Mar da tranquilidade

Mar da tranquilidade Katja Millay

Resenhas - Mar da Tranquilidade

Lizzy 15/09/2014

The Sea of Tranquility é o livro de estreia da americana Katja Millay. Fiz uma breve pesquisa sobre o êxito da obra e fiquei absolutamente surpreendida com as mais elogiosas referências nos sites especializados. O incentivo foi imenso e tão logo tive acesso ao livro através de uma cessão muito especial, ingressei na história e, literalmente, fui sugada. Após algumas horas de sono e algumas xícaras de café, concluí a leitura e senti algo totalmente diferente de quando eu comecei, uma satisfação de ter tido a oportunidade de apreciar algo tão profundamente emotivo, eloquente, capaz de deixar sua marca no leitor.

O livro está classificado como uma obra voltada para o público jovem adulto. Eu não concordo com isso. A proposta da autora vai mais além. Ela ousa se afastar dos clichês usuais e apresenta um texto extremamente realista e maduro, capaz de atingir todos os públicos possíveis. Uma escrita magistral, envolvente, simples, mas está longe de ser inerte. Ao contrário, somos provocados a sentir o que os personagens sentem, suas aflições, seus medos, suas necessidades. A odiar e a amar junto com eles.

Nastya tem dezessete anos e está recomeçando em uma nova cidade, em uma nova escola. Ela agora está na companhia da sua tia Margot e se afastou de sua família de uma forma que nem mesmo ela sabe explicar. Ela somente tem consciência de uma coisa, o acontecimento de um dia mudou sua vida para sempre. A menina prodígio que preenchia o mundo com sua música ao tocar piano, se transforma em uma jovem que não falava há quase dois anos. Simples assim, ela decidiu não falar mais. Além disso, ela busca um refúgio em uma aparência não convencional, roupas pretas e escandalosas, maquiagem pesada, tudo com o intuito de repelir, ela não quer se socializar, ela não quer ser amada e, acreditem, ela tem sérias razões para isso.

O plano de Nastya seria perfeito se vivêssemos em uma bolha. Mas esse é o mundo real e não há hipótese alguma disso acontecer. Ela claramente percebe isso quando se depara com Josh Bennett. Inicialmente ele é apenas um garoto que se sentava isolado em um banco na hora do intervalo. Não, não é apenas isso. Na verdade, ninguém se aproxima dele. Ele definitivamente é diferente. É como se ele estivesse isolado por uma espécie de campo de força invisível afastando todos os inconvenientes, algo que ela sinceramente cobiçava para si. O que ela não sabe é que Josh tem uma forte ligação com a morte. Ele perdeu todos os seus entes queridos. Toda a sua família. Desde os oito anos de idade ele teve que conviver com a dor da perda. Todos conhecem sua trágica história de vida. A morte de sua família o tornou imensamente rico e sozinho.

Esse improvável casal aos poucos cria uma forte relação. Não é um encontro qualquer, é como se o destino tivesse movido suas peças e unido essas almas tão feridas. Ambos possuem suas fugas, Nastya corre e possui uma verdadeira obsessão com o significado dos nomes. Josh adora criar móveis de madeira, um ofício que ele aprendeu com seu pai e que o tranquiliza e preenche suas noites. Ele também encontra amparo na amizade de Drew, o atraente e conquistador colega de classe de ambos. Em uma das noites em que Nastya corria, inconscientemente, seus passos a levam até a casa de Josh. Ele trabalhava em sua garagem. A partir daí eles criam um vínculo que ambos não desejavam, e a linha tênue da amizade e da confiança vai se formando e se transformando em algo muito maior, inesperado, mas com uma intensidade irresistível.

O casal possui uma química muito forte, uma empatia, eles se completam, isso é algo que me agradou muito. Nastya é um personagem difícil, complexa, sua melancolia não é algo que agrada imediatamente, mas aos poucos somos tragados para o seu mundo e logo somos induzidos a querer compartilhar com ela suas dores. Josh não é diferente, ele foi obrigado a amadurecer antes do tempo, um jovem envelhecido pelas experiências de vida, mas sua relação com Nastya é algo novo que o pega totalmente despreparado.

