Le Nom du Vent

Le Nom du Vent Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

baobao 03/02/2024

Uma incrível aventura.
Não sou a maior fã do tipo de fantasia super hétero do protagonista desbravador que é, bem, o protagonista super hétero desbravador e essa é a única coisa sobre ele. Realmente não é minha colher de chá, mas há! Esse livro é diferente.

Além do mundo riquíssimo do livro, temos um protagonista muito intrigante e interessante (com sua coroa de protagonista aqui e ali, mas que surpreendentemente combina com a história). Seu passado é trágico e cheio de mistérios, que aos poucos vão sendo desenrolados pelas inúmeras páginas dessa história (o que honestamente me segurou por um bom tempo, mas não vou falar sobre minha preguiça nessa resenha). E, vale notar, um desenrolar bem narrado e guiado pelo próprio protagonista em boa parte do livro.

Apesar do queridíssimo, existem inúmeros outros personagens tão intrigantes quanto ele, como o interesse romântico do mesmo, seus professores e, surpreendentemente, até mesmo o cronista da história (o melhor personagem do livro) e o bibliotecário rígido de seu colégio.

Recomendo muito para quem gosta de alta fantasia e, principalmente, para quem gosta de aventuras longas (não daquelas que duram um livro inteiro, mas que mesmo asssim ocorreram em uma semana dentro da história). Estou ansiosa para ler o segundo livro e descobrir mais sobre esse rico universo e seus personagens.

Fabi 03/02/2024

Que pena?
Começa bem, mas vai ficando enfadonho e cansativo. Terminei esse livro com o sentimento de que alguns arcos deveriam ter terminado ou andado mais, porem não aconteceu (e por favor, não me venha dizer que é pq é uma trilogia/serie e blá-blá-blá). Não tive a recompensa que o livro prometia e isso me frustrou demais nessa leitura.

As mulheres são muito mal escritas. Se o autor tivesse destinado 15% do tempo que ele passa falando dos lindos olhos verdes e cabelo ruivo do protagonista à um desenvolvimento digno a alguma personagem mulher, eu teria ficado mais feliz?

Enfim, para mim, tá longe de ser ruim, mas tbm tá longe de ser uma maravilha?

May 03/02/2024

Um livro que constrói os personagens, mesmo sendo grande, consegue te preender em parte da história, querendo saber mais e mais, muito bom

juliaverse 01/02/2024

Confesso que no início achei tudo muito arrastado, mas conforme os capítulos iam passando, mais interessante ficava. A construção da história de Kvothe e toda a construção do universo, a escrita fez com que a leitura fosse super fluída e, de fato, me prendeu muito. Não vejo a hora de ler o segundo livro.

Dja 01/02/2024

Reli o livro e não foi tão bom quanto da primeira, deu bastante raiva do quanto o Kvothe é retratado como um gênio que é capaz de tudo e sempre o pior que pode acontecer acontece, uma hora só acaba ficando cansativo.

Dan 31/01/2024

Serei curto e grosso: esse é um dos livros mais incríveis que já li ou lerei na minha vida. Kvothe é um dos personagens mais profundos e inteligentes que já li, não parece que ele é um personagem fictício, é uma pessoa viva em algum lugar por aí, que contou sua história pro Patrick Rothfuss, que por sua vez transformou numa narrativa ímpar e espetacular. Já faz um tempo que li e demorei pra escrever aqui porque parece que nada explica o poder que esse livro e esses personagens tiveram. É uma fantasia tão crível mas ao mesmo tão fantástica e distante que vai ser muito difícil ler qualquer outro livro do gênero sem comparar com essa obra prima.

helivros 30/01/2024

Desnecessariamente longo
O livro começa até legal, com uma parada mais fantástica. Quando o kote começa a narrar a história dele aí sim vc tem certeza que começou mesmo

Até que fica chato e repetitivo. Ele sempre consegue tudo, é inteligente, foda, memoriza tudo e aprende rápido como ninguém. Não preciso nem falar o quão chato é ler um personagem perfeito assim em 2023 (sei que o livro não é desse ano, mas eu li esse ano, então pronto). Aí vc argumenta que ele é um narrador não confiável, mas é tão chato ouvir ele contando cada detalhe da vida dele que nem dá ânimo em pensar no que ele pode ter mudado na história

Fora que esse livro só tem 4 mulheres KKKKKKKK, e elas mal aparecem, todos os outros personagen são homens, e eles tratam as mulheres que nem um inseto tá. É cada comentário ridículo. Eu sei da importância de retratar machismo, mas não achei que essa retratação foi bem feita (se é que ela foi intencional k k k )

