio desconfiada, meio pé atrás com a coisa toda, mas ele me ganhou logo nas primeiras páginas porque deu a espada o nome de Insensatez. Ali meu coração já era dele, eu já estava fadada a acompanhar a jornada até o fim. O livro, principalmente o começo, me lembrou muito Foucault e Lacan. Falar da importância dos nomes, das palavras, do uso delas e como usá-las me impactou bastante, e gostei bastante da forma que ele encontra pra dar forma ao psiquismo. Forma essa que é utilizada depois para explicar as atividades na universidade. Me apaixonei pela Denna tanto quanto ele, talvez mais. Uma mistura de identificação e afeto, temperada na frustração desse slow burning mais slow que eu já li. Denna ecoa em muitos lugares meus, principalmente na simplicidade com que se ausenta do mundo dele por não saber fazer parte e dar continuidade a vida.
Minha única crítica é que a história anda pouco e o Kvothe que conhecemos no livro não chega nem perto de explicar porque o Hospedeiro é como é. É um gancho, mas ainda assim um ganho longo. De qualquer forma, fiquei fascinada pelo carisma e sensibilidade escondida do protagonista, chorei quando ele chorou, ri quando ele riu, me apaixonei quando ele se apaixonou. Estou curiosa e ansiosa pelo segundo.
Denna rainha, te amo.

Aline221 10/02/2024

Incrível
Fazia muito tempo que eu não lia uma fantasia da qual eu gostasse tanto quanto essa. A escrita do autor é ótima, o universo criado é estimulante, o leitor fica querendo saber mais e mais sobre tudo o que existe. O personagem principal é cativante e misterioso na medida certa, torcemos por ele e queremos o entender e saber da sua história. Livro incrível, amei.

witchalessa 10/02/2024

Uma introdução de 648 páginas...
Gostei muito, de verdade! Mesmo que eu tenha demorado um ano inteiro e mais um mês e alguns dias para terminar de ler.

Acredito que, além de outras questões pessoais, o que me fez demorar tanto para terminar foi o fato de que o livro inteiro é uma gigantesca introdução. Para mim, introduções são meio sem graça, mesmo que sejam importantes.

Os primeiros capítulos e os últimos são os melhores. Foram os que realmente me deixaram intrigada e empolgada para continuar lendo. O restante do livro é a história da infância e juventude de Kvothe, como ele começou a se tornar quem ele é, e o motivo.

A história em si não explica nada do que a gente fica curioso para saber, sério. Nadinha. Acredito que isso será abordado aos poucos durante os próximos livros. Você começa a ler e várias coisas te dão curiosidade de descobrir o que é ou porque aconteceram, chega no final e nada foi explicado ainda.

Agora, sobre os personagens.
Kvothe era um adolescente extremamente impulsivo e irresponsável. Independente de tudo que aconteceu com ele e como ele lidou com tudo isso para sobreviver. Praticamente TUDO de ruim que aconteceu com ele foi por culpa inteiramente dele (tirando a questão da família). Existiam prioridades e importâncias que muitas vezes ele deixou de lado por causa do orgulho, e quando ele não deixava de lado, ele fazia algo muito imprudente para "resolver", o que acabava com consequências bem severas, que ele merecia na maioria das vezes. Com tanta inteligência, muitas vezes ele parecia muito burro. Sem contar que parecia que ou as pessoas o amavam ou as odiava, sem meio termo.

Denna parece uma menina encantadora, mas bastante escorregadia e cheia de questões sobre afeto. Ela queria algo, mas não se permitia ter, não sabemos ainda o motivo. Eu até gosto dela, mesmo assim.

Ambrose, queria que ele morresse. Se acontecer nos próximos livros, vou ficar muito feliz.

Não sei o que comentar sobre os outros personagens porque nada foi tão desenvolvido, e nem sei se vai.

Se continuarei lendo os próximos livros? Com certeza. Só tenho a impressão de que vai ser no mesmo ritmo que esse aqui: bem lento. Além de que, quero entender o que diabos está acontecendo com o Kvothe adulto.

kkkkkaren 09/02/2024

Uma fantasia que foge do comum, que te mantém entretido e lhe diverte. Kvote é um personagem bastante esperto e foge da ideia inocente de um protagonista de fantasia!

