Fangirl

Fangirl Rainbow Rowell

Resenhas - Fangirl

Nic @cortedelivros 18/07/2017

Um livro tedioso.
Em Fangirl vamos acompanhar a patética vida de Cath, que acaba de ingressar na faculdade mais sua irmã gêmea descolada que não quer nem saber dela. Logo no primeiro dia ela conhece seu par romântico, o Levi, um garoto de 21 anos, trabalhador, estudioso e legalzinho.

Cath é aquele tipo de protagonista sem graça, sem sal, quase uma Bella Swan da vida.. É nerd, chorona, com auto-estima baixa, anti-social etc.. O combo da chatisse.

Acompanhar a vida dela é tedioso, e vc fica com mta vontade de abandonar o livro, o romance só vai engatar em 70% do livro e não espere por mtas cenas de beijo fofinha.

A autora faz uma referência legal a Harry Potter, Cath é fangirl da série de livros de Samon Snow e escreve fanfic deles.. Entre os capítulos há trechos de livros do Simon e outros da Fanfic de Cath. Confesso que quando cheguei na metade do livro eu não lia nada disso, pulava mesmo.. Até esse lance de fanfic foi insuportável.

Esse livro não ira te surpreender, não vai te fazer chorar ou rir, não é interessante e não trás nada de mto diferente pro gênero.

Sinceramente, não entendi a hype desse livro, esse foi o romancezinho água com açúcar mais besta que ja li e com certeza, não recomendo. Talvez se eu estivesse com 15 anos (tenho 21) eu teria achado esse livro fofo.. Mas honestamente, hoje em dia não tenho paciência pra esse tipo de livro.
Jei_ 18/07/2017minha estante
Até tentei ler, porque li outros livros da autora e gostei muito. Mas esse não consegui chegar nem na metade..

Nic @cortedelivros 18/07/2017minha estante
Esse foi o primeiro livro que li dela e já comecei mal, mas pretendo ler Eleanor & Park.

Jei_ 18/07/2017minha estante
'Anexos' é legal também!

Thiana 18/07/2017minha estante
Esse é o segundo que mais gosto dela. Eleanor e Park é perfeito. Anexo achei chatinho. Mas até hoje não desgostei de nenhum. rsrsrsrs

Nic @cortedelivros 18/07/2017minha estante
Sério q vc gostou desse ? Kkkkk aff mas gosto é gosto né

Yara 18/07/2017minha estante
Eu amo Eleanor & Park e li por causa disso... acho que mesmo se vc tivesse 15 não iria gostar, eu tenho 15 e terminei e ler ontem... que livro chato mds!

Vixe kkkkk.. Assim eu broxo

Kkkkk é chato mesmo..

Thiana 19/07/2017minha estante
Gostei! *-* Meu único porém com o livro é que a autora jogou uma problemática nele e deixou no subentendido.

Gostei! *-* kkkkkk

Nic @cortedelivros 19/07/2017minha estante
A questão da saúde mental dela e do pai? Eu nem tinha dado bola pra isso mas depois pensei melhor e vi que foi mas uma falha desse livro. O pai tem sérios problemas e autora ignorou, e a cath, q preferia passar fome do que ter que ir no refeitório, isso não é normal. E ainda tem toda a questão com a mãe dela super mal resolvida e que causou vários traumas na família.. agora fiquei com vontade de diminuir mais ainda a nota.

Essas coisas mesmo.
kkkkkk Não deixa como tá. kkkkkkkkk

Yasmim Braga 19/07/2017minha estante
adorei a resenha

Nic @cortedelivros 19/07/2017minha estante
Obg yas ?

mlenamartins 30/07/2017minha estante
Nunca quis ler esse livro, desde a primeira vez que ouvi falar achei bobo. Prefiro nem perder meu tempo.

Nic @cortedelivros 30/07/2017minha estante
É super bobo mesmo.. tem coisa melhor pra se ler por ai

Andressa 05/06/2021

O começo é um lixo, mas depois melhora.
Eu quase abandonei esse livro várias e várias vezes, mas fico feliz por ter continuado pois fui surpreendida positivamente.

Do começo até o meio, esse livro é PÉSSIMO!!
Lidamos com Cath, uma protagonista insuportável, mimada, imatura, e muito, mas muito chata mesmo (a pior protagonista que já vi em toda minha vida)!!! O ritmo da história é muito lento, muita enrolação e pouco fluída. Sinceramente não faço ideia do porque continuei lendo, não tinha muita esperança de que fosse melhorar, mas me surpreendi.

Do meio para o final a coisa começa a melhorar, FINALMENTE Cath começa a amadurecer, tomar decisões lógicas e agir como uma pessoa de 18 anos. O ritmo da leitura começa a fluir, a inocência do romance que surge é algo que achei muito fofo!!! Eu amei o final, achei que de modo geral foi bem construído!!

Algumas personagens ficaram meio esquecidos na história, enquanto outros foram completamente desnecessários, tem muitos furos, algumas coisas são muito mal construídas, mas a fofura da história na maior parte das vezes se sobrepõem a todos esses defeitos!!

Do nada a autora coloca uns trechos no final do capitulo referente a fanfic em que todo o livro gira em torno, mas eu pulei todos, achei chato, desnecessário e atrapalha o ritmo da leitura. Por outro lado, o ultimo conto escrito por Cath, é algo que me chamou a atenção e eu com certeza o leria completo, porém a autora só deixou alguns parágrafos, SURTEI, queria ler esse ultimo conto inteiro!!!!!!

Resumindo esse livro é muito contraditório, o começo é um lixo, e o final é muito gostosinho!!

