Nadando de volta para casa

Nadando de volta para casa Deborah Levy

Resenhas - Nadando de volta para casa

Vania.Carneiro 21/04/2024

Um pouco triste
Este é o terceiro livro que leio da autora, e foi o que menos gostei. Os outros dois foram da trilogia autobiográfica. Por algum motivo, este não me tocou como os demais, mas é um bom livro, uma boa história, com certeza. Só achei triste. Talvez seja por isso que não gostei tanto. Eu, que normalmente prefiro a ficção, dessa vez fico com a realidade.

@letravermelha 03/01/2024

Romance Psicológico inteligente!
" A chegada de Kitty Finch era uma má notícia. "

Deborah Levy nos apresenta à uma família e um casal de amigos, todos turistas chegando para férias na casa de veraneio na França, onde encontra Kitty Finch boiando nua na piscina da propriedade. Moça essa que irá mudar suas vidas pra sempre . Ninguém vai sair dali do mesmo jeito que entrou !

Psicologicamente perturbada e sob tratamento psiquiátrico,   Kitty Finch apresenta todos os aspectos comportamentais de alguém precisando de internação. Não visivelmente louca , ela consegue se passar por alguém apenas desequilibrada. Acompanhamos ela , personagem central da narrativa as voltas num envolvimento perigoso com Joe.

Enquanto isso  adentramos  na mente de Joe Jacobs , homem infiel de moral duvidosa, na aparência ele é estável,  mas o narrador vai fundo no seu psicológico revelando o quão perturbado ele é , tal qual Kitty Finch. Não somente ele ,mergulhamos na mente de Isabel Jacobs , esposa de Joe , jornalista famosa, ela não sabe mais quem é , então quando toma uma terrível decisão de forma consciente que vai destruir completamente sua vida , assim o leitor entende que os horrores que viu como correspondente de guerra , cobrou seu preço.

Levy revela ao final o motivo de todas as atividades sorranteias de Kitty Finch. Nem eu nem ninguém da casa esperava aquilo . Mas a visinha avisou!

Oque poderia ser , num primeiro momento um livro simples,  se revela uma trama intrincada . A narrativa é fluída , sob  alguns pontos de vista , pensamentos e metáforas tipificando exatamente oque se passa na mente de cada um dessa família.

Muito psicológico,  subjetivo , introspectivo ,  é sobre pessoas perdidas e transtornadas tentando encontrar seu caminho , e falhando miseravelmente!

Um baita livro incrível, que exige foco na leitura mas que te recompensa com uma trama psicológica intensa e inteligente! Super recomendo!

haruurane 27/11/2023

Que livro bom !!! o fato de ele ser básico e ter uma escrita normal deixa ele super leve de ler, além de que a história e os personagens são muito envolventes.

sabrina 15/07/2023

Cara não me pegou esse livro não?
não gostei dos personagens, não gostei da história, tudo parece sei lá (?!)
nada cativante

Fabi 27/02/2023

Perturbador, com pitada de humor - me diverti bastante com Jurgen e Claude - esse romance traz à tona uma boa dose de psicanálise.
Relações de amizade superficiais, uma adolescente inteligente e quase abandonada, fofoca de vizinhos, casamento desmoronando e a poderosa e excêntrica Kitty - quase um thriller psicológico que dá um nó na cabeça.

Mari 17/09/2022

Estranho e desafiante
Eu não sei se entendi esse livro. Eu realmente não sei se entendi essa história. Gostei de ler uma história com uma protagonista com algum transtorno psicológico, gostei de ver os efeitos da depressão em uma narrativa, sendo quase um personagem, mas com naturalidade. Apesar disso foi uma experiência estranha. A história não me prendeu, o que me motivava a voltar para o livro era o desejo de não deixá-lo inacabado.
Acho que a autora não soube equilibrar a complexidade dos personagens com algum carisma.

Vi 29/07/2022

deborah levy tinha uma caneta e um sonho, que dessa vez não conseguiu alcançar. dá pra perceber que ela quis muito fazer alguma coisa, só não entendi o que.

