Everything I Never Told You

Everything I Never Told You Celeste Ng

Resenhas - Everything I Never Told You

Msdelarue 16/06/2021

Atendeu as minhas expectativas
O livro trabalha com um drama familiar que gira em torno da morte da filha favorita de um casal. E durante a leitura nós vamos tentando entender o mistério por trás dessa morte e conhecendo aos poucos os membros dessa família, os problemas que permeiam a relação entre pais e filhos, entre irmãos, entre família e carreira, sonhos e frustrações que culminaram nesse trágico acontecimento. Também vale ressaltar, que o livro trabalha bastante a relação do impacto social sofrido pela geração de imigrantes chineses, no pós-guerra que vieram para os EUA, através da trama principal.

site: @msdelarue

Emília 20/12/2021

Não foi o que eu esperava
Esperava um thriller, ganhei um drama familiar muito triste kkkkkkkkkk
Não é ruim, mas não me deixou curiosa pra saber o que aconteceu, só com muita pena da menina que teve uma vida miserável

Também fiquei um pouco incomodada com a narração, porque tive a impressão que uma história como essa seria mais interessante se contada da perspectiva dos familiares, tipo narrador personagem

Mas deu pro gasto

beatriz 14/04/2021

Gostei muito desse livro porque ele carrega grande sinceridade no que discute. Coloca em pauta a importância que os pais têm na vida de um jovem, e como as expectativas e exigências colocadas nos filhos podem ter consequências negativas. Ainda, discute sobre a xenofobia que a população asiática sofria (e ainda sofre) nos Estados Unidos. Escrita clara e envolvente, sem muito a destacar, a autora é direta no que pretende contar e não faz rodeios para tal. Recomendo muito a obra.

Bianca_ 30/04/2021

Esse aqui me fez chorar. Celeste sabe escrever sobre famílias disfuncionais como ninguém. Um livro que fala sobre as consequências de viver para agradar aos outros, responsabilidade afetiva no meio familiar e sobre o medo de perder quem amamos. Terminei o livro com algumas perguntas, mas nada que tenha afetado essa leitura maravilhosa.

Luíza 28/06/2021

Vale a pena
Esse livro foi meio difícil de terminar porque os capítulos são desnecessariamente longos e tem umas partes que dão sono, mas quando terminei eu cheguei a conclusão de que gostei dele sim. Não é rapidinho e tranquilo de ler, tem que ter uma paciência. E principalmente, NÃO É THRILLER/SUSPENSE. Isso é bem importante de ser frisado porque quem espera isso do livro vai odiar cada segundo. Ele é um drama familiar. Faz uns dias que terminei e às vezes ainda me pego pensando nessa história que é tão triste. Achei que a autora construiu muito bem cada personagem, a gente consegue entender perfeitamente a mente de cada um deles e principalmente o motivo de serem como são. A história em si não é complexa mas os personagens e suas motivações são, ao meu ver.

Eu tinha perdido a vontade de ler Pequenos Incêndios que é da mesma autora um tempo atrás e confesso que ainda não sei se quero voltar pra escrita dela. Com certeza não agora, mas não vou descartar a possibilidade.

Luisa 26/10/2020

A book about loss
All sides of life loss. The point of view of who?s gone and of the ones who stayed.

Patriickdeluca 06/05/2020

Me deixou pensativo em MUITAS partes, o que acabou tornando a leitura um pouco arrastada. Não é meu tipo de livro preferido, sempre fico empacado nesse tipo de leitura mas no fim me da uma sensação boa.

Muito triste ver como a história toda se desenrola, bem ao contrário do que eu pensava antes de começar o livro. Muito doida a forma como a autora consegue fazer com que entendamos e não odiemos os personagens pelos erros deles e que por menor que sejam nossas ações nunca saberemos o impacto delas na vida do próximo.