Thata 08/07/2021minha estante
Abandonei esse livro em 2019 se não me engano, era insuportável mesmo. nem sei se um dia vou terminar kk

Patricia.Lira 02/08/2021minha estante
Aí eu tb abandonei.. demora mt pra ficar bom? Pra saber se tento kkkk

Andressa 03/08/2021minha estante
Siiim!! Demora mtt pra ficar bom kkkkkkkk

amy 30/08/2021minha estante
sim!! penso o mesmo da cath me irritou muito em certas partes!

dudss :) 31/08/2021minha estante
eu abandonei esse livro tantas vezesKKKKK mas acho que vou dar mais uma chance

Viih 06/12/2021minha estante
Eu abandonei o livro , fiquei um tempao sem ler e terminei esse ano na base do ódio. Odiei kkk

Dani-L 21/02/2022minha estante
Só acabei ele pq eu pulei as fanfic dela kakakak

Andressa 22/02/2022minha estante
Eu também só finalizei pq pulei as fanfic kkkkkkk
Gente, eu estava de TPM, não levem essa resenha a sério, esse livro é ruim kkkkkkkk
Me perdoem kkkkk

Paty 14/03/2022minha estante
Sua resenha definiu meus pensamentos sobre o livro! Eu parei e voltei várias vezes por achar chato mas depois de um certo tempo lendo a história melhorou.

yanu 21/06/2022minha estante
Me definiu mereceu 3 estrelas na minha opniao talvez até menos

Maria 10/07/2022minha estante
eu também abandonei várias vezes, só consegui ler quando pulei todas as partes da fanfic. Mas ele é bom mesmo, o romance deixou meu coração quentinho

luninha;) 08/08/2022minha estante
Eu li esse livro em 3 dias, e me arrependo de ter pegado ele pra ler. É um dos piores livros q já li na vida, porque ele é enorme e acontece pouca coisa durante o livro, praticamente não tem propósito.

Kemillyzinha 09/01/2023minha estante
até que fim alguém que pensa igual a mim KKKKKKKKKKKK

Giu Moreira 30/07/2018

Não é autora em si
Quando li Eleonor&Park não queria ler mais nada. Até que a história de Carry on me fisgou e me fez querer dar outra chance. Porém decidi que antes de ler esse história precisa ler Fangirl de onde Carry on surgiu. E foi ai que me apaixonei por essa história. Uma história fofa, cheia de problemas que duas gêmeas passaram ao serem largadas por sua mãe aos oito anos de idade e terem que lidar com seu pai sem uma figura materna por perto. Aos 18 anos as gêmeas decidiram ir juntas pra faculdade, longe de casa pra viverem uma aventura e conhecerem novas pessoas. Na verdade só Wren decidiu isso Cather só segui sua gêmea. O que ela sempre fez e que na faculdade teve que mudar. Cursos diferentes, quartos diferentes, vidas diferentes.
Débora 31/07/2018minha estante
Você não gostou de Eleanor e Park? Eu sofri muito, mas o final me deixou imaginando um final cheio de felicidade, reencontro e recomeço. Embora eu queira sonhar tb com uma continuação desse livro. Eu fiquei apaixonada pela escrita dessa autora. Eu li depois Anexos e amei tb. Estou com Ligações na fila de espera!!!

Giu Moreira 31/07/2018minha estante
Não gostei do final. Foi mega decepcionante pra mim. To lendo Anexos agora e to gostando. Depois lerei Carry on.

Débora 31/07/2018minha estante
Tá! Vou ler sim! Primeiro esse ou o outro?

Giu Moreira 01/08/2018minha estante
Esse. Depous Carry on.

Débora 01/08/2018minha estante
Ok! Valeu!!!

Giu Moreira 01/08/2018minha estante
De nada. ;)

Maiara Lima 05/06/2017

"Você vence quando ninguém te encontra, até mesmo quando não há ninguém procurando."
Não sei o que falar. Não sei o que sentir. Nem sei se senti alguma coisa ao terminar ‘Fangirl’. A única coisa que passou na minha cabeça era SÉRIO? SÉRIO MESMO? Eu deveria ter aprendido com os outros livros.

Cath é uma jovem de 18 anos super fã da série de livros sobre Simon Snow e escritora de ‘Vá em frente’, uma famosa fanfiction sobre a série. Mas nem tudo são flores em sua vida. Como se já não bastasse o drama familiar e sua irmã gêmea deixar o fandom de lado, as duas estão indo para a faculdade e Wren não a quer como colega de quarto. Completamente sozinha e fora da zona de conforto, Cath se vê perdida e com medo, precisando superar seus problemas, limites e sua nova realidade. Com a ajuda de Reagan e Levi, aos poucos Cath vence seus medos, (tenta) escreve sua própria história, amadurece e recoloca a vida nos trilhos.

‘Fangirl’ tem um enredo leve. A escrita da autora é agradável e suave, de modo que o leitor se perde entre as palavras e quando percebe já leu uma boa parte do livro. Desperta em que lê a vontade de descobrir se as coisas se ajeitam, se tudo se encaixa. Cativa o leitor logo nas primeiras páginas e por tudo isso eu sempre acabo me decepcionando um pouco com os livros da Rainbow Rowell.

Sempre fico com a impressão que a autora se empolga escrevendo e quando se dá conta o livro esta com muitas páginas e não consegue cortar algumas partes, os finais sempre ficam corridos, mal escritos, incompletos, fazendo a história perder a graça. Se ela poupasse nos detalhes e desenvolvesse mais o final o livro teria sido incrível. Muita coisa desnecessária, muita cena secundária, muito detalhe inoportuno. O fato de a autora inserir trechos dos livros e das fanfics sobre Simon Snow não contribuem em nada para o desenrolar da história, não agrega nada a história da Cath e deixa a curiosidade sobre o personagem fictício.

