Le Nom du Vent

Le Nom du Vent Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

MaatSantos 16/03/2024

Mundo rico e fascinante!
A história do nosso protagonista se dá no presente em sua taberna, humilde e com poucos clientes recorrentes e que ia tudo normal até um escriba encontra-lo e logo querer escrever sua história.
Kvothe apesar de não ser conhecido na cidade é uma lenda, os seus feitos muitas vezes são contadas de forma errada, com invenções e é uma forma de ele contar a verdadeira história de sua vida. Por isso viajamos ao passado para conhecer um pouco sobre ele.
Entenda que não poderei colocar aqui tudo que me cativou e toda a maravilha que contempla essa história, mas acredito que todos deviam dar uma chance, até quem não gosta desse gênero.
O mundo criado aqui por Patrick Rothfuss é cheio de contos e músicas, algo que achei único, pois não são coisas jogadas, elas são importantes pra história e dizem muito sobre lendas há muito esquecidas do passado, e coisas que devem ser procuradas no futuro. kvothe tem muito contato com essas músicas e contos, por ser um jovem de uma família de trupe, que se apresentam de cidade em cidade e além disso os desejos vão ao encontro de um professor que ele conhece, que o ensina sobre alquimia, matemática, linguistica, e também sobre uma certa magia que há aqui.
O mundo aqui não é totalmente louco, não espere que o garoto vá para a universidade ser o próximo Harry Potter, pois Kvothe enfrenta problemas reais, como perdas, a pobreza, preconceito e até mesmo descobrir sobre o amor. Há sim criaturas, magia, e possivelmente demônios, mas são algo que não minha opinião completam e não são o foco aqui.

Gabs 16/03/2024

Começa quando termina
O primeiro livro tem pontos que te prendem na história, mas a muitos momentos soltos, a sempre essa sensação que o livro vai começar agora, que agora vai ter as respostas das perguntas dele, etc.
Foi o livro que eu levei 3 meses pra terminar.
Foi uma boa leitura, vamos vê se o segundo melhora !

Jean 15/03/2024

Na Estalagem Marco do Percurso, Kote, um simples hospedeiro, um dia foi uma figura legendária. Mas, a chegada de um famoso cronista fará Kvothe se recordar de fatos do passado e, quem sabe, acender a chama que existe em seu coração.
Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso. Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano ? os lendários demônios que assassinaram sua família no passado. Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade ? notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame. Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.

Kleber88 15/03/2024

É bom
Criei muita expectativa, mas não foi muito do que esperava. A escrita é boa, não cansa, or se tratar de fantasia. Estou com preguiça de ler o 2, mas lerei um dia.

Hawy.Bueno 11/03/2024

"... Vocês devem ter ouvido falar de mim..."
Sinceramente, "Absoluto CINEMA".
Que livro incrível, ele começa com você conhecendo um simples ser que depois, como ele tem tanta camadas, sua história e como o Patrick escreve o Kvothe de uma forma maravilhosa.
Você termina esse livro sentindo que conhece boa parte do personagem e você se vê tão envolvido que só quer mais é mais.
Eu não tenho palavras pra descrever o quão bom é, só simplesmente, leiam essa lenda.

Ansiosa para o próximo calhamaço, pois quero as respostas das muitas dúvidas que foram deixadas......

Beatriz3345 10/03/2024

Mágico
Um daqueles livros que você fica pensando ?mds como alguém conseguiu imaginar um universo tão incrível como esse??

Jean 10/03/2024

Daorinha
O livro é bom. Construção de mundo foda, tem todo um sistema monetário, culturas, idiomas, religião etc. No meio do livro, o enredo prende muito, mas quando foi se aproximando do final ficou meio desinteressante. Acho que, pela quantidade de páginas do livro, o autor poderia ter dado mais profundidade aos personagens. Concluindo: o livro é bom, mas eu esperava mais.

fatimaria 09/03/2024

(4° releitura)

esse foi o meu primeiro livro favorito. me fez ficar acordada até as 4h da manhã por três madrugadas seguidas, durante uma semana de provas do meu segundo ano do ensino médio. tenho certeza que esse livro mudou minha vida.

sempre que o leio de novo, redescubro uma alegria e um propósito que infelizmente esqueço com muita frequência. a sua escrita, seus personagens, suas descrições, tudo me desperta e me faz lembrar de mim mesma de jeitos que seria inútil tentar descrever em uma mísera resenha literária. é uma das histórias mais importantes da minha vida, que moldou meu caráter, meus gostos, meu tudo. sinto que de certa forma esse livro foi escrito para mim, e que ao mesmo tempo eu nasci unicamente para um dia encontrar uma edição maltratada de o nome do vento em um sebo por 18 reais. a primeira vez que li foi daquelas experiências que te mudam para sempre, e tenho certeza que vou voltar infinitas vezes para essas páginas ao longo de toda a minha vida.

