O Julgamento de Shemaya

O Julgamento de Shemaya James Kimmel Jr.

Resenhas - O Julgamento de Shemaya

Isabelle.Galina 29/03/2024

Baita leitura pesada, apesar de ter bom conteúdo tem momentos que fica muuuuito pesado e demorada a leitura

Luå 20/01/2024

Uma pérola anônima
"Há mais coisas no céu e terra, Horácio, do que foram sonhadas na sua filosofia."

É claro que eu não iria perder a oportunidade de citar meu amado Shakespeare, essa citação se encaixa perfeitamente em "O Julgamento de Shemaya". A princípio, para quem não leu a versão original de Hamlet, talvez ache estranho essa citação. A famosa tradução é essa: "Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que sonha nossa vã filosofia." No entanto, essa tradução está errada, trata-se de uma deturpação do texto original.

"There are more things in heaven and earth, Horatio,
Than are dreamt of in your philosophy."

Em nenhum momento, Shakespeare classifica a filosofia como vã e fútil. O propósito do dramaturgo é outro: mostrar que a filosofia, a razão e a ciência são cruciais para os seres humanos, porém elas não respondem todas as perguntas. Há mais no mundo, é óbvio; coisas que nem a razão consegue explicar. E esse algo a mais pode ser uma estação de trem velha e enferrujada chamada Estação Shemaya.

Brek Abigail Cuttler não está sonhando, por mais que quisesse. Ela está sentada no banco de madeira de uma estação de trem deserta. Não se recorda de absolutamente nada, nem mesmo do seu nome e não consegue encontrar uma saída dessa estação sombria. Ela se sente completamente perdida. Logo, Brek descobrirá que está morta. Essa descoberta gerará muitas perguntas: Como morreu? O que aconteceu? Como aceitar sua morte?

Aos poucos, as lembranças de Brek retornam, mas ela não consegue se lembrar do seu último momento na terra. Assim como os vivos, os mortos também entram em um processo chamado negação, ela se recusa a acreditar que morreu. Como aceitar seu destino se isso significava o afastamento de tudo o que mais amava? De sua filhinha, Sarah, de apenas dez meses, de seu marido atencioso e da sua profissão, que tanto lutou para exercer e ser reconhecida. Sua vida estava perfeitamente estável, Brek se sentia feliz e realizada, mas a morte apaga a sua luz sem nem mesmo dar um sinal de alerta. Mais do que isso, a jovem advogada descobre ser um dos escolhidos para integrar o seleto e talentoso grupo de advogados defensores das almas durante o Julgamento Final, onde se determina o destino do réu, se a alma passará o restante da eternidade no Céu ou no Inferno. Contudo, antes de advogar a favor das almas, ela precisa estar pronta para descobrir a verdade por trás de sua morte.

Em resumo, esse livro é de partir o coração de qualquer leitor. É muito triste saber que Brek morreu no auge da vida e deixou uma filha tão pequena, meus pensamentos sempre voltavam para Sarah. Para mim, foi um pouco difícil ler, pois eu não lido bem com a morte, mas me sinto bem por conseguir finalizar a leitura, fora que "O Julgamento de Shemaya" te faz refletir sobre tudo, sobre a vida e a morte, mais especificamente a morte. O mais interessante é que, segundo o autor, a sua religião não importa, no final, nós todos vamos passar por um julgamento, que irá decidir o nosso destino no pós-vida. Recomendo muito a leitura.

"As pessoas na Terra julgam umas às outras, sem saberem de todos os fatos."

Uma pérola anônima: Um ótimo livro, mas pouco conhecido.

macortez_ 16/08/2023

O julgamento de Shemaya ???
Toda ação gera uma reação?, e assim esse livro pode ser completamente definido pela 3ª Lei de Newton.
???
a obra traz uma temática do pós vida interessante, um julgamento no além. um cenário fascinante, com muito potencial, e um começo que te intriga, e, por esse ponto específico, eu achava que ele poderia ser construído de uma forma mais impactante.
gostei da personagem principal, e isso me fez querer terminar. queria descobrir o que aconteceu com ela, mas, acima de tudo, queria descobrir como ela morreu.

achei a forma de construção enrolada, como se o livro pudesse ter sido cortado na metade, muitas vezes me via lendo o mais rápido possível pra poder chegar na parte que eu tinha interesse em saber?

mas a mescla que o autor faz entre história, destino, e caminhos que se cruzam inconscientemente, foi o ponto alto. além de que, apesar de não ser um livro cinco estrelas, eu senti muito cada tormento que a personagem principal enfrentava, me peguei com os olhos lacrimando diversas vezes, e, por isso, dei a nota três.

apesar disso, não me arrependo da leitura, e ela conseguiu me impactar em alguns pontos, então tá ótimo.
???
?? quote fav:
as pessoas na Terra julgam umas às outras, sem saberem de todos os fatos.