Me identifiquei com algumas situações e pensamentos/sentimentos da Cath. Torci por ela, para que as coisas se ajeitassem, para que desse certo as coisas com Levi, com Wren, com seu pai, com a faculdade. Desejei que Nick se ferrasse. Mas as pontas soltas e o final me decepcionaram um pouco. Enfim, leiam. O livro é gostosinho e rápido de ler apesar das 424 páginas, é bom pra passar o tempo ou ler depois de um livro mais pesado.
Cris 05/06/2017minha estante
Tenho essa mesma impressão, a autora escreve bem mas vai se perdendo e finaliza o livro sem finalizar, sabe? Estou lendo Eleanor&Park e já estou me preparando pro "final"... Se ela soubesse terminar como começa, estaríamos nas nuvens!

Lay 05/06/2017minha estante
O final de Eleanor e Park foi tenso demais pra mim. Essa autora tem ótimas ideias na sinopse, mas quano chega no livro em si....... a escrita é outra.

Maiara Lima 06/06/2017minha estante
Com certeza! É uma pena, porque as histórias que escreve são boas mas no final ela se perde, fazendo o livro inteiro perder a graça.

Cris 06/06/2017minha estante
Terminei Eleanor&Park e achei que seria bem pior hahahaha... bem, não foi muito bom, mas achei que não teve tantas pontas soltas igual Fangirl. Tenho até medo de ler os demais livros da autora.

Maiara Lima 06/06/2017minha estante
hahaha. Eu já li outros 3 dela, achei "Anexos" o menos pior, ele é bem engraçadinho, apesar do final corrido. Quanto a "Eleanor&Park" e "Ligações" está no mesmo patamar de "Fangirl", na minha opinião.

Cris 06/06/2017minha estante
Ai, então vou ler "Anexos" primeiro. Obrigada, Maiara. :)

Lu 05/01/2015

Comprei "Fangirl" motivada principalmente pela sinopse. Eu pensava que não poderia deixar de sentir empatia pela protagonista, uma fã ardorosa de Simon Snow e seu univero. Afinal, eu sou uma leitora compulsiva. Quantas vezes já não reclamei das adaptações de livros feitas para o cinema? Ou terminei de ler um livro e fiquei meio sonhando com seu universo, meio rindo por causa de algum diálogo bem escrito?

Bem, na prática, não deu muito certo.

Vamos ser justos aqui: não deu certo por causa da fangirl e de sua irmãzinha pentelha. É impressionante como, fisicamente, Cath e Wren podem ser idênticas, mas chateiam de formas totalmente únicas. Cath por ser uma samambaia de plástico bitolada e Wren por ser uma b*tch de primeira linha. Eu entendo que houve um caminho a ser percorrido pelas duas. E que seus problemas foram necessários para o desenvolvimento da história. Mas, pelos Deuses novos e os antigos, que meninas chatas!

Especialmente Cath. Ela me faz pensar em mim mesma no Ensino Médio. A Literatura e Ficção sempre foram meios de escapismo... e não deixaram de ser. Mesmo com essa semelhança, senti dificuldade de me conectar com a personagem porque ela é uma antipática. A sinopse diz que ela é tímida, mas eu não percebi isso nela. Ela simplesmente afasta as pessoas porque não lhe interessa fazer outras amizades que não sua irmã; Sinto muito, mas é esquisitice demais até para mim.

Quem salva o barco da Rainbow de naufragar é Levi e Reagan. Desde a primeira página, o rapaz é só amor. Claro, ele comete alguns erros, mas isso confre humanidade ao personagem. É a simpatia de Levi e a irreverência de Reagan que trazem alguma diversão à história. Reagan me lembra demais a gordinha super evil do seriado da MTV "Awkward".

De resto, a narrativa da Rainbow é bastante fluida e bem escrita. É um livro que avança sem que o leitor perceba. A autora também merece os parabéns pelos temas abordados no livro. Não é todo o dia que se vê temáticas pesadas como consumo de bebidas e loucura em livros juvenis. esta parece ser uma tendência entre autores como Richelle Mead. Suzanne Collins e Rick Riordan e acho a iniciativa excelente. É por isso que o livro recebeu 3 estrelas.

No todo, eu admito que esperava mais do livro da Rainbow Powell. Ele tem coisas positivas? Sem dúvida. Mas não gostei das protagonistas. Veja bem, simpatizar com o personagem não é essencial para mim. Deixou de ser, desde que li "As Crônicas de Gelo e Fogo". Mas eu preciso me ligar de alguma forma ao personagem, comprar sua briga, sei lá. Algo que me motive a ler até o final. Aqui, eu estava mais interessada no que ia acontecer com o Levi e a Reagan do que as irmãs. Entende o que eu quero dizer?

Recomendo o livro com reservas.

Joice (Jojo) 13/01/2015minha estante
Lu, adorei sua resenha. Esclarecedora, como sempre.
Nunca havia lido nada da Rainbow Rowell até pegar esse "O presente do meu grande amor". Um dos contos é dela e gostei bastante. Acho que vou encarar "Fangirl", pois a sinopse também me deixou curiosa, mas já vou "avisada". Rs...

Lu 14/01/2015minha estante
Dou a maior força, amiga. Depois me conte o que achou do Fangirl. E vale a pena comprar "O presente do meu amor"? Fico sempre com o pé atrás com essas coletâneas.

