Histórias de Robôs - Volume 2

Vernor Vinge

Resenhas - Histórias de Robôs - Volume 2

Elaine Messias 08/04/2020

Instigante
Entre no espantoso mundo da antecipação", convida Isaac Asimov no prefácio desta extraordinária antologia, incentivando o leitor a iniciar uma viagem fascinante ao mundo da inteligência fabricada artificialmente. Histórias de robôs reúne os melhores contos e novelas publicados sobre robôs e computadores, desde o alvorecer do século 20 até o seu término. Nomes ilustres da ficção científica moderna, como Arthur C. Clarke, Philip K. Dick, Lester Del Rey e o próprio Isaac Asimov, levantam aqui questões polêmicas e dilemas morais que se impõem toda vez que se pretende usurpar o caráter divino da criação. Será possível para uma forma de inteligência desenvolvida artificialmente sobrepujar e até mesmo destruir o seu criador? E essa nova forma seria, na essência, boa ou má? Utilizar os recursos da nossa inteligência para obter uma vida mecânica equivale a profanar alguma lei profunda e intocável? "Histórias de robôs" mostra como o futuro de ontem ? o nosso presente ? foi previsto pelos escritores de ficção científica, um dos sub-gêneros mais emblemático do século 20. E chega-se ao fim da antologia com as perturbadoras sugestões dos autores contemporâneos, empenhados em conjeturas sobre o que os robôs e computadores reservam para o futuro da humanidade.

tadeufm 15/02/2011

Sensações e reações
Excelente livro, e fundamental para quem quer entrar no mundo da ficção cientifica. Série de livro de contos, com uma ecelência coletânea de um dos temas mais discutido no século passado pela ficção cienfica, senão o mais discutido. Onde notamos que a literatura utiliza, interpreta e muda as ciências sobre o assunto, vai além e consegue ver o futuro. O conflito inevitável de issac assimov é perfeito, onde se discute a máquina numa escala maior que geralmente é discutida, na escala da humanidade; melhor até que o homem bicentenário, que é perfeito, e trata da humanização da máquina.

Eduardo.Staque 16/03/2021

Robôs, humanos e realidade
Nessa antologia temos uma discussão rápida sobre robôs e de certa forma a busca pela aproximação deles dos humanos, sua identidade como ser, suas relações com a sociedade, o entendimento e percepção da realidade.

Os contos são bons, porém como a edição é um pouco velha, pode ser que atrapalhe ou deixe a leitura mais divagar.

Henggo 01/12/2023

Algo assustador (e fascinante) de ler ficção científica é ver como autores como Asimov conseguiram pensar tão à frente de seus tempos. Já no Prefácio, temos uma defesa contundente da tecnologia que conversa com os debates deste novembro de 2023 sobre os tais "limites da inteligência artificial" - uma balela tecnofoba que, na minha opinião fecal, só serve para adiar o inevitável. Mergulhar nesses contos é uma viagem tensa, inspiradora e humana.

"Círculo vicioso" (Isaac Asimov): a mente vai longe, longe, para junto de Mercúrio e além. Incrível como as Três Leis da Robótica de Asimov fornecem tantas possibilidades de tramas. Genial.

"O conflito evitável" (Isaac Asimov): achei que beira o infodumping, o excesso de informações. Parece um manual técnico. Um porre. De fato, pode ser incrível se pensado como a capacidade de criação e projeção de Asimov, porém, como conto, foi cansativo demais.

"A formiga elétrica" (Philip K. Dick): filosoficamente interessante, mas também confuso. No texto de apresentação, é dito que o conto "tem ares de 'A Metamorfose', Kafka", porém, na minha opinião fecal, não consegui tal imersão. Entendo a questão moral, todo o contexto de saber, afinal, o que é "ser um humano", mas a condução da trama não me empolgou.

"O homem bicentenário" (Isaac Asimov): como ler um texto como esse e não pensar nas discussões sobre inteligência artificial? O que é inteligência? O que é "ser humano"? Será que nosso ego, nossa arrogância de nos acharmos "a coisa mais perfeita já criada", não nos impede de enxergamos inteligência nos outros animais e mesmo em "coisas"? Que conto incrível! Que abraço!

"Derradeira esperança" (Vernor Vinge): meu Deus, o texto de apresentação é uma projeção do que temos hoje! É assustador e ao mesmo tempo fascinante. E um detalhe: usam o termo "inteligência artificial". O.o Incrível, incrível. E o texto é de 1983!!! Quanto à história... Eu fiquei meio abobado quando terminou. Imaginava como seria, mas o texto não caiu no óbvio e conseguiu me surpreender. Foi lindo como o autor moldou a passagem de tempo de modo a demonstrar nossa insignificância comparados ao universo. Belíssima experiência.

