O Nome do Vento

O Nome do Vento Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

Paulla Jales 27/03/2024

Tá ok, vamos lá...
Eu não curto muito livros de fantasia, mas gostei bastante desse. Foi uma leitura longa e um tanto quanto cansativa, mas acredito que toda história de fantasia seja assim no começo, até mesmo pra conseguirmos entrar no universo da obra.
Quero ler o segundo livro, já triste por saber que o autor nunca escreveu o terceiro.
Quero abraçar o Kvothe pela sua bravura, honra e acima de tudo, CORAGEM e destreza.
Quero também xingar a Denna, mas farei isso mentalmente, pois vai que no segundo livro eu mude de ideia em relação a ela né?!

Vini 25/03/2024

Superestimado
Esse é um dos livros mais superestimados que existe, não entendo a fama e o hype tratam ele como o santo Graal da fantasia. os personagens são tão profundos quanto um pires de chá, não consegui me importar com nada que aconteceu durante a história e nem com o kvothe e falando do kvothe que protagonista mais sem graça até o aprendiz no início parecia ser um personagem melhor. 2 estrelas pela escrita que é realmente boa.
Wesley.Kemel 25/03/2024minha estante

Carollice 24/03/2024

Decepcionante
Me fizeram colocar expectativas altíssimas nesse livro... Prometeu tudo, entregou nada. Na verdade, até me roubou... muitas reviradas de olho, bufos de desprezo e principalmente horas preciosas.

A história seria boa se o escritor não fosse um misógino com mania de grandeza... Tinha partes no começo que eram tão insuportáveis que eu precisava parar de ler.
Apesar do final ter me envolvido, foi breve e parou numa parte que não me convence a continuar a ler a saga.

Lorelq 24/03/2024

O quarto silêncio
A história que se passa num local remoto dos Quatro Cantos, é cheia de mistérios que se desenvolvem ao decorrer das páginas. Por meio da narrativa de um homem de mentalidade forte e espírito incandescente, sua própria história é marcada pela pena do Cronista, enquanto conversam, bebem, brigam e se divertem ao redor da mesa. O Primeiro Dia é regado de muita dor e sofrimento, caos e amor, tristeza e êxtase, adrenalina e pavor. Personagens complexos e incríveis, com suas narrativas e histórias contadas de acordo com a necessidade da Crônica, sem deixar o leitor desamparado por falta de informações e mesmo assim, com uma pulga atrás da orelha querendo sempre saber o que vai acontecer na próxima pagina. Não existe melhor forma de descrever esse livro, senão como sendo uma obra prima da literatura fantasiosa, um romance lindo e caloroso, onde é possível sentir cada letra que um dia foi escrita para se tornar esse conto de aventura. Anseio pelo dia em que o Reshi voltará a ser o que era. Um homem gentil. Um guerreiro. Um cientista. Um herói.

Renata 23/03/2024

Maravilhoso
Amei me perder no mundo do Kvothe, simplesmente engoli o livro, quero ver o caminho que ele trilhou até terminar na Marco do Percurso

Matheus 22/03/2024

O nome de tirar o fôlego...
O que falar desse livro? Quebrou totalmente as expectativas que eu possuía em relação a sua história. Simplesmente achei que seria mais um clichê sobre a história de um grande herói que teve seu ápice da ascenção, mas que agora reside na pobreza de seus aposentos. Não é simples assim. O autor simplesmente é um gênio da criação! Eu ainda me pego assutado em como ele pôde criar tantos detalhes minúsculos que fazem tanta diferença para o enredo. Kvothe, Kote, Reshi, o Matador do Rei e entre outros...Tem uma história totalmente envolvente, e claro que a forma única da narrativa contribui bastante para isso! A narrativa poética me pega de uma forma que fico atônito.
Se você acha que a história é um mero clichê, pode jogando esse pensamento fora, pois simplesmente o próprio Kvothen faz uma crítica à nós mesmos quando achamos que algum clichê irá acontecer. Não vá achando que é uma fantasia do grande herói, ou do mocinho, do vilão. Não mesmo. Não vai aparecer um milagre imediato quando o proganista mais precisa, pois ele simplesmente terá que encarar o sofrimento cara a cara, como é a nossa vida. Você sente as angústias do personagem. E o interessante desse livro é que seu gênero é Fantasia, mas que chega a ser tão perto da realidade as frustrações, medos, alegrias e dentre outras diversas fases da nossa vida que simplesmente você esquece que é uma fantasia. E isso tudo graças a forma única do autor. Confesso que achei devagar algumas partes, onde tive alguns episódios de ressaca literária. Mas tirando isso é uma obra espetacular!

