A Torre Acima do Véu Roberta Spindler

Resenhas - A Torre Acima do Véu

thizreads 11/11/2023

A Torre Acima do Véu
Coloquei expectativa demais e acabei me decepcionando.

Não é um livro ruim, achei incrível em vários momentos, mas a história seguiu um rumo que eu não estava esperando.

Em alguns momentos o livro ficou super chato para mim e eu só queria terminar, deu até um sentimento de que foi um dos livros mais demorados que eu li esse ano. Fiquei muito triste com isso porque eu estava realmente muito animada em ler.

O cenário da história é bem construído, isso foi uma das coisas que mais gostei. Os personagens foram um meio termo, amei demais uns e desgostei demais de outros. A escrita da autora é maravilhosa, apesar do livro ser narrado em terceira pessoa, ela conseguiu trazer os sentimentos dos personagens muito bem, além de ser muito fácil identificar quando ela muda o personagem sobre qual está falando.

Outra coisa que me agradou muito foi a edição do livro, simplesmente maravilhosa, amo quando os livros tem fanarts dos personagens e a mudança de capítulo diferente.

Apesar de eu ter gostado de várias coisas, foi bem mais ou menos, não trouxe tanta emoção quanto eu esperava.

Mas leiam, vai muito de pessoa para pessoa, vi muita gente que gostou muito e acho importante cada um ler para dar a sua opinião.

cindynicacio 20/10/2023

Um livro que eu não esperava nada e entregou TUDO.
Ambientando numa América Latina futurista, com direito a vocabulário português-espanhol e recorte de classes tal qual vivemos hoje em dia.
A Torre Acima do Véu é o livro certo para fãs de distopias que estouraram entre 2010-2015, livro único que poderia muito bem ser a introdução para um universo riquíssimo e cheio de possibilidades.
Comecei a ler esperando mais do mesmo e terminei amando a escrita e o universo criado pela autora.

naegabs 17/10/2023

A Torre Acima do Véu é uma história muito bem escrita e cativante, o que faz com que a leitura seja fluida porque você quer saber o que vai acontecer no próximo capítulo. História bem desenvolvida com bons personagens, mas não gostei muito do final, deixou a desejar, na minha opinião.

Rosangela Max 08/10/2023

Literatura fantástica de autoria brasileira.
Uma história cheia de ação e aventura que prendeu minha atenção.
A escrita é fluida e direta e os personagens são interessantes. Como tem sido comum pra mim nas histórias de hoje em dia, achei a protagonista irritante, mas de forma tolerável. Meus personagens preferidos foram a Bug e o Rato. Também gostei do Edu, apesar de ele ter participado pouco da história.
Tudo indica que haverá continuação. Se tiver, pretendo ler. Satisfeita em encontrar uma história deste gênero com qualidade e escrita por uma autora brasileira.
Recomendo a leitura.

Glaucia111 07/10/2023

Boa ficção brasileira, mas ...
Sinto que faltou algo. Eu adoro histórias distópicas, mas faltou um tempero a mais. Talvez seja a forma que os personagens foram trabalhados. A ideia é ótima, mas apenas consegui me conectar com Beca, Edu e Rato porque eles estavam envolvidos diretamente na trama principal, mas não me importei com os outros personagens como o Lion, Bug, Gonzalo, Velma e até os vilões. Não consegui ver uma relação paternal entre Beca e Lion. Apesar de ele se demonstrar preocupado, parece que ele estava ali apenas para dar apoio remoto para a missão. Acredito que faltou um diálogo mais expressivo entre eles. O mesmo digo sobre a Torre, é possível notar que o Emir só se preocupa com os interesse dele e mantem relações com grupos dos quais percebe que tirará vantagem, mas só. Os pontos positivos foram para a crítica de divisão social ( setores), gostei dos mistérios que envolvem o ambiente inóspito da névoa e das criaturas que ali habitam e também do conto da Bug assim os leitores a conhecem mais, pois não lamentei muito o que aconteceu com ela. Acredito que esse pontos que destaquei aconteceram porque a Roberta era uma escritora inexperiente, foi com A Torre Acima da Névoa que as portas se abriram pra ela. Espero que o livro tenha continuação e que Roberta tenha amadurecido sua escrita. Que venha a queda de La Bastilla!

Samara 25/09/2023

A torre acima do véu
Gostei bastante do livro, da ambientação, do universo criado, dos personagens, enfim, achei muito bom.
Só algumas coisas que ficam meio que uns buraquinhos na história, mas que acredito que sejam ganchos para uma provável continuação (é oq espero ?).

Gostei e recomendo. ?

JAssica137 14/09/2023

Que livro!!!

A Torre Acima do Véu é de longe um dos livros mais envolvente que eu li nos últimos tempos.

