Dept. of Speculation

Dept. of Speculation Jenny Offill

Resenhas - Dept. of Speculation

nay.gba 05/03/2024

Cotidiano Insalubre
Com poucas páginas, a autora fez caber o imenso mundo da maternidade, das relações íntimas e cotidianas.

A escrita não linear é provocativa e concisa, um apanhado de contextos que criam a coerência da protagonista, a esposa.

Acho que faltou páginas para ter tempo e fazer conexão com os personagens, era o risco desse tipo de romance.
Não foi uma leitura que eu amei, mas também, não desgostei. Não é clichê, portanto, vale a leitura.

eliabxanca 02/02/2024

Jenny aborda, em uma estrutura não linear, as complexidades das relações, percorrendo as nuances do casamento e da maternidade. Nessa observação perspicaz, ela traz reflexões profundas sobre as exigências e expectativas ao desempenhar o papel de mãe e esposa, a dor e a afetação que a relação conjugal pode causar, bem como sobre sua identidade e o lugar que ocupa no mundo. Todos esses aspectos proporcionam uma leitura intimista e intensa; a narrativa é envolvente e de fácil compreensão.

Alice 03/12/2023

Reflexivo
"Departamento de Especulação" é uma obra intimista que explora a complexidade do casamento e da maternidade, através da perspectiva de uma protagonista que equilibra desafios profissionais e pessoais. Com uma narrativa fragmentada e poética, Jenny Offill oferece uma visão perspicaz sobre as alegrias e as dificuldades das relações humanas, proporcionando uma leitura reflexiva e emotiva.

Priscila.Vaisman 01/11/2023

Leitura rápida e agradável
Leitura muito fluida e rápida. Pela forma como é escrito, em capítulos curtíssimos, não se aprofunda muito nem nos temas (relacionamentos, maternidade, casamento...) nem nos personagens. Mas a leitura é agradável. Valeu também para conhecer a autora.

Leticia1871 02/10/2023

Ponto de vista necessário
O livro trabalha uma narrativa interessante onde podemos observar o cotidiano a partir da visão de uma mãe que está em busca de si e do casamento após o nascimento da filha.

Tem uma escrita diferente do usual e alguns momentos você fica na dúvida se realmente está lendo do jeito certo pois dá a sensação do estar perdida, o que pode ser uma escolha da autora para que a escrita se parecesse com a mente da personagem principal.

Apesar de ter gostado bastante, não sinto que foi uma das melhores leituras até o momento e que esse tipo de escrita não me agrada tanto, porém um tema muito importante e necessário em ser mais abordado.

Artemis 28/09/2023

"Não me casaria,em vez disso eu seria um monstro da arte ".
É incrível a capacidade que Jenny Offill possui de pressurizar tantas camadas psicológicas em palavras curtas e aparentemente simples
? não há nada de simples em sua escrita ? muito menos de pretensioso,toda a história são fragmentos de uma vida em crise encaixadas de maneira engenhosa e simultânea,apesar da estrutura alternativa você não se perde em meio a esse caos porque ele flui exatamente como os acontecimentos mundanos,as mudanças e o interior da mente humana, realmente um dos livros mais interessantes e diferentes que li esse ano.

lipelimma 13/08/2023

⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Guto 06/06/2023

Bom livro
Um bom livro, curto e rápido de ler. traz algumas boas reflexões sobre o amor e a maternidade e as crises que cada um deles pode trazer.

não é um livro sensacional e, pelo jeito que é escrito ? em pequenos parágrafos ? não me permitiu uma relação mais profunda com a personagem.

mas se você está buscando uma leitura rápida mas que te faça pensar, é uma ótima pedida.

Luiza1290 16/03/2023

Leitura fácil
É um livro muito tranquilo e rápido de ler, os capítulos são bem curtinhos. A impressão que dá é de estar lendo um fluxo contínuo de pensamentos que constroem uma narrativa ao longo do tempo no qual acompanhamos a protagonista chamada apenas de "a esposa". É bem escrito, recomendo a quem procura um livro simples para passar o tempo.

patricia 12/07/2022

gostei
gostei da escrita e do ritmo do livro. adoro ler sobre casais a beira do divórcio. coisas desmoronando, as pessoas fazendo exatamente o que elas juraram que nunca fariam. todo aquele amor novo e cheio de esperança simplesmente deixando de existir e [*****], as segundas chances.. achei muito bom.
Kaaa 31/10/2023minha estante
esse comentário me fez querer ler kkkk

João Malafaia 26/06/2020

Rápido e quentinho
É um romance bem curtinho e gostoso de ler. A escrita é super rápida, mas cheia de metáforas e reflexões sobre o amor, a depressão, o matrimônio e a materninade. Uma ótima aposta prum dia de preguiça.
Leitura e . 26/06/2020minha estante
Oii... Bom diaa..Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto