Ser Feliz é Assim

Ser Feliz é Assim Jennifer E. Smith

Resenhas - Ser Feliz É Assim

Lizia.Yohanna 28/05/2021

Cansativo
Um clichê sem criatividade e cansativo, os personagens são legais mais a história não apresenta nenhuma novidade e pode ser vista em muitos outros romances que já li, além disso foi um final aberto o que até entendo devido a idade dos personagens mais ainda assim esperava mais.

Lauraa Machado 13/06/2021

Decepcionante e bem fraco
Eu detestei esse livro. Acho bom começar deixando isso claro, caso minha nota já não tenha deixado. Os primeiros 30% dele (sim, li no Kindle) são muito bons! Ou seja, no começo, o livro é fofo, os personagens são interessantes e o enredo mostra promessa! Mas aí tudo que tinha de instigante antes é explicado e resolvido, e a autora passa o resto do livro tentando criar um problema válido que movimente a história e falha miseravelmente.

Fiquei muito surpresa pelo quanto eu achei esse livro ruim, considerando que eu amei o outro da autora que já li e estava super disposta a ler todos dela. Tem tanto problema nele, que provavelmente vou me perder no meio da resenha. Mas vamos lá!

Antes de mais nada, o romance começa e cresce fora do livro, então o leitor não tem a menor chance de se apaixonar junto, de passar pela fase de insegurança, de ver dar certo e tudo o mais. A graça do romance desaparece quando o livro já começa com os dois gostando um do outro e sabendo que é recíproco. Só fica pior quando não tem enredo nenhum no resto do livro depois de eles se encontrarem. A própria química entre os personagens é muito fraca, e eu ainda estou tentando entender por que um gosta do outro, já que eles são rasos e nada marcantes.

A falta de enredo é um problema grave, porque o livro tem mais de 400 páginas e nada acontece! Pior, quando parece que vai acontecer, quando os personagens passam por vários obstáculos para chegar em algo maior, mais emocionante, eles dão para trás no último segundo! Além disso, os (poucos) conflitos do enredo são resolvidos do nada e sem qualquer tensão. Quero comentar mais, mas vou dar spoiler, então pula para o próximo parágrafo para evitar! E aqui vai o spoiler: o livro é separado em duas partes, porque do nada a Ellie decide ficar longe do Graham durante três semanas. Ela tem sua motivação, fraca e dispensável, mas o que realmente me irritou foi ver que eles voltaram a ser ver pela razão mais tosca possível, que poderia facilmente ter acontecido pouco depois de se afastarem. Ficou claro que a autora queria adiar o momento feliz deles, mas ela definitivamente não conseguiu criar motivo para isso.

A impressão que me deu foi que essa ideia era de um conto curto e que a autora tentou expandir, quando nem tinha espaço para isso. Queria ter desistido de ler depois dos primeiros trinta por cento, já que nada acontece depois mesmo.

Tenho outra crítica: o grande problema do livro é a fama de Graham, já que é ela que ameaça o relacionamento dele com a Ellie. Honestamente, tinha como a autora ter levado a fama dele aos poucos, os problemas crescendo em torno deles com a mídia incentivada por redes sociais e qualquer pessoa com um celular. Mas não. Ela fez ele ser tão, mas tão famoso (depois de dois filmes em que ele aparentemente nem era o protagonista) que fotógrafos de Los Angeles se mudaram para uma cidade minúscula do outro lado do país durante um mês só para tirar foto do mesmo cara.

Olha, eu nunca fui paparazzo nem nada assim, mas duvido que valha a pena passar tanto tempo em um lugar onde você só pode tirar foto de um único cara. Faz muito mais sentido ir lá, tirar umas fotos e voltar para aquela cidade em que você pode ir atrás de várias celebridades diferentes e não precisa depender de uma para pagar suas contas.

Confesso que o fato dessa parte não fazer sentido só piorou o resto dos conflitos do livro e eu só terminei de ler porque fazia parte do meu projeto #LendoEmIngles. Se não fosse por isso, teria abandonado antes da metade. Não recomendo, não vou ler o próximo e vou ficar bem mais cautelosa antes de dar chance a outro livro da autora, infelizmente.

Aliás, sobre essa capa da edição brasileira: ela não faz sentido nenhum, não tem nada a ver com a história e as cores nem combinam! Achei bem sofrida, quase pior do que o próprio livro!

Ana 06/09/2020

Ser feliz é assim
As vezes, ser feliz é mais simples do que a gente pensa. A felicidade está em pequenas coisas do dia a dia. O sol que nasce. Um sorvete em um dia quente. Um sorriso em um dia difícil.

A história de Graham e Ellie é linda, demonstra toda a inocência de um primeiro amor e o seu poder.

