Contos de Suspense

Contos de Suspense Martha Argel

Resenhas - Contos de Suspense

Mônica 27/12/2023

Costumo não gostar de contos, pois gosto de ter tempo de me envolver mais com os personagens, mas esse foi legal

Elô 06/04/2023

Contos de suspense
O livro é muito bom, principalmente para quem quer conhecer autores tão conhecidos no mundo do horror e outros nem tanto. Recomendo.

.belladonna. 05/09/2022

Contos clássicos
Os contos apresentados no livro são incríveis, a escrita cativante nos prende cada vez mais no mundo escrito por esses autores, recomendo muito.

Léo 05/08/2022

Nota: 4?
São uns 5 contos dentro desse livro, de autores diferentes, mas com o suspense sendo sua semelhança.

Pedro 03/03/2022

Estes Contos Contam
Deixa eu contar pra vocês...
Estes contos contam com cada ponto.
Estes contos contam um pouco e tanto.
Eu, tonto, há tanto tempo, me mantive distante de tal tento que hoje fiquei tentado ao terminar este título.
Nem tanto pelos tais contos.
Mas por tudo que isto têm.

Como foi dito, não são contos que vão te assustar, mas é uma leitura que vale a pena pra começar a por o pé, tanto nos contos, quanto no terror.

Noah41 15/10/2021

bom demaais, mas escrita dificil
amo mto mto esse livro mas meudeus a escrita é meio dificil em alguns momentos. amo mto os contos do edgar allan poe ent me conquistou ai já, os outros contos são ótimos tbm, dá arrepio msm amo um suspense

David Alves 21/02/2020

Clássicos
Eu estava com muitas expectativas, não foram superadas, mas também não ficou abaixo. Eu tinha lido algo do Lovecraft, estava ansioso pra ler o primeiro do Poe. Enfim, foram contos interessantes e bem planejados. Foi uma leitura rápida e fluida. Recomendo, mas não vá com muita sede ao pote.

I L Oliveira 06/01/2019

Confesso que acabei gostando bem mais de Contos de Horror: histórias para não ler a noite.
Os únicos contos que gostei foram os dois últimos, O homem e a serpente (Ambrose Bierce) e O tesouro na floresta (H. G. Wells). Os demais achei bem mais ou menos.

Marcus 03/10/2015

Iniciação ao medo
Não, essas cinco histórias não chegam a tirar o sono. Caso você esteja entre as pessoas que nunca leram um livro de Clive Barker ou Stephen King por receio de não conseguir dormir à noite depois, essa deliciosa antologia é a perfeita iniciação com alguns autores quer fizeram a diferença na literatura.

Todos são de lingua inglesa: Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft, Phil Robinson, Ambrose Bierce e H.G. Wells, traduzidos por Martha Argel Rosana Rios. Apreciadoras da literatura fantástica, as organizadoras da antologia assinam ainda uma breve introdução que analisa o gênero e suas origens. A edição da Farol Literário imita um livro envelhecido, com belas ilustrações de Samuel Casal.

Em Contos de Suspense os autores exploram nossos medos mais primitivos, como a escuridão, as serpentes, o desconhecido. Habilmente, as tramas nos levam a perceber como o horror quase sempre está em nossa imaginação, e não no sobrenatural. Quase sempre.

O livro tem várias notas de rodapé que localizam o leitor no tempo e nos costumes da época em que se passam as histórias. Chegam a mostrar algumas incoerências nos relatos, mas há um certo exagero ao trazer o significado de algumas palavras em português de uso menos frequente. Há ainda uma breve biografia de cada autor.