É uma leitura extremamente fluida, a cada capítulo que você termina você sente a necessidade de saber o que acontece no próximo.

Em um mundo destruído por uma névoa venenosa e a humanidade se refugiou em mega edifícios acima do nível da névoa, a vida não é fácil, comida e necessidades básicas escassas, levam as pessoas a fazer o que podem para sobreviver.

Acompanha a jornada de Beca e incrível, você se revolta com ela, se emociona com ela, sofre com ela, e não há um intervalo sem que uma bomba estore na sua cara. Mas se até metade eo livro o ritmo e esse, na segunda metade depois de entrarem na névoa em uma missão suicida, o ritmo e frenético.

Simplesmente impactada com essa história, que deixou um gostinho de quero mais!

Bruna 14/09/2023

O livro me divide em muitos aspectos.
Eu gosto da construção de mundo, gosto da temática da névoa e como é assustador pensar em algo assim, os ME e tudo o mais que cerca a construção.
Mas com relação à escrita em si, me senti um pouco incomodada. O ar do texto era pouco natural e eu demorei muito pra me prender. Também haviam muitas expressões com cara de fanfic, que podiam ter sido melhoradas.
Acredito que exista muito potencial pra história e para o mundo e tenho certeza que conforme a Roberta for escrevendo mais livros, essa fluidez vai melhorar.

Maníaca Literária 07/09/2023

?Torre Acima Do Véu @robertaspindler / @harpercollinsbrasil ??

" Não havia consenso além do que viam todos os dias através de suas janelas: o ap0calipse era real.

O que você faria se uma névoa perig0sa tomasse conta da cidade, trazendo seres sombri0s e vários segredos?

Em " A Torre Acima do Véu" vai acontecer tudo isso e muito mais...
Na história vamos acompanhar o resto da humanidade depois do surgimento da névoa, que divididos em setores se refugiam no alto de mega edifícios para não ter contato com a névoa. É claro que no centro disso tudo tem o setor onde segue intitulado como o setor de proteção e troca para todos, conhecido como a torre .

Vamos acompanhar a jovem Beca e sua família, que para ganhar a vida trabalha levando e resgatando objetos e várias coisas entre os setores. É claro que Beca tem curiosidades de como era e vários outros detalhes e um acontecimento vai mudar tudo e trazer as respostas que tanto procura .
Quem ama uma leitura distópica assim como eu vai amar e surtar muito com " A torre acima do véu".
A proposta do livro na minha opinião é muito diferente, fui surpreendida com o que foi ocorrendo e os temas centrais abordados no gênero como hierarquia e poder.

A leitura é muito fluida, e a cada capítulo eu queria saber mais e acompanhar a Beca e outros personagens que são muito autênticos e vão ter que fazer algo bem louc0 para completar uma missão.

Houve acontecimentos que eu desabei rsrs não podia ter acontecido aquilo e não dá nem para se recuperar que outra b0mba é lançada pela autora, e eu surtando rsrs.

A Beca é maravilhosa e corajosa, e tem a Bug que eu amei muito, mas como já falei, os personagens são autênticos e quem você menos espera vai te surpreender, mas tenha cuidado ?...

A narrativa é em terceira pessoa, então vamos ter a visão de personagens bem importantes, um deles em especial que eu preciso urgente de respostas sobre um acontecimento rsrs. E depois desse final, imagino que não vai parar por aí.

Não vou me aprofundar mais para não dar spoilers e perder a graça pois esse livro cada detalhe lido sem saber antes é maravilhoso e a surpresa é garantida. Super indico a leitura ?

Shay 07/09/2023

A Torre Acima do Véu
Leitura leve e de grande fluidez, quanto menos espera já não cosnegue mais desgrudar. Uma narrativa descontraída e com personagens bem diversos.
Gostei bastante, recomendo muito.

Queria Estar Lendo 23/08/2023

Resenha: A Torre Acima do Véu
Recebido em cortesia da Editora HarperCollins Brasil, A Torre Acima do Véu, da autora Roberta Spindler, é uma distopia criativa sobre um mundo que foi coberto por uma névoa mortífera. Quem fica nela se transforma em monstro. O único jeito de sobreviver é no alto.

Beca vive em uma sociedade que já se acostumou ao apocalipse. Eles co-existem em arranha-céus e megaedifícios sob a proteção da Torre, que comanda e cuida da população. O mundo foi dizimado pela névoa, que chamam de véu, e qualquer pessoa que tenha contato com ela tem poucas chances de escapar com vida.