Não poderia deixar de mencionar a importância dos personagens coadjuvantes, com destaque para Drew que, por trás de uma aparência frívola e desapegada, mostra como uma amizade incondicional deve ser, o que foi uma grata surpresa durante a leitura.

A cada capítulo em que as parcelas das vidas de Nastya e Josh são reveladas eu sufoquei a emoção. A densidade dos acontecimentos pesa sobre os ombros do leitor e eu queria desesperadamente o alívio, o mesmo sentimento compartilhado pelos personagens. Entretanto, o enredo é sabiamente conduzido para mostrar que, apesar dos acontecimentos trágicos dos quais não podemos nos esquivar, a vida consegue traçar segundas oportunidades e recomeços quando menos esperamos.

Tacila 03/10/2014minha estante
Eu perdi as contas de quantos livro eu já li só por causa das suas resenhas, obrigada por essas ótimas indicações beijos.

Lizzy 03/10/2014minha estante
Obrigada Tracila =D, fico feliz por incentivá-la. Bjs

Ivanete.Bampi 10/10/2014minha estante
Eu li por causa da sua resenha, e confesso que não sou muito fã de romances contemporâneos que envolvem pessoas de 17, 18 anos de idade, pq já dobrei isto faz tempo e muita abobrinha me enjoa. Porém, este livro me deixou sem palavras, é uma escrita absolutamente envolvente e sai totalmente do lugar comum. Obrigada pela sua resenha, ela é perfeita e foi muito útil ao me fazer buscar este livro que fala ao coração.

Lizzy 10/10/2014minha estante
Obrigada Ivanete pelas preciosas palavras. Bjs

Angela 15/10/2014minha estante
Eu estava com dúvidas se lia o livro ou não, mas você me incentivou muito com sua resenha. Parabéns!!! Bjos

Lizzy 15/10/2014minha estante
Agradeço Angela, boa leitura!!! Bjs

Lucila 23/11/2014minha estante
Menina Lizzy,
Que bom ler suas resenhas aqui. Gostava muito em Romances in Pink e como as resenhas pararam ali, te encontrei aqui. Ótimas como sempre.
beijinho

Lizzy 07/01/2015minha estante
Oi Lucila, vi seu recado agora, me desculpa, o skoob não está notificando sempre. Sobre o romancesinpink, eu era uma colaboradora eventual, assim como outras colunistas, no entanto a proprietária do blog deu uma pausa, eu também gostava muito do blog, foi um dos primeiros no estilo que eu acompanhei. Bjs

Jhe 03/01/2022minha estante
Adoro esse livro, tenho ele e o leio uma vez no ano. ?

Lizzy 31/01/2022minha estante
Eu também li mais de uma vez =)

Thaynara.Nasciment 23/07/2022minha estante
Tô lendo agora por enquanto estou amando ele.

Thaynara.Nasciment 14/12/2022minha estante
Virou o meu livro favorito de todos,essa linda História de Nastya e Josh Bennet,de amor,superação e um romance jovem de tirar o fôlego,e foi totalmente gratificante apreciar essa leitura tão especial.

beatriz 12/08/2022

Doloroso e profundamente lindo
Como já disse há alguns dias na minha resenha de "Todo Esse Tempo": Young Adult deixou de fazer parte do meu interesse literário há um tempo. Muito se deve ao fato de a maioria dos livros que eu já li desse subgênero se tratar de dramas adolescentes chatos que me fazem revirar os olhos. Mas "Mar da Tranquilidade" é muito mais maduro do que aparenta ser, e é por esta razão que eu amei tanto esse livro. Aborda assuntos pesados e verossímeis de forma amadurecida e com uma intensa carga dramática que torna quase impossível não derramar uma única lágrima ao longo da leitura.

Aqui acompanhamos dois jovens quebrados pelos traumas de seus passados, como eles lidam com isso e como vêem um no outro uma "válvula de escape" do mundo que tanto os fizeram sofrer. É lindo e emocionante presenciar a amizade deles se formando sutilmente.

