O Dilema do Onívoro

O Dilema do Onívoro Michael Pollan

Resenhas - O Dilema do Onívoro

Raquel.Fernandes 27/06/2021

Uma boa reflexão sobre o que comemos e como está organizada a atual cadeia produtiva alimentar que domina o mercado. Embora retrate uma realidade norte americana, acredito que a situação brasileira é muito semelhante. Um sistema de produção baseado na mecanização, uniformização, simplificação e redução ao máximo dos custos de produção, desconsiderando os custos sociais e ambientais.
Não avaliei com 5 estrelas porque não fiquei tão empolgada com a parte das coletas dos alimentos para a refeição que o próprio autor se propôs a fazer. Na minha opinião, um pouco cansativa, pouco atrativa. Independente disso, recomendo a leitura para todos que já se perguntaram sobre nosso sistema alimentar e sua relação com a humanidade e o ambiente.

Luis Netto 04/11/2010

Em “O Dilema do Onívoro” o autor americano Michael Pollan, mostra toda a trajetória dos alimentos que ingerimos, revelando todo processo obtido por um ingrediente momentos antes de chegar aos nossos pratos. Então ele exemplifica dizendo que ao ler um rótulo de qualquer alimento ele sempre faz viagens ao local de origem para pesquisar a como aquele tal produto formou-se em um alimento tão saboroso e até refinado.
Foram nessas viagens que Michael resolveu conhecer algumas grandes empresas como McDonald’s o maior e mais bem sucedido fast-food do mundo. ‘Mas será que este lanche tão saboroso e com a aparência tão bonita é saudável?’. Não pelo contrário McDonald’s realmente é uma delicia, mas se pararmos para pensar como é feito os ingredientes e como é preparado, garanto a vocês que todo este encanto acabará em um piscar de olhos, mas não é só o McDonald´s, quase todas as indústrias que oferecem esta comida rápida são sujas e ‘recheadas’ de substancias químicas que podem afetar seriamente nosso organismo ao longo dos anos.
É meus amigos depois que li este livro mudei meus conceitos sobre estas empresas que admiramos, os produtos industriais estão tomando conta do mercado e acabando com o nosso interior.
Vocês devem estar se perguntando ‘então os produtos naturais são melhores?’, não, infelizmente nem os alimentos naturais escapam dos olhos de Michael, que diz encontrar inúmeros vermes e bactérias presentes, pela falta de higiene e cuidado dos agricultores de hoje em dia, ‘as aparências enganam’, o que pensamos ser nutritivo e saudável, na verdade são venenos que aos poucos vão destruindo nosso organismo.
‘Então o que devemos fazer para conseguirmos ser saudáveis?’, segundo Michael apenas rezar para que um dia todos estes donos de industrias e estes agricultores tomem juízo e parem de pensar apenas no dinheiro, e pensem um pouco na qualidade do produto oferecido a sociedade.
Leiam este livro, para que vocês possam compartilhar comigo toda esta duvida sobre nosso alimento de cada dia.
Elis 04/07/2012minha estante
Oi Luis,

Estarei lendo esse livro em breve e já estou ansiosa para vir dividir minha opinião com você. Adorei a resenha...beijocas elis

Cami 17/02/2022

Importante e chocante
Apesar de uma visão enviesada, pois me interesso pelo assunto de alimentação, eu recomendaria esse livro para todos lerem. A reflexão sobre o que colocamos em nosso corpo e, principalmente, em nosso corpo, é algo que deveria passar pela mente de todo ser humano.
Eu gostei muito da disposição dos capítulos do livro, que passam por todos os meios de se produzir alimento, industrial, pastoril, orgânico, caça e coleta. Ele expõe o tratamento ao qual os animais são expostos em sua criação, o que eles ingerem, porque ingerem, como somos afetados; faz uma reflexão sobre a função dos orgânicos industriais e os orgânicos produzidos em
menor escala; reflete sobre preços e mostra uma visão muito interessante e diferente do vegetarianismo e vegetarianismo estrito; além de relatar a experiência de caçar e coletar seu próprio alimento e preparar uma refeição a partir disso.
Gosto de como o autor não se mostra utópico, e considera a vida real de seres humanos convencionais para fazer seus julgamentos e dar suas opiniões.

Ogro 10/03/2013

Esclarecedor...e apavorante
O autor dedicou-se a conhecer a fundo a cadeia de produção alimentícia norte-americana - desde "de onde vem o que comemos" até "como chegam as prateleiras o que comemos".

E o quadro é assustador - se por um lado, alimentar uma população tornou-se incrivelmente barato, a ponto de os fazendeiros norte-americanos PERDEREM dinheiro quando colhem, a ênfase na bi-cultura de soja e milho, que provê a base para quase toda a cadeia alimentar - desde ração para bovinos - em contra-partida a milênios de evolução comendo capim - à decomposição em elementos básicos, re-arranjando em produtos diversos, numa re-engenharia alimentar digna de um reciclador de Jornada nas Estrelas, o autor disseca todos os prós e contras, desde à produção industrial, passando pela produção orgânica , o preço do desgaste do solo versus o custo de uma agricultura mais tradicional, desde analisando os atos de cozinhar contra os de adquirir comida pronta, somos levados a avaliar nossa relação com a alimentação.

É uma leitura recomendada , apesar de cansativa - como é cansativa, são 500 páginas de um texto detalhados mas vale a pena.