Nikollas HoTToN 07/03/2024

Esse livro é excelente para fãs de literatura fantástica, Patrick Rothfuss narra uma história de forma muito harmonioza que faz você querer ler ainda mais sobre esse universo.

Igor0 05/03/2024

O Nome do Vento é uma obra-prima da fantasia moderna, capaz de cativar e encantar leitores de todas as idades.
"O Nome do Vento", primeiro livro da trilogia "Crônica do Matador do Rei", escrita por Patrick Rothfuss, é uma obra que transcende os limites da imaginação e nos transporta para um mundo repleto de magia, aventura e mistério.

A narrativa é conduzida pelo personagem central, Kvothe, um jovem habilidoso e destemido, cuja jornada de vida é contada em retrospectiva. Desde o início, somos cativados pela sua inteligência afiada, sua paixão pela música e sua busca incansável pelo conhecimento. Através das páginas, acompanhamos Kvothe desde sua infância humilde em uma trupe de artistas até sua ascensão na Universidade, onde ele busca desvendar os segredos da magia e desvendar os mistérios que cercam sua própria história.

Rothfuss tece uma trama complexa e envolvente, repleta de reviravoltas e personagens fascinantes. A construção do mundo é detalhada e rica em nuances, proporcionando uma imersão completa ao leitor. Cada página é uma descoberta, e a cada capítulo somos levados mais fundo nesse universo intrigante.

Além disso, a escrita de Rothfuss é sublime, combinando habilmente ação, drama e humor em doses perfeitamente equilibradas. Seus diálogos são afiados e seus personagens, vibrantes e multifacetados, saltam das páginas com vida própria.

"O Nome do Vento" é uma obra-prima da fantasia moderna, capaz de cativar e encantar leitores de todas as idades. Uma leitura obrigatória para os amantes do gênero e uma jornada inesquecível para todos que se aventurarem por suas páginas.
Igor0 12/03/2024minha estante
Esperando o terceiro livro há 8 anos

Alex687 05/03/2024

Incrível
O livro é realmente incrível. Tenho ele a mais de dois anos, mas apenas esse mês realizei sua leitura.

Apesar de ser um livro com mais de 600 páginas, sua leitura não é cansativa ou densa. A história é muito bem narrada e detalhada, e gira em torno de poucos personagens (em comparação com outras obras), o que contribui para que você se veja com facilidade dentro da cena.

A paixão do personagem pela música, sua evolução e as situações que o fizeram mudar, os momentos bons e ruins. Tudo é rico em detalhes e emoções. É um excelente livro de fantasia, um dos melhores que já li.

Smitto 05/03/2024

Definitivamente ninguém escreve como patrick rothfuss, livro excelente, bem escrito, leitura fluida, ambientação e personagens cativantes, só não será 5 estrelas devido a um início um pouco longo e arrastado, com certeza é a melhor fantasia que eu li desde o senhor dos aneis.

nanahxis 05/03/2024

Mais que um livro, é uma experiência!
Ou, como alguns disseram: Uma obra de arte!

E é difícil terminar um livro que a gente amou sem romantizar tudo, depois. Posso dizer somente que, se você nunca leu um livro com mais de 500 páginas, não se assuste com este pois a leitura flui muito facilmente e o autor escreve de um jeito que é quase como se a gente estivesse vivenciando os acontecimentos ou os vendo por uma tela. E não vimos nem o tempo passar!

Mas o que mais me tocou nesse livro foi a música. A parte onde ele descreve a música é de uma sensibilidade que é impossível não chorar! É como se a gente pudesse ouvir a música enquanto lia.

Bom, não vou me estender mais que isso por aqui.
Fiquei com gostinho de "quero mais" e com curiosidade para saber como o autor resolveu (na continuação) todos os questionamentos que ficaram até aqui. O principal, porém, foi resolvido e, sutilmente, descobrimos o nome do vento.
Bárbara 05/03/2024minha estante
toda vez que vejo alguém falando só me da mais vontade de ler ele ?

nanahxis 05/03/2024minha estante
Ah que legal! Fico feliz que tenha despertado em você isso ??

Rodolfo.Barbosa 08/03/2024minha estante
Tá na minha lista a um tempão. Pretendo ler esse ano! ??

nanahxis 10/03/2024minha estante
Te entendo! Estava na minha também, há tempos!