Senti falta da autora desenvolver alguns pontos como o relacionamento familiar dela e um final mais elaborado. Mas foi uma história que roubou meu coração, me fez repensar no que considero felicidade e que "final feliz" pode ser muitas coisas.
Fael 27/02/2021minha estante
Meu pensamento sobre felicidade fica cada vez mais simples também

Ana 27/02/2021minha estante
As vezes, a gente que dificulta as coisas né?

Fael 27/02/2021minha estante
Às vezes quase sempre kk

Márcia 18/05/2021

Não vejo tanta gente falando desse livro por aí, mas ele incrível. Fofo, leve e encantador ?

Queria Estar Lendo 25/10/2016

Resenha: Ser Feliz É Assim
A resenha de hoje é de Ser Feliz é Assim, livro da Jennifer E. Smith lançado pela editora Galera Record e que eu queria ler há muito tempo. Tanto que quase comecei uma nova coleção em inglês antes de saber da publicação por aqui.

Na história, depois de Graham acidentalmente enviar um e-mail para Ellie, os dois começam uma amizade virtual. Como não sabem nada um do outro, a sinceridade rola solta e seus maiores desejos e anseios são revelados com facilidade. A conexão é tanta que em três meses eles se encontram, mesmo que sem usar essas palavras, apaixonados.

Mas Graham é, na verdade, Graham Larkin, um famoso ator teen. E agora que precisa de uma pacata cidade para gravar as cenas externas de seu mais novo filme, ele não consegue parar de pensar na pequena Henley, a cidade pequena e litorânea onde Ellie mora. Juntando o útil ao agradável e depois de uma primeira impressão desastrosa, os dois finalmente se encontram.

Mas o problema é que Graham não era o único guardando um segredo e a quantidade de paparazos na cidade pode acabar revelando mais sobre o passado de Ellie do que ela gostaria de permitir. E é ai que as coisas ficam difíceis para esse improvável casal.

"Ser feliz é a passagem das estações do ano."

Eu gostei do livro, mas confesso que teria gostado mais se a Jennifer não ficasse puxando e esticando e voltando em diversos pontos da vida dos personagens no começo de cada capítulo. Ela sempre tinha alguma história para contar da época em que o Graham começou a atuar ou de quando ele era criança ou sobre alguma lamentação dele por causa do distanciamento dos pais -- que, devo dizer, foi um arco bem desnecessário -- que acabava deixando o inicio dos capítulos do Graham bem enrolados.

Os personagens, porém, tinham um ótimo senso de humor e diálogos leves, tudo muito no ponto, sem forçar nada, o que foi ótimo de se ler. A narrativa da Jennifer não é pesada ou rebuscada e sempre permeada com um humor sútil que vez ou outra coloca um sorriso no nosso rosto.

"Ser feliz é ver o sol nascendo no porto. Tomar sorvete no calor. Ouvir o som das ondas ali no fim da rua. O jeito como o meu cachorro se enrosca perto de mim no sofá. Dar um passeio de pé a noitinha. Filmes bons. Tempestades. Um belo cheeseburger. Sexta-feiras. Sábado. Quarta-feiras, até. Mergulhar a ponta dos dedos do pé na água. Calça de pijama. Chinelo de dedo. Nadar. Poesia. A ausência de emoticons em um e-mail."

Embora os personagens secundários não tenham sido tão legais ou desenvoltos como os protagonistas, o que realmente chamou a minha atenção foi a cidade da Ellie! Pequena, litorânea, ela parecia ter uma alma própria e me lembrou um pouco de Stars Hollow, de Gilmore Girls. Eu consegui visualizar bem o lugar e sinto como se já tivesse andado pela praça, tomado sorvete na Sprinkles e cruzado a ladeira para a casa de Ellie.

Minha parte preferida de todo o livro foram as trocas de e-mail, como a conversa fluia tão natural entre os protagonistas e como eles eram capazes de conversar sobre qualquer coisa, inclusive o uso de emojis nas mensagens, e fazer com que isso soasse interessante.

"Tinha confundido solidão com independência e acabara ficando tão bom na arte de se fechar para o mundo que precisara de um e-mail de Ellie para fazê-lo se lembrar de como era ter uma conversa de verdade com alguém."

Eu não sei bem o que esperava desse livro, talvez algo como Minha Vida Mora ao Lado ou Pensei que fosse Verdade da Huntley Fitzpatrick e, embora ele não tenha atingido esse patamar, foi uma leitura quentinha no meio de um inverno catarinense prolongado e me deixou sorrindo algumas vezes. Os fãs de YA vão ter um momento gostoso com Ellie e Graham e, se já tiverem lido A Geografia de Nós Dois ou A Probabilidade Estatística do Amor a Primeira Vista, da mesma autora, talvez consigam ajustas as expectativas e terem um saldo ainda mais positivo do que eu.

emillyzinha 22/10/2023

Comecei a leitura sem ter visto sobre o que se tratava. O livro é ideal para quem está aberto a esse tipo de experiência, em ler algo sem expectativas.

