Em Nome do Mal

Em Nome do Mal James Oswald

Resenhas - Em Nome do Mal

Adriano 04/11/2014

Uma complexa investigação que fascina!
Já falei algumas vezes aqui no blog, o quanto admiro a literatura policial europeia. Nessa região do globo, os livros são mais sombrios e apresentam um clima gélido, úmido, noir e frio. Na minha humilde opinião, eles superam os livros policiais norte-americanos. Hoje, quero lhes apresentar a resenha do livro Em nome do mal, escrito pelo James Oswald e publicado no Brasil, pelo Grupo Editorial Record.

O livro foi ambientado na cidade de Edimburgo, capital da Escócia e acompanha o inspetor Anthony McLean na busca por respostas de um macabro e violento assassinato datado de meados da década de 40 e ao que tudo indica faz parte de um ritual demoníaco, devido a disposição do corpo num círculo com mãos e pés presos ao chão por pregos e em forma de cruz. Se já não fosse cruel o bastante, o corpo da jovem também foi violado e suas entranhas expostas, com alguns órgãos dentro de potes.

Após esse corpo ser descoberto, uma série de mortes passa a acontecer e a violência ronda a cidade num espetáculo de sangue e mistério. Aparentemente, nenhum desses casos possuem relação entre si, mas o modo brutal pelo qual são realizados chama a atenção e o medo passa se tornar constante na cidade. Leitores de estômago fraco e acostumados a leituras leves, podem achar bem pesado o teor e quantidade de mortes, porém eu não me incomodei com isso.

Como há muitas descrições de mortes, é impossível não perceber certas semelhanças entre o modus operandi, pelas quais são cometidas. Figuras proeminentes da sociedade local são assassinados de modo horripilante; vários desconhecidos se suicidam num espetáculo de horror. Nesse momento, impera na cidade uma onda de violência que alimenta a essência do mal e a partir disso, McLean e sua equipe de investigação se deparam com uma gama de coincidências, relações entre personagens, ligações entre os suicídios e os assassinatos e como tudo pode ou não ter relação com o corpo mutilado do ritual de magia negra.

LEIA A CONTINUAÇÃO DA RESENHA NO GeraçãoLeitura.com

site: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2014/11/resenha-em-nome-do-mal-james-oswald.html
Gu 16/11/2014minha estante
Adriano, amo suas resenhas e adoro livros policiais. Já anotei na minha lista e quero bastante ler

Ket 08/09/2021

Bom livro que mistura investigação policial com uma pitada de sobrenatural.

McLean é um personagem curioso. Ao contrário do estereotipo brigão e pé na porta da maioria dos detetives homens, ele é do tipo que consegue o que quer de forma silenciosa e pelas beiradas. Precisa lutar constantemente contra colegas ineptos e arrogantes, o que dificulta e muito a sua vida.

Confesso que fiquei confusa em determinado momento com a quantidade de mortes e nomes, por isso indico fazer talvez uma "colinha" com quem é quem e o que acontece com cada um.

Há um gancho bem explícito sobre algo terrível que aconteceu no passado do McLean e que não é explicado 100% nessa história, ficando a explorar em futuros volumes. Uma pena que não tenham sido publicados aqui.

Nota final: 3,5

Silvia.Cristina 06/08/2023

Arrastado
Não foi nem de longe minha melhor leitura. Comecei a me interessar, um pouco, pela história quase no final do livro.
Senti falta de profundidade nos personagens. Não foi uma história que me prendeu. Quase abandonei. Antes tivesse feito.

catxalciati 04/05/2020

Um pouco decepcionante
É um livro que te prende por ser um suspense muito bem elaborado, porém, o final não foi aquilo que eu esperava

Biaah 11/04/2023

Investigação
O livro fala muito de um policial que investiga , achei que seria sobre algo de terror. Mas acaba que so fica investigando.. isso que ele investiga tantos casos que para mim ficou meio bagunça. Esperava muito mais do livro. Só no final que realmente ficou bom.

