Fangirl

Fangirl Rainbow Rowell

Resenhas - Fangirl

Jana 11/09/2021

Quero um Levi na minha vida urgente
Gostei muito da Cath. Me vi nela em muitos momentos, em toda a insegurança, baixa autoestima, enfim. E o que falar do Levi??? Fofo, gentil, engraçado, que adora ouvir a namorada falar dos livros, fanfics, fantasias, personagens q nem existem.... Ai vida, é pedir demais um desse p/ mim? Hihihi. Enfim, gostei da leitura. O livro é gostosinho, tem a escrita fluída, e bom principalmente p quem realmente se sente "Fangirl" de algo...

Lu 05/01/2015

Comprei "Fangirl" motivada principalmente pela sinopse. Eu pensava que não poderia deixar de sentir empatia pela protagonista, uma fã ardorosa de Simon Snow e seu univero. Afinal, eu sou uma leitora compulsiva. Quantas vezes já não reclamei das adaptações de livros feitas para o cinema? Ou terminei de ler um livro e fiquei meio sonhando com seu universo, meio rindo por causa de algum diálogo bem escrito?

Bem, na prática, não deu muito certo.

Vamos ser justos aqui: não deu certo por causa da fangirl e de sua irmãzinha pentelha. É impressionante como, fisicamente, Cath e Wren podem ser idênticas, mas chateiam de formas totalmente únicas. Cath por ser uma samambaia de plástico bitolada e Wren por ser uma b*tch de primeira linha. Eu entendo que houve um caminho a ser percorrido pelas duas. E que seus problemas foram necessários para o desenvolvimento da história. Mas, pelos Deuses novos e os antigos, que meninas chatas!

Especialmente Cath. Ela me faz pensar em mim mesma no Ensino Médio. A Literatura e Ficção sempre foram meios de escapismo... e não deixaram de ser. Mesmo com essa semelhança, senti dificuldade de me conectar com a personagem porque ela é uma antipática. A sinopse diz que ela é tímida, mas eu não percebi isso nela. Ela simplesmente afasta as pessoas porque não lhe interessa fazer outras amizades que não sua irmã; Sinto muito, mas é esquisitice demais até para mim.

Quem salva o barco da Rainbow de naufragar é Levi e Reagan. Desde a primeira página, o rapaz é só amor. Claro, ele comete alguns erros, mas isso confre humanidade ao personagem. É a simpatia de Levi e a irreverência de Reagan que trazem alguma diversão à história. Reagan me lembra demais a gordinha super evil do seriado da MTV "Awkward".

De resto, a narrativa da Rainbow é bastante fluida e bem escrita. É um livro que avança sem que o leitor perceba. A autora também merece os parabéns pelos temas abordados no livro. Não é todo o dia que se vê temáticas pesadas como consumo de bebidas e loucura em livros juvenis. esta parece ser uma tendência entre autores como Richelle Mead. Suzanne Collins e Rick Riordan e acho a iniciativa excelente. É por isso que o livro recebeu 3 estrelas.

No todo, eu admito que esperava mais do livro da Rainbow Powell. Ele tem coisas positivas? Sem dúvida. Mas não gostei das protagonistas. Veja bem, simpatizar com o personagem não é essencial para mim. Deixou de ser, desde que li "As Crônicas de Gelo e Fogo". Mas eu preciso me ligar de alguma forma ao personagem, comprar sua briga, sei lá. Algo que me motive a ler até o final. Aqui, eu estava mais interessada no que ia acontecer com o Levi e a Reagan do que as irmãs. Entende o que eu quero dizer?

Recomendo o livro com reservas.

Joice (Jojo) 13/01/2015minha estante
Lu, adorei sua resenha. Esclarecedora, como sempre.
Nunca havia lido nada da Rainbow Rowell até pegar esse "O presente do meu grande amor". Um dos contos é dela e gostei bastante. Acho que vou encarar "Fangirl", pois a sinopse também me deixou curiosa, mas já vou "avisada". Rs...

Lu 14/01/2015minha estante
Dou a maior força, amiga. Depois me conte o que achou do Fangirl. E vale a pena comprar "O presente do meu amor"? Fico sempre com o pé atrás com essas coletâneas.

Joice (Jojo) 14/01/2015minha estante
Acho que vale a pena, amiga. Ainda não terminei, mas os contos estão bem variados. Há uns excelentes, como um da própria Stephanie Perkins, que me fez ter vontade de ser a melhor amiga dela. :3

Até agora, muuuuuuuito melhor que o "Em casa para o Natal", da Cally Taylor.

Lu 15/01/2015minha estante
Hmmm. Vou dar uma chance, então. Estava me perguntando o que ia ler depois do "Bicho de Seda". Se eu não achar o "Lola", vou comprá-lo. Beijos!