Mas confesso que no início foi um pouco complicado me conectar com a Nastya. Achei ela esquisita em muitos momentos, mas fui percebendo, conforme prosseguia a leitura, que certas atitudes e pensamentos dela eram reflexo do trauma que sofreu e eram a forma que ela tinha encontrado de se proteger do mundo. Depois de observar isso, comecei a gostar cada vez mais dela e a admirar a força que tinha para encarar tudo aquilo. Minha vontade, em certos momentos era a de entrar no livro e abraçá-la, pq sentia que era isso que ela mais precisava naquele momento. Foi doloroso. E com relação ao Josh, só tenho amores por ele. Também foi difícil entendê-lo no início, mas depois que ele explicou o que aconteceu, foi impossível não sentir compaixão por ele.

Terminei esse livro aos prantos. É dolorosamente lindo. Recomendo DEMAIS.

QUOTES:
"? Só para você saber ? eu lhe informo ?, um dia eu vou me cansar de dividir o seu afeto com aquela mesa de centro e vou obrigá-lo a escolher.
? Só para você saber ? ele me imita ?, eu cortaria aquela mesa em pedaços e a usaria como lenha antes de ter que escolher entre qualquer coisa e você."

"? [...] Não quero perdê-la. Mas prefiro que isso aconteça, se significar que você vai estar mais feliz assim. [...] Tem que existir um final mais feliz do que este. Tem que haver uma história melhor. Porque a gente merece. Você merece. Mesmo que não termine com você voltando para mim no final."

PS.: Se eu pudesse transcreveria a última página do livro toda aqui, pq é a coisa mais linda, mas a resenha ficaria mais gigantesca do que já tá, então é isso hahahah ??
LuaTeresa 29/09/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas tem hot? Não gosto

beatriz 01/10/2022minha estante
Não tem não ?

LuaTeresa 01/10/2022minha estante
Que bom. Obrigada!

Caroline Gurgel 18/11/2014

Leitura maravilhosa
Eu tenho feito constantemente anotações na minha cabeça dizendo que vou deixar de ser coração mole e passar a dar 5 estrelas somente a livros excepcionais, com escrita impecável e blá blá blá. Então me deparo com uma história emocionante e todos os meus planos caem por terra. Não sou imune à emoção, não ainda - e talvez não queira nunca ser.

Mar da Tranquilidade é um romance voltado para o público jovem-adulto que conta a história de Nastya, uma garota de 17 anos, cheia de segredos e mistérios, que muda de cidade e passa a se esconder sob roupas pretas e muita maquiagem, não quer ser vista, não quer piedade, não quer nada de ninguém e não fala uma palavra desde um certo acontecimento cerca de três anos antes. Nastya perdeu o que tinha de mais precioso e se sente morta, até que vê em Josh, um garoto que também se esquiva de todos e sofre ainda a perda de sua família, um pouco de si mesma. Sem perceber, começa a entrelaçar sua vida na dele e surge uma linda história, construída dia a dia, passo a passo, batalha por batalha. Poderá um ser a salvação do outro?

A narrativa é feita em primeira pessoa, em capítulos que se alternam entre os pontos de vista de Nastya e Josh, em um ritmo bem lento, porém deliciosamente gostoso. É incrível quando o autor consegue a proeza de escrever uma história sem pressa alguma e ainda assim torná-la prazerosa.

Os personagens são extremamente cativantes e vão lhe conquistando e lhe envolvendo ao longo da trama. Fico encantada quando consigo sentir como se estivesse dentro deles, como se eu fosse parte de tudo, como se a dor deles também fosse minha, cada pequeno sorriso também fosse meu, como se eu tivesse uma pontinha de participação em cada batalha vencida. Estar na pele deles me fascina e Mar da Tranquilidade me proporcionou isso.

A personalidade dos personagens é muito bem construída, sem ser óbvia demais, certinha demais ou errada demais. São palpáveis, são críveis, têm mais de um lado, são reais. A princípio parece que serão clichês estereotipados, mas prova-se o contrário, mesmo com os secundários. E aí preciso abrir espaço para falar de Drew. Que personagem maravilhoso! Drew é um amigo perfeito da maneira mais esquisita que você possa imaginar. Pensei que iria odiá-lo, terminei amando-o.