Artur 04/11/2020

Mesmo tendo lido Pequenos Incêndios tive um pouco de dificuldade pra me acostumar com a narrativa, de me apegar aos personagens. Percebi que tava envolvido em torno dos 50%, e com várias emoções em relação à história. Fiquei muito em dúvida de qual classificação dar por esses motivos, ainda mais considerando que tive raiva dos personagens em vários momentos, mas acho que é normal. Pensei em dar 3 estrelas mas acho que gostei muito sim, talvez relendo daria até 5.

Júlia 03/02/2021

Não é um murder mystery
O meu erro com esse livro foi começar a ler achando que era um murder mystery, porque fiquei muito tempo esperando "começar" e quando finalmente entendi a moral do livro, já era tarde. Esse é um livro sobre perda, sobre conformidade e arrependimentos. Não é feliz e não tem uma resolução propriamente dita e talvez engatilhe alguns leitores. Mas no fim das contas, gostei muito pela escrita e por ter me feito pensar bastante a respeito de alguns assuntos tratados.

mi ð 03/11/2022

to all the mirrorball girlies
tenho apenas uma coisa a dizer: uau.
não esperava que esse livre fosse me causar tanto impacto quanto causou. senti absolutamente tudo que eu esperava sentir quando li a little life e agora consigo entender o que é ler um livro que realmente tem traumas e conflitos extremamente bem planejados e com nexo.
me deixou tão triste e desolada. e cada vez mais que eu lia e entendia um tiquinho mais sobre cada personagem, sobre suas dores não faladas, sobre os papéis que cada um achava que deveria cumprir, eu tinha de fato vontade de chorar.
pela primeira vez na história, eu acho que eu consegui compreender o lado de cada um dos personagens. tive raiva, faltou empatia em certos momentos, mas até mesmo agora enquanto eu tento pensar em um bom argumento para destroçar alguma parte do livro, fica muito claro todas as motivações e intenções por trás de cada personagem e da autora. eu posso até não concordar, mas entendo o porquê aconteceu. e melhor ainda, eu SEI que precisava ter acontecido.
e isso é genial. eu sempre tive tanta dificuldade nisso. em entender que trauma não justifica atitudes, mas que infelizmente as vezes elas são inevitáveis. tem sempre uma parte de mim quando escuto sobre isso que me faz bater o pé e pensar que a pessoa poderia ter procurado um outro jeito, uma caminho diferente, uma saída melhor. e honestamente, esse livro me fez perceber que não.
eu estou realmente muito triste. como se eu houvesse perdido alguém. fazia um tempo que personagens não ressoassem tão perto de quem eu sou. hannah, nath e lydia. eu sinto até como se os conhecessem.
eu já consigo prever as 383892 páginas que irei escrever sobre esse livro no meu journal. celeste fez um trabalho incrível. estou de fato sem palavras.

Bia 11/08/2023

Gente triste, obcecada e monótona
Olha, eu culpo metade da minha nota ruim que eu dei para esse livro na sinopse no Scribd. Quando eu escolhi esse audiolivro ele estava descrito como "When Lydia's body is found in the local lake, James is consumed by guilt, and Marilyn, devastated and vengeful, is determined to hold someone accountable. But it's the youngest in the family - Hannah - who may be the only one who knows what really happened", o que me fez passar pelo menos metade do livro esperando o momento que algum segredo seria revelado ou que isso se transformaria em algum tipo de thriller. Não aconteceu. O livro é um drama familiar focado em como os pais basicamente acabaram com a vida da filha por colocar todos os desejos deles nas costas dela. É um estudo de personagem dessa família, sem muito um plot central.