Ser feliz é assim, simples

Roberta.Larissa 03/08/2021

Ser feliz é... ler livros que me fazem feliz
Eu vi muitas pessoas falando que esse livro é ruim, e sinceramente, eu respeito isso já que cada pessoa tem uma opinião diferente.
Mas esse livro é perfeito, eu precisava ler um livro assim, é muito fofo também.
Foi incrível ver como a mídia coloca um peso nas costas das pessoas, ao mesmo tempo em que realiza seus sonhos.
O Graham é simplesmente perfeito, o modo como ele respeita e ama a Ellie de verdade é muito lindo, a maneira como ele guarda um sorriso especial só para ela, como quando ele está com ela ele pode ser apenas GDL824 e não o astro de cinema.
A Ellie também dispensa comentários, ela é perfeita, e ela erra o que a torna mais perfeita ainda por ser real, por podermos ver nela uma adolescente que erra, mas que se arrepende, uma adolescente cheia de sonhos e que ama poesia.
Eu amei esse livro de todas as formas possíveis, me emocionei também porque é simplesmente lindo, mas mais do que isso, as cenas transmitem uma verdade digna de um livro.

Sarah 12/06/2022

monótono
Graham e Ellie começam a história trocando emails, ele ? um ator jovem famoso e adorado ?; ela ? uma amante de poesias de uma cidadezinha no Maine. Sem saber quem são as pessoas por trás dos emails, eles desenvolvem uma relação e contam segredos sobre si. Até que eles se esbarram durante as gravações do novo filme de Graham. Mas será que é possível manter um relacionamento quando fotógrafos, fãs, família e todos parecem estar contra?
A premissa do livro é boa, a execução nem tanto. O livro é de 2014 e a evolução da Jennifer é notável, quando vc pega seu último lançamento, por exemplo. Os monólogos são extensos e os diálogos poucos, e o final em aberto.... eu odeioooo, mas é característico da autora.
Enfim, uma boa leitura, mas nada surpreendente.

Bibi 24/09/2014

Ser feliz é...
Ser feliz é assim!!!
Exatamente como esse livro!!! Ah, se eu tivesse lido esta história na minha adolescência!!! Já estou aqui suspirando nos meus quase 26... Que casal simpático, diálogos fluidos e as cenas com trocas de mensagens, dinâmicas... Muito boa, envolvente e contagiante a forma de escrita de Jennifer E. Smith, o intercalar de narração entre Ellie e Graham nos permite sentir melhor cada lado desta linda história!
Ellie vive numa cidade praiana e pacata, vive pra mãe e pra se manter invisível... Graham é um belo ator em ascensão, que por engano envia um e-mail pra Ellie falando sobre seu porco, sua única companhia. Eles começam a se comunicar sem um saber exatamente quem é o outro, até Graham conseguir alterar a cidade da gravação de seu novo filme, e assim, ir atrás de Ellie sem que ela saiba...
Entre paparazzi e as gravações, nos envolvemos com a paixão que vai nascendo entre os dois, quando apesar de não se conhecerem pessoalmente, se revelaram até a alma pelos e-mails trocados nos meses que se comunicaram.
Será que os dois tendo vidas tão diferentes, tendo Ellie um segredo a manter longe das câmeras, morando em cidades tão distantes, vão conseguir viver este primeiro amor? Um lindo e sincero amor, devo dizer!
Nem mesmo eles sabem, mas, para sermos felizes, temos que correr alguns riscos, nos despedirmos algumas vezes... E é isso que Ellie, Graham, seus pais e amigos nos mostram.
Recomendo!

"...Pra ser sincera, nem sei direito se já terminei de dar 'oi'"

"Saudações _ disse ele
_Bom dia.
_É _ fez ele_ Já está sendo bom mesmo."

duda 18/07/2021

Não é um livro inovador nem o tipo de leitura que vai mudar a sua vida porém, é uma leitura que definitivamente vale a pena ser feita, a história é muito leve e flui muito bem, claro que a ellie e o graham serem personagens que se encaixam bem um no outro e formando um casal lindo ajuda demais gostar do livro, mas alguns romances apesar de muito bem feitos acabam se tornando bem maçantes e a leitura ao invés de te tirar de uma possível ressaca literária acaba te colocando em uma, contudo ESSE NÃO É O CASO DESSE LIVRO, falo com tranquilidade que é uma ótima opção para quem procura um livro que ajude a sair dela e eu tô muito apaixonada pela doçura desse casal e a forma como os dois criaram uma relação tão pura.

Ps: esse livro facilmente poderia ser um filme de romance adolescente da Disney.