Passei a amar cada gesto de Josh, cada trapalhada de Drew, cada desenho de Clay, cada movimento de Nastya. Deu para amar até seus bolos e cookies, os jantares na casa dos Leighton... deu para se enfarar de sorvete, sentir o cheiro do verniz e o cansaço das corridas... deu para visualizar o clarão da garagem de Josh em plena escuridão da noite. Deu para sentir tudo, e mesmo com toda a dramaticidade, a narrativa não é depressiva. É triste, nos aperta o coração, mas estamos sempre esperançosos e cada pequena conquista nos conforta e nos aquece.

Recomendo de olhos fechados essa bela história que fala de perdas, recomeços, fraquezas, medos, angústias... fala de dor, de luto, da importância de acreditar, de esperar, de saber ouvir, de ser paciente... fala de amizade e de quanto ela pode tirar alguém da escuridão... fala, especialmente, de amar, do amor que não se prevê, que não se programa, do amor que simplesmente acontece. Do amor que emociona. Cinco lindas e românticas estrelinhas.

site: www.historiasdepapel.com.br
Tícia 18/11/2014minha estante
Esse livro é perfeito. Um dos favoritos.

Lainha 18/11/2014minha estante
Eu viajo nas palavras da Caroline. ...

Jakeline 18/11/2014minha estante
Minha próxima leitura seria UM DIA DE CADA VEZ, mas depois da sua resenha vou de MAR DE TRANQUILIDADE rsrsrsrs

Caroline Gurgel 18/11/2014minha estante
Tícia, também amei. Fiquei morrendo de pena de terminar rs

Caroline Gurgel 18/11/2014minha estante
Meninas, vale super a pena. É um livro sem pressa, super envolvente. Espero que gostem :**

Nanda Claret 27/12/2014minha estante
O final é triste?

Caroline Gurgel 19/01/2015minha estante
Nanda, desculpa a demora em responder, mas só vi agora - o skoob não me avisa mais por email :/
O final não é triste ;)))

leiturasdanico 07/10/2021

Impecável
Um dos meus livros favoritos do ano e da VIDA! que livro ARREBATADOR. eu leio muitas histórias que amo, mas poucas dilaceram o meu coração e fazem eu me conectar tanto com o personagem (acho que conto em uma mão as histórias que fizeram isso) e ela é uma dessas. leiam!!! leiam esse livro!

Ana 01/12/2023

"E se meu Mar da Tranquilidade fosse de verdade, seria este lugar aqui, com ele."

caramba que livro forte e intenso, tão recheado de traumas e os medos/segredos dos personagens que parece real

"Mar da Tranquilidade" é um livro que eu nunca vi ninguém falando sobre ele mas que por algum motivo eu resolvi ler, eu me surpreendi MUITO com a história e apesar do começo ter sido um pouco cansativo de ler (pq eh muita informação e pouca explicação), o resto vai ficando muito claro e aos poucos voce vai "descascando" os personagens e entendendo eles

eu gosteiiii?

Liliane 24/03/2022

Dois personagens que passaram por coisas que os fizeram sofrer bastante, os quais perderam "coisas" que lhes eram preciosas.
As perdas de Josh foram aos poucos mas sem tanto suspense. Já as de Nastya foram mantidas em suspense até, praticamente, o final.
Com personagens (Drew, Clay, Margot, Sarah, etc.) por vezes cativantes, outras odiosos, que crescem em comportamento e de maneira empática, o livro é bom, mas às expectativas que eu tinha sobre ele, baseadas em resenhas que li, me fizeram ter expectativas altas demais, as quais não foram correspondidas.
No entanto, recomendo a leitura, pois todo livro traz lições, dicas e/ou reflexões nas entrelinhas, de maneira diferente à cada pessoa, a depender do momento pessoal.