Joice (Jojo) 14/01/2015minha estante
Acho que vale a pena, amiga. Ainda não terminei, mas os contos estão bem variados. Há uns excelentes, como um da própria Stephanie Perkins, que me fez ter vontade de ser a melhor amiga dela. :3

Até agora, muuuuuuuito melhor que o "Em casa para o Natal", da Cally Taylor.

Lu 15/01/2015minha estante
Hmmm. Vou dar uma chance, então. Estava me perguntando o que ia ler depois do "Bicho de Seda". Se eu não achar o "Lola", vou comprá-lo. Beijos!

Marli.Ramires 29/08/2018minha estante
Concordo com gênero, número e grau. Realmente Levy e Reagan são o tempero do livro. Li tantas recomendações e do Carry On também que acabei lendo. Estou na sofrencia com Carry on agora. Acho que Rainbow não é pra mim.

Lu 20/12/2019minha estante
Oi, Marli. Obrigada pelo comentário. Eu não tentei ler nenhum outro livro da Rainbow. Não gostei do estilo.

Marina Moia 03/08/2018

Uma graça!
Vou levar um tempinho pra superar o relacionamento todo de Cath e Levi. Quanta doçura, pureza, reciprocidade. No mundo que vivemos hoje, onde dia após dia somos abarrotadas de notícias ruins e energia negativa, foi uma delícia embarcar no mundo de Fangirl, no mundo de Cath.

Confesso que demorei alguns capítulos para engrenar na história de vez (a culpa mesmo é da minha ressaca literária, rs, que já passou!), mas depois que me senti AMIGA desses personagens, eu simplesmente queria mais e mais. Ainda não li "Carry On", então achei que tinha trechos demais nso capítulos, mas nada que abaixe a minha nota ou que deixasse o livro chato pra mim. Talvez, depois de ler "Carry On", eu até entenda melhor essas partes.

Enfim, se você quer uma história adorável, daquelas que você não quer que nunca mais termine. Leia Fangirl (ou qualquer outro livro da Rainbow porque essa mulher é sensacional demais).
Jyane.M 03/08/2018minha estante
Eu tô querendo muito ler esse livro é bom ??

Marina Moia 06/08/2018minha estante
Siiiim, é muito bom!

Jyane.M 06/08/2018minha estante
Eu vou ler

Jyane.M 06/08/2018minha estante
Parece muito bom ???

Marli.Ramires 27/08/2018minha estante
Nossa, ainda bem que li seu resumo. Estou quase desistindo. Quase 40% lidos. estou achando muito lento.

Dessa Piccinini 12/10/2015

Não se deixem enganar, “Fangirl” não é apenas uma história bobinha sobre fandoms ou Cath encontrando o amor da sua vida.
No total, Fangirl me ensinou uma ou duas coisas sobre levantar e fazer acontecer, e ter coragem de mudar as coisas. Também me deixou querendo ter aulas de escrita criativa, uma das minhas várias paixões. Foi um ótimo livro, totalmente fora da minha zona de conforto e que eu adorei ler.

Para resenha completa, acesse o site!

site: http://www.diariodeseriador.tv/2015/01/cnerd-resenha-fangril.html
Dana 04/01/2016minha estante
uau!!! tô impressionada!

Dessa Piccinini 05/01/2016minha estante
meu bb, meu amor, ótimo livro pra começar YA

Dana 07/01/2016minha estante
soube que era legal! esse e anexos! mas ainda não li nenhum (anexos comecei mas não continuei)

Dessa Piccinini 09/01/2016minha estante
amo fangirl, mas foi o único que li. Tenho Elenor e Parker mas me falta coragem de começar a ler, todo mundo diz que é de quebrar o coração

Dana 09/01/2016minha estante
esse tb tenho! mas falta a coragem também ahuhuahuahua um dia!

