Extraterrestres

Extraterrestres Salvador Nogueira

Resenhas - Extraterrestres

Albert 21/11/2014

Livro imperdível!
Essa belíssima publicação que trata de um dos grandes mistérios da humanidade é imperdível para fãs/curiosos e até para os céticos acerca do assunto. Este livro requer uma leitura de mente aberta livre de dogmas.

Sugiro a leitura desta obra antes de iniciar em qualquer outro do gênero e tenha sua própria conclusão visto que é um livro com embasamento científico e livre de sensacionalismo. O autor Salvador Nogueira consegue prender a atenção com muita propriedade. Traçando a jornada da humanidade em busca de vida inteligente fora da terra, Nogueira demonstra desde os primórdios do nosso inabitável planeta terra, passando por época de pouca tecnologia onde surgiram mentes brilhantes como Copérnico e Galileu e explica com maestria como a física, a química e até a biologia podem colaborar hoje para que possamos fazer no futuro uma viagem interestelar dentre outras possibilidades.

O diferencial desta obra é que foge do sensacionalismo, pois trata o assunto com muita propriedade baseados em estudos que a ciência até o momento conseguiu descobrir. A leitura é uma verdadeira viagem e quanto mais você lê mais interesse no assunto terá.

Impossível não devorar as páginas e a cada virada buscamos: e aí, é possível viajar para outra galáxia? Existe mesmo extraterrestres? E os OVNI´s são reais? Nogueira mostra com base em evidência e estudos da ciência o que é real e o que não é.

Livro super recomendado!

Leandro423 27/10/2022

Um livro bacana... um pouco técnico para o que eu espera. Ele trata de extraterrestre de uma forma mais técnicola e não como vemos em filmes e séries.
Fiquei surpreso em saber que o conceito de vida fora da terra vem desde Copérnico... vale a leitura

emlindh 17/07/2020

extraterrestres
Quando peguei esse livro eu tinha certeza que seriam várias teorias de conspiração e histórias de fontes duvidosas, mas não, OVNIs e afins aparecem só na última parte e de forma rápida. A maior parte do livro traz de forma didática e científica as discussões e pesquisas sobre a vida extraterrestre, desde a ideia de Copérnico de que a Terra é mais um planeta no universo até sondas espaciais que ainda nem foram lançadas. Esse livro foi uma bela surpresa.

Fátima Lopes 17/03/2015

O meu lado "nerd" se deliciou com a obra; análise científica e bem fundamentada de um assunto empolgante.

Sandro 14/11/2015

Emocionante
Não me vem outra palavra à mente, mesmo se tratando de um livro teórico e científico.
Com uma ótima estruturação dos seus capítulos, a obra começa com uma introdução histórica ao tema e o preço pago por Nicolau Copérnico, Giordano Bruno e Galileu Galilei ao fazerem observações astronômicas que iam de encontro aos interesses religiosos de suas épocas - meus amigos das Ciências Humanas adorariam essa parte.
Em seguida, a origem da vida é abordada com aqueles termos corriqueiros das nossas aulas de Biologia do ensino médio (aminoácidos, DNA, RNA, ribossomos, panspermia) e descrições minuciosas dos planetas do Sistema Solar que fizeram com que eu me sentisse viajando pelo espaço.
A abordagem de fenômenos como o "Sinal Wow!", a Operação Prato/Colares, o ET de Varginha e outros no Brasil e no mundo é feita de forma lúcida e respeitosa.
A maneira como Salvador Nogueira escreve é encantadora e esse é um livro extremamente prazeroso de ser lido.

Jardel Ferreira 27/09/2019

Asteroides, Cometas, Planetas, Estrelas, Mundos, Galáxias...um universo de qualidades é o que posso dizer sobre esse maravilhoso trabalho do autor e jornalista brasileiro Salvador Nogueira (#mensageirosideral ). Não precisamos ser cientistas, astrônomos, biólogos, astrofísicos, jornalistas da área especializada ou participar de projetos sobre a busca de vida em outros planetas para entender essa magnífica obra.
Uma pincelada por tantos clássicos e obras de autores sobre o tema, Nogueira demonstrou em uma linguagem de fácil entendimento as idéias e estudos dos grandes gênios do nosso tempo. Na busca por vida extraterreste e o conhecimento do cosmo, passando por feras como: Copérnico, Galileu Galilei, Isaac Newton, Albert Einstein, Carl Sagan, Stephen Hawking entre outros mostrando os estudos e a compreensão desde o possível surgimento da vida na terra até as grandes viagens intergalácticas e os novos processos para chegarmos lá.
Esse trabalho fica a cargo da editora Abril em parceria com a revista Superinteressante.