"Pedras estranhas" (Gene Wolfe): sabe a sensação de rodar, rodar e não chegar a lugar nenhum? Essa foi a minha sensação. Rodei durante uma hora para nada. Achei confuso, cansativo e com tantas informações que beira o infodumping, o excesso informativo. Comparado aos outros contos, pode até ser tão genial quanto, mas foi o mais chato e enjoativo até aqui.

"Desditados" (George Zebrowski): uma ode metafórica à humanidade e ao amor. Inspirador como o autor usa de todo o percurso da nave como analogias com o contato entre os corpos. É um conto profundo e diferenciado.

Aribra 14/04/2010

Volume 2 – Verde

Composto de:

Prefácio: Os robôs, os computadores e o medo por Isaac Asimov
1 – As três leis da Robótica – com a história Círculo Vicioso de Isaac Asimov
2 - Duas Visões da Inteligência da Máquina: Satanás ou Salvador – com a história O Conflito Inevitável também de Isaac Asimov
3 – O Que é um Homem? Com a fantástica história A Formiga Elétrica de Philip K. Dick
4 – A Inteligência da Máquina e as Questões Morais – O Homem Bicentenário , novamente Isaac Asimov.
5 O Futuro do Homem e de Suas Máquinas com as histórias Derradeira Esperança de Vernor Vinge, Pedras Estranhas de Gene Wolfe e finalmente Desditados de George Zebrowski

Boca de Sauron 06/12/2020

O melhor da trilogia
Contando com as histórias "Círculo Vicioso", de Isaac Asimov; "A Formiga Elétrica", de Philip K Dick, e "Derradeira Esperança", de Vernor Vinge, o segundo volume da trilogia de contos organizada por Asimov é o melhor dia três, com um prefácio de Asimov com uma puta reflexão sobre o papel da tecnologia na vida humana e o medo irracional que temos de tecnologias antropomórficas, como por exemplo os robôs.

Andréia 05/05/2021

Histórias de Robôs - Volume 2
Uma boa leitura com obras-primas da ficção científica. Destacando os grandes Isaac Asimov e Philip K. Dick.

anisios 17/07/2022

Menos cerebral que o volume 1.
Diferente do volume 1, os contos desse livros são focados no comportamento humano. O primeiro conto e último achei bastante fora de contexto em relação aos demais. Dou destaque ao conto extraordinário "O homem bicentenário" de Isaac Asimov

Ric França 21/11/2012

Conflito entre as leis fundamentais
ASIMOV, Isaac. Histórias de Robôs: Círculo Vicioso. Porto Alegre/RS: L&PM, 2007, 238 p, formato 16x23 cm.Autor: Isaac Asimov.

Isaac Asimov (1920 – 1992), foi um escritor famoso como explicador da ciência e responsável pela criação das três leis da robótica. Sua obra de ficção se destaca por introduzir ao leitor conhecimentos científicos e a ideia do método científico.
A ideia principal do conto está relacionada à interação física entre robôs e humanos, estabelecendo uma convivência totalmente segura por meio das três leis fundamentais da robótica: 1ª - um robô não pode fazer mal a um ser humano e nem, por omissão, permitir que algum mal lhe aconteça; 2ª - um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos, exceto quando estas contrariarem a Primeira Lei; 3ª - um robô deve proteger a sua integridade física, desde que, com isto, não contrarie a Primeira e a Segunda lei.
A história fala sobre Gregory Powell e Mike Donovan que se encontram no planeta Mercúrio e devido à superfície escaldante se deparam com um impasse. Pois o material que mantém o sistema de refrigeração do posto de mineração está no fim e somente o robô Speedy tem capacidade de buscar matéria prima para reverter a situação.
Devido a um problema na força da expressão da ordem dirigida ao robô, houve um conflito entre as leis fundamentais, gerando assim um circulo vicioso, fazendo com que ele não cumprisse a ordem esperada e assim obrigando Powell a se arriscar, recorrendo aos limites da primeira lei.
Desconsiderando algumas invencionices, o conto em geral é inteligente e até um pouco humorado, levando em consideração o tema abordado, e bem elaborado ao citar de forma sucinta as regras fundamentais das leis da robótica.

John Snow 07/01/2015

Homem bicentenário
É neste livro que está o conto O Homem Bicentenário, muito bem escrito e no mínimo uma ideia genial; para quem viu o filme homônimo e gostou, é leitura obrigatória!

danielrod90 18/03/2018

Abrangente e leve
O livro traz uma exelente coletânea de contos em torno da questão da robótica e aborda vários aspectos sobre a relação homem x Robo. A maioria dos contos retratam perfeitamente os pontos-chave da robótica em seus mais variados níveis. A leitura é leve e bem gostosa e o final de alguns contos são bem impactantes. No geral vale muito a pena ler!

etsilvio 19/07/2019

Mediano
O mais fraco da coletânea, com certeza! Salva-se apenas O Homem Bicentenário e A Formiga Elétrica. Os demais são contos bem fracos.