Henri B. Neto 17/01/2015

Resenha: Fangirl
Acho que nunca, em toda a minha vida, eu li um livro que eu amei tanto, e que odiei tanto, quanto "Fangirl", de Rainbow Rowell. Quero dizer, ele é literalmente um 3 estrelas. Não no sentido de "Ok, esta história foi boa mas não espetacular", e sim no sentido de "Cara, eu estou literalmente tão dividido!". Pois é assim que eu me sinto: Dividido. E meio confuso, eu confesso. Eu posso apontar todas as qualidades dele, mas também posso apontar todos os defeitos. Pois acredite, ele tem - e são muitos. Não foi uma leitura rápida, mas eu sei que a narrativa é fluída e gostosa... Enfim, é como yin e yang - em uma mesma história.
Pelo lado positivo, nós temos a própria Rainbow Rowell. Quero dizer, a forma dela escrever o livro. Pois foi o que mais me conquistou e o que mais deu pontos para "Fangirl". Foi como eu disse logo ali em cima: a narrativa dela é extremamente prazerosa, e a autora sabe ter levar através das páginas sem parecer cansativo. Ou arrastado. E, acreditem em mim, ela sabe bem disto. Tanto que usa e abusa. Até as partes que eu mais temia, como onde somos inseridos na fanfic escrita pela protagonista Cath, não me fizeram revirar os olhos ou pular (e, acreditem em mim, sou capaz de fazer isto).
Outro ponto que pendeu para a aprovação foram os personagens. Eles são muitos carismáticos, e gostei de acompanhar o dia a dia deles. Quero dizer, é lógico que tem os seus personagens indubitavelmente odiosos (como Wren, a irmã gêmea da protagonista - que eu tive vontade de matar quase que o livro inteiro. Ou a mãe delas... Aonde o buraco é mais embaixo). Mas, em geral, todos são adoráveis, e engraçados e estranhamente fofos. Tudo bem, sei que muita gente vai odiar a Cath - pois ela é aquela típica garota estranha e tímida e antissocial que reclama de tudo, com medo de fazer novos amigos e entrar em lugares novos. Mas é que.. Bem, em geral, eu tenho um grande extinto para proteger este tipo de personagem, pois meio que bate uma identificação. E sempre torço para o lado mais frágil, me desculpem.
Mas, mesmo tendo estes dois fatores me afogando em um mar de sentimentos, em nenhum momento eles tiveram o poder de me fazer ficar cego para o ponto fraco do livro. E ele é escandaloso, de tão gritante. Tipo... O fato da Rainbow (ou sei lá, o editor dela... Tenho certeza de que isto deve ser o trabalho do editor) ter se apoiado tanto na narrativa fluída, que escreveu um livro de mais de 400 páginas com uma história que seria muito bem contada em um volume com apenas 230 (no máximo, e sendo positivo). Isto para mim foi muito grave, pois mesmo me deliciando com o texto da autora, pelas primeiras 200 páginas, eu não sabia para onde o livro queria me levar. Eram muitas nuances, muitas abordagens... Mas nenhuma direção. Eu acompanhava os dilemas da Cath entrando na Faculdade, mas não sabia o que a autora queria fazer com todas as suas dúvidas e medos e problemas. Isto só foi mudar lá pela metade - e até então eu estava completamente perdido, mergulhado até a cabeça em uma gigantesca introdução.
Ainda nesta falta de concisão, algumas cenas eram tão curtas e tão sem propósito, que eu me perguntava: Tudo bem, qual é a finalidade dela aqui? Agora, olhando em retrospecto, vejo que foi nenhuma. Mas isto me irritou de verdade durante a leitura. Pois parece que andamos e andamos e simplesmente não estamos caminhando para lugar nenhum. E esta falta de foco, para minha infelicidade, volta no final do romance - pois, depois da trama finalmente dizer para o que veio, e trazer algumas resoluções e deixar algumas pontas soltas (como deveriam), nós continuamos andando a esmo com os personagens, até que a história termina e você fica com a aquela sensação bizarra de que ela partiu do nada e foi para lugar nenhum. O que não é verdade, me deixe ser claro. Mas é um encerramento abrupto, que parece que não foi trabalhado (ou direcionado, volto a insistir) e que faz com que o leitor fique olhando para a capa do livro durante umas meia hora para entender qual foi o propósito de todas as desventuras familiares, curriculares e amorosas da protagonista.
É por este motivo que "Fangirl" foi o livro mais 3 estrelas que eu já li na minha vida. Como eu disse no começo deste meu desabafo/comentário, eu amei e odiei toda a ideia dele com todas as minhas forças. O livro não me deixou de mal com a autora - muito pelo contrário, quero ler mais coisas dela (como "Anexos" e a fanfic "Vai em frente, Simon", que é tão importante na história e que a autora vai publicar ainda este ano). Mas eu achei que o romance em si poderia ser... Mais. Eu fiquei muito curioso com ele desde a primeira resenha que li sobre ele (e se não me engano, foi no blog "Nem Um Pouco Épico", na época do lançamento internacional dele), mas não acho que ele alcançou todas as minhas expectativas que eu tinha (e que a maioria das pessoas tão zelosamente reforçavam). Sim, ele é fofo, e engraçado e divertido. E levanta alguns pontos importantes. Mas, ao fazer mais do que era preciso, a Rainbow acabou contando menos do que era necessário. Não sei se estou me fazendo entender, mas foi um desserviço para a própria história. Entretanto, mesmo sendo este sorvete de napolitano sentimentalmente complexo para mim, "Fangirl" me mostrou que a Rainbow Rowell é uma autora que vou querer acompanhar. E, por enquanto, isto me basta.
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''

site: http://naestante-henribneto.blogspot.com.br/2015/01/resenha-fangirl.html#more
Pauline 11/04/2016minha estante
Foi exatamente assim que me senti. Amei o livro! Muito! Não conseguia parar de ler, mas faltou dar mais profundidade em algumas coisas. E como li Eleanor & Park antes, a minha expectativa era alta, mas ele não é tão bom quanto o outro. Mas dei 03 estrelas também. Porque é bom! Mas falta algo.

Debb 27/05/2016minha estante
Me sinto assim também. Acho que, apesar de amar a Raibown, ela tem um problema com finais. Várias perguntas ficam sem respostas. Cath tem sua primeira noite? Como fica sua relação com Laura? O que realmente aconteceu naquela noite com Wren? Puxa, continuei lendo o livro na ânsia de encontrar essas respostas, até que me deparei com a última página. Enfim, o livro é bom, mas falta muito. Meu preferido continua sendo Anexos e logo depois E&P.