Tomomi 21/01/2024

Um livro cheio de informações intrigantes que me motivaram a pesquisar mais sobre o assunto, gostei bastante da leitura e da forma que o autor juntou as diversas informações sobre o assunto.

larabritosnts 02/02/2021

uma introdução rica a vida lá fora
Apesar de que eu demorei bastante pra dar continuidade ao livro, parte por eu ainda não entender, e parte por falta de cumplicidade com o gênero, o livro é extremamente rico e fluido, não poderia larga-lo de lado, pois me acrescentou muito sobre astrologia e contextos ligados.

Recomendo para quem gostar realmente do gênero, e quem quer um livro básico e rico em informações, porém quem não gosta do gênero recomendo somente por conhecimento, pois as vezes não flui tão facilmente.

Dani 27/08/2016

Resenha: Extraterrestres, Salvador Nogueira
Nesse livro o autor, Salvador Nogueira, aborda um assunto pelo qual sou obcecada: Extraterrestres! Não é nada do tipo que foca nas lendas de cidade pequena somente, mas sim como um todo, indo desde os primórdios da curiosidade humana, com os filósofos antigos, e bastante de fatos científicos.
Extraterrestres é um livro que é claramente fruto de várias pesquisas do autor, o leitor encontra muito material ótimo para estudar sobre as possibilidades de haver ou não vida inteligente por aí.
Gostei da forma como, mesmo não sendo um livro com uma estória, ou seja, que você não ficaria tão curioso para voltar á leitura já que não há um conflito ou enredo, prendeu mesmo assim. A linguagem é fácil, onde o autor conversa com o leitor, contando cada curiosidade de um jeito dinâmico e simples.
Mesmo havendo muito de biologia, física e química, não é nada absurdo ou complicado de entender, a maioria dos termos são coisas que aprendemos no ensino fundamental mesmo.
Foi uma leitura bem diferente dos últimos livros que andei lendo, e que me agradou muito. Só posso confirmar o quanto o universo é fantástico! Eu realmente me sinto fascinada por tudo isso; os mistérios do universo, a vida. Então eu devorei o livro, é realmente interessante.
Extraterrestres é uma ótima leitura para quem se interessa por tudo isso e gostaria de entender melhor se seria possível ou não haver os tais alienígenas por aí, quais avanços a ciência teve em encontrá-los, além de conhecer mais do processo de criação e desenvolvimento do nosso planeta. E, depois da junção de pesquisas, o final do livro deixa em aberto para o leitor tirar suas próprias conclusões. Será que há alguém lá fora? Eu, sinceramente, acredito que sim.

site: https://danielabyrinth.blogspot.com.br/2016/08/resenha-extraterrestres-salvador.html
Diego 30/08/2016minha estante
Você já leu "Eram os Deuses Astronautas?" Acho que vai gostar.

Mariana.Ferreira 29/08/2016

O empurrão que você precisa para começar a acreditar nos pequenos seres verdes!
Maravilhoso, apenas. Eu, como fã de carteirinha de Arquivo X e o tipo de pessoa que discute com a professora de astronomia quando a mesma fala que "não existe vida fora da terra", ganhei esse livro após sair de uma bad bem grande e ter uma mãe que adora agradar.Pois bem, o autor fala de uma maneira convincente e até engraçada em alguns momentos, aonde ele faz diversas piadas em situações que realmente, tem cara de piada. Se você quer um empurrãozinho pra começar a acreditar de vez nos homenszinhos verdes, esse livro é tudo que você precisa.

Erika 10/05/2017

Um resumo completo
Não há nada que chame mais atenção num transporte público do que a capa desse livro. Sei bem. Passei por essa experiência. E para mim, há poucas coisas que chamam mais atenção do que o tema desse livro: A ciência e a busca por formas inteligentes e extraterrestres de vida.

Essa edição é da editora Abril e a comprei numa banca de jornal, de modo que não sei se ainda está disponível, já que faz um bom tempo que a adquiri. O autor, Salvador Nogueira, é um entusiasta da astronomia e possui vasto conhecimento sobre o assunto, tratando, nesse livro, de diversos aspectos científicos a fim de nos levar ao tema principal com segurança e o mínimo de entendimento. O livro tem uma diagramação e linguagem excelentes, que só contribuem para a fluidez da leitura.

Já começamos o livro com a informação de que planetas semelhantes ao nosso são bem comuns no Espaço, e que a nossa Terra não é tão única assim. Depois de sermos apanhados por essa informação, o autor faz um relato sobre como a ciência foi avançando no âmbito da astronomia, o que fez com que eu me lembrasse a todo momento da série Cosmos (se você não viu, POR FAVOR, veja), apresentada pelo famoso astrofísico Neil deGrasse Tyson.

