A ilha do conhecimento

A ilha do conhecimento Marcelo Gleiser

Resenhas - A Ilha do Conhecimento

Gustavo Simas 26/12/2018

Do not go gentle into that good night
Solidão cósmica, multiversos, emaranhamento quântico, astroteologia, antropocentrismo.
Temas como estes são tratados em "A Ilha do Conhecimento", pelo grande físico brasileiro Marcelo Gleiser.

Utiliza de uma linguagem simples e acessível, elucida os conceitos com analogias e metáforas, e apresenta descrições matemáticas mais elaboradas para os interessados em notas no fim do livro. A obra é fundamentada sobre referências ilustres, Newton, Einstein, Schrodinger, Bohr... a lista é extensa. 3 partes compõem o livro: A Origem do Mundo, A Realidade e A Mente. Como o próprio autor afirma durante a narrativa, sua formação e interesses sempre foram analisar a realidade e o contexto científico sob um olhar filosófico. Religião, espiritualidade, o sobrenatural. Tópicos que surgem ao longo do texto e são abordados de forma integrada aos avanços tecnológicos históricos e reformulações do conhecimento no decorrer das eras humanas.

A História da Ciência é contemplada, com citações de entrevistas/conversas que o próprio Marcelo realizou com relevantes cientistas dos séculos XX e XXI. Mais para o fim, especialmente na 3ª parte, a carga emocional é evidente; Gleiser inclui a ansiedade do não-saber compartilhada por tantos outros que, assim como Sócrates, "só sabem que nada sabem". De todo modo, como um absurdismo de Camus, continuamos a tentar desvendar ou inventar nossa realidade, para expandir, reformular e reciclar nossa inteligência. Em busca de luz. Em busca de sentido.

"Rage, rage, against the dying of the light"

mrsnone 21/11/2016

A inspiração da Ilha do Conhecimento
A Ilha do Conhecimento um livro acessível e que te faz pensar sobre os limites de conhecimento humano. Marcelo Gleiser nos leva a uma aventura pela Ilha do Conhecimento e nos mostra os limites da ciência conforme a precisão de nossos instrumentos, mas conforme o aprimoramento dos instrumentos novas descobertas são feitas, o desconhecido se torna conhecivel, mas nossa ignorância também aumenta junto com as novas descobertas fazendo com que perguntemos coisas que antes não acharíamos capazes de perguntar e nem sequer pensávamos. A Ilha do conhecimento se expande, e nossa capacidade de investigar mais afundo os profundos segredos da Natureza e chegarmos ao final de todas as perguntas se torna incognoscível. Vemos sempre claramente, mas nunca claro o suficiente.

gracyane 09/05/2015

Um dos melhores livros do autor
A Ilha do conhecimento nos mostra como a ciência trabalha suas descobertas, suas dúvidas e porque somos limitados pelo que podemos medir ou mensurar, Neste livro Marcelo Gleiser deixa transparecer de forma mais clara seu ceticismo com relação a Teoria do Tudo e religião. O livro só cresce com o decorrer da leitura, nos últimos capítulos o autor aborda um pouco de filosofia, computação e tecnologia. Até onde podemos ir, medir coisas, conhecer o mundo...somos de fato real? ou somos uma simulação? O que pensam alguns correntes de cientistas e o que eles propõe. O livro nos trás um pouco de multiversos, big bang, buracos negros, assuntos abordados de forma a que o leitor não se perca com tanta teoria e imaginação dos cientistas. Recomendo a leitura!