Londres Chama

Londres Chama James Craig

Resenhas - Londres Chama

Malucas Por Romances 11/01/2019

RESENHA COMPLETA NO BLOG
Londre Chama é o primeiro livro sobre o inspetor John Carlyle publicado aqui no Brasil pela Editora Fundamento, e foi uma grata surpresa essa história.

O inspetor John Carlyle após receber um bilhete, encontra um corpo em um luxuoso hotel que foi assassinado de forma brutal, e quando ele assume esse caso ele não imagina o que realmente está pra acontecer. O inspetor John Carlyle sempre foi honesto, porém ele não é a pessoa mais amada na polícia, então quando ele se vê no caso o apoio que deveria ter ele não tem.

O autor trouxe uma história com fatos até então bem reais e só isso já achei ótimo. O inspetor não é alguém que sabe tudo, na verdade ele pouco sabe e isso só mostra as dificuldades dele em relação as investigações, além do pouco apoio que tem dos seus superiores. Outro fator importante foi que o livro teve como pano de fundo as eleições, mostrando não só a corrupção do meio político, mas também a da policia, onde nem todos são o que parecem.

o livro foi escrito em terceira pessoa e a maioria pelo ponto de vista de John, porém como teve poucos diálogos a história pode não fluir tão bem como deveria. A editora Fundamento sempre tem diagramações e revisões impecáveis e com esse livro não foi diferente, além da capa que foi o que me fez escolher esse livro.

O livro tem como foco a vida inspetor, e não só a vida profissional como também a familiar, porém por se tratar do primeiro livro de uma série eu não senti muita conexão entre ele e a esposa, na verdade algumas atitudes dele me irritaram bastante.

As cenas dos assassinatos são bem descritivas e o autor não deixou nada para imaginação, fazendo com que o leitor enxergue literalmente o que ele quer, e não digo isso de uma forma bonita. O autor me surpreendeu de forma positiva, principalmente por não te lido nada dele antes. Acredito que a série possa ter uma evolução em alguns pontos como a falta de diálogo possam ser corrigidas nos próximos livros da série.

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2019/01/resenha-londres-chama-james-craig.html#axzz5cElY2iFE

clayci 23/02/2018

Tem que ter estômago forte em algumas cenas..
Demorei para finalizar a leitura deste livro. Quando li a sinopse (e vi a capa) imaginei que encontraria um enredo envolvente. E de certa forma, é. O autor mostra de forma simples o cotidiano do inspetor John Carlyle. Confesso que só continuei a leitura por causa dele. Carlyle passou por várias dificuldades na sua profissão e mesmo se dedicando tanto, nunca fora reconhecido.

Mas mesmo ele sendo um personagem “simples”, alguns diálogos me tiraram do sério. Dos poucos diálogos que tiveram, não consegui sentir química entre ele e os demais personagens (nem mesmo com a sua esposa). Outra coisa que me incomodou bastante foi o excesso de descrição dos fatos. O enredo é lento e consequentemente a construção dos personagens e o suspense também.

O lado positivo da história é que o autor criou um ambiente “real”, ou seja, ele fez questão de mostrar que o inspetor não tinha tanta experiência para assumir o caso (na verdade ele não tinha nem mesmo o apoio dos seus superiores). Isso fez com que a resolução ficasse mais interessante, já que descobrimos os fatos junto com ele.

E por criar um ambiente familiar, ele acertou ao usar o período das eleições como pano de fundo. Então há toda uma discussão sobre poder e corrupção. O único defeito (ao menos eu enxerguei como defeito) foi a forma que os crimes foram narrados. Eu fiquei horrorizada, pois há cenas de estupro, tortura e isso pode te chocar. Recomendo que você leia este livro em uma fase mais calma porque o autor não foca apenas na investigação, ele quer mexer com o seu psicológico.

site: https://goo.gl/qPgZQa

cantor 23/11/2016

Não gostei
Gosto de livros que poderiam ter sido reais e por este motivo histórias envolvendo investigação policial me atraem. Assassinatos infelizmente fazem parte do cotidiano e este livro desenvolveu os fatos de forma que parecesse o mais real possível, nada mirabolante ou fantasioso que pudesse deixar alguma dúvida a respeito de uma possível autenticidade.

O autor apresenta de forma simples e direta um pouco do cotidiano profissional de um inspetor, John Carlyle, que encontra-se envolvido na resolução de assassinatos brutais e que se não forem resolvidos mais gente acabará morrendo, incluindo um candidato prestes a ganhar as eleições em Londres.

A história não se detém apenas neste novo mistério a ser desvendado. Com o virar de páginas o leitor passa a conhecer a vida de Carlyle, as dificuldades pelas quais já passou durante sua carreira, incluindo sua tentativa de ser um bom profissional e não tendo seu trabalho reconhecido. Relembro o que disse anteriormente, a história construída passa muito perto da realidade, por este motivo acredito que o autor fez questão de mostrar que o inspetor não é nenhum gênio investigativo, muito menos que tenha apoio total de seus superiores.

O poder, a corrupção e a brutalidade estão presentes de forma muito ativa nessa obra. Acredito por se tratar de temáticas que quando entrelaçadas se tornam pesadas, a leitura exige um pouco de atenção do leitor, para que este não se perca na troca de capítulos que terá algumas intercalações que são importantes para o reconhecimento da realidade em que o inspetor se encontra. Vale ressaltar que Carlyle não faz o estilo simpático e queridinho de todos.

As mortes são fortes, com direito a tortura e xingamentos, então sugiro que caso você esteja numa fase mais light, pule este livro por enquanto, senão poderá se sentir incomodado ou chocado com a história que ultrapassa a linha investigatória e demonstra sem pudor algum o sofrimento dos assassinados. Agora, se você está buscando algo forte, que mexa com seu psicológico e atice sua vontade investigativa, este livro será o certo!

Lê Vieira 04/10/2014

site: http://www.confraria-cultural.com/2014/10/resenha-londres-chama-james-craig.html
Raquel - @porromances 30/07/2017minha estante
undefined

Renata 27/08/2018minha estante
o lance agora é ter mais de um perfil ou copiar a opinião do coleguinha mesmo?