Os Diários Secretos de Charlotte Brontë

Os Diários Secretos de Charlotte Brontë Syrie James

Resenhas - Os Diários Secretos de Charlotte Brontë

Eliza 02/12/2023

Querida Charlotte...
Que livro incrível!!! A Charlotte foi uma mulher super inteligente, sensível e admirável! Mas, teve uma vida curta e com mais momentos tristes do que felizes. O pouco que viveu, conseguiu mudar a visão de muitas pessoas da época sobre mulheres escritoras e sobre a literatura em geral. Eu te amo Charlotte, você foi demais!!!!!!

Pricsf 25/08/2023

Uma "autobiografia" íntima
Não posso negar: "Os Diários" foi uma das minhas leituras mais interessantes, prazerosas e instigantes em um bom tempo. Saber um pouco mais sobre a vida privada das irmãs Brontës (apesar de, por óbvio, Charlotte ser o foco da narrativa) é um deleite.
Em síntese, a narrativa nos apresenta a seguinte situação: Charlotte Brontë passa a escrever em um diário suas memórias, desde a infância, perpassando pelos períodos passados na Bélgica, a relação com os irmãos e com o pai, o começo da carreira literária dela e de suas irmãs e o relacionamento com Mr. Arthur Bell Nicholls, que viria a ser seu marido.
É extremamente interessante como a obra coloca uma lupa bem em cima de Charlotte e nos mostra sem pudores as inspirações que ela teve para escrever suas histórias. Ouso a dizer que sua obra como um todo é bastante autobiográfica, já que do primeiro ao último romance publicado o enredo é um retrato bastante fiel de suas experiências de vida, suas angústias e suas percepções da época. Então cuidado se você ainda não leu as obras de Charlotte, poderão haver muitos spoilers neste livro!
No entanto, obviamente temos que nos atentar a dois pontos importantes: estamos falando de diários e os fatos são relatados em primeira pessoa, logo, trata-se de uma narradora não confiável. É a própria Charlotte quem relata suas próprias concepções dos fatos. Se tudo ocorreu fielmente como ela escreveu em seus diários, jamais saberemos, então é importante tomarmos cuidado para não tratarmos tudo o que foi retratado no livro como verdade absoluta. Em caso de dúvidas devemos sempre intensificar os estudos sobre a vida da autora em obras como a de Juliet Barker e Elizabeth Gaskell.
O segundo ponto é que, apesar de a história se basear em fatos reais, ainda assim trata-se de ficção, então, tenha cuidado novamente ao tratar o que é retratado na história como irrefutável. No prefácio da edição da editora Record, a autora não nos esconde que o livro se trata de uma versão romanceada do conteúdo de uma série de diários que foram encontrados em uma fazenda nas Ilhas Virgens Britânicas e atribuídos a Charlotte Brontë. A autora não nos esconde também que tomou a liberdade de acentuar alguns episódios dramáticos ou preencher por contra própria algumas lacunas na história que será contada. Ou seja, cabe a nós leitores acreditarmos que a autora fala a verdade e/ou distorce o mínimo possível a realidade dos fatos, trava-se uma verdadeira relação de confiança entre autora e leitores.
Em todo caso, o trabalho de Syrie James é primoroso! Um livro encantador, bem escrito e que vale muito a pena ser lido.

Thay 11/06/2023

Biografia
O livro foi inspirado pelas biografias da autora Charlotte Brontë e conta sua história de amor com o sr. Nicholls e também a trajetória das irmãs escritoras e sua convivência na casa paroquial em Haworth. Leiam é muito bom mas quem ainda não leu os livros das irmãs Brontë e não gosta de spoilers aconselho a ler depois. Super indico ?

Nat 03/06/2022

Charlotte Brontë é uma mulher solteira de 29 anos de idade. Longe de seu prime e não se considerando uma mulher bonita, não se casou, vive com o pai e as irmãs Emily e Anne na casa paroquial em Yorkshire. Com os sonhos de se tornarem escritores tendo sido deixado de lado, Charlotte, suas irmãs e seu irmão Branwell precisaram procurar emprego para se manter. Como os trabalhos aceitáveis para mulheres eram de governanta (trabalho que Charlotte menosprezava) ou professora, as três estudaram em Bruxelas buscando mais conhecimentos para abrir uma escola, mas tal empreendimento não deu certo. No entanto, tudo muda quando as três irmãs começam a amadurecer a ideia de escrever e publicar seus livros. Com níveis moderados de sucesso alcançados, a vida de Charlotte sofre certas mudanças muito sérias, trazendo algo que ela não esperava mais para sua vida...

