A loura de olhos negros

A loura de olhos negros Benjamin Black

Resenhas - A Loura de Olhos Negros

Jesi 16/07/2021

Gostei do detetive e do livro em geral, mas não o suficiente para dizer que leria novamente. É até bem envolvente em alguns momentos.

Leila de Carvalho e Gonçalves 12/07/2018

No Melhor Estilo Noir
Dar vida a uma personagem após a morte do autor, não é nenhuma novidade no cenário editorial. Holmes e Poirot estão entre as vítimas mais frequentes e confesso minha ojeriza por esse tipo de literatura, a medida que a grande maioria dos livros não possui a qualidade dos originais.

Philip Marlowe já havia sido ressuscitado em 1988, no centenário do nascimento de Raymond Chandler. Robert Parker concluiu o o romance "Poodle Springs" que o escritor havia deixado inacabado e o resultado foi decepcionante. Portanto, a notícia que o detetive mais uma vez levantara do túmulo, tinha tudo para atrair meu desinteresse, a não ser pelo fato que essa mágica esteve a cargo de Benjamin Black.

Black é o autor de sete romances policiais irretocáveis, protagonizados pelo patologista Garret Quirke. Se não bastasse também é o pseudônimo de John Banville, autor de "O Mar" e um dos maiores romancistas em atividade.

Portanto, mal o exemplar desembarcou no mercado, já havia garantido meu e aceite meu conselho, se você está a procura de um bom policial, acaba de encontrá-lo. Se ainda for fã de Marlowe, prepare-se pois ele continua solitário, mal resolvido no amor e destilando álcool por todos os poros.

Curiosamente, seu título estava arquivado numa lista de sugestões de Chandler, contudo seu enredo foi desenvolvido integralmente por Banville. Ambientado em Los Angeles na década de 50, o episódio gira em torno de Clare Cavendish, a misteriosa loura de olhos negros, e seu amante, Nico Peterson, que vítima de um acidente fatal, acaba de ser visto passeando pelas ruas de São Francisco...

Com direito a uma boa dose de violência, divirta-se!

Hester1 14/10/2015

Nao gostei muito, nao. A estória comeca sem muito entusiasmo, personagens inconsistentes, todo mundo misterioso... Depois fica confusa, difícil ver quem é quem... Achei um tanto chato.