Timeu-Crítias

Timeu-Crítias Platão

Resenhas - Timeu e Critias

Jade8 20/04/2024

Li partes importantes para avaliação na facul. Minha impressão sobre, é que é um livro bem denso e difícil, mas quando se entende é maneiro. Não leria em outras circunstâncias, mas foi interessante!

Aguimar.Braz 18/02/2024

Frustração
O livro não acaba, simplesmente é interrompido durante o conto de Crítias, e sem falar que tem uma leitura pesada, com parágrafos gigantes e com pouco integração. A surpresa foi Timeu e a origem do universo.
Fica a curiosidade de temas sobre Atlântida e seu povo, porque Platão descreve muito pouco sobre o assunto e também sem contextualizar o porque envolve o assunto neste livro.

fabio.ribas.7 01/01/2021

Timeu
Mas, afinal, o que é a imagem? A imagem é a solução platônica que garante a inteligibilidade do mundo. Se retornarmos em nossas leituras e atravessarmos de “Crátilo”, passando por “Parmênides” e “O Sofista” e, finalmente, aportando agora em “O Timeu”, poderemos acompanhar a solução proposta por Platão advinda a partir da própria autocrítica de sua Teoria das Ideias (ou das “Formas”, como se costuma chamar hoje em dia).
Ao lermos essas obras, não apenas as aporias das teorias de sua época, mas, principalmente, podemos conhecer também as aporias levantadas na própria Teoria das Ideias de Platão. A mais importante das aporias está em como os dois mundos — o das Ideias (ou formas) e o sensível — são capazes de se relacionar. Sem uma resposta convincente, como haveria conhecimento do mundo?

site: https://medium.com/@ribaseribas1