Como Escrever Séries

Como Escrever Séries Sonia Rodrigues

Resenhas - Como Escrever Séries

Jojoy Matias 30/12/2021

Leitura valida para quem quer escrever séries um dia.
Demorei mais do que devia nesse livro, mas em geral eu gostei. Ele é bem direto ao ponto e cita algumas séries que eu amo, como Master of Sex.
É um bom geralzao sobre a área de roteiro de séries e acho valida a leitura.
Acho que poderia ter mais exemplos e aprofundamentos, alem das entrevistas terem algunas perguntas que não são tão precisas agora. O streaming não era uma opção na época.

Boa leitura para quem quer começar a se aventurar como roteirista de série

PS: Eu adoro quando ela cita Nelson Rodrigues , seu pai. Sou fã hehehe

Lucas Ed. 02/07/2015

Nossa...
Que lástima de material. Pra mim, foi impossível seguir a minha regra das 100 páginas (ou seja, não abandonar um livro antes de ler pelo menos uma centena de páginas dele). A autora é confusa, utiliza conceitos sem fazer com que eles fiquem claros para o leitor e pior, em se tratando de uma acadêmica (Sônia Rodrigues possui doutorado e é professora universitária) é vergonhosa a falta de rigor na formatação. Autores são citados sem qualquer referência adequada, suas ideias e conceitos jogadas sem descrição, sem discussão. Fosse um ensaio, essa forma caberia. Num texto que se propõe a ser uma espécie de manual técnico, só gera confusão e falta de clareza.
Totalmente arrependido da compra.
Gabriel-Leal 25/06/2017minha estante
Concordo plenamente! Foi uma leitura difícil, confusa e por vezes irritante pela falta de compromisso com a formatação e o aspecto técnico do material. A melhor parte foi a sessão das entrevistas ao final, por serem mais diretos e claros com suas experiências, sendo coerentes com a proposta informal dessa sessão. Só consegui acabar de ler o livro, pois há muita falta desse tipo de material no mercado.

Alice.Carvalho 13/03/2018minha estante
O livro não se propoe a ser uma especie de manual tecnico. Manual técnico é pra roteirista iniciante (não sei se é o seu caso). O livro se torna muito mais eficiente, naturalmente, pra quem já entende a estrutura básica de um roteiro, conceitos básicos da escrita. Acho que o unico erro da editora é dizer que foi feito pra qualquer um. Não foi feito pra qualquer um. Existem termos, estruturas exemplificadas, que só entende quem possui experiencia de escrita. Pra mim que trabalho com desenvolvimento de roteiro tem um tempo funcionou bastante.

Lucas Ed. 19/11/2020minha estante
@Alice.Carvalho, eu já reli seu comentário diversas vezes e nunca consegui, nesses anos, entender de onde você tirou que "manual técnico" é para iniciante.
O livro se chama "Como escrever séries" é um manual, porque se pretende a ensinar algo. Imagina um livro chamado "Como fazer bolos" mas que é voltado apenas para chefs experientes?
Isso não faz sentido.
É um livro mal estruturado - seja focado em leitores experientes (e ele não é), seja para leitores iniciantes (pior ainda).

Nick 14/12/2020minha estante
Concordo! Comecei a ler o livro e apenas três anos depois consegui terminar de ler de tão confuso e cansativo que ele se torna. Ao se propor ensinar algo para alguém que não conhece nada sobre o assunto o ideal seria apresentar (ao meu ver) exemplos de fácil compreensão (que o livro finge propor essa ideia com o título dizendo "a partir dos maiores sucessos da TV"). Acabei passando outros livros na frente e voltei nele só agora... Uma pena ter sido assim, mas bom saber que não fui o único que não curtiu.

Gai 21/06/2023

Um ótimo livro para estudantes de cinema, roteiro, escritores? Tem uma ótima didática com exemplos e repertórios maravilhosos.

gabrielt3norio 04/10/2020

Inspirador a seu modo.
Muita informação e técnica enriquecedoras.

Gabriel1679 31/08/2021

Um bom material brasileiro sobre séries
Temos pouquíssimos livros em português sobre a estrutura de séries dramáticas, super recomendo esse.