Marianna.Sanches 20/04/2023

Muitos crimes, muitos detalhes
É o tipo de livro que eu gosto bastante, crimes, investigação, interessante a inclusão de um ritual (sobretudo porque eu sou ocultista) que liga tudo isso. Não tem um grande plot twist, se tivesse seria 5* e o grande número de personagens me confundiu um pouco no início, mas é imersivo, pude visualizar as cenas e até os cheiros descritos. Pra quem gosta desse estilo, vale a leitura. Me interessei em ler os demais, só disponíveis em inglês.

Rita Nunes 20/09/2016

O livro não é ruim, mas é fraco. Trata do sobrenatural, mas não cria cenas de suspense e terror. Não assusta, não incomoda. E o mistério não é tão misterioso assim... Também achei os personagens muito superficiais. Não recomendo.

Neferet 30/03/2020

Maravilhoso
Infelizmente não temos tradução para o restante dessa série ... queria muito um dia ver os outros livros.
Esse livro é maravilhoso e se você não gostou talvez seja porque não tenha entendido kkk , um conselho , anote todos os nomes de todos os personagens , o que fazem e como morreram kkkkk sério chega uma hora no livro que parece que vai sobrar só ele kkk ... eu realmente to chocada em como gostei da complexidade com ele os casos foram ligados , em como tudo se encaixou
Meu novo favorito , espero um dia ler inglês pra continuar a série ou que alguém passe pro espanhol os livros seguintes , já que esse já tem também

Angélica 19/01/2021

Literatura policial de qualidade
Excelente!!!! Comprei pelo fato de amar o gênero, e a sinopse também ajudou. Vamos acompanhar o inspetor McLean (amo) em mais um dia de trabalho comum, até que ele recebe uma ocorrência, chegando lá ele se depara com um corpo mumificação de uma garota aparentemente morta há mais de 50 anos em um ritual macabro. Isso é só o começo. Amei a história toda, o final foi perfeito. Leiam em nome do mal!

Andre.Vieira 21/05/2021

Achei esse livro muito bom e inclusive, recomendo. Total rotina investigativa, dá para respirar o ar policial. McLean passou por cada perrengue pessoal e profissional para resolver esse complicado e doentio caso.
O livro é um pouco pesado pelos assassinatos bárbaros e o leve toque sobrenatural.
O fato de colocar o capítulo 1 original no final foi bem planejado, porque realmente teria gente que com certeza iria desistir de ler o livro hahahahaha.

Mariana 20/03/2023

Livro muito bom, mas com final raso
O livro é um terror policial incrível, aborda pacientes terminais, a vida pesada de policiais que não conseguem se desligar do trabalho, policiais corruptos, homens ricos corruptos se aproveitando de mulheres pobres, se safando com assassinato e estupro. Cenas de necropsia e pericia impecáveis. Só o final que poderia ser proporcial a qualidade do restante do livro

Ma Gonçalves 25/11/2023

"Sombrio, violento, noir" (The Herald)
No livro acompanhamos uma onda de mortes em Edimburgo, que parecem estar relacionadas, mas não por motivos normais e racionais. Cabe ao Inspetor Anthony McLean explorar as linhas tenues do racional e o sobrenatural. Seria o criminoso uma entidade mortal, um ser não vivo, sedento pelo sangue humano? Ou seria "apenas" um ser humano, alguém com uma sede de poder que o leva a transcender qualquer ética, moral e lei para chegar ao seu objetivo? Cabe a nós descobrir nessas páginas.

Dulci 17/01/2023

Estou iniciando minha fase de leituras dark. Adorei a história que envolve investigação criminal e um pouco de sobrenatural....É um combo perfeito para quem quer uma leitura emocionante, que prenda sua atenção, e que provoca leves arrepios.