Nadir15 31/12/2022

O dilema do onívoro
Pessoas do meu skoob todos deveriam ler esse livro fantástico, cheio de experiências sobre alimentação autosustentável e invoca reflexões muito singulares sobre a indústria de carnes, ovos e leite. Super indico

nathaliapb 09/01/2009

Realista
Muito científico o livro. Em nenhum momento ele é parcial, seja para o lado do vegetarianismo, seja para o dos "carnívoros". Dá uma situação não radical para quem acha que os animais são mal tratados e também para quem não quer acabar com o meio ambiente. Mas tem uns capítulos muito chatos, que dá para pular tranquilamente.
Diego Lops 23/02/2011minha estante
haha...o autor é gigantescamente parcial. Ele inclusive faz apologia à caça. Acho que deve reler olivro.

zé buchão! 04/04/2011minha estante
È.... há alguns sofismas para que se justifique a experiência da caça. MAs foram sofismas muito boas.... bem psicológicas.... talvez nem mesmo o autor tenha percebido.... apesar de ser bem filosófico e intuitivo! esse cara é muito crânio! ele é parcial para o onivorismo!

Wilson 07/09/2014

Um grande livro
O autor visita os três reinos: o vegetal, o animal, e os fungos.
No primeiro capítulo, vemos como o milho dominou os Estados Unidos, e como toda uma cultura se formou (ou transformou) ao redor.
A seguir, a horrível criação de gado confinado. Doente, imerso em fezes e submetido a hormônios e antibióticos (adaptação forçada para a ingestão de milho).
Tempo médio de "vida": 150 dias.
Conhecemos a fundo a fazenda Polyface e sua intrincada cadeia alimentar e ambiental, e aprendemos que o capim não é um simples "capim". E que os animais, ainda que destinados ao abate, podem ter uma existência digna, criados soltos e livres de doenças.
Faz uma abordagem brilhante acerca dos alimentos vendidos como "orgânicos" em uma grande rede norte-americana.
Por fim, uma incursão ao mundo dos cogumelos.
Aborda, também, assuntos como vegetarianismo (dieta vegan, inclusive), caça, obesidade, complexo industrial-militar, etc.
Sem dúvida alguma, um livro interessantíssimo.

eneida 23/06/2016

Esse faz parte daquele grupo de livros que acendem uma luz na cabeça da gente. Lembro que passei varios dias chocada com o milho! Mudou minha maneira de encarar a comida, para mim foi importantíssimo e deveria ser leitura obrigatória para os jovens de hoje.

Arlei.Jose 04/05/2015

Excelente
Visão jornalística e baseada em fatos, uma viagem pelos subterrâneos do vários ciclos de produção e consumo dos alimentos, recomendo

bedantas 19/09/2016

Altamente recomendável!!
Comecei lendo o livro sem nenhuma expectativa e acabou se tornando um dos melhores livros que já li! Para quem ainda acha que aquela lasanha congelada é mais cômoda ou saudável. Esse livro é altamente recomendado e ainda serve para os que não tem a mínima noção de onde vem o que está comendo. Eu tinha visto alguma coisa do Pollan no Netflix ele é um sujeito sensacional. Parabéns pelo livro!
Carol 10/12/2021minha estante
A série dele que está na Netflix é ?Cooked? e também é baseada em um livro dele. A série é uma das minhas favoritas e esse autor se tornou referência para mim de boa escrita e informação.

Maíra 30/04/2020

Para alguém que trabalha na área de alimentos é maravilhoso. Mostra uma visão da indústria alimentícia, desde a colheita da matéria- prima até o processamento. Causa questionamentos sobre o que é um produto orgânico, se vale mesmo a pena e porque comprar. Além disso, leva a filosofar e refletir sobre como tratamos nossa comida, como damos importância para ela e toda a questão ética que envolve a alimentação humana.

Jennifer 31/05/2020

O que existe por trás de uma refeição
O autor se propõe a mostrar todos os passos que os alimentos passam até virar nossas refeições. Fast food, comida obtida pelo extrativismo e comida orgânica são as refeições que ele faz/investiga.

O livro traz muitas reflexões... Capitalismo beneficiando sempre "os grandes" e nos convencendo ou enfiando goela a baixo o que comer/consumir, o quanto desconhecemos as origens e não refletimos sobre nossa comida, vegetarianismo e veganismo, consumo local, etc.

Foi uma leitura ótima e me fez querer saber mais sobre a origem do que eu como, como o agronegócio funciona aqui no Brasil, jardinagem (já quero uma horta) e fungos hehehe.

P.S.: A ecologia é uma coisa linda! ??

Lia Duarte 01/11/2020

O inesperado se torna prazeroso.
Os elementos da capa "O Dilema do Onívoro" fazem um convite a todo o universo apresentado em seu interior e, ainda sim, quando embalamos na leitura, somos surpreendidos inúmeras vezes por novos dados, descrições e até raciocínios do autor. Ao mesmo tempo que esperamos ver uma coisa ou outra, nos deparamos com outras tantas novas informações, e isso é, de longe, o grande charme da escrita de Pollan. Outro ponto alto, e importantíssimo, é a preocupação do autor em destrinchar todas as possibilidades de alimentação do ser humano, sem que fique, na minha leitura, nada faltando ou que, pelo menos, ele [o autor] tenha extraído o máximo de informação de cada situação. Quando se trata do dilema do onívoro é importantíssimo ter em mãos uma obra cujo conteúdo se importa em trazer de uma forma profunda as visões possíveis.

Juliano Bertoldo 28/03/2016

Excepcional
Outro livro obrigatório.Trás a ideia de como e o que consumimos e como o mídia, as grandes empresas e o governo nos influencia em nosso consumismo. Vale a leitura e releitura.

Ferreirinha 19/12/2017

Extenso
Achei o livro com excesso de detalhes, em dado momento foi um livro que me cansou bastante. Entendi o caminho que ele quis montar mas fiquei com um pouco de preguiça pra terminar.