Jaqueline 02/11/2014

Recebi o livro Como Escrever Séries - Roteiro a partir dos maiores sucessos da TV, de Sonia Rodrigues, da editora Aleph, a responsável pela publicação da obra. Mais do que oferecer dicas para quem quer escrever um roteiro e criar sua própria obra, Sonia Rodrigues faz um convite a todos os seus leitores, propondo que mergulhem a fundo em algumas das séries televisivas dramáticas mais relevantes dos últimos anos. Obras de destaque da chamada Era de Ouro da Televisão como The Sopranos, Breaking Bad, Game of Thrones e Homeland têm suas histórias e plots analisados sob o cuidadoso olhar da autora, que exemplifica suas didáticas instruções com cenas marcantes (ou não tão marcantes assim, mas igualmente interessantes) de séries prestigiadas.

Um dos pontos mais interessantes feito pela autora é a afirmação de que as séries televisivas estão para o século XXI assim como os romances estiveram para o século XIX, retratando dilemas, anseios e ambiguidades da nossa época com sensibilidade e realismo mesmo em suas formas mais sutis. No capítulo Engenharia Reversa, por exemplo, a autora propõe que destrinchemos a essência de séries dramáticas como Ray Donovan, Scandal e House of Cards pelo exercício do olhar inocente, sem interpretação, focando apenas naquilo que vemos.

Quem pretende escrever roteiro de série dramática precisa assistir a episódios como um exercício de musculação para um lado do cérebro que está desativado. Porque tendemos a substituir descrição por interpretação do que os personagens fazem (pg. 142).

Quem me conhece sabe como sou entusiasta de séries assisto mais de 20. Apesar de soar bastante técnico em alguns momentos, graças a este livro pude apreciar detalhes de algumas das minhas obras prediletas sob uma nova perspectiva. O ponto de vista de uma especialista experiente como Sonia Rodrigues nos faz apreciar escolhas, diálogos e decisões narrativas que muitas vezes passam batido para o espectador. Além de dicas derivadas do seu trabalho como escritora e roteirista, a autora, que também é doutora em Literatura, trabalha com as teorizações de pesquisadores como Vladimir Propp, Umberto Eco, Marlyse Meyer e Terry Eagleton.

São os personagens, seus desejos, seus objetivos, suas fraquezas que puxam o drama para a frente. Qual o desejo? A fraqueza? Atitude? Qual o conflito? São as respostas a essas perguntas que vão tornar verossímeis os papeis assumidos e as trajetórias seguidas pelos personagens (pg. 53).

A linguagem é simples e clara, mas os parágrafos muito curtos tornam a leitura cansativa. Muitas sentenças que poderiam estar unidas por um conectivo acabam em outro parágrafo desnecessariamente, deixando exemplos e argumentações separados e soltos no texto. Isso me irritou bastante, pois fazia a leitura da obra corrigindo mentalmente estas separações, que poderiam ter sido amenizadas pelo preparador do texto ou pelo revisor da obra.

Como Escrever Séries - Roteiro a partir dos maiores sucessos da TV é um guia bastante interessante para quem deseja adentrar o mundo dos roteiros, mas não apenas. Fãs de séries e admiradores da televisão de modo geral também poderão aprender bastante com essa obra.

Ricardo de Andrade 14/01/2022

Sobre o roteiro de séries
Ótimo livro sobre a escrita de roteiros especializados em séries. Seu único defeito é não ter tido mais páginas. A obra discorre sobre a estrutura desses tipos de roteiros, traz alguns exemplos e ainda no final, há uma entrevista com alguns roteiristas e diretores falando sobre o mercado para o roteirista. As dicas desse livro são valiosas e merecem ser revistas em alguns outros momentos. Muito recomendo para os interessados em roteiros e principalmente em roteiros de séries.

renata1004 29/10/2023

Depois de muito tempo, terminei! tem umas referências legais e umas que não me liguei muito mas achei meio :/ decepcionante. parece uma discussão que duraria mais do que deveria na minha aula de laboratório de roteiro (derogatory)