Felipi Fraga 08/02/2024

#Livro LIDO 03 de 2024:
Outra indicação do Nicássio Martins da Costa, que citou a continuação deste livro em sua monografia de mestrado, publicada em livro com prefácio meu, que foi quando descobri o livro A Crônica do Matador do Rei. Apesar de a citação não ser deste primeiro volume, e sim do segundo, uma série de literatura fantástica que traz diálogos como o citado abaixo, certamente é uma série diferenciada, trazendo reflexões nas entrelinhas que nem todo livro de fantasia costuma apresentar.
Julgue você mesmo:
“- Desculpe Simmon. É... Isso foi há muito tempo. E não é culpa sua. É uma história antiga. - Tinha que ser, pra fazer referência aos Amyr – disse Wilem, obviamente tentando mudar de assunto, - Eles se dispersaram há quanto tempo: 300 anos? - Mesmo assim – respondi -, há certa veracidade na maioria dos estereótipos. Uma semente da qual eles brotaram.”
A série de Patrick Rothfuss ainda não terminou, possui apenas dois livros publicados da narrativa principal e mais um que desenvolve outra personagem. Mesmo não tendo seu livro de conclusão publicado, já é uma das séries de fantasia mais elogiadas pela crítica de literatura fantástica da última década.

André Cerbase 07/02/2024

Impossível largar, de tão bom. Valeu cada parágrafo.
A construção no início é lenta e demorei a engatar, mas depois que vai é num fôlego só.
Letícia 07/02/2024minha estante
Estou lendo ainda e também senti isso, tive que insistir um pouco e ainda bem que insisti, é maravilhoso

eliza.hpaz 07/02/2024

Muito bomm, mds. no começo é meio difícil de entender onde o livro quer chegar, mas do meio pro final fica interessantíssimo.

Patty 06/02/2024

Que livro incrível
Nossa, que livro perfeito. Leiam, apenad leiam. Vcs não entendem, é um tipo de livro de fantasia que é simplesmente impossível não gostar, os detalhes a beleza das palavras, as descrições das dores e das angústias, o amor, é só incrível.

Primeiro calhamaço em que sinto vontade de começar o 2 livro na mesma hora ao invés de ter uma ressaca.

luluzitaaa 05/02/2024

O nome do vento
Livro impecável. no início, eu não tava acreditando que ia ser muito bom, pra ser sincera. felizmente, eu tava errada! a história de kvothe prende qualquer um depois que pega o embalo. é um livro tao bom q nao consigo descrever em
palavras! algum dia da minha vida eu irei reler esse livro, pq agora é um dos meus favoritos! tô super ansiosa pra começar o próximo da coleção.

obs.: no fundo mesmo, todo mundo quer ser como o kvothe

MateusJanu 04/02/2024

Falar que é um livro muito bom ainda é muito pouco
História envolvente, personagens muito bons, sem contar no sentimento que o livro passa, parece que estamos vivenciando os acontecimentos. Escrita, história e etc, tudo na história é muito bom. Recomendo a qualquer um, principalmente se gosta de fantasia.

baobao 03/02/2024

Uma incrível aventura.
Não sou a maior fã do tipo de fantasia super hétero do protagonista desbravador que é, bem, o protagonista super hétero desbravador e essa é a única coisa sobre ele. Realmente não é minha colher de chá, mas há! Esse livro é diferente.

Além do mundo riquíssimo do livro, temos um protagonista muito intrigante e interessante (com sua coroa de protagonista aqui e ali, mas que surpreendentemente combina com a história). Seu passado é trágico e cheio de mistérios, que aos poucos vão sendo desenrolados pelas inúmeras páginas dessa história (o que honestamente me segurou por um bom tempo, mas não vou falar sobre minha preguiça nessa resenha). E, vale notar, um desenrolar bem narrado e guiado pelo próprio protagonista em boa parte do livro.

Apesar do queridíssimo, existem inúmeros outros personagens tão intrigantes quanto ele, como o interesse romântico do mesmo, seus professores e, surpreendentemente, até mesmo o cronista da história (o melhor personagem do livro) e o bibliotecário rígido de seu colégio.

Recomendo muito para quem gosta de alta fantasia e, principalmente, para quem gosta de aventuras longas (não daquelas que duram um livro inteiro, mas que mesmo asssim ocorreram em uma semana dentro da história). Estou ansiosa para ler o segundo livro e descobrir mais sobre esse rico universo e seus personagens.

Fabi 03/02/2024

Que pena?
Começa bem, mas vai ficando enfadonho e cansativo. Terminei esse livro com o sentimento de que alguns arcos deveriam ter terminado ou andado mais, porem não aconteceu (e por favor, não me venha dizer que é pq é uma trilogia/serie e blá-blá-blá). Não tive a recompensa que o livro prometia e isso me frustrou demais nessa leitura.

As mulheres são muito mal escritas. Se o autor tivesse destinado 15% do tempo que ele passa falando dos lindos olhos verdes e cabelo ruivo do protagonista à um desenvolvimento digno a alguma personagem mulher, eu teria ficado mais feliz?

Enfim, para mim, tá longe de ser ruim, mas tbm tá longe de ser uma maravilha?

May 03/02/2024

Um livro que constrói os personagens, mesmo sendo grande, consegue te preender em parte da história, querendo saber mais e mais, muito bom