Le Nom du Vent

Le Nom du Vent Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

Maria20567 17/01/2024

Uma história digna de ser contada
Não sei se tenho muitas palavras pra descrever essa obra, além de que é, provavelmente, o melhor livro de fantasia que já li na vida.

A narrativa é fluida a ponto de que você nem percebe as páginas passando. O clima passado pela escrita do autor é incrível também. Faz com que você realmente se sinta dentro daquele universo.

Como o próprio Kvothe diz, essa é somente a fundação de uma história bem maior. De minha parte, gostaria de ver o mundo mágico de forma mais aprofundada, e ter mais informações, principalmente, sobre a Auri.

O final me deixou muito curiosa também. Tenho a teoria de que o Bast pode vir a aparecer em algum momento do segundo ou tercerio dia. Quero muito entender o que ele é e a relação desses dois.

Ludwig Rezende 17/01/2024

O começo...
Resumindo em uma única palavra, impecável.
Este é meu primeiro livro que já li de fantasia e acredito que vai ser a porta de entrada para vários outros como a Cosmere de Brandon Sanderson. O autor deixa a história interessante desde as primeiras páginas até o final, simplesmente incrível. O passado de Kvothe e a maneira como reage a todas as situações é esplêndida e genial. Poderia falar muito sobre este livro mas como disse, se resumi a uma palavra, impecável.

Bernardo.Vianna 16/01/2024

Aerlevsedi
O Nome do Vento.

Foi "apresentado" a mim a um tempo, pela mesma pessoa que me indicou A Saga do Assassino, minha saga favorita.

Não sei o que dizer para falar a verdade, acabei de terminar, estou muito ansioso para ler O Temor do Sábio, o Segundo Dia.

É muito bom, mas muito bom mesmo, se você gosta de um livro de fantasia te digo apenas uma coisa: leia!

DeborahJez 16/01/2024

É um dos melhores livros que ja li, estava receiosa de começar porque sou um pouco chata a livros com esse tema, geralmente não me surpreende, é sempre o mesmo do mesmo. Porém esse livro me deixou presa do começo ao final, é um universo completamente novo e empolgante com detalhes incriveis. Kvothe é um pesonagem super bem construido, a diferença entre Kvothe e Kote, é totalmente visivel, embora sejam a mesma pessoa. Ansiosa para ler o proximo livro e descobrir o que houve para o Kvothe se tornar o homem sem brilho e vivendo por pura obrigação, mas ja sem a real vontade de viver como é o Kote. Esse livro com absoluta certeza esta no meu TOP 5!

VitorLoi 16/01/2024

O amor pela fantasia bem construída.
Existem 3 silêncios, um passivo, outro ativo e outro mórbido. Gostei de passear pelos três enquanto percebia na escrita desse autor a fluidez das histórias bem contadas por uma pessoa empolgada e ciente de que a vida, a despeito de todas as nuances, tem magia.
Séh 16/01/2024minha estante
É bom demais ?

Gabriel1994 14/01/2024

Um dos alicerces do meu imaginário
Acho que eu nunca me emocionei tanto lendo algo quanto quando eu li o Nome do Vento. Esse livro tem uma mistura perfeita de fantasia, tragédia e superação, tudo contado com uma prosa muito poética, cheia de metáforas que dão uma "cor" ao mundo que eu não enxerguei em nenhuma outra leitura.

Analu 13/01/2024

Melhor livro que eu já li!!
Simplesmente genial, demorei tanto tanto tempo pra de fato pegar esse livro pra ler, mas fiz essa leitura no momento certo. Arrisco dizer que é a melhor leitura do meu ano, mesmo sendo só a primeira. Virou um favorito como eu já esperava mesmo! (bonus point: DRAGÃO)

spwdergirl 13/01/2024

O Nome do Vento
Foi um livro que eu já tinha expectativas pra ler por ser bem marcante para uma pessoa especial para mim, além de ter sido um presente dele. Achei uma obra muito bem escrita e entendo o motivo de ser marcante pra ele, o único motivo para não ter sido favoritado foi que eu não me apeguei aos outros personagens, além do Kvothe. Adorei as descrições que o protagonista narrava de certos personagens, principalmente da Denna, entendendo ainda mais e se colocando no lugar dele enquanto se apaixonava por ela, e por mais que não foi o foco, achei lindíssima as cenas deles juntos, apesar do contexto, leria mais coisas deles sem dúvidas. O Elodin foi extremamente essencial para a construção do protagonista. Odiei com todas as forças o Ambrose, ele era extremamente chato e cruel, então possivelmente leria outro livro só pra ver a vingança do Kvothe contra ele (se tiver claro). Gostei bastante da faculdade e do jeito que foi descrita, fazendo o leitor imergir no universo, valendo também para o sistema de magia, a única coisa que fiquei meio confusa foi o sistema econômico. Personagens como o Simon, Wil e Auri, adoraria saber mais na intenção de me apegar mais, já que eles tem bastante potencial, agora oque eu fiquei mais assim (?????) foi o surto do Bast no final. Por fim, não sei se vou ler o segundo volume, já que gostei da forma que terminou esse e tenho medo de se perder um pouco, ainda mais por ser maior.