A outra metade é culpa dos personagens. Aceitando que a história não é o que eu achava que ia ser (e que Hannah definitivamente não é a protagonista, apesar de ser a única personagem mais interessante), o livro em si foi bem indiferente para mim. Cada personagem tem o seu objetivo tão bem definido que acaba sendo obsessivo e repetitivo. O pai, de ascendência chinesa, quer ser igual a todo mundo. A mãe, interessada pelas ciências nos anos 70, quer ser diferente do que esperam dela. A filha mais velha é alvo de todas as expectativas, o filho é bode expiatório do pai, a caçula mal existe. Repete, repete, repete. Pouquíssimos momentos saem desse molde, as interações dos personagens quase podem ser intercaladas entre si já que sempre seguem essa mesma linha de um deles pensando sobre o seu tópico específico. Tudo é tão explícito que é como se a autora tivesse medo de deixar o leitor interpretar a história 1% diferente do que ela queria, então ela vai gritar o significado de todas as metáforas e todas as situações o mais alto possível para todo mundo ouvir.

Para um drama familiar esse livro tem poucos momentos dramáticos. Tirando uma briga ou outra na maior parte do tempo os personagens estão perdido nos próprios pensamentos, quietos em seus papéis sem mudar nada. Os dois outros filhos principalmente me chamam atenção nisso. Nate cresce recebendo toda a frustração de seu pai e sua única reação a isso é querer se mudar mais rápido. Hannah é basicamente ignorada desde que nasceu e sua única forma de buscar atenção é com pequenos furtos que mal tem relevância na maior parte do livro. É uma dinâmica tão exagerada que acaba não fazendo nenhum sentido de como ela se mantém, o que acaba destruindo o livro já que a história depende 100% dos personagens. Uma pena porque a escrita é bem bonita em alguns momentos.

Mad28 29/12/2016

"Comecei a ler e esperava um thriller comum. Esperava alguns arrepios, ficar a pensar um bocado no assunto, curiosidade e depois acabar por me lembrar dele de vez em quando. Enganei-me redondamente. Porquê? Porque a história mostra-nos de tal forma como as coisas parecem e como elas realmente são para todos os elementos desta história que o coração aperta-se e o corpo arrepia-se por completo.
O livro começa com "Lydia morreu. Mas eles ainda não sabem." e a partir daí somos envolvidos numa rede de segredos, rancor e tristeza enquanto os segredos da família são nos mostrados um a um e deixamos de ver uma família normal para ver os esqueletos que carregam arrependimentos do passado.
Percebo o porquê de muita gente não gostar assim tanto deste livro uma vez que nem todas as ações são completamente racionais, mas vão sendo explicadas. Mesmo as da Lydia.
E quando achei já ter o livro todo resolvido a autora surpreendeu-me bastante.
Aquando da escrita desta opinião, não faz nem 10 minutos que terminei o livro e ainda consigo distinguir bem os sentimentos que estão a emergir em mim antes deles se dissiparem: sinto medo, sinto-me assustada e uma estranha vontade de chorar, não por mim mas por eles. Tudo isso por uma vida alheia, a vida de pessoas que não conheço e que nem são reais, de uma autora que não conheço, num país que nunca visitei, num ano em que eu ainda nem era viva. E no entanto, conseguiu provocar em mim sentimentos nunca antes sentidos de forma tão forte por um livro. Finalmente encontrei aquele livro que nos muda a forma de ver o mundo, e não há volta a dar.
Só consigo descrever este livro como incrível e esperar que, um dia, todos o tenham lido."

Opinião completa em baixo

site: http://presa-nas-palavras.blogspot.pt/2016/12/tudo-o-que-ficou-por-dizer-opiniao.html

Kaicchan 03/04/2024

Quando a família não é tão perfeita assim
Que livro delicado, profundo e bem escrito. Um drama familiar digno de ser lido, com relações e personagens complexos, capazes de te fazer se apaixonar completamente.
Lydia está morta, mas sua família não sabe sobre isso ainda, quando souber, as consequências serão devastadoras, expondo segredos, desejos e uma verdade crua, porém extremamente relacionável.
Everything I Never Told You é um livro impactante, focado principalmente nas relações familiares e na imperfeições da mesma. Não há um vilão, assim como não há um herói, há apenas circunstâncias que nos formam e nos moldam.