Marli.Ramires 29/08/2018minha estante
Concordo com gênero, número e grau. Realmente Levy e Reagan são o tempero do livro. Li tantas recomendações e do Carry On também que acabei lendo. Estou na sofrencia com Carry on agora. Acho que Rainbow não é pra mim.

Lu 20/12/2019minha estante
Oi, Marli. Obrigada pelo comentário. Eu não tentei ler nenhum outro livro da Rainbow. Não gostei do estilo.

Lil 18/11/2021

Avaliação:
Fui tentar ler esse livro pq não conhecia a escrita da autora e vi muitas pessoas critiando-a (autora) é um livro ok.
Não é um livro bom, não é um livro ruim, confesso que não gosto muita da protagonista,os outros personagens são mt mais interessantes mas ela é meio "blé" ela é "tão diferente das outras" acho que é o tipo de leitura que se espera de personagens no ensino médio e não na faculdade, a leitura dele é rápida,e o final foi muito mal desenvolvido

bacelar2 27/05/2022

"Felizes para sempre, ou até mesmo juntos para sempre, não é cafona. É a mais nobre, como a coisa mais corajosa que duas pessoas podem fazer."
Achei a história muito fraca e sem grandes acontecimentos, sendo mais o dia-a-dia da protagonista que qualquer outra coisa. Os personagens não tem muitos traços de personalidade e/ou um desenvolvimento decente, e o romance é bem qualquer coisa.

O final me decepcionou pois foi meio aberto e várias questões foram simplesmente deixadas de lado. Não gostei da Cath; ela se resume a "garota diferente das outras só porque é nerd", e isso me irritou muito.

Dei uma nota mediana porque a escrita da Rainbow Rowell é muito boa e fluída.

Marisol 25/01/2021

???
Deixa o coração quentinho , aquele tipo de livro que vc lê rápido e nem percebe ,os personagens te prendem , e ainda tem o Simon e o Baz que conquistaram o meu coração e são muito maravilhosos .

@estantederomance 06/05/2021

Gostei da história, mas algumas coisas me incomodaram. A irmã da protagonista me irritou demais e teve uma história paralela ali (a fanfic dela) que até fez sentido estar ali, mas não tinha continuidade, então eram só uns capítulos jogados que do meio pro fim do livro até ignorei pq não fazia sentido. O enredo é legal e me identifiquei com várias coisas, é aquele clima de começo de universidade, gosto mto. Mas como sempre essa autora estragou o final, ela simplesmente não conclui nenhum assunto que aborda no livro. Ela só jogou uns personagens aleatórios, criou uma narrativa pra eles e esqueceu no churrasco depois. Parece que foi tudo feito com pressa e abandonado no meio do caminho. Apesar disso, me identifico um pouco com a protagonista e o Levi é o que SALVOU essa história, amei demais o casal!

Lelek. 26/10/2021

Muito muito bom, so não gostei muito da personagem principal. Pensa numa menina mimadinha, não sabe resolver nada. Mas o livro é muitto bom

Emy 09/10/2020

AUTODESCOBERTA
Esse livro foi perfeito para mim, me senti na pele da personagem e me emocionei real com a simplicidade e naturalidade que muitos assuntos são tratados. Estou cada vez mais apaixonada pelos livros dessa escritora.

Bia 09/04/2020

Demorei pra pegar o ritmo, mas quando isso aconteceu não queria largar o livro. Leitura fácil e rápida. Amei os personagens, cada um do seu jeito único e cativante. Esperava mais do final, mas no geral um livro muito bom!

Narii 02/08/2021

Adorei esse livro, comecei a ler porque parecia ser leve e descontraída e eu também me encontrava de ressaca. O que inclusive me ajudou demais, Cath é uma personagem que você ama ela, admito que teve umas vezes que dava vontade de dá uns cascudos, mas isso sempre acontece. Enfim, no geral adorei, tudo, os personagens, os trechos da fanfic, a paixão da Cath pelo Simon, o Levi e seus sorrisos, a escrita da autora (e a da Cath). É um livro que com certeza leria mais vezes, só para matar a saudade, não é água com açúcar nem nada meloso, é leve e tem as proporções certas de tudo um pouco.

