Mar da tranquilidade

Mar da tranquilidade Katja Millay

Resenhas - Mar da Tranquilidade

Bubs 28/02/2023minha estante
Assino embaixo! Esse livro é simplesmente uma obra prima!

LT 12/09/2020

Olá! Hoje trago para vocês a indicação desse livro que me fez chorar muito e ao mesmo tempo trouxe uma paz quando findei a leitura.

É uma leitura apaixonante e que me fez pensar: apesar dos problemas na nossa vida, podemos encontrar alguém que necessita de nosso apoio e que pode estar igual ou pior do que nós. Então vamos olhar em volta e parar de sentir pena de nós mesmo, pois o que passou não pode ser mudado, mas pode aliviar a dor e reconstruir um novo amanhã! Cliquem aí e sigam lendo!

Nastya é uma garota de cabelos e olhos pretos que está a quatrocentos e cinquenta e dois dias sem falar com ninguém, pode parecer coisa de adolescente ou rebeldia, mas é muito mais do que isso. Ela está calada por não quer mentir para as pessoas, já que tem a certeza de que se alguém perguntar se ela lembra de alguma coisa de três anos atrás, não vai conseguir se conter e vai falar.

Não deixando transparecer seu sofrimento, ela muda radicalmente seu modo de se vestir, sua perda está estampada em seu rosto. Nastya muda de escola, de personalidade, de casa, indo morar com sua tia. Só sobrou seu ódio de si mesma, por não ter percebido... Por ser uma menina inocente de quatorze anos, que tinha sonhos que de repente foram roubados, tirados e arrancados dela da noite para o dia.

O que sobrou foi só ilusão. Poderia ser um pesadelo do qual ela pudesse acordar a qualquer minuto, era o que ela desejava e o que não era. Agora não vai demorar, ela vai completar seus dezoito anos e finalmente vai ter a liberdade e poderá tentar encontrar aquele que lhe fez mal, só para lhe perguntar o porquê.

[Quote] Eu não parei de falar imediatamente. Falei até o dia em que me lembrei de tudo o que aconteceu, mais de um ano depois. Esse foi o dia em que me calei. Não foi subterfúgio nem uma tática. Não foi psicossomático. Foi uma decisão. E eu tomei. [...]

Josh é um garoto que tem o peso da vida nos ombros e sente como se todos passassem por ele, mas ninguém ficasse ao seu lado tempo bastante para lhe dar apoio, ou mesmo para se importar em como ele está se sentindo, com isso ele prefere ficar isolado de todos na escola, já que se acha amaldiçoado.

Nastya conhece Josh, um garoto que tem o mesmo olhar perdido que o dela. Uma amizade surge entre os dois, confiança e depois cumplicidade, mas cada um tem sua cota de problemas para cuidar, devagar eles estão se importando um com o outro, mas onde isso vai levar? A verdade e os segredos que estão entre eles serão revelados?

Nastya e Josh juntos eram perfeitos, ela tinha um humor ácido e ele aceitava suas provocações, eram espontâneos e isso criava um clima super leve, as vezes apenas com um olhar já sabiam o que estavam sentindo e pensando, uma sintonia perfeita... Se encaixavam, todavia o passado estava lá para os atormentarem.

Nastya tinha que resolver seus problemas, pois se sentia incompleta e não dava a mínima para a vida, não queria mudar, ficava naquela mesmice, como se nada importasse de verdade. Será que Josh poderia ser o seu bote salva vidas? Mas quem iria salvar ele de se afogar?

[Quote] ... Eu me deixava levar pela correnteza deles, sendo moldada lentamente, até ficar perfeita. Mas assim que isso aconteceu, fui arrancada da água, arremessada e estilhaçada em mil pedaços que não tenho mais como juntar. Nem sei onde foram parar. E há pedaços faltando que os que restaram não se encaixam mais. [...]

Temos muitos personagens envolvendo a trama. A família de Nastya sempre atenciosa, preocupados com ela, queriam que voltasse para casa. Drew e sua família que estavam sempre ali e ajudava Josh e Nastya em vários momentos, sempre presentes quando eles precisavam.

Sendo bem sincera, na minha percepção não havia como dar certo, a dor da perda tanto de um lado como de outro era imensa. Foram muitos erros, arrependimentos, acontecimentos totalmente despretensiosos que geraram ciúmes, intrigas, muitas dúvidas, era como se desse um passo para frente e dois para trás.

Josh sabia o que queria, seu caminho já estava traçado, tinha uma casa, uma profissão, mas era totalmente sozinho. Nastya com seu jeito foi chegando de mansinho, trazendo luz para vida de Josh, apesar de ver muita tristeza em seu olhar, ele viu a esperança surgir, as coisas estavam ficando intensas, começaram as cobranças, mas como resolver os problemas, se ela não se abria?

Sabe aquela história que você lê e toca no fundo da sua alma? Aquela que faz você de repente notar o quanto poética e catastrófica pode ser a vida? Mas de um jeito ou de outro continua vivendo e aprendendo com através das perdas e vitórias. As incertezas de poder ver um final feliz ou com esperança de alcança-lo algum dia e ainda assim seguir sempre tentando, aperfeiçoando, resistindo... Vale a pena conferir.

A capa é linda, temos duas imagens bem distintas que se destaca bem no conteúdo da trama. A narrativa se dá em primeira pessoa, intercalando os pontos de vista entre Nastya e Josh. O tamanho da fonte é confortável para leitura, não notei erros de digitação e as páginas são amