Solar: História de Origem

Solar: História de Origem Wellington Srbek
Abel

Resenhas - Solar: História de Origem

Way to Happines 05/01/2015

[Resenha HQ] Solar: História de Origem - Wellington Srbek (por Lígia Colares)
Gabriel foi com a mãe, namorada e amigos fazer visita para uma caverna antiga, em que nas paredes ainda podem ser vistos desenhos rústicos. De repente, ele sente certa afinidade por um desenho em especial, e após tocá-lo, desmaia. Não é algo normal, mas também não parecia algo para se preocupar... Até que Gabriel percebe que pode voar! E não vou contar mais que isso. O HQ possui poucas páginas, e a história se desenvolve com velocidade, o que pode fazer com que eu conte spoiler se falar mais alguma coisa!

Recebi o convite para o booktour da HQ pela Isabela, do Universo dos leitores. Sou fã de quadrinhos, mas aquela fã meio desleixada, meio ignorante no assunto sabe? Leio sem saber se estou fazendo isso certo haha! E mesmo assim, quando peguei Solar, me senti muito a vontade! A história flui rapidamente, conhecemos Gabriel, seu 'super-poder', somos apresentado à sua história...

A dinâmica em quadrinhos é diferente, não tem a descrição, a cena ao redor está desenhada, partindo do leitor a observação dos detalhes. Algo que exige bastante do desenhista, que precisa passar por imagem tudo o que o leitor deve sentir. E que foi bastante satisfatório pra mim! Uma cena em especial chegou a me dar arrepios! E também temos o fator de conhecer um super-herói brasileiro, né? Inserido em um ambiente só nosso, criando muito mais empatia entre personagem e leitor!

A história foi super envolvente e fácil de ler. Os desenhos passaram a sensação e a agonia de cada momento... E o final, bom, eu já quero a continuação! Muitas perguntas ficaram no ar, muitas coisas aconteceram rapidamente, e Gabriel vai ter muito o que enfrentar! Estou no aguardo dos próximos volumes! E espero que você também dê uma oportunidade para Solar!

site: http://www.way-2happiness.com.br/2014/12/resenha-hq-solar-historia-de-origem.html

Pandora 21/06/2017

Um das minhas paixões literárias mais brilhantes é a tal da História em Quadrinhos, desde criança tenho vontade de ter uma coleção gigante de HQs, mas preciso confessar: nos meus sonhos a coleção era feita de mangás. Só nos últimos anos comecei a olhar com afeto para o formato ocidental e passei a colecionar Graphics Novel, Marvel, DC e os autores nacionais.

Nesse contexto, minha vida com HQs tem sido uma aventura, um processo de descoberta no qual "Solar: História de Origem" ganhou um lugar especial e aconchegante. Nele somos apresentados a um super heróis brasileiro com direito a super poderes dialogando diretamente com os universos Marvel e DC, porém sem ligações diretas com ele.

Gabriel, protagonista da trama, filho de uma antropóloga com um xamã de uma das muitas tribos sobreviventes da Amazônia, um belo dia ele se ver visitando um sitio arqueológico e tem sua atenção cativada por algumas das pinturas rupestres. Com a força de um imã a pintura o convida ao toque, ele não resiste e tem um momento único, um tipo de despertar, algo que atordoa, queima e liberta algo dentro dele. Após esse momento entre as pinturas rupestres a aventura de Gabriel começa.

Claro, como um bom primeiro volume, a história precisa ser apresentada, o herói precisa descobrir seus poderes, encontrar um assistente, salvar pessoas e ter alguma revelação sobre seu passado. Tudo isso acontecer em "Solar: História de Origem" e deixa o leitor extremamente entusiasmado com a leitura. Wellington Srbek, Abel Vasconcelos e Cleber Campos tiveram o cuidado de retratar na arte a diversidade étnica do povo brasileiro, das cidades brasileiras e seus problemas de urbanidade.

Foi uma delícia descobrir esse herói brasileiro! Recomendo muito!