Ana Ramos 14/05/2021

Envolvente
Que livros maravilhoso, sensível, forte.
Essa leitura realmente me surpreendeu, eu amei a hsitoria, os traumas, sentir as dores do nosso casal, e que química, que lindos. Queria mais dessa história, quero mais deles, queria ver nossa personagem bem, mesmo sabendo que agora ela está no caminho certo pra isso. Foi lindo.
LuaTeresa 14/05/2021minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem gatilho ou cena +18? Não gosto de hot

Ana Ramos 14/05/2021minha estante
Hot não tem, mas tem gatilho, porque tem algo que aconteceu com a garota ( não foi abuso) mas não sei, se quiser q eu fale oq foi pra vê se vc leria, eu falo.

Ana Ramos 14/05/2021minha estante
Tem cena, mas nada hot é bem neutra, não dá pra falar mais se não vou fazer perde a graça do livro rs

LuaTeresa 14/05/2021minha estante
Entendi. Não precisa dizer o gatilho então. Eu só estava preocupada mais com o hot mesmo porque não gosto. Mas obrigada por avisar

Ana Ramos 14/05/2021minha estante
Ah pode ler tranquila, não tem hot não ?? ser ler, me fala se gostou, espero que a história te cative, tanto quanto me cativou rs

Está certo. Obrigada

Vit 10/03/2022

personagens bons, mas a história é péssima
nem tem oq dizer, só sei que tinha potencial, mas não gostei da metade da história. não foi uma ótima leitura pra mim, mas essa é só minha opinião. nem tem pontos positivos, eu acho. enfim, terminei na força do ódio pq não gosto de deixar livros abandonados

Karine 12/06/2022

Primeiro livro que me prendeu em muito tempo
É um livro muito bom, me prendeu desde o começo e, no geral, é um livro ótimo, porém, não foi nada extraordinário a ponto de ganhar 5 estrelas.

Deza Farias 02/03/2021

SIGAM @RESGATADAPORUMLIVRO NO INSTA
Um garoto destruiu Nastya, roubou sua identidade, destruiu aquilo que ela era, e agora ela não consegue fica ao lado das pessoas que a ama, porque ela sabe que jamais vai conseguir ser a garotinha prodígio que a sua família perdeu naquela tarde.

Depois de passar por várias cirurgias, muitas fisioterapia e muitos terapeutas, Nastya vai morar com a sua tia Margot. Começar em um novo lugar talvez a ajude se afastar de seus pesadelos.
Ela não quer amizade com ninguém, procura a pior maneira de se vestir, usando sempre roupas pretas, muito delineador, roupas que mostram tudo e fazem com que pensem que ela é uma vadia, é assim que ela se apresenta e tentar chamar atenção pelos motivos errado.
Ela não fala nada, não é muda. Porém desde que se lembrou do que aconteceu naquela fatídica tarde, ela parou de falar e vive todos os dia se corroendo em pesadelos e desejos de vingança.

Na nova escola conhecemos Josh, um garoto que todos associam a morte. Ele parece ter um campo de força, ninguém se mete com ele, ninguém chega perto dele. A única pessoas que consegue furar esse bloqueio é o seu melhor amigo, o mulherengo do Drew. Josh não tem quase ninguém no mundo e sua paixão e a carpintaria.