Um dos primeiros filósofos a que somos apresentados é Giordano Bruno, que morreu defendendo sua ideia da infinitude do Universo, com sua abundância de mundos e galáxias perante a Inquisição Católica, mesmo sendo torturado por sete anos seguidos por causa das "heresias" em que acreditava. Passamos por Copérnico, Galileu, Newton, dentre tantos outros nomes que contribuíram em épocas distantes para que chegássemos ao nosso patamar científico atual.

"Duas possibilidades existem: ou estamos sozinhos no Universo ou não estamos. Ambas são igualmente assustadoras." - Arthur C. Clarke

A partir de então, vão sendo descortinadas diante de nós todas as possibilidades para a existência de vida extraterrestre em outros planetas. Dentre uma das afirmações do autor que concordo fortemente, é a noção errônea de que podemos excluir, numa quantidade de cerca de 400 bilhões de estrelas da Via Láctea, a existência de vida inteligente.

Num tom bem humorado, o autor nos conduz em sua obra, elencando os meios e possibilidades para descobrirmos outros seres, nos apresentando a famosa equação de Drake, que coloca em termos lógicos e matemáticos a probabilidade de vida fora da Terra. Além disso, o autor demonstra em termos biológicos o quão improvável é sabermos como a vida se constituirá em outros mundos, podendo, não necessariamente, precisar dos mesmos ingredientes que nós, seres humanos, precisamos, como água ou oxigênio.

Em outras partes do livro também passamos a saber quais foram os esforços científicos e tecnológicos necessários para descobertas até hoje, bem como os projetos futuros para desbravarmos outros mundos e seus indícios de sucesso.

Enfim, é um livro completo e ao mesmo tempo, resumido em poucas palavras sobre tudo aquilo que interessados precisam saber sobre o tema. Muito bem escrito e viciante, a leitura não cessará até que todas as suas dúvidas sejam sanadas. Serve para nos incutir aquela vontade de sabermos além de nós, sobre coisas ainda tão desconhecidas e grandiosas, que fogem a nossa alçada de entendimento. Leitura mais do que indicada!

site: https://literaturativa.wixsite.com/blogfolheando

Leandro Vasconcelos 02/06/2017

Rumo ao infinito
Não se engane pelo título sensacionalista ou pela capa extravagante: longe de ser superficial, este livro trata das questões mais complexas enfrentadas hoje pela ciência e pela própria humanidade, na busca por um sentido de sua existência. Utilizando de linguagem clara, acessível e descontraída, Salvador Nogueira, um dos maiores divulgadores científicos do Brasil, trata de levar ao grande público o incessante questionamento dos terráqueos acerca do universo ao seu redor. Nisto, revisita acontecimentos históricos, desde as revelações copernicanas até os grandes debates atuais sobre astrobiologia, sem olvidar das questões ufológicas e culturais do tema. No entanto, o autor se afasta de conjecturas pseudocientíficas, pois o foco principal da obra é mostrar ao leitor o quão perto a ciência está de conseguir evidências reais sobre a existência (ou não) de vida além do nosso "pálido ponto azul". Leitura imperdível para todos os aficionados por literatura de não-ficção, principalmente iniciantes nas questões científicas.

feliperolim 12/01/2019

Muito bom!
No começo do livro confesso que fiquei me perguntando " Quando o autor vai parar com a enrolação e partir direto pro que realmente interessa?". Acontece que mesmo ansioso por ação eu não conseguia para de ler o livro. É quase um livro didático, cita diversas estudiosos e pesquisadores de diferentes épocas, seguindo uma linha de acontecimentos cronológica. É um livro bem "pé no chão". Gostei da postura do autor que evita achismos e teorias mirabolantes.

maria 05/04/2019

Convincente!
Extraterrestres é um livro que eu levei muito tempo para tirar da estante pois pensava que iria ser mais um livro sensacionalista. Porém, o autor fez jus ao jornalismo científico, me dando a sensação de estar lembro a publicação de um físico. Eu me sentia completamente leigo sobre o assunto abordado: a possibilidade da existência dos alienígenas. E, esse livro, ao contrário do que vocês mais esperam, não afirma nem nega a existência dos ET's. Pelo contrário, ele faz os dois. Para dizer "sim" ele utiliza a complexidade da ciência e das estrelas. Entretanto, para o "não" ele usa a filosofia e a psicologia. Basta apenas vocês escolherem a suas posições. Sensacional.