Barbara Renata 31/12/2016minha estante
Então... eu li Eleanor & Park primeiro, e li em 6 horas não conseguia parar e eu amei, tudo o final e tudo mais ... Então fui saber sobre obras da autora, vi um video no Youtube do meu canal favorito sobre e alguns livros o tiny little things da Tatiana Feltrin, e a Tati como sempre foi sensacional, mas eu fiquei um pouco triste porque já sabia por ela que Fangirl não seria tão bom como Eleanor & Park, mas como ela sempre diz vamos ler e ter a sua própria opinião sobre o livro. E foi o que eu fiz... Confesso que até o capitulo 14 eu ficava "tá mais para onde isso vai me levar?" e/ ou "Porque isso é importante?" mas depois para mim o livro funcionou e daí também só precisei de uma madrugada para terminar e eu sei ficaram pontas soltas, mas não consigo ver isso como problema , vejo isso como o que realmente aconteceu com a Cath, ou seja, até onde a história foi ela continuou virgem, não tentou descobrir mais sobre o dia em que a Wren foi para o hospital porque de verdade isso não importava mais, e manteve a sua opinião e atitude em relação a mãe (o que acho que foi uma das coisas que eu mais amei na história ela se manteve fiel a ela mesma e ao que ela sentia em relação a isso). Acho que as pontas soltas meio que represetam como é a vida realmente, as coisas não se esclarecem de uma hora para outra e fica tudo resolvido nem em seis meses, o que são seis meses ou um ano nas nossas vidas? Quantas coisas
acontecem ou não acontecem e a gente não consegue explicar o porque, e quantas decisões tomamos e depois mudamos ou simpllesmente deixamos no ar esperando ou tentando que outras coisas se ajeitam para decidir aquela outra. Em relação aos trechos da obra literia e da fanfic que existem, não me incomodei nem um pouco aquilo era o mundo da Cath e da Wren no meu ponto de vista faz sentindo apresentar isso para o leitor, pois de certa forma isso moldou a Cath era a sua segurança , acho que quem foi fã de outras hístorias como a Cath foi daquela entende como ela se sentia a importância disso para ela commo pessoa e a relevancia para a história. Para mim o livro tem um grande que de superação , o talento da Cath era óbvio, mas ela não conseguia enteder o que ela podia fazer com ele, com tantos medos e inseguranças, se freava, se segurava e não acreditava em si mesma e aquele epílogo mostra como ela superou isso também, isso foi muito importante para mim talvez por uma questão pessoal de falta de confiaça, por ter tido dificuldades acadêmicas que na verdade foram mais criadas pela minha cabeça do por falta de capacidade achei essa parte muito bacana. Acho que quando encontramos nos livros pontos que se misturam com a nossa vida de algum sentindo as coisa ficam mais claras e fáceis.

Jaine 10/02/2019minha estante
Foi como me senti, principalmente com a falta de direcionamento. Achei que a autora abordou temas muito complexos e não se aprofundou. Acho muito importante que uma obra deixe pontas soltas para o leitor fechar com suas proprias conclusões, mas o que eu senti ao final do livro foi: Falta páginas. Não acabou. A obra finalmente estava começando a fazer sentido, então para do nada. Se existe uma palavra pra descrever esse livro, eu usaria "inacabado".

Mah corazza 05/04/2019minha estante
Terminei o livro neste momento no geral eu gostei bastante da cath, do levi e de toda a história familiar e de amizade, para mim o que tira pontos da historia é esse foco sem fim nessa fanfic que não conseguiu me cativar pra mim a historia seria muito melhor sem esse foco todo as partes da fanfic nos capitulos enrolaram bastante a minha leitura... mais por cath, levi, when e reagan por gostar muito dos personagens dei 3 estrelas

Fernanda.Landiosi 29/08/2021

Nhaaa livro fofo
Esse livro é uma graça, apesar de ser algo simples e sem coisas muito novas, é um clichê escrito com maestria e é que eu amo em um romance.
A Cath é uma personagem incrível e eu amei a personalidade, fiquei a história inteira inteira pensando o quanto ia adorar conversar com ela e ser sua amiga.
O Levi não preciso nem falar seu carisma me conquistou nas primeiras páginas, fiquei extremamente apaixonada, dava vontade de apertar ele de tão fofo.
malu 09/09/2021minha estante
vi mt gente falando mal do livro, mas tenho a mesma opinião q vc. é um livro mt fofo e a cath e o levi são mt doces!!

Fernanda.Landiosi 09/09/2021minha estante
Eu particularmente amei, mas ouvi falar que a autora é racista, então amo o livro mas ignoro a autora haahah

malu 09/09/2021minha estante
falam horrores dessa autora, aparentemente ela é transfóbica tbm. q pena q a autora é assim, mas os livros são ótimos

Brenda 19/09/2021minha estante
Caramba eu vendo geral falando mal dele sua resenha me fez respirar aliviada! Tenho um carinho GIGANTESCO por esse livro e sou CADELINHA do Levi ?

Fernanda.Landiosi 19/09/2021minha estante
Nossa somos duas então ??

Fabi129 08/09/2018

LEVI = A ÚNICA COISA BOA DO LIVRO
Bem, bem eu peguei este livro toda empolgada, pensando que ele seria minha salvação nessa maré de azar literária q estou. E CARAMBA, quebrei a cara de novo!
Já li 2 livros dessa autora. O único favorito foi Eleanor & Parker, Anexos no final não foi de todo ruim.
Já Fangirl ficou em falta ao meu ver. Eu esperava mais foco no romance e não foco em fanfics. Tá bem, que a protagonista gosta de escrever, mas a história precisava ser tãooooo só isso? =/ Isso resultou que nos primeiros capítulos não aconteceu nada.
Vamos ser sinceros, se não tivesse isso d fanfics, a história poderia ter sido MUITO melhor!
Agora a única coisa que fez o livro ser prazeroso de ler, foram as pouquíssimas cenas que Cath está com Levi. Amo os personagens masculinos dessa autora, porque ela sempre os fazem serem uns fofos. ^ ^
Como resistir aos sorrisos desse carinha? IMPOSSÍVEL!
A escrita dessa autora não é ruim. Pelo contrário, ela tem uma pegada bem adolescente e que você lê de boa. O enredo que dessa vez não deu muito certo.
O final ficou em falta também. Faltou algumas respostas e algo digno de ser chamado de Epílogo
Não recomendo para quem espera algo recheado de cenas fofas. Agora se é fã de Harry Potter, vá com tudo.
Érica | @aquelacomlivros 09/09/2018minha estante
Já sei que não vou gostar! Tirando da lista...

