As Noivas de Robert Griplen - Parte 1 - Maldição

Talita Vasconcelos

Resenhas - Alma de Rosas

Denise Crivelli 26/06/2015

Opinião:
Um livro que envolve mágica, paixão e uma maldição, a autora têm uma escrita gostosa e eu li o livro em um dia só pois queria saber o final dessas irmãs, apesar de ter curtido a leitura achei que a história foi mal aproveitada, esperava mais no decorrer da leitura e isso me decepcionou um pouco. O motivo que levou a maldição achei um pouco fraco, tudo bem que envolve amor eterno mais não me convenceu muito. Fui lendo querendo saber o que acontecia e de repente cheguei no final, que pensei pronto foi só isso, ficou a impressão que faltou alguma coisa naquele final.
Apesar dessas coisas é uma leitura interessante, mesmo não sendo tão aproveita a premissa é legal e os personagens interessantes, gostei da Susan e achei a Anne chata.

''_Seu nome não diz quem você é – argumentou Susan, tentando convencer a si mesma de que era inútil. Via nos olhos de Roger que ele não voltaria atrás. – E se te traz dor, enterre-o, e adote o nome de Bellingham como seu para sempre.''

O livro se passa em duas épocas diferentes uma é no ano de 1846 e a outra é duzentos anos antes em 1646, na primeira é a epoca que vivem Anne e Susan e em 1946 narra a historia de Robert e de sua paixão, que é para entendermos como aconteceu o inicio de tudo isso, mais claro que é apresentado em partes, ficamos sabendo o certo lá pro final. Mais achei legal a ideia de se passar em duas épocas diferentes apesar de na maior parte focar em 1846.
Sei que essa capa desanima qualquer um que queira ler , mais indico não prestar muito atenção nela e ir direto para a sinopse que foi o que me fez escolher esse livro.
Essa foi minha opinião, espero ler algumas outras opiniões desse livro para saber o ponto de vista de outros leitores.

site: http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

Marcelo 04/08/2015

Uma grata surpresa na literatura nacional!
Cinco estrelas não são o bastante para classificar esse livro. Tenho que dar pelo menos dez!

A história se passa em dois momentos: entre 22 e 24 de março de 1846 (o tempo presente da história), e entre 22 e 24 de março de 1646 (duzentos anos antes).

Em 1846, a história gira em torno das irmãs gêmeas Susan e Anne Dawson. Elas são gêmeas fraternas, não têm o mesmo rosto, mas são extremamente unidas, sobretudo após a morte dos pais. Às vésperas de seu aniversário de 17 anos, as duas irmãs se deparam com um mistério sobrenatural assombrando a cidade. Todos os anos uma moça desaparece em Salem: sempre na madrugada do dia 24 de março; sempre uma moça de 17 anos. Elas não sabem muito sobre esse mistério. As pessoas parecem ter medo de falar a respeito. Tudo o que se sabe são histórias veladas, os sussurros que vez por outra alguém deixa escapar, e uma estranha lista de sintomas.

Sempre que uma garota desaparece na cidade, a família a declara como morta, pois, como a própria Susan explicou “morrer não é crime, nem pecado”, e uma vez que elas não vão voltar, não há porque manchar sua reputação, e dizem que elas foram vítimas de uma peste, que supostamente só atinge mulheres de até 17 anos. O funeral é feito sem a presença do corpo, e a história oficial é que os corpos são queimados num lugar distante para evitar contágio.

O caso é que agora Anne está apresentando os sintomas da peste, e Susan está determinada a investigar o que esse eufemismo significa, e encontrar um meio de evitar que sua irmã se torne vítima desse mal, e acaba ela própria envolvida nesse mistério.

Entre um capítulo e outro, a história faz uma volta a 1646: os Griplen são uma das famílias mais ricas e influentes de Salem (então, recém-colonizada), mas não são socialmente conhecidos na cidade. Vivem isolados numa casa construída numa espécie de ilha particular. Mas Robert, o único filho homem do casal Griplen está prestes a se casar com uma moça de boa família chamada Lucy. O pai dele, porém, é contra o casamento porque Lucy é negra, mas Robert é tão obstinado quanto seu pai, e está disposto a se casar com Lucy, a qualquer custo. Mas ele também vai descobrir que não se pode desafiar a ira de um Griplen impunemente. Assim, seu amor incontrolável por Lucy acaba se tornando sua perdição.

Ele desafiou tudo por amor a ela, e seu amor acabou se tornando uma maldição, que durante duzentos anos conduziu outras vítimas ao seu inferno pessoal. E agora Susan e Anne estão prestes a se tornar parte dessa maldição.

Esse livro foi uma maravilhosa surpresa. Eu não sou muito adepto de livros digitais, mas já tinha lido outras obras da autora, e a sinopse me deixou bastante curioso. Além do quê, cinco reais não é lá grande coisa, se o livro não fosse bom.

Mas não me decepcionei nem um pouco. As Noivas de Robert Griplen é um romance sobrenatural maravilhoso, com um enredo tão bem trabalhado, e uma trama tão envolvente, que chega a ser difícil acreditar que se trata de uma obra nacional. Não estou dizendo que não há bons escritores no Brasil, mas não tive experiências muito boas com esse gênero com autores nacionais. E como a história se passa em Salem, era de se esperar que a autora fosse americana, ou que, em algum momento fosse cair em incoerência. Mas pelo visto, a Talita Vasconcelos fez a pesquisa direitinho, e conseguiu recriar Salem do século 19 com a mesma propriedade que teria feito um cidadão local.

