The Castle of Otranto

Horace Walpole

Resenhas - The Castle of Otranto

annikav.a 19/10/2023

Graças ao São Nicolau
Provavelmente dei uma nota muito alta (visto que os personagens não são lá muito bem desenvolvidos) mas atribuo isso ao fato de ter sido uma leitura de Halloween bem agradável e rápida (acompanhada do audiobook visto a barreira de um inglês mais arcaico) e sinceramente divertida em todas as suas reviravoltas trágicas e galhofa nos diálogos. O desprezo pelo Manfred, o pequeno suspense e a curiosidade para saber como a profecia se desdobraria em tão pouco tempo, além do destino das donzelas Isabella e Matilde, foram o suficiente pra me prender do início ao fim.

Yasmin 26/10/2023

Considerando que esse é o primeiro livro de romance gótico escrito na história, é interessante a experiência de leitura, pelo conhecimento da obra precursora de grandes clássicos do gênero e do que temos hoje como terror.
mas avaliando a narrativa, é bem fraquinha e tem alguns furos. o suspense no meio do livro me pegou um pouco, mas no final só tava lendo pra finalizar logo a leitura do livro. as falas são extremamente exageradas de forma desnecessária, o livro é rápido de ler, mas seria bem mais rápido se tivesse falas mais simplificadas, mas é uma característica da época em que foi escrito então não tem muito jeito. é interesseira também a leitura por abordar tantas características da época, as fortes superstições, a influência da igreja e a visão super mística da mulher como um ser extremamente puro e submisso. típico de um romantismo exagerado dos anos de mil setecentos e pouco.
no geral recomendo o livro, não por achar a narrativa genial, mas pela experiência de leitura.

Caroline Vital 30/10/2023

Lido em 2019
É... Bem antigo, bem filme sessão da tarde (Simão o fantasma bundao + a princesa prometida). É bom, um gótico.

Ghuyer 19/11/2016

O Castelo de Otranto
Enquanto fundadora da literatura gótica e exemplar do que se escrevia no século 18, O Castelo de Otranto é uma leitura interessantíssima, obrigatória a todos os entusiastas do terror. Há várias passagens deveras tensas e intrigantes, por mais que o todo da trama deixe mistérios não resolvidos e algumas pontas soltas. Considerando parâmetros atuais de análise, toda a estrutura da trama parece construída sem muito cuidado. No entanto, esse é um romance de 300 anos, e esse tipo de crítica não cabe frente ao trabalho seminal de Horace Walpole. Entre outros vários méritos do livro, um que chamou muito a atenção é fato de toda a ação se passar em um período curto de tempo. É uma leitura frenética e intensa, não devendo em nada aos thrillers best-sellers atuais.

Obs: na verdade eu li um ebook do livro, e não essa edição aqui.

Chocolove 14/05/2013

Interessante, porém fraco
Li o livro mais por curiosidade, pois é considerada a obra que iniciou o gênero que hoje se tornou o terror. Mas Lhe falta toda a maestria que E.A.Poe e Lovecraft trouxeram ao sobrenatural. Falta impessoalidade, tensão e escuridão ao tom da narrativa.