Eu sei que o livro é sobre o kote, mas não dá eu ler 700 páginas e basicamente só conhecer ele aprofundamente. O bast é um ótimo personagem e vc não sente nem o cheiro dele aparecendo, sendo que é a pessoa mais próxima do kote

O romance é mais sem sal do que comida de hospital, totalmente aleatório

Pra um livro de fantasia, faltou explorar esse universo. São quase mil páginas e vc sabe pouquíssimo do chandriano

Talow_. 29/01/2024

Já virou um dos meus favoritos
Faltam palavras pra descrever o quanto eu gostei desse livro, o livro traz um mundo muito bem construído e muito imersivo também, se eu pudesse eu teria lido ele de uma vez só de tão fluida que a leitura é. Mesmo tendo mais de 600 páginas o livro ainda só mostra o início da trajetória do kvothe e o mesmo teve um desenvolvimento incrível durante o livro, se adaptando a todas as dificuldades q ele enfrentou e eu particularmente ficava toda hora preocupado junto com ele se ele ia ter dinheiro pra conseguir viver, sério mesmo. Enfim, um livro muito bom e eu recomendo para todos que gostam de uma boa fantasia.

AlexsanderFrr 26/01/2024

A forma poética como Patrick escreve suas histórias sem sombra de dúvidas melhora notavelmente a experiência de acompanhar trajetória do Kvoth, o protagonista. O que mais me surpreende é o fato de, diferente de outras fantasias com dezenas de semi-protagonistas aqui, acompanhamos quase que unicamente o Kvoth, falando como interlocutor entre personagens e leitor, e trazemos à tona o famoso narrador não confiável. Até onde podemos confiar nas palavras do habilidoso e carismático Kvoth?

Lola 26/01/2024

Eu amei todo o universo, a escrita, e a maneira que foi contado a história de Kvothe. Me senti em um jogo de RPG, quero ler agora o segundo livro da saga. Mas, não aguento mais ver esse menino só se ferrando, pelo amor.

Milena1071 24/01/2024

Inesperado
O livro começa como toda alta fantasia, o que é meio confuso e até um pouco cansativo. Até uns 20% eu tinha uma ideia de que caminho a história tomaria mas ela tomou um rumo bem inesperado. A história do Kvothe é linda, com altos e baixos, um sofrimento palpável e uma inteligência surpreendente.
A obra é bem escrita, apesar da mistura do presente com o passado. E agora terei que ler o resto pra saber o final dessa história.

BArbara.Souza 23/01/2024

Perfeito mesmo
Pra quem gosta de fantasia medieval, esse livro é perfeito. Me encantou cada página. Tem uma pegada de alquimia com detalhes muito bons, mas me prendeu mais pela fantasia mesmo. Foi indicação de uma amiga e eu também indico demais! Nesse primeiro livro tem bastante da história do Kvothe, mas traz detalhes do presente entre as partes que ele conta do passado, dá pra ter um gostinho do que há por vir nos próximos livros, o que dá vontade de ler mais heheh

JoAo366 23/01/2024minha estante
Ahhh tenho muito vontade de ler esse.

Marcos Toledo 23/01/2024minha estante
Vale a pena viu ??

nana. 22/01/2024

Pecadinho do kvothe
O livro tem o começo e o meio bem arrastados, parece que ta pegando tudo no tranco; mas no final dele, tudo faz sentido e se conecta.
ele foca em muitas coisas que pra gente não faria nenhum sentido, ou acharíamos desnecessária mas é importante para o kvothe.
esse autor tem um dom mt forte de fazer personagens detestáveis demais!
recomendo demais demais a leitura, prometo que depois que pega no tranco, ela fica incrível!

Tsuitero 22/01/2024

As aventuras do Cigano Ruivo tocador de alaúde
Esta leitura poderia facilmente ocupar o lugar de a maior montanha russa literária que eu tive a oportunidade de ter, sim chamarei de oportunidade, pois acompanhar esse ?Cigano Ruivo tocador de alaúde? foi umas das oportunidades literárias mais marcantes, a começar pelo seu inicio quase morto, por ser frio, longo e cansativo, mas que logo ali após as suas 100 primeiras páginas, como posso dizer, tomam rumos surpreendentes de uma vida intensa e marcada dos mais diversos sentimentos mistos de formas únicas, narradas ao passo de uma canção que descreve o ?rodopiar de folhas de outono?, quando a estas páginas não se preocupem elas terão um desfecho final, Patrick Rothfuss está longe de ser um escritor mediano, onde trechos perdidos não se conectam, sua ambientação é viva e marcante. OBS: o livro tem uma quantidade razoável de páginas, então este trecho não tomará muito da experiencia.