"Caro leitor, Imagine, se puder, que uma incrível descoberta acaba de ser feita, provocando uma enorme agitação no mundo literário: uma série de diários, que haviam ficado enterrados e esquecidos por mais de um século no porão de uma fazenda nas Ilhas Virgens britânicas, foram oficialmente autenticados como sendo os diários de Charlotte Brontë. O que tais diários revelariam?"

E é assim que Syrie James inicia esse livro. Baseado nesses diários encontrados, a autora romantizada a vida de Charlotte e suas irmãs, Emily e Anne. Não é uma biografia que narre desde seus nascimentos, mas aborda os acontecimentos principais de suas vidas (ela também escreveu Os diários secretos de Jane Austen, então quem já leu, sabe o estilo de escrita da autora). Valeu a pena cada minuto da leitura, a história flui de forma nem lenta nem rápida, na medida certa. Apesar de saber que é um romance e não uma biografia por sim, o que se tem impressão é que é mesmo a voz de Charlotte que estamos ouvindo através desse livro. Completamente indicado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2022/03/os-diarios-secretos-de-charlotte-bronte.html

Julinho 04/10/2021

Um livro delicado e emocionante
Fiquei impressionado com a forma como a autora deste livro emula o estilo da escrita de Charlotte Brontë, e retrata a sua personalidade do jeitinho que eu imagino ter sido. É uma leitura deliciosa, curte cada página! Só discordo da forma como a Emily foi representada, em alguns momentos Syrie James coloca a autora de "O morro dos ventos uivantes" tomando atitudes que não condizem com o que eu imagino dela - a Emily deste livro não me parece anti social e toma uma atitude que eu não concordo e não acho cabível nela.

Evelize Volpi 28/08/2021

Amei essa leitura. Conhecer um pouco da vida dessa autora tão querida.
Pretendo ler agora a Biografia escrita por Elizabeth Gaskell, "A vida de Charlotte Bronthe".
Apesar de perder quase toda sua família, e viver com seu amor tão pouco tempo, foi feliz e a frente de seu tempo .
Está eternizada em sua obra?

Ana 07/12/2020

A história de Charlotte Brontë mostra como eventos que ocorreram em sua vida e as pessoas que ela conheceu influenciaram a escrita de seus romances. Podemos ver a essência dos livros de cada uma das irmãs Brontë nos aspectos de suas personalidades.
Em uma época na qual as mulheres não tinham oportunidades e direito de escolha e quando a única opção respeitável era o casamento, vemos a luta de Charlotte por respeito às mulheres e para encontrar o seu lugar no mundo, muitas vezes, indo contra as convenções sociais.
Leitura obrigatória para os fãs das irmãs Brontë.

csartoretto 05/04/2020

O que mais gosto no livro é que ele pinta um retrato tão vívido da época em que Charlotte, Emily e Anne viveram, os medos, as dúvidas e o desejo de aceitação das escritoras. A coragem de desafiar as convenções e o que se espera das mulheres da época. Uma história deliciosa que nos dá um vislumbre da personalidade das irmãs

Dri F. @viagenscomlivros 06/11/2018

Amei muito ..
Esse é um livro muito especial para aqueles, que como eu, tenham amado alguma obra das irmãs Brontë.
Syrie James, no prefácio da obra, nos fala que a história do seu livro é verídica, já que foi baseada em biografias e correspondências pessoais da autora. Aqui ela nos traz detalhes da vida que as irmãs levavam em um vilarejo distante de Yorkshire, como eram as relações entre elas, o pai e o irmão alcoólatra e viciado em ópio.
Embora baseada em fatos reais da biografia de Charlotte, os diálogos e as relações entre a família são fictícios mas poderiam ter sim acontecidos de tão bem escritos que são.
A narrativa é muito envolvente e muito gostosa de ler, os fatos históricos são todos seguidos cronologicamente e fiquei com gostinho de quero mais.
Charlotte é descrita como uma mulher firme em suas decisões, que deseja muito mais para si do que se esperava para uma mulher na época em que ela viveu. As irmãs Emily e Anne também são bem retratadas, a relação conflituosa e difícil com Branwell e seus vícios, a relação de Charlotte com seu futuro marido... nada foi deixado de lado.
Gostei demais dessa "biografia", fiquei mais ainda apaixonada por essas autoras que descobri a pouco tempo e quero muito ler os outros livros de todas as Brontë que são citados nessa ficção.
Acho que se você quer saber mais sobre a história de vida dessa família vai se encantar tanto quanto eu!
"Pessoas que sofreram perdas costumam reunir e guardar lembranças de seus queridos falecidos; não é suportável ser apunhalada no coração pelo cortante sentimento de pesar a todo instante. Por essa razão, guardei as cartas dele longe da vista e tentei deixar de lê-las."