Midian Damazio 02/06/2021

Tinha tudo pra ser uma execelente leitura, mas....
Incialmente a história começou discontraida e divertida, mas com passar do tempo se tornou cansativa e parada, nada acontecia.?

Amanda3913 15/08/2020

Encantador
Se você está em busca de um romance gostoso acompanhado de algumas reviravoltas, essa é sua leitura!

Ellie e Graham são personagens incríveis e singulares. Eles te dão a sensação de que nunca conhecemos uma pessoa apenas pelo o que ela deixa ser mostrado.

O livro é um pouco grande e alguns capítulos são totalmente descartáveis, mas isso não atrapalha a conclusão da obra. Muito bom para quem precisa de uma "transição" entre gêneros literários.

Gramatura Alta 13/01/2015

Após Graham enviar, por engano, um e-mail para Ellie, falando sobre seu porco de estimação Wilbur, nasce uma inesperada amizade virtual. Ele é um astro de cinema, e ela, uma menina simples que faz o possível para passar despercebida, tentando esconder um escândalo do passado. Sem nem saber o nome um do outro, eles começam uma correspondência virtual, compartilhando segredos, esperanças e medos. Quando surge a oportunidade de Graham filmar seu próximo filme na pequena cidade de Ellie, o relacionamento ganha contornos reais.

Em A PROBABILIDADE ESTATÍSTICA DO AMOR À PRIMEIRA VISTA (resenha aqui), um outro livro de Jennifer E. Smith, eu não gostei da forma como a autora se preocupou demais em explicar o drama sentimental da personagem principal com o pai, sem um motivo coerente, de forma desinteressante, e deixou o romance em segundo plano. Por isso fiquei receoso com a leitura de SER FELIZ É ASSIM, mas logo nos primeiros capítulos, eu percebi que a história caminhava para longe de todos os problemas do livro anterior.

Novamente narrado em terceiro pessoa, desta vez conhecemos ambos os lados dos dramas pessoais que Graham e Ellie enfrentam em relação às suas famílias. A mãe de Ellie se apaixonou pelo homem errado: após ficar grávida, descobriu que ele tinha outra família e um futuro profissional que o impedia, em termos, de assumir seu papel de pai de Ellie. Isso é explicado mais para o meio livro e faz todo o sentido.

Já Graham enfrenta a solidão e a desconfiança das amizades que surgem de todos os lados, devido à sua fama como estrela de filmes juvenis de ação. Somado a isso, existe uma espécie de abandono dos pais, que nunca parecem sentir vontade de participar de sua vida. Ele sente a falta deles, mas não sabe como trazê-los para perto.

Em diversos momentos somos apresentados a acontecimentos passados que explicam a relação de Ellie e Graham com essas dificuldades, mas sem atrapalhar ou roubar os momentos que constroem o romance dos dois. São trechos curtos, colocados entre ações e nunca no meio delas, evitando a quebra de ritmo.

Não existe realmente muito a se dizer sobre a história em si. Ela gira ao redor das tentativas de Graham em convencer Ellie de que sua fama não vai impedir que eles possam se amar e ficarem juntos. Somando a isso, existe a solução do problema de cada um deles com os pais.

Pode parecer pouco para um livro com tantas páginas, mas não é. Assim, Smith tem o espaço necessário para escrever o que mais importa: as conversas entre Ellie e Graham, e a troca de e-mails, sempre muito curtos, mas carregados de emoção e dualidade. Explico: as mensagens são pequenas, mas o que não é dito nelas, apenas sugerido, força a imaginação do leitor a criar exatamente o que fica oculto. E quanto Ellie e Graham estão juntos, aquilo que o leitor imaginou é confirmado pelos dois.

Ellie e Graham formam um casal apaixonante, e é impossível não torcer para que fiquem juntos no final, independente dos desencontros que surgem pelo caminho. Os diálogos não são formados por frases cheias de significado, daquelas elaboradas, que perdem a credibilidade por não serem naturais, por parecerem pensadas demais, certinhas demais. Eles conversam sobre trivialidades, sobre seus sentimentos, desejos, medos, dificuldades, sonhos, etc., exatamente como qualquer casal apaixonado conversaria.

Talvez esse seja o motivo do livro ser tão fácil de ler. Tão adorável.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/01/04/resenha-ser-feliz-e-assim-jennifer-smith/

Ro_ 12/05/2021

Apaixonada
Pegar para ler um livro bom, e ele ser bom é uma situação ok.
Mas pegar um livro que você não esperava nada dele, com baixas espectativas e ele se mostrar um dos melhores que já leu é algo surpreendente. E com certeza minha experiência com esse livro se encaixa na segunda opção.
Eu literalmente nem dormi só para saber o que aconteceria na página seguinte!
Ellie e Graham ganharam meu coração!!!