Tive novamente a oportunidade, como havia dito usarei essa palavra, de ler na versão comemorativa de 10 anos da publicação original desta trilogia, o mundo remonta aspectos de uma fantasia medieval, que aparentemente relata uma baixa idade média, aos que desconhecem o termo histórico referido se apresenta aos últimos séculos do que chamamos de idade média, pois parte central do livro em vários aspectos são a respeito como muitas crenças e mitos, são realmente crenças e mitos, mas alguns pontos são verosímeis, entretanto estão perdidos ou caídos num esquecimento. Temos um mundo vivo com localidades únicas, bestiário requintado próprio, um sistema arcano bem desenvolvido e próprio, além de um sistema político, econômico e principalmente monetário criado e adaptado a diversas realidades e costumes, podemos sentir o passar por diferentes regiões, com a presença das crenças únicas e fabulas folclóricas de cada povo.

O aspecto que transborda as expectativas são a capacidade de um legionário próprio ser bem assimilável, principalmente á ocidentais, onde muitas lendas inspiram criaturas, contos e canções, sobretudo a religião Tehliana, que apresenta um deus semelhante a deidades, de religiões ativas no ocidente, mas que de forma alguma são alegorias ou mesmo formas de catequizar, evangelizar ou propagar um culto especifico ou religião em destaque. Portanto fique tranquilo, seja você de qualquer crença, pois não estamos falando de um mundo que particularmente te força a olhar a esta deidade, na verdade temos um ser superior aparentemente bastante passivo, pelo menos na perspectiva do leitor, pois vemos tudo aos olhos de Kvothe, que em sua vida não houve particularmente nenhuma canalização, maravilha, milagre ou mesmo maldição que esteja vindo deste ?criador?.

Este jovem rapaz chamado Kvothe é um rapaz cheio das mais diversas habilidades, como um personagem de uma fantasia convencional, mas o que o rodeia e as dificuldades humanas apresentadas tornam ele vivo e talvez único, com incontáveis facilidades, entretanto com incapacidades maiores do que uma montanha para coisas simples e normais. Ele é um músico de mãos cheias, mas com cordas que o dinheiro do fundo da caneca de um pedinte pode comprar, fica esta dica a vocês.

A musica nesta trama é tratada como um personagem, por isso dedico este paragrafo a ela. Posso de longe afirmar, e os poucos que lerem talvez venham a concordar comigo um fato, Tolkien apresenta as melhores descrições de mundo que a fantasia já teve, mas Rothfuss nos dá talvez a melhor descrição de sons que pude sentir, sim eu disse sentir, ele consegue fazer o som ter cheiro, toque, cor e massa. Chega a doer onde o som serve pra expressar dor, chega a arrancar risadas quando assim lhe é proposto e necessário, o som e a musica formam as imagens das notas como linhas, curvas, formas e fitas. Ela dança nas palavras e aqui deixo também elogio o excelente trabalho dos tradutores, pois não consigo imaginar tamanha empreitada em trazer isso ao português, mas consigo graças a vocês imaginar o som de coisas que nunca vi, ou o som de musicas de coisas que sempre vi, como o som da musica de gostas de orvalho, meio confuso, pois é mas na leitura deste maravilhoso livro não será, elas chegaram a brilhar e dançar a sua mente.

Por fim fecho este texto, gostaria de escrever ainda mais, mas deste tamanho acredito que poucos leram, escrevendo mais a quantidade cairá pra 0 pessoas, mas expressei como pude um pouco da trajetória de forma a separar qualidade e alguns defeitos notados, para que isto sirva como um guia, um apoio ou mesmo como uma resenha critica deste livro, tentei ao máximo manter-me longe de spoiler, e creio ter conseguido, pois o intuito deste texto era apresentar o livro e não servir como um bate papo com as pessoas que já o leram. E espero e tenho a convicção de que você que leu isto logo, estará nas comunidades falando sobre este livro também, aguardo ansiosamente pela leitura do segundo livro, e ainda mais pela conclusão da trilogia. Grande abraço leitor(a), meus sinceros agradecimentos, ate breve!
NathAlia650 22/01/2024minha estante
Falando assim... me da até vontade de ler