Bibia13 14/06/2023

1° livro do clubinho
Achei bem interessante o livro, comecei ele pq estou em um clube do livro.
Demorei bastante pra terminar pq comecei muita coisa esse mês e tenho q achar um tempinho pra leitura, mas dou 3 estrelas pra ele por conta q achei meio enrolado em umas partes, ele poderia ser mais curto. Maas tirando isso, eu gostei do assunto, da história, falar sobre a vida após a morte é algo q acredito, e umas coisas a mais que apareceram, batem cm toda a minha crença. Esse livro foi bom, mas admito que comecei a ler ele com MUITA espectativa.
Recomendo o livro, é bem gostosinho de ler, principalmente se você acredita nessas coisas e tbm gosta sobre assuntos da segunda guerra.

Zuzu 21/09/2022

O autor é branco...
Eu não consigo entender a fascinação das pessoas brancas com os sofrimentos do holocausto. O livro tinha uma ótima premissa e tudo pra ser bom: uma personagem principal interessante, um plot misterioso e uma narrativa cativante, mas quando tudo começou a se misturar com várias coisas da guerra no passado... eu tive que parar diversas vezes durante o livro pra me certificar que o autor era branco mesmo, porque eu não conseguia acreditar. É quase uma romantização dos horrores que as pessoas sofreram e até agora não entendi se a moral do livro é realmente tão clichê quanto "seja uma pessoa melhor, não se vingue" porque foi isso que eu entendi. E falando em entendimento eu só tenho ??? pra falar sobre o final, mirou no épico acertou na confusão, sinto muito. Fico chateado, porque realmente é uma boa narrativa pra ser dispersada nessa viagem de ácido bizarra aí.

Vandinho 12/12/2021

Não é ruim, mas podia ser melhor
O começo do livro realmente te cativa com a exploração do pós vida, da dinâmica dos personagens e as situações que a Brek se envolve por continuar negando a ideia de que esta morta, mas do meio pro fim da a impressão de que ele se perde um pouco e a historia para de progredir. Todo o desenvolvimento real e as verdadeiras revelações ficam pro final do livro que para mim pelo menos ficou muito corrido. Agora falando por perspectiva pessoal, eu ODIEI as ultimas 2 ou 3 paginas.

Isabella 11/08/2021

"Para que o amor exista, o desamor precisa existir também"
Bom, não sei bem por onde começar. Confesso que eu não esperava muito dele quando comecei a ler e cheguei a julgar bastante nas primeiras páginas (eu ganhei de presente, por isso não sabia muito sobre ele e nem nada do tipo, mas não queria magoar a pessoa kkkk) e no fim, essas 320 páginas mexeram muito comigo, apesar de não terem nada com meu estilo habitual de leitura.

É muita coisa pra resumir aqui nessa resenha, todos os sentidos e os ensinamentos que até o próprio autor se viu surpreso com as respostas que teve ao escrever. Eu considerei esse livro um grande sinal divino para a minha busca por resignificação na vida... de repente, essa leitura mudou muita coisa em mim.

Foi preciso maturidade da minha parte pra entender a grande maioria das coisas que descobri aqui, maturidade que eu pensei estar distante, mas no fim, é questão de disposição por aprender e vivenciar a experiência da melhor forma possível.

Se tivesse continuação, eu leria com certeza. E quando os outros livros do autor vierem ao Brasil, lerei também.