Mrs Luna 19/08/2020

Fangirl
Conheça Cather, Cath para todos os próximos.
Cath é uma jovem de 18 anos que está entrando na faculdade, assim como muitos de nós Cath cresceu com as histórias de um jovem bruxo, não, não é Harry Potter, seu nome é Simon Snow, ele também tem uma série de livros mundialmente famosa, ele também estuda em uma escola de magia e tem uma melhor amiga super inteligente, e um arqui inimigo que divide o quarto com ele.
Porém o foco da história não é esse, na verdade, é e não é ao mesmo tempo, já que Cath não consegue deixar de lado essa parte da sua vida, principalmente porque ela escreve fanfics sobre o mundo de Simon Snow, SIM! E ela é uma escritora das boas, tão boa que entrou na faculdade com o interesse de estudar literatura para se aprofundar nesse mundo e quem sabe até se formar nisso.
Cath possui uma irmã gêmea chamada Wren, elas são muito grudadas e totalmente idênticas, de aparência claro, as duas também dividem o amor por Simon, mas ao entrar na faculdade Wren decide não dividir mais o quarto com a irmã, o que abala Cath e ela tem que lidar com todas essas novidades sozinha.
No primeiro dia ela conhece Reagan, sua colega de quarto, ela não é uma pessoa muito de conversar. E também tem Levi, que ao contrário da amiga/namorada gosta muito de conversar, principalmente com a Cath.
Em fangirl temos o desenrolar do primeiro ano de faculdade da Cath onde ela vai ter que lidar com problemas principalmente no quesito amizade, afinal, a gêmea comunicativa é Wren, enquanto Cath é um pouco mais introvertida preferindo evitar toda e qualquer conversa.
É uma história de superação, porque não? Afinal, todo problema é um problema, Fangirl nos traz a história dessa jovem garota que está saindo da casa de seu pai pela primeira vez e tem que lidar com todas as coisas na qual ela nunca havia se preocupado antes, narrado de uma forma simples e dinâmica, Rainbow Rowell nos leva pelas coisas pela qual Cath vai passar e superar, neste ano e também de certa forma acabar nos apaixonando tanto quanto Cath por Simon e Bath.

Bella 24/05/2021

Livro gostosinho e fluido de ler (tirando as partes das citações do livro que eu parei de ler depois que percebi que elas não iam pra lugar nenhum e nem tinham continuidade entre si).
O que me incomodou bastante foi que eu terminei o livro com uma sensação de que a história da mãe e o jeito do pai delas foram colocados só pra gente ter mais empatia e suportar um pouco a chatice da Wren e a lerdeza da Cath. Não teve desenvolvimento nem desfecho de verdade.
Levi carrega o livro nas costas. Fofo demais!
Gostei, mas não sei se leria de novo.

Camille26 28/02/2022

Um livro de leitora
Eu me identifiquei demais. É um livro sobre uma fã de livros, pranque melhor? Kkkkkkk
Brincadeiras a parte, esse livro fala sobre relações familiares, começo de novos ciclos e como é difícil para algumas pessoas de adaptarem a novos ambientes.
O Refúgio da Cath era escrever e ler e acredito que o meu seja o mesmo. As vezes quando lemos a vida de outras pessoas queremos, parar de pensar um pouco na nossa. Eu me pergunto porque esse livro foi esquecido entre os leitores.

Gabi 05/08/2021

Teve um fim?
Sério, se souberem a resposta, me digam! Se que foi intencional a autora deixar coisa no ar nesse final, mas não precisava deixar taaaanta assim. Senti falta da resolução do relacionamento entre a Cath e a mãe, além disso, e o trabalho? A irmã? A FANFIC? Acho que pus expectativa demais no livro, esperava outra coisa.
A cath se assemelha a mm por vários motivos, mas vou destacar esse: ela vive em outro mundo. Ela não sabe "viver" a nossa realidade ou como tudo funciona aqui, por isso, se entrega tanto ao mundo das fanfics, pois lá ela sabe o que vai acontecer, e se não sabe ela mesma decide.
Após conhecer o namorado de sua colega de quarto, ela vai começar a se entrosar, deixar de somente sobreviver e sim, viver

Vanessa.Liandro 19/11/2021

Esse livro foi uma oscilação de sentimentos
Achei sinceramente que demoraria mais tempo pra terminar essa história. A nota que dei foi até boa para as raivas que passei, principalmente com a protagonista Cath. Suas atitudes em alguns momentos me irritavam haviam episódios em que ela parecia um bicho do mato, senhor! Sua fanfic era algo entediante às vezes, meio que não queria saber muito do Simon ou Baz. Sua irmã Wren tem uma personalidade bastante espontânea e queria se desvincular da fanfic da irmã, em parte entendo sua decisão de querer crescer e se tornar mais madura, só que isso a fazia desprezar o que a irmã fazia e isso me deixou um pouco chateada. Acho que o livro trabalha bem algumas questões familiares das irmãs e foi algo que me deixou ligada ao que aconteceria. Apesar da parte da fanfic, gostei do crescimento da Cath como escritora, seu amor pelos personagens e pela escrita é fofo.
Mas o melhor desse livro foi o Levi! Que personagem apaixonante! Extremamente positivo, despojado, inteligente, fofo... Ele me conquistou! Podia existir seu lindo!
Enfim, a história até mais ou menos a metade do livro não estava desenvolvendo, mas com alguns acontecimentos deu uma guinada boa e no fim deu tudo certo.