Se você não é extremamente sensível, vai conseguir dormir depois de ler Contos de Suspense. E dormir com a gostosa sensação de ter desfrutado pouco mais de uma agradável hora em uma boa leitura.

site: blogbeatnik.blogspot.com

Alexandre | @estantedoale 04/05/2015

1, 2, 3... Contando!
Ah, contos... Ultimamente tenho me apegado tanto a esse gênero! São histórias curtas, porém fascinantes, em certos aspectos. E os de terror e suspense, então... Meu Deus! Vida eterna a quem inventou esse tipo de conto, porque são, apenas, os MELHORES caras da face da Terra!
Agora voltemos à normalidade das coisas. Alguém avise à Rosana Rios e à Martha Argel que elas fizeram uma das melhores seleções de contos de suspense que uma editora já publicou? Sério, mesmo tendo pouco conhecimento e experiência nesse negócio de selecionar contos para publicação, tenho certeza que alguém mais assíduo nesse assunto que eu teria a mesma impressão: a de que duas pessoas fizeram um trabalho incrível para a sociedade leitora!
Beleza... Então, sabem, não creio que seja uma tarefa fácil pesquisar autores e obras, escrever notas com informações importantes ocultas nos textos, trazer a tona autores até então desconhecidos por algumas pessoas e, como fez Samuel Casal, ilustrar cada pequena, porém envolvente, história de um jeito tão macabro/belo. E eles fizeram isso.
Contos de Suspense, livro publicado pela editora Farol Literário em julho de 2014, traz cinco contos de “(con)gelar seu sangue”, escritos por autores bem antigos, mas escolhidos a dedo para compor um único e instigante volume.
O primeiro conto, A Caixa Oblonga, é de Edgar Allan Poe (1809 – 1849) — apenas o fodão dos contos de suspense, né? —, e traz a história de um homem que entra numa viagem de paquete e encontra seu amigo, um artista e colecionador de arte, com suas irmãs e sua esposa. Os questionamentos do homem se iniciam com um quarto a mais registrado para o amigo e ganham mais intensidade quando sua curiosidade chega ao conteúdo da tal caixa. Um conto bem estranho, levando em conta vários aspectos dos quais não posso falar, porque seria spoiler.
A Fera na Caverna, de H. P. Lovecraft (1890 – 1937), já parece um pouco mais sinistro. Fala de um cara que está numa excursão pela maior caverna do mundo, a Mammoth, em Kentucky, Estados Unidos, acaba se perdendo do grupo e encontrando, meio que de longe, uma fera desconhecida. Acho que já vi algo parecido em algum lugar, e não duvido nada que tenha tido um dedo de Lovercraft.
Lá vem, lá vem. O terceiro conto é de um autor não tão famoso quanto esses dois primeiros, mas que achei tão marcante quanto eles: A Árvore Comedora de Gente, de Phil Robinson (1842 – 1902), possui um título inevitavelmente sugestivo. E acho que foi o conto com mais notas científicas do livro, tratando-se de botânica e exploração com fins estudiosos. Um conto que realmente arrepiou.
O estadunidense Ambrose Bierce (1842 - ?) me trouxe, com O Homem e a Serpente, quarto conto do livro, lembranças de um outro livro que li, O Circo do Dr. Lao, de Charles G. Finey (1792 – 2875), onde um personagem trava uma conversa filosófica e bizarra com uma serpente marinha. A única diferença entre o conto de Bierce e o livro de Finney é que o personagem do primeiro autor não fala com a serpente, mas há uma troca fatal de olhares.
O quinto e último conto foi um dos que mais me intrigou. O Tesouro na Floresta, de H. G. Wells (1866 – 1946), conta a história de dois aventureiros que entram numa ilha com um mapa para encontrar o tesouro de um chinês nada descuidado — sem ironia. Bem, se vocês lerem, vão entender perfeitamente do que estou falando.
Não é só uma coletânea de contos que fazem você ficar com todos os pelos do corpo arrepiados, é, também, uma coletânea de contos que nunca, jamais, de maneira alguma, sairão da sua memória nem com uma sessão forçada de amnésia crônica fornecida por laboratório. Ou seja, eu exagero mesmo quando o negócio é bom.
Então, sugiro que leiam essa obra fantástica e deixem seus queixos caírem diante das revelações de cada autor, de cada conto. E vejam: não me responsabilizo por ataques cardíacos, caso sigam minha dica de hoje.