Duas pessoas destruídas pelos caprichos da vida, porém o destino pode mudar. Nastya corre até a exaustão, para tentar dormir sem pesadelos. Todos os dias ela escreve em detalhes o que aconteceu naquele dia. Como foi que ela, uma garota que poderia ter sido uma pianista de sucesso, hoje não tem nem total dominio da sua mão esquerda. Ela não pode mais tocar, não pode ter filhos, Ela não é feliz. A vida dela se reduziu a correr até não aguentar, colecionar nomes, e fazer de tudo para viver um dia de cada vez sem desmoronar para sempre.
??????????????????????
Aos poucos uma amizade vai surgindo entre Nastya e Josh. Mesmo que ela não fale, eles conseguem se entender. Será que um dia ele vai descobrir todos os segredos dela?
????????????????????????
Um livro que fala de perdão, de aceitação. De baixar as nossas defesas e nos permitir ter esperanças. Eu gostei bastante do livro, achei um livro muito poético. Gostei do desenvolvimento dos personagens, achei que a autora conseguiu colocar os sentimentos dos personagens no papel.
????????????????????????
A escrita da autora eu achei um pouco arrastada. Por mais que eu tenha gostado do livro a leitura não fluía. A autora colocou muitos personagens e ações que eu achei desnecessárias. Sei que ela tentou deixar uma carga de drama muito forte, mas por mais que o livro fosse intrigante e que a gente tentasse ler para saber o que aconteceu com a Nastya o livro foi massante.
????????????????????????
Eu gostei da capa, gostei do título mesmo o livro não tendo nada de tranquilo (Bem irônico né Kkk). Gostei do final. Achei maravilhoso como a autora terminou o livro. Deixou meu coração quentinho.
????????????????????????
Sobre o designer do livro eu achei o espaçamento e a diagramação um pouco apertada, não é nada que vá prejudicar a leitura, porém para quem tem problemas com isso, talvez a leitura fique ainda mais arrastada. Vale muito a pena ler o livro, mesmo ele sendo um pouco massante, para quem gosta de livros com drama esse é um prato cheio.
Amei os personagens principais, e a mensagem de que nem tudo é o que parece. E que não devemos julgar as pessoas pelo que elas mostram ser.
E EU QUERO UM JOSH NA MINHA MESA AGORA!!! E se não for pedi muito podem trazer um Drew de brinde.
????????????????????????
Por hoje é isso espero que tenham gostado. Desculpem pelo textão

#BoaLeitura

Sereia.literaria 02/08/2021

Mar da Tranquilidade
Nastya parou de falar após sofrer um trauma o livro se alterna entre ela e Josh que conhece a dor da perda , do luto. São traumas diferentes, porém os dois estão quebrados. Esse livro é fantástico. Já terminei faz tempo, só estava sem tempo de vim aqui e atualizar rsss. Drew é o melhor amigo de Josh, aliás o único que Josh não consegue espantar, eu adoro Drew e sua família, só não gostei de sua irmã Sarah que é meio pé no saco com Nastya. Josh e Nastya vão tentar colar os pedaços quebrados , Nastya de superar seu trauma, sua dor, seu medo... Josh terá que carregar o fardo do luto, a dor do luto é eterna, o tempo não cura, só aprendemos, pois precisamos seguir em frente, mesmo que uma parte nossa esteja morta. Pois quando perdemos alguém que amamos, morremos um pouco também. Leiam . Me sigam no Irmandade Literária.

Revitria 30/01/2022minha estante
concordo com absolutamente tudo. abandonei o livro com uns dois ou três capítulos pra acabar, não aguentei o quão melodramática ela foi no fim das contas e fiquei me perguntando, com tantas boas avaliações, se eu que era a chata!

ARB 12/06/2020

Simplesmente perfeito.
Já li duas vezes e não consigo me cansar. Com certeza um dos meus livros preferidos.

Psychobooks 07/02/2015

Classificado com 4,5 estrelas

Faz um tempo que estou interessada na leitura desse livro, queria saber o que havia por trás da capa belíssima e do título um tanto quanto poético e quando recebi o livro fiquei muito empolgada. Confesso que por causa da correria do dia a dia tive que deixá-lo por alguns dias na minha mesa, até que não resisti e peguei para ler apenas o primeiro capítulo e sentir um pouco como seria a narrativa e quando parei fiquei surpresa ao perceber que mais de 130 páginas tinham voado sob meus dedos.

Enredo
Nastya Kashnikov passou por um trauma muito grande aos 15 anos de idade, como sequela, perdeu aquilo que mais amava na vida: a habilidade de tocar piano. Todos dizem que ela deve sentir-se grata por estar viva, mas ela sente-se morta por dentro. Dois anos e meio depois do incidente, ela resolve mudar de cidade e vai morar com sua tia. Decidida a deixar o passado para trás e tentar evitar a aproximação de qualquer pessoa, ela usa roupas pretas, maquiagem pesada e tem cara de poucos amigos.
Josh Bennet é um garoto cercado por tragédias, quando criança perdeu sua mãe e irmã em um acidente de carro, anos mais tarde foi a vez de seu pai lhe deixar, depois sua avó e agora está chegando a hora do seu avô partir. Todos na cidade conhecem sua história e mantém distância do garoto antissocial que parece ter um campo de força repelente ao seu redor.
Nastya e Josh acabam se aproximando, tornam-se amigos, a atração entre os dois cresce, mas os segredos continuam atrás da parede protetora que Nastya criou.