João 10/12/2015

No porão uma mansão abandonada é descoberto o corpo mutilado de uma jovem morta há 60 anos atrás..As mãos e os pés estão pregados no chão e seus orgãos removidos colocados em seis recipientes de vidro.Tudo indica que esse crime foi cometido em meio à um ritual macabro.
Alguns dias depois da descoberta do corpo uma mulher se suicida pulando em frente de um trem.Logo depois um homem desconhecido corta a garganta em um local público.
E vários outros crimes brutais começam a ocorrer em Edimburgo.
As coincidências são muitas e o mistério aumenta a cada assassinato.O Inspetor McLean desconfia que há uma ligação entre o ritual no porão e os assassinatos mas por mais que procure,não há uma explicação racional.

Em Nome do Mal é um livro que me deixou fascinado pela sinopse e pela capa.Estava ansioso pra ler e mal pude acreditar quando comecei a ler.O livro contém muitas cenas brutais,o autor não economiza palavras ao descrever em detalhes sangrentos os assassinatos.

"Foi o cheiro que ele sentiu primeiro.Estava ali,pairando todo o tempo,mas lá fora não podia senti-lo.Havia um cheiro ferroso e forte de sangue recém derramado.Ele estava sentado.Antes usava um pijama mas alguém havia tirado suas roupas e colocado caprichosamente em cima da escrivaninha.Os pelos crespos grisalhos de seu peito estavam manchados de sangue que vertia do ferimento aberto em sua garganta de orelha a orelha."

Um pouco mórbido mas pra quem gosta de livros com assassinatos chocantes e sangrentos é um prato cheio.O autor nos envolve com os detalhes chocantes conforme vamos seguindo com a leitura.

"A garganta da vítima foi cortada com uma lâmina afiada.O resto do corpo não mostra sinais de lesão imediata.Exceto pelos genitais._Ele se levantou e recuou para o lado para que McLean pudesse ver melhor._O pênis e o escroto foram removidos.
_E sumiram?O assassino os levou?_MacLean sentiu o peso da pizza em seu estômago.O Dr. Peachey pegou um saco de provas e ergueu-o para que ele visse.O conteúdo parecia muito com os miúdos encontrados em embalagens a vácuo no interior de um peru de Natal.
_Não,deixou aqui.Mas os colocou na boca da vítima antes de ir embora."

Conforme foi seguindo a leitura e vários assassinatos ocorrendo a minha curiosidade e ansiedade em saber como tudo terminaria aumentava.O autor é bom,lança várias pistas e instiga o leitor a seguir em frente.Na minha opinião o final foi satisfatório,as coisas foram explicadas de maneira convincentes.
O livro não foi aquilo tudo que eu esperava e imaginava mas acredito que é um bom começo para o autor que pretende seguir em frente com mais livros trazendo o Inspetor MacLean.O personagem é interessante,o autor dá a entender que há coisas para o Inspetor resolver na sua vida pessoal e o local de trabalho dele e os outros policiais são uma diversão á parte.O único porém é que o autor descreve demais as coisas e isso torna a leitura um pouco cansativa.Mas excluindo isso é uma ótima leitura pra quem gosta desse gênero de livro.
Recomendo!!

LeMMy-THT 07/06/2016

Boa Leitura !
Em Nome do Mal de James Oswald é um bom livro de investigação, com alguns toques do sobrenatural e só. Os personagens são bem construidos, a trama se desenvolve bem sempre tentando manter o mistério no ar, e as conexões entre cada crime são bem delineadas, mas o que me incomodou foi as pontas soltas que ele deixa no ar (possivelmente para um próximo livro) que acaba te deixando em duvida sobre vários aspectos da trama.
O livro me lembrou vários filmes que vi, um deles é o Possuídos de Gregory Hoblit com Denzel Washington, onde certa ideia foi copiada.
Gabi 11/04/2018minha estante
Pois é, algumas pontas soltas principalmente sobre a família e a vida do inspetor McLean, né? Esse final achei um pouco confuso, talvez seja melhor explicado em um próximo livro.