Bruna 26/07/2021

tediante
Achei o livro muito parado, não gostei, só teve um acontecimento que me deixou chocada, teve algum plot mas nada que fizesse eu parar de ler e ficar olhando pro nada pensando "o que acabou de acontecer?". Achei a história lenta e parada, eu sentia que não saía dos 10% do livro por que não saíamos do lugar.

yasmin ð 24/07/2021

É um livro bom, mas não é o gênero qie costumo ler. No começo achei a leitura super arrastada, lia algumas páginas e já não queria mais. Depois fui pegando o gosto e achei melhor. O autor aborda a espiritualidade, aborda Deus, mas sem ligar religião, o que eu achei incrível. Bom, não foi uma das minhas melhores leituras, mas também não foi a pior. Acredito que eu possa ler futuramente e gostar mais.

Kivialatuque 02/06/2021

O início é um pouco lento e difícil de entender algumas coisas, mas depois quando tudo vai se encaixando começa a fazer sentido todos os " flashbacks".
Livro sobre aceitação, perdão, guerras e tudo que elas causam na vida de famílias, passando sofrimento de geração em geração.

FranSartori 17/09/2020

História cativante
Livro muito bom, contém um enredo que nos faz refletir sobre diversos assuntos!

Alisson.Moura 11/02/2020

Boa história
A história desse livro deixa uma reflexão sobre justiça e perdão. As almas que chegam em shemaya são encarregadas de representar em uma espécie de tribunal da eternidade seus assassinos . Assim eles tem acesso a toda a trajetória de vida de seus carrascos , comos seus dramas e emoções . A personagem principal Brek Cutler chega em shemaya e não entende por que aquele lugar parece ser tão injusto com os julgamentos das almas.Durante a história ela vai descobrindo que fazer justiça não é amor , amar é perdoar .

Jhulidriel 30/01/2019

UAU!
Esse livro com certeza vai ficar marcado em mim. Ele foi especial de tantas maneiras inesperadas. Eu amei cada momento da história mesmo que tenha me deixado bastante entediada de vez em quando. Toda a trama e linha de cada personagem é entrelaçada de forma tão gostosa (e às vezes um pouco complexa ) que só me deixava cada vez mais animada para descobrir o que viria a seguir. O julgamento de Shemaya envolve questões sobre a 2a Guerra Mundial e sua vítimas, assim como o que é justo para mim e o que é justo no coletivo. Esse livro aborda a justiça de um ponto de vista MUITO interessante que seu eu for parar para explicar um pouquinho aqui, vou acabar dando spoiler... então.

skuser02844 13/12/2018

Uma Estação Sobrenatural
É um livro de fantasia com uma criação do outro mundo tão perfeita que você fica com vontade de morar lá.

O Julgamento de Shemaya é o belo livro de estréia de James Kimmel Jr. A história mostra logo no início, a imperfeição do nosso mundo, pois começa já com a protagonista morta.

Mas os personagens são o ponto forte desse livro. São complexos, bem aproveitados e muito humanos. Em Shemaya ninguém é cem por cento alguma coisa e todos têm lados bons e ruins.
Mas o "personagem" que me fez ter vontade de morar lá, foi a própria Estação Shemaya, que tem vida própria, é mística (mistura as estações que se dividem e acontecem ao mesmo tempo). Outra coisa fascinante é o fato de não ter ninguém nesse novo mundo conhecido da personagem principal; ela acaba fazendo o que bem entende. Por exemplo:

Ela pode ir a qualquer lugar, pegar o

Romildo 30/01/2018

O julgamento de Shemaya - James Kimmel Jr.
Todo mundo tem a grande curiosidade de saber o que é que vêm na Pós-morte, e esse livro descreve um lugar onde somos julgando pelos nossos atos passados. Esse lugar é "Shemaya", um lugar paralelo onde podemos ser orientando por um advogado específico, que luta em nossa defesa. Obs.:não gostei desse detalhe, não podendo falar nada e deixar que os outros julguem você, sem você ter a oportunidade de se defender, como se eles soubessem tudo ao seu respeito, os sabichões.
A história não termina por aí. Ela gira ao redor de Brek Cuttler, uma recém chegada, que foi escolhida para ser uma advogada, mas primeiro ela queria ter a certeza de que estava morta, e se estava, como morreu e como está sua preciosa família? Nesse processo ela vai descobrindo como é Shemaya. Será que ela consegue relembrar do passado e seguir em frente??

*Uma crítica sobre a capa: achei ela bem errada, se fosse para ser uma descrição da principal em um trecho do livro, então faltou um detalhe bem importante, na história ela não continha um braço por ter sofrido um acidente na infância. Falta de atenção kkk