Pedro.Lauret 11/01/2024

Maravilhoso
Um primeiro livro incrível. Te deixa com vontade para o próximo e te entrega informações valiosas. Contudo e necessária atenção aos detalhes! Ansioso pelo 2° livro.

Graziela.Leslie 11/01/2024

A melhor leitura de 2023
A historia de fantasia contada no livro é bem legal, faz despertar a nossa imaginação, e, conforme os eventos vão acontecendo, não dá vontade de interromper a leitura. Em alguns momentos,a leitura se torna cansativa, mas logo acontece algo que prende a atenção que a torna interessante novamente. Meu anseio era postergar ao máximo o fim do livro porque eu não queria que acabasse. Pra minha sorte, o livro tem continuação e eu já vou começar o ler o livro 2, que eu espero que seja são bom quanto o primeiro. ansiosa!!

louiss.hit 09/01/2024

OPINANDO: O Nome do Vento
Eu enrolei TANTO para continuar esse livro.
Recomendado por um amigo, eu topei. Honestamente, eu congelei um pouco ao notar a quantidade de capítulos (olá? 92 capítulos? tudo bom?). Mas, o capítulo 1 já prende um pouco a atenção, criando um ar de curiosidade a quem inicia a leitura.

Foi a primeira leitura que concluí do ano, e creio que a segunda com essa linguagem e escrita mais... uma vibe Georg R. R. Martin, sabe? Com Guerra dos Tronos (que por sinal, nunca finalizei).

Eu amo livros com mapas! Valeu, Sr. Rothfuss!
Sinto que a história só me envolveu a partir de.. Depois do capítulo 10? Eu acho. Na minha perspectiva, você lê um capítulo grandioso, cheio de informações e personagens, e no capítulo seguinte, você se volta a uma situação mais tediosa e quebradora de clima literário.
Me senti dessa forma no início.

Quando a leitura começou a me prender mais, eu ainda me perdia com a quantidade de informações. A chegada do Cronista, logo nos apresenta a vida de ''Kote'' e, claro, são vários nomes e situações diferentes.. PORÉM, por conta dessa ''quebra'' durante a continuação dentre os capítulos, eu sentia que alguma vezes, sequer parecia a mesma história.

Se focarmos na história em si, eu realmente considero ler a continuação!

(SPOILERS!)

A vida de Kvothe, realmente vai apresentando diversos acontecimentos que prendem a atenção como leitor. O Chandriano, a Universidade, a os ocorridos que ele deve esconder (que talvez possam ser revelados no segundo livro?).
Afinal, quem contaria completamente seus segredos e histórias de vida a um escritor?

Eu facilmente recomendaria a leitura a quem já é acostumado e aprecia esse tipo de escrita: com nomes complicados, diversas informações ao mesmo tempo, um mistério que parece não apresentar uma resposta concreta nem ao personagem, nem ao leitor.
Por ter sido minha primeira leitura do ano, eu tentei manter um foco maior, justamente por não ser meu tipo de leitura (que tipo de leitor seria eu, não me arriscando a novos gêneros?), porém, eu me sentia confusa ao decorrer do livro, com as informações. MAS, a história em si, realmente chamou minha atenção.

Eu só não dei cinco estrelas, por realmente me sentir confusa com os nomes, as informações, o número de personagens em cena... De resto? É um livro incrível... Para os que conseguem armazenar todas as informações e nomes!
Eu não consigo! Mas tenho certeza que irei ler o segundo livro para descobrir o resto da história do nosso querido hospedeiro, os motivos do Chandriano, e até onde sua história pode ir (e o quanto ainda pode me surpreender!).

Com amor, Loui.

clperciani 07/01/2024

Um dos melhores livros de fantasia que eu já li. O jeito que esse livro consegue fazer uma imersão no mundo, nos personagens... É realmente invejável.

NaySaran 07/01/2024

Um livro completo
Esse foi o meu primeiro contato com o gênero e posso dizer que já estou ansiosa para me aventurar por mais. É um livro completo, que traz romance, aventura, fantasia e uma pontinha de suspense que nos prende do início ao fim, proporcionando uma ânsia imensa pelo fim da história. Foi, sem dúvidas, um dos melhores livros que já li até hoje!
Kvothe é um personagem surreal: inteligente, esperto e extremamente forte. Foi incrível acompanhar um pouco de sua história nesse primeiro livro e mal posso esperar para conhecer ainda mais dele na continuação!