Eu admito, o final é audacioso, e deixa no ar a premissa de que possa haver uma continuação para essa história.

E o mais engraçado, é que aqueles cinco reais que eu apostei num livro digital, acabaram comprando um dos melhores livros que eu já li!

Leitura mais que recomendada!

Nelmaliana 11/01/2016

Há 200 anos, todo dia 24 de março, uma moça com 17 anos desaparece misteriosamente na cidade de Salem. As irmãs Dawson, Susan e Anne são gêmeas e irão completar 17 anos brevemente.
Robert Griplen é um homem amaldiçoado pelo destino, e foi tragicamente separado de sua noiva na véspera do casamento.
Certo dia, elas sobem em um penhasco e mergulham em uma piscina que que fica logo abaixo dele. Inacreditavelmente conseguem respirar embaixo d´água, e como se isso não bastasse encontram sereias e uma mansão misteriosa totalmente preservada. Na volta à superfície, elas não tem certeza se o que aconteceu foi sonho ou realidade.
O destino dos 3, irá se cruzar ao de inúmeras moças que vieram antes delas, e que não puderam resistir ao encanto das águas de Salem.

O livro é narrado em 3ª pessoa, e o narrador tem acesso a todas as informações. Nos primeiros capítulos nós conhecemos as gêmeas, e acompanhamos o sofrimento de Susan, que vê sua irmã Anne, enlouquecer aos poucos. Quando já conhecemos um pouco da história das meninas, voltamos 200 anos na história e conhecemos Robert Griplen. A partir daí, a narrativa se intercala entre presente e passado. A autora vai nos envolvendo na história em doses homeopáticas, até o momento onde simplesmente não é possível mais deixar o livro de lado. A leitura precisa ser finalizada.

Leia mais em:

site: http://profissaoleitora.blogspot.com.br/2016/01/as-noivas-de-robert-griplen-de-talita.html

Camilla191 22/11/2017

Resenha Descafeindas
Quando comecei a ler o livro não achei que gostaria, não é uma história que compramos pela capa e a sinopse não capta a essência incrível da história. É um livro de leitura fácil, não tem muitas falas e é composto por quase inteiramente longas narrações, mas de toda forma é uma história interessante e única.

O livro é narrado na terceira pessoa, temos uma visão ampla de todas as personagens na história. Susan e Anne Dawson são o que temos de protagonistas, mas também temos o Robert que é separado de sua noiva Lucy às vésperas do casamento. Quando as histórias de cruzam as coisas vão ficando muito interessantes, o livro inteiro tem uma pegada Jane Austen com um mistério intrigante durante toda a leitura.

Quando Lemos temos a impressão de estarmos dentro das tramas, as descrições são muito bem feitas e reais. Quando conhecemos a mansão de mais de duzentos anos as cenas são incríveis! Cada pedacinho é importante, passou essa parte não queremos mais lagar a leitura e ela torna-se rápida e sem pausa para pensar.

É o tipo de livro que precisamos juntar as peças para compreender e chegar a uma conclusão lógica, enquanto lia ficava criando milagres de teorias em torno das personagens. Embora as personagens não sejam muito cativantes elas são incrivelmente misteriosas e chamativas.

É uma leitura nacional incrível, recomendo ??

Mz. Hyde 09/10/2018

Entre Capas e Letras
Quando comecei, não achei que o livro me cativaria tanto.
De imediato, a história se passa em Março de 1846; somos apresentados as gêmeas Dawson, elas são órfãs e foram criadas sob a tutela da governanta com a ajuda do Padre local.
Anne começa a apresentar os sintomas da "peste", um fenômeno que acomete moças solteiras de 17 anos, mas é um assunto que os moradores não falam.
Susan não está disposta a perder sua irmã e vai atrás de tudo o que pode para descobrir o é essa peste e o que fazer para salvar Anne.
Em um determinado ponto da história, somos levados a uma Salém recém-colonizada, em Março de 1646 (200 anos ates) e conhecemos a Família Griplen. Robert é o único filho homem e tem uma irmã caçula, Emily; eles são umas das famílias mais ricas do local e isso os torna influentes também.
Robert se apaixona por Lucy e pretende desposa-la, mas seu pai é contra tal união e isso vira uma guerra entre os dois, pois Robert não pretende abrir mão de sua amada e por causa dessa pertinácia de Robert para se casar, uma maldição toma conta de Salém.
Tudo foi descrito muito detalhadamente, mas não a ponto de ser chato; foi como estar na própria, Salém no século 19 (figurino, valores morais e éticos). O livro é narrado em 3ª pessoa, pela Susan e não tem muitas "conversas", o foco são as narrativas.
E que obra sensacional, meus amigos!!! Me senti uma CSI, juntando as pistas durante o livro e desvendando a maldição no final. Ah! E a autora deixa no ar, uma possível continuação mas não é algo que atrapalhe os desfecho.

site: https://dehvicente.blogspot.com/2018/10/asnoivas-derobert-griplen.html