site: Instagram @viajecomlivros

Gizalyanne 10/09/2018

Incrível
O livro conta a história de Charlotte Brönte a autora de Jane Eyre , Villette e O professor.
Essa autora é irmã de Emily Brönte ? O Morro dos ventos uivantes? e Anne Brönte ?A moradora de Wildfell Hall e Agnes Grey. Por meio da história de Charlotte podemos conhecer melhor Emily e Anne e entender um pouco a inspiração dos livros das três irmãs.
O romance conta os sofrimentos que passou, o dilema de ser solteira naquele tempo e como conheceu e passou a amar o seu marido. Um livro inesquecível e uma das melhores leituras desse ano para mim. A autora do livro Syrie James está de parabéns! Super recomendo!!

Isa Soares 30/08/2016

Você que é fã de algum autor já deve ter imaginado como teria sido a vida dele ou em que momento bateu aquela inspiração para o seu livro predileto e o que levou a escrevê-lo? Syrie James nos dá esse oportunidade em Os Diários Secretos de Charlotte Brontë e nos faz até acreditar que a vida da autora de Jane Eyre foi exatamente daquele jeito.

Assim como Phillipa Gregory dá vida as esposas de Henrique VIII em seus livros, a autora se utiliza de alguns fatos reais ocorridos na vida de Charlotte, romanceia e recria sua história. Que no livro compreende a época em que a autora estava prestes a escrever a sua principal obra. Pode até parecer estranho inicialmente a leitura por você não acreditar inteiramente nos fatos ou por que há uma quebra de expectativa que você tinha em relação a escritora. Confesso que fiquei com um pouco de ciúme de uma outra obra de Syrie que fala sobre Jane Austen. Eu não conseguia engolir o fato de outra pessoa querer se apropriar da vida da minha autora preferida.

Mas deixando o estranhamento de lado, o livro é interessante e divertido principalmente para os fãs que querem se sentir mais próximos de Brontë, mas deixo claro que este livro não deve ser levado em consideração para estudos mais profundos.

Raquel Lima 10/07/2015

Adorei conhecer a vida das maravilhosas escritoras. Apesar de ser apaixonada pelos livros das três, antes de conhecer a sua vida, quando conhecemos a situação em que o livro foi criado, algo se transforma, a ficção se fundi a realidade do autor e ele parece mais presente. Impossível não se desesperar com a mulher a frente de seu tempo, subestimada a uma realidade hipócrita e machista.

Ana 26/06/2015

Simplesmente incrível
Esse livro é incrível, me apaixonei pela escrita envolvente da Syrie James. Desde o início do livro, fiquei presa na história incrível das irmãs Brontë. As 528 páginas passaram super rápido e minhas próximas leituras com certeza vão ser as obras de Charlotte, Anne e Emily.

Essa forma de biografia contada a partir das cartas da própria Charlotte Brontë é muito mais simples e a leitura se torna muito fluida. Uma mulher forte, cativante, inovadora que enfrentou preconceitos e nos deixou o legado incrível de suas obras.

Recomendo a todos que gostem de um romance histórico!

Jhosy 31/03/2015

Desvendando a família Brontë
Um livro incrível! E ainda é pouco dizer isso.
A autora se baseou em fatos verídicos para escrevê-lo e, nos ofereceu um romance perfeito!
No estilo de escrita da querida Charlotte, este livros nos leva a conhecer mais da família Brontë como um todo e é, simplesmente apaixonante!
Entendi um pouco mais de O Morro dos Ventos Uivantes através desta leitura, simplesmente por saber mais do convívio entre as irmãs Brontë e suas personalidades tão distintas.
O livro também esmiúça o surgimento de cada romance de Charlotte, como Jane Eyre e O Professor, e isso nos deixa ainda mais sensíveis às histórias em si e a vida sofrida, porém incrível de Charlotte.
Uma das das minhas melhores leituras em 2015 até agora!