Por isso, o que restou da humanidade se reorganizou. Beca tem uma relação próxima com a Torre, resgatando objetos da antiga civilização em trocas valiosas para a Nova Superfície (como são chamados). Ela tem também um fator extra que a auxilia nas empreitadas: Beca faz parte de uma pequena porcentagem de escolhidos que desenvolveram poderes por causa da névoa. Ela é uma saltadora, com destreza e rapidez acima do comum.

Quando um incidente terrível em um dos resgates coloca alguém que Beca ama em perigo, ela decide se unir a aliados inesperados para atravessar o véu e seus perigos mortíferos para salvar essa pessoa.

A Torre Acima do Véu é uma distopia muito criativa. O prólogo já puxa um ritmo acelerado e tenso ao mostrar a névoa se espalhando; tal qual aquela sensação claustrofóbica que O Nevoeiro, do Stephen King, passa, aqui nós acompanhamos o horror que foi o mundo inteiro ser dizimado por essa coisa desconhecida.

Anos se passaram, e a Nova Superfície se adaptou. Através de Beca e de alguns outros personagens, acompanhamos como essa nova sociedade funciona, como convivem com os perigos da névoa (e do que há dentro dela) e de como co-existem com o apocalipse.

Com maestria, o começo do livro nos coloca em uma situação de apresentação e conformidade que tornam a leitura muito fluída. Beca é uma personagem bastante destemida e forte, do tipo que aceita o soco e retribui com facilidade, então conhecê-la em um dos seus resgates mirabolantes já dá o tom do que vai ser a personalidade dessa protagonista.

A Torre Acima do Véu não é o tipo de distopia nos moldes "vamos derrubar a tirania", mas traz discussões interessantes sobre privilégio e submissão a grandes poderes.

Eu queria ter visto um pouco mais de questões que só foram pinceladas na trama, como quando se falou sobre religiões inexistirem nesse futuro, e o funcionamento da Torre dentro da estrutura da Nova Superfície. Apesar de ficar implícito que não é o foco, essas coisas aparecem na trama e deixam ganchos que poderiam ter sido um pouquinho mais explorados.

Outro ponto que não me agradou tanto foi a questão do "show, don't tell" que aparece durante a história - principalmente em momentos de ação e emoção. Senti que faltou explorar um pouco mais do desenvolvimento de cena, em vez de entregar as coisas de maneira tão direta. Expressar a emoção e não dizer que o personagem estava sentindo.

Tanto que alguns momentos que exigiam empatia do leitor acabaram me deixando blasé, porque eu não me importava tanto assim com o que tinha sido contato e não mostrado.

De resto, A Torre Acima do Véu usa muito bem da tensão e do desconhecido, principalmente do meio para o final. Quando a missão de resgate se inicia, constrói um clima de incerteza que ajuda a ditar o ritmo frenético da aventura.

Entre os coadjuvantes, o que mais se destacou para mim foi o Rato. No começo, eu não dava nada para ele, mas eita que o rapaz se sobressaiu na história e trouxe conflitos e reflexões muito interessantes e profundas com ele. Um baita de um coadjuvante com uma carga emocional poderosa pra dar mais força pra trama.

A relação dele com a Beca é de inimizade e provocações. Tem até um tom de flerte em alguns momentos, mas romance de fato não chega a dar as caras no desenrolar da história.

O final deixa alguns ganchos em aberto, e dão chance de uma sequência que pode explorar muito mais do mundo, dos monstros da névoa e das divergências crescentes na sociedade. Gostei de como a autora explorou o fim e fiquei curiosa pra ver o que vem por aí!

A edição da HarperCollins Brasil ficou linda demais. Tem capa e ilustrações internas de Joana Fraga, uma diagramação muito confortável e revisão boa.

A Torre Acima do Véu é um livro frenético e cativante sobre um futuro devastado e a pouca esperança de sobrevivência que resta nele. Sobre uma garota fazendo o impossível para salvar quem ama.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/08/resenha-torre-acima-do-veu-roberta.html

Silas Jr 12/08/2023

Interessante
Toda a construção de mundo aqui é muito bem detalhada. Senti falta de diálogos mais elaborados para o gênero.

Ellen.Cruz 30/05/2023

Distopia nacional com reviravoltas e clichês
Esse livro foi mais do que eu esperava, pois até a metade não estava tão empolgada com o desenrolar da história. Mas conforme os porquês foram sendo explicados e cada personagem ganhou sua devida importância, o livro ficou mais interessante. Reviravoltas boas, alguns clichês clássicos de um livro adolescente e um final diferente do que eu esperava, porém com uma grande abertura para uma segunda parte. Mas acredito que não vai acontecer, pois já faz um tempo que foi lançado.
Eduardo 21/06/2023minha estante
esse livro vai ser reeditado pela Ed. Harper Collins, que é beeemmm maior que a Giz Editorial. Se a venda for boa pode ser que saia alguma sequencia.