Fabi129 09/09/2018minha estante
Pode tirar Érica.

Thata.Bernachi 09/09/2018minha estante
Eu sou fã de Harry Potter e não consegui terminar de ler esse livro, e olha que em muitas cenas eu pulava todas as partes da fanfic

Fabi129 09/09/2018minha estante
Essas fanfics foram um sofrimento d ler mesmo. :(

Amanda 06/11/2018minha estante
Também achei as partes da fanfic um parto, mas Carry On é totalmente diferente do que a Cath escreve. Aquele livro é um hino! Graças à Deus eu li ele antes de Fangirl!

Renata 31/01/2015

Fangirl - Rainbow Rowell
Acompanho muitos canais gringos literários, e minha paixão pela ideia de Fangirl veio de tanto ver as meninas lá fora colocando esse livro na categoria de "melhores do ano". Gosto de livros mais leves, e esse me pareceu ser perfeito. E quando a Novo Século afirmou que traria a história, eu meio que pirei.

Somos apresentadas a Cath, uma jovem que está entrando na faculdade e perdendo totalmente os vínculos familiares. E você pensa, poxa, ela deve estar adorando. Mas isso é porque vocês ainda não conheceram Cath, que é super diferente do habitual e que só quer estar em casa e continuar sua vida ao lado do pai e da irmã gêmea, Wren.

Tudo é complicado para ela no início, por Cath ser tão fechada e pouco sociável, mas se tem uma coisa que a deixa calma em qualquer lugar do mundo, é Simon e Baz, os personagens de uma série de livros e filmes de uma autora famosa, e que Cath criou o mundo dela ao redor do mundo imaginário deles. Além disso ela é uma escritora de Fanfic, e suas histórias, baseadas em Simon e Baz, conquistaram uma legião de leitores por tudo o país, e que ela mantem com atualizações diárias em sua página. Então a vida de Cath é mais digital do que real.

No final de cada capítulo a autora colocava um pedaço de cena de algo dentro dos livros de Simon Snow, como também das histórias de Cath sobre eles. Gente, depois da décima vez achei um pouco chato que pulava algumas partes. As vezes era bem curta, em outras era tão longa que dava preguiça começar. Sei que a proposta dela era nos fazer sentir o mundo no qual Cath vivia, mas não funcionou desse modo. Achei realmente chato. Gosto de ver a devoção que Cath tem por Simon e Baz, independente de ler trechos dos livros deles. A autora soube trabalhar o amor da personagem pelos caras sem precisar disso, e me senti perdendo tempo lendo essas partes.

Contudo digo que adorei os personagens em si!
Adoro Cath com todas as minhas forças, apesar de as vezes querer socá-la. Ela é centrada, racional - até demais - e pra lá de maluca por personagens de livros. Tipo... sou tão eu que deu agonia. Já Wren eu quis realmente matar desde o começo. A irmã não queria ser uma gêmea dentro da faculdade e acabou se separando de Cath, me deixando bem decepcionada justamente por ser o contrário dela: Impulsiva e dramática. Enquanto minha diva protagonista corria atrás da irmã com saudade, Wren corria de Cath.

Cath ganha alguns amigos que realmente irão fazer diferença na leitura. Você fica sem saber quem ama mais e qual deles é o mais maluco por aguentar as excentricidades da garota, mesmo que muitos deles em si também sejam um tanto insanos, de modos diferentes.

As relações familiares de Cath é o ponto alto da história para mim. O pai dela é de outro mundo, e as coisas com a mãe não são nada fáceis.

Os pontos negativos ficam por conta do final.
A autora veio com várias situações para resolver no fim, e sinto que ela apressou a narrativa ao juntar essas coisas para serem todas resolvidas em poucos parágrafos. Isso me deixou meio chateada e confusa. Quando percebi que o livro tinha realmente acabado, fiquei louca da vida. Ficava me perguntando o que aconteceu com algumas pessoas, com a história dela, com a faculdade... Enfim, um apanhado de coisas não explicadas e que me incomodaram MUITO.

Fangirl é um livro leve e que provavelmente não vai mudar sua concepção sobre o mundo ou te fazer para para pensar sobre a vida. Claro que ele tem uma mensagem pra lá de bacana, e aposto que para adolescentes ele é uma mão na roda. Não tem como deixar de amar Cath e sua paranoia com Simon Snow, que é como o Harry Potter na minha visão. Aliás, você acaba se afeiçoando a Simon justamente por ver o quanto Cath o ama.

Fui com muita expectativa e escorreguei de leve do cavalo. Não era o que esperava, mas me diverti bastante lendo. Tem passagens engraçadas e diálogos para lá de bons. Espero que vocês acabem gostando.
Lídia 01/02/2015minha estante
Concordo com você, fui cheia de expectativas com esse livro e... puff! Quando puder, dá uma conferida na minha resenha para o blog Tracinhas e nos diga o que você achou do livro ;)

Renata 01/02/2015minha estante
Adorei sua resenha e concordo com você toda e qualquer falha é perdoada com a menção de um único e simples nome: Levi. :)

Lídia 03/02/2015minha estante
Levi

Aline Santos 03/02/2015minha estante
Concordo com tudo que disseram sobre o livro e também foi uma pequena decepção pra mim, assim como Eleanor e Park. Também achei extremamente chato as partes da história do Simon Snow em si e tenho que concordar que o Levi é um doce *-----*

Debora 31/08/2016minha estante
Concordo totalmente!

