Missa do Galo

Nélida Piñon
Autran Dourado

Resenhas - Missa do Galo

Juliana 13/03/2024

Missa do galo - variações sobre o mesmo tema.
Experiência única e bem sucedida, demonstra o vigor da literatura brasileira. Escritores renomados do país recriam o famoso conto de Machado de Assis. Um livro atraente.

Anna1524 15/05/2023

Variações (incríveis) sobre o mesmo tema
Mais um livro da bibliografia do curso de teoria literária que eu estou obcecada - 5 estrelas, favoritadíssimo!
Missa do galo - Variações sobre o mesmo tema, é uma homenagem de gigantes escritores a outro escritor também gigante: Machado de Assis. Nesse livro, 6 autores realizam uma releitura do conto Missa do Galo, do Machado, que é um dos mais sensacionais da literatura.
Variando a voz do narrador, o tempo e a história, os seis (renomadíssimos) autores realizam com maestria a releitura desse conto, alguns até com referências à outras obras de machado. Eu estou simplesmente encantada com as versões do Autran Dourado e da Lygia Fagundes Telles. Esse livro é um patrimônio da literatura brasileira que deve ser lido por todos.

perfildagabri 26/01/2023

Achei incrível como cada conto trás características importantes da escrita do autor sem se desligar totalmente da história original, meus favoritos foram os da Lygia Fagundes Telles e o da Julieta.

pampamcviana 07/11/2022

Leve e rápida
O livro foi feito baseado em um desafio: escrever contos relacionados com o conto "Missa do Galo", de Machado de Assis. Dá até vontade de escrever a própria história, entrando na "brincadeira".
É uma leitura leve e rápida (o livro é bem fininho). Podemos perceber características da época (algumas também atuais) como o machismo estrutural, a sociedade de "aparências", a traição, o papel da mulher na sociedade... Também é muito legal como os diversos autores seguem a história, alguns somente recontando e mudando nuances, outros focando em personagens, outros dando continuidade à história.
O conto que eu mais gostei foi o da Nelida Piñon.
Indico a leitura do livro!

Gustavo.Franco 17/04/2022

Bom "Missa do galo" e simples mente perfeito para quem gosta de uma boa literatura Brasileira, cada verso, cada parágrafo tem seu contexto. Bom esse é um livro que você pode tar lendo ele tanto em uma viagem para passa o tempo, quanto por pura diversão, eu super recomendo.

Alexandre 05/02/2020

null
Tem uns contos fantásticos, como o da Lygia, tem uns cansados como o primeiro, mas o penúltimo eu nem consegui terminar

Wanderreis 19/02/2019

Homenagem
Bela homenagem ao grande contista, sobre o tema de um dos melhores contos já escritos em todas as línguas.

Edcarlos jr 16/04/2018

MISSA DO GALO
CONVERSAÇÃO ENTRE O SENHOR NOGUEIRA DE 17 ANOS E CONCEIÇÃO DE 30 ANOS. UMA NOITE ANTERIOR A MISSA DO GALO QUE COMEMORAÇÃO DO NATAL O ESCRIVÃO TEM UMA AMANTE E A ESPOSA SABIA E NÃO SE IMPORTAVA. CONCEIÇÃO ERA CONSIDERADA SANTA. ELA APARECE NUMA CENA E TENTA SEDUZIR NOGUEIRA, MAS NÃO ACONTECE NADA .

Rafael 2M 16/04/2018

A MISSA DO GALO
HISTORIA DE SEU RUMÃO; REGE AS MISSAS E INSTRUMENTOS MUSICAIS. MESTRE RUMA É MELANCÓLICO E TRISTE. ELE TEM UM SONHO DE COMPOR TUDO O QUE SENTE. TENTA EXPOR A FELICIDADE QUE TEVE NO SEU CASAMENTO

Samuel.Xavier 14/04/2018

Chato e sem sentido
O conto "Missa do galo" mostra uma história através de um narrador personagem no qual relata um adultério da parte do marido para com sua esposa, a qual se vê em descaso e decide seduzir o escrivão no qual morre, não entendi nada do conto, sem nexo, como se o autor não tivesse mais nada pra fazer e foi escrever.

Grace 10/04/2018minha estante

Adean 06/04/2018

Missa do galo Adean 2J
É um conto retrospectivo, pois o sr,. Nogueira já adulto, relata um acontecimento do passado. O enredo se desenvolve quando seu Nogueira tem dezessete anos e mora na casa do escrivão Meneses, para estudar. Naquele ano, prolongou sua estada na Corte (Rio de Janeiro) a fim de assistir à Missa do Galo, apesar das férias já terem iniciado. O escrivão Meneses, mesmo casado dom dona Conceição, uma santa, segundo o narrador, mantinha um caso extraconjugal com uma mulher separada do marido. Na casa todos sabiam, inclusive sua esposa. Uma vez por semana, Meneses encontrava-se com a amante. À noite de Natal foi uma dessas ocasiões. O adultério declarado do marido de Conceição propicia condições para que ela própria deseje também prevaricar.
Assim acontece o encontro premeditado por ela, ao que tudo indica, com o jovem Nogueira, enquanto este, em casa, esperava a hora da Missa do Galo. Ele por ingenuidade e inexperiência, não chega a captar exatamente as intenções da pacata mas traída Conceição. Ela, por sua roupa, seus gestos, suas atitudes, seu andar, suas frases ambíguas parece disposta a seduzir o estudante ingênuo. No entanto, nenhum envolvimento explícito acontece com eles. Nogueira conta no final que, no ano seguinte, o escrivão Meneses morre de apoplexia. Quanto à Conceição, caso-se novamente logo depois com o escrevente juramentado do marido.
Grace 08/04/2018minha estante

Gabriel.Henrique 05/04/2018

O conto a Missa do Galo de Machado de Assis é um conto que faz as pessoas ficarem intrigadas ao terminarem de ler o conto com o pensamento, será que Conceição traiu o marido Menezes.

Talvez seja essa a ideia do Machado de Assis ao escrever esse conto, deixar qualquer pessoa com muitas duvidas referente ao que aconteceu entre a Conceição e o Nogueira na noite de natal.

Grace 06/04/2018minha estante
OK

Vinicius.Silveira 05/04/2018

Este conto conta a história de um rapaz chamado Nogueira, de 17 anos de idade, que foi para o Rio de Janeiro estudar e se hospedou na casa do escrivão Meneses, cujas esposa Conceição e duas escravas viviam também com ele. A fim de assistir à Missa do Galo, prorrogou sua estadia no Rio de Janeiro, apesar de já ter suas férias iniciadas.
O escrivão, ainda que casado com Conceição, tinha um caso extraconjugal com outra mulher, com quem se encontrava uma vez por semana; a noite de natal foi uma dessa ocasiões. Todos na casa sabiam da amante, inclusive Conceição.
Grace 06/04/2018minha estante

Clara.CodeAo 05/04/2018

Missa do Galo/ Ana Clara Almeida 2L
Missa do Galo nos conta a história de um rapaz chamado Nogueira, de 17 anos de idade, que foi para o Rio de Janeiro estudar e se hospedou na casa do escrivão Meneses, cujas esposa Conceição e duas escravas viviam também com ele. A fim de assistir à Missa do Galo, prorrogou sua estadia no Rio de Janeiro, apesar de já ter suas férias iniciadas.
Grace 08/04/2018minha estante