Daniel.Lopes @encontrameulivro 22/03/2024

Fantasia muito legal e personagens cativantes, essa fórmula nunca falha.
Eu adorei a leitura, a história corre solta e leve me arrancou risadas e me emocionou em vários momentos.recomendo a leitura.

Galadriel Trevosa 17/03/2024

Um universo incrível, obrigada Patrick Rothfuss
Que fantasia maravilhosa!
Tava com saudade de ler um livro com um universo tão bem feito, mesmo com mais de 600 páginas a história não fica cansativa. Muito desse livro me lembrou dungeons & dragons e eu amei demais!!! Fiquei triste que os acontecimentos mais interessantes ficaram pro final, mas isso me deixou curiosa para o próximo kkkkk

MaatSantos 16/03/2024

Mundo rico e fascinante!
A história do nosso protagonista se dá no presente em sua taberna, humilde e com poucos clientes recorrentes e que ia tudo normal até um escriba encontra-lo e logo querer escrever sua história.
Kvothe apesar de não ser conhecido na cidade é uma lenda, os seus feitos muitas vezes são contadas de forma errada, com invenções e é uma forma de ele contar a verdadeira história de sua vida. Por isso viajamos ao passado para conhecer um pouco sobre ele.
Entenda que não poderei colocar aqui tudo que me cativou e toda a maravilha que contempla essa história, mas acredito que todos deviam dar uma chance, até quem não gosta desse gênero.
O mundo criado aqui por Patrick Rothfuss é cheio de contos e músicas, algo que achei único, pois não são coisas jogadas, elas são importantes pra história e dizem muito sobre lendas há muito esquecidas do passado, e coisas que devem ser procuradas no futuro. kvothe tem muito contato com essas músicas e contos, por ser um jovem de uma família de trupe, que se apresentam de cidade em cidade e além disso os desejos vão ao encontro de um professor que ele conhece, que o ensina sobre alquimia, matemática, linguistica, e também sobre uma certa magia que há aqui.
O mundo aqui não é totalmente louco, não espere que o garoto vá para a universidade ser o próximo Harry Potter, pois Kvothe enfrenta problemas reais, como perdas, a pobreza, preconceito e até mesmo descobrir sobre o amor. Há sim criaturas, magia, e possivelmente demônios, mas são algo que não minha opinião completam e não são o foco aqui.

Gabs 16/03/2024

Começa quando termina
O primeiro livro tem pontos que te prendem na história, mas a muitos momentos soltos, a sempre essa sensação que o livro vai começar agora, que agora vai ter as respostas das perguntas dele, etc.
Foi o livro que eu levei 3 meses pra terminar.
Foi uma boa leitura, vamos vê se o segundo melhora !

Jean 15/03/2024

Na Estalagem Marco do Percurso, Kote, um simples hospedeiro, um dia foi uma figura legendária. Mas, a chegada de um famoso cronista fará Kvothe se recordar de fatos do passado e, quem sabe, acender a chama que existe em seu coração.
Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso. Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano ? os lendários demônios que assassinaram sua família no passado. Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade ? notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame. Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.

Kleber88 15/03/2024

É bom
Criei muita expectativa, mas não foi muito do que esperava. A escrita é boa, não cansa, or se tratar de fantasia. Estou com preguiça de ler o 2, mas lerei um dia.