Isis 18/10/2016minha estante
To empurrando esse livro com a barriga, só p não abandonar. Mas a Cath tá me saindo uma chata, que só faz reclamar, ao invés de procurar ajuda. Q acha q por não curtir ou gostar das coisas q os outros gostam é melhor q todo mundo. Afff...

lenny.l.jovo 22/02/2017minha estante
Falou e disse...

Nic @cortedelivros 18/07/2017minha estante
Achei esse livro tão chato q nem dei mta bola pro lance da saúde mental, mas agora q vc citou.. Realmente isso é um problema..

Natália Tomazeli 25/02/2020minha estante
KKKKKKKKKKKKKK aaaaaaa vem odiar fan girl comigooooo
Caraca eu tenho que postar aqui o que eu achei dele tambem, porém eu não desistiria da autora, dizem que os livros dela são muito diferentes entre si. Eu particularmente vou ler mais algum pra ter uma opinião formada, por que li Carry On e amei, então sei lá... E a Wren a mais nadave de todas as personagens de todos os tempos.

JannaF 25/02/2020minha estante
Mas tu leu um bom e um ruim, já eu li dois ruins kkkk

Natália Tomazeli 25/02/2020minha estante
Pois então, fica dificil mesmo não vou dizer que não uheuheuehue

JannaF 25/02/2020minha estante
Talvez um dia eu tente de novo, mas tem tanto livro bom por ai, não sei se vale a pena perder tempo tentando uma autora que ja me decepcionou duas vezes hehehe

Viviane 16/11/2016

É aquele tipo de livro em que o leitor consegue se identificar com pelo menos um detalhe especial. Não há muitas reviravoltas e nem grandes agitações, mas os acontecimentos se tornam marcantes por serem tão sutis e ainda mais realistas.

A questão de como a personagem principal, Cath, se sente em relação a suas expectativas, anseios e medos também é um dos aspectos centrais do enredo. Ela é uma garota introspectiva, mas é dedicada nas tarefas que gosta. E às vezes se torna um tanto irritante por não tentar investir muito no que tem dificuldades. O fato é que não se adapta muito bem com mudanças e a culpa não é só a sua timidez, mas são fatores que se unem para que ela enfraqueça ao longo dos episódios.

Ela é uma protagonista que chama a atenção por ser fã de uma série de livros Simon Snow (muito relacionado a Harry Potter, por sinal). É fácil entender suas escolhas e percepções sobre um universo que se sente tão a vontade, afinal é um assunto que ela domina bem e consegue lidar tranquilamente. A autora Rainbow Rowell também explora bem essas partes envolvendo fandons e fanfics, o que torna a narrativa sobre essas referencias ainda mais instigante.

Estaria tudo bem se Cath e sua irmã gêmea Wren não começassem a se estranhar uma com a outra com mais frequência. O problema é que as duas estão indo para a faculdade e When se recusa a dividir o quarto com ela ? por isso e por outras atitudes não consegue gostar nem um pouco dela.

Elas não são parecidas no jeito de ser, sendo que começa a dar importância a novos assuntos e a outra se recusa a abandonar seus costumes. De fato pode até ser definido como algo natural, já que estão vivenciando experiências diferentes, só que não é fácil admitir que existe mesmo um problema acontecendo entre elas. Assim, outro ponto bem explorado são as características de uma família complicada e um tanto desestruturada.

O romance também é tratado de forma leve e dinâmica, sendo que as relações desenvolvidas despertam sensações mágicas por conta de tantas emoções sinceras. Levi é um caso a parte, um personagem adorável. É um livro que trabalha bastante com temáticas fortes como laços familiares, sentimentos conflituosos, dramas, desejos e as tantas alterações que são necessárias na vida das pessoas. Confesso que esperava mais da história, principalmente por já ter lido tantos comentários positivos a respeito, mas apesar de tudo é uma leitura divertida e agradável.

?Nos livros, quando as pessoas acordam num local estranho, sempre passam por aquele momento de desorientação, sem saber onde se encontram.?
Cassin 16/11/2016minha estante
Suas resenhas são INCRÍVEIS ! Sempre que entro aqui e tem resenha sua, sou tomado por uma alegria sem explicação. Rs.

Viviane 16/11/2016minha estante
Hehehe obrigada! Acho que já percebeu que quando não gosto de um livro uso do super sincera.

Cassin 17/11/2016minha estante
Com certeza !! Gosto de pessoas assim, que não têm papas na língua ! Hahahah.

Nathalia 01/11/2014

3.5
No todo a leitura é divertida, é um ótimo passatempo. Mas as recorrentes citações à obras que não existem (criadas pelos personagens), fora do contexto e enormes por sinal, quebravam muitas vezes(quase sempre) o ritmo da leitura.
Gostei bastante de alguns dos personagens,mas senti falta de um desenvolvimento maior deles durante a trama, a autora apresentou problemas e temáticas que me pareciam bastante relevantes, mas não as tratou com a profundeza necessária durante o livro.
Definitivamente não é o livro mais bem escrito da autora. Mas, não deixa de ser uma leitura prazerosa.
Luana 07/10/2019minha estante
Eu, simplesmente, pulei todas as partes de fanfic, mesmo qnd ela tava lendo pro Levi, achei desnecessário..

Vinicius 16/02/2020minha estante
Na verdade as obras citadas no livro existiam, alguns trechos são de Fanfics que por conta do tempo foram apagadas e site também não existe mais, e os trechos dos livros Simon Snow são bem antigos, não existem mais para a venda

Wacs 04/08/2020minha estante
Concordo contigo! Li por ler as partes referentes a história de Simon. Como gosto muito de Rainbow, li pq sempre tem algo na escrita dela que me satisfaz muito! Mas não é o meu favorito!