Karen 19/12/2021

A grama do vizinho é sempre mais verde
A sedução da juventude por tudo aquilo que foge aos padrões ao qual são criados.
Leitura morna, sem muitas emoções.
"Ela tentara ser alguém que não entendia direito"."

eve. 03/11/2021

nadando de volta para casa - resenha
deixe-me começar dizendo que eu nunca fiz nenhuma resenha antes e o fato de me dispor a resenhar sobre este livrou me fez realmente surpresa, porque essa é a primeira leitura que me vi na obrigação de expor o que a leitura transmitiu pra mim.

esta é uma história principalmente sobre traumas e como os afetados lidam com eles, às vezes de maneira conveniente e outras de maneira muito inconveniente. o ponto está na sutileza e maestria da autora em entrelaçar e amarrar os fios tão bem que aqueles que estão alertas aos detales, percebem o desastre iminente chegando, aos poucos, se arrastando sobre sua pele até te engolir por completo, utilizando-se de metáforas e simbolismos para atingir seu objetivo, que na minha opinião cumpriu com êxito.

vejo muitos comentários negativos sobre "nadando de volta para casa", mas percebi que não é por se tratar de um livro ruim e sim por não ser o livro que esperam que ele seja. se você procura por uma leitura recheada de reviravoltas, romances avassaladores e aventuras deslumbrante, este livro não é pra você, porque "nadando de volta para casa" é a essência do cotidiano familiar, dos traumas reais e de situações que acontecem do outro lado da cerca do seu vizinho; um livro extremamente não conformista, expondo as fragilidades humanas dissecadas ao sol, se mostrando exatamente como é.

deborah levy se tornou uma das minhas escritoras favoritas e ganhou mais uma leitora fiel. espero que, com isso, vocês dêem uma chance!

Thais.Carvalho 11/05/2021

Uma história interessante com turistas de férias em uma casa de veraneio na França, envolvendo uma garota com transtorno psiquiátrico, um poeta famoso, dia esposa jornalista, a filha deles e amigos do casal.

fev 13/01/2021

Só a capa é bonita.

O livro é cheio de personagens mal desenvolvidos e escorada em um problema neurotípico. É uma história ruim que acredita que o plot twist vai salvar o resto do livro. Não foi o que aconteceu. Não deu para entreter. Não recomendo.

cacai 11/03/2018

Uma intrincada trama familiar onde cada um parece estar ou mergulhado apenas em seu próprio universo ou boiando na superfície dos acontecimentos É nesse contexto que surge a figura excêntrica de Kitty Finch (do tipo que anda nua em público), que é aceita como hóspede na casa em que Joe, a mulher Isabel, a filha adolescente Nina e os amigos, Laura e Mitchell, passam as férias.

“Ficar ao lado de Kitty Finch era como estar perto de uma rolha que acabou de saltar de uma garrafa. O primeiro estouro quando os gases parecem escapar e tudo é borrifado por um segundo com algo inebriante.”

Nina parece viver em um mundo à parte. Fã da poesia de Joe, armou para pode estar perto dele e lhe mostrar suas próprias poesias. Sua presença, entretanto, parece afundar cada vez mais os demais personagens em suas próprias histórias.

“Ele e a esposa sabiam coisas impossíveis de saber. Ambos tinham visto vidas dizimadas. Isabel registrava e testemunhava catástrofes para tentar fazer as pessoas lembrarem. Ele tentava fazer ele mesmo esquecer”.”

A figura de Kitty tem especial destaque nesta busca de Joe pelo esquecimento. É ela a única que conhece a fundo o seu mundo e que compartilha com eles algumas das angústias. Em dado momento ela confessa estar ali para salvá-los dos seus pensamentos.

“A vida só é digna que ser vivida porque temos a esperança de que vai melhorar e de que vamos chegar em casa sãos e salvos.”

É uma história que alterna trechos de calmaria com outros de agitação, como se a superfície da água estivesse ondulando pelo efeito de pedras ali atiradas.

camila 27/12/2015

Narrativa incrível
Minimalista e um tanto incômoda, a autora nos deixa tensos, embora nada esteja acontecendo. Um primor!