Desenvolvimento e Narrativa
A narrativa é feita em primeira pessoa sob o ponto de vista de Josh e Nastya com capítulos alternados. O desenvolvimento do relacionamento dos dois é gradual, o envolvimento sentimental ocorre em pequenos passos que por vezes são quase imperceptíveis, mas não se engane achando que o ritmo de leitura será lento, há muito mais coisas acontecendo além do romance. Aliás, não espere um amor instantâneo ou um romance convencional.
Fiquei encantada com a escrita da autora, a forma como ela passa para o papel os sentimentos dos seus personagens é muito forte, em alguns momentos a leitura é visceral e aperta o coração. Por outro lado, quase no final do livro, há algumas passagens um pouco melosas, que algumas pessoas podem achar fofas e suspirar.
O final foi um pouco corrido, faltavam poucas páginas para terminar a leitura e eu ficava me questionando se daria tempo de amarrar todas as pontas soltas, mas a autora conseguiu fazer isso bem. Poderia ter tido um pouco mais de cuidado e desenvolver um pouco melhor esse fechamento, mas fiquei muito satisfeita com a forma como tudo terminou.

Personagens
Nastya não fala e isso está na sinopse, como não a leio antes de começar um livro, fiquei realmente surpresa quando esse fato foi citado no texto. Li mais de vinte páginas e não tinha percebido que a protagonista não falou uma palavra. Esse é o nível de habilidade e envolvimento da escrita da autora.
Nastya é muito mais misteriosa que Josh, logo no começo do livro o leitor sabe sobre as tragédias da vida do garoto, mas Nastya é um grande quebra cabeças. E é claro que a autora só fornece algumas peças por vez. Algumas pessoas podem começar a se perguntar se aquilo vai fazer algum sentido, ou achar que as coisas estão demorando para serem resolvidas, particularmente achei bem próximo ao real esse 'tempo' que a autora deu para seus personagens refletirem e amadurecerem. Os problemas não têm soluções fáceis, muitas pedras estão no caminho e o relacionamento é baseado na conquista da confiança de ambos os personagens.
Drew Leighton merece destaque e fiquei feliz por ele ser um personagem secundário bem desenvolvido. A princípio ele é o esteriótipo perfeito de garoto playboy, fisicamente perfeito, atraente, de família relativamente rica e cafajeste assumido. Não se engane, porque as aparências enganam.

Concluindo
"Mar da Tranquilidade" é um livro sensacional, uma leitura visceral, com momentos pesados que apertam o coração, outros engraçados que arrancam um sorriso do rosto e outros leves que aquecem e dão esperança. Com uma narrativa envolvente e um ritmo de leitura acelerado a autora arrebata o leitor e faz com que todos seus personagens sejam tridimensionais e suas histórias críveis.

Depois de tudo isso vocês devem estar se perguntando o motivo de eu não ter dado a nota máxima e vou dizer que pequenas coisas me incomodaram um pouco - depois que finalizei a leitura e refleti, porque enquanto estava lendo, passei por cima delas. O romance é um tanto previsível, mas não decepciona. Alguns personagens secundários são estereotipados. O apelido que Josh usa para Nastya é fofo no começo, mas com o tempo passou a ser irritante e um pouco meloso. Por fim, o fechamento foi um pouco apressado, mas satisfatório.

Mais uma vez vou reforçar o aviso, o foco desse livro não está no romance e este é construído aos poucos, ao longo do livro e com uma química incrível entre os envolvidos.

"Acho que sempre vou estar despedaçada. Posso trocar os fragmentos de lugar, rearrumá-los, dependendo do dia, dependendo do que eu preciso ser. Posso mudar num piscar de olhos e ser muitas garotas diferentes, sem que nenhuma delas tenha que ser eu."
Página 129

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/11/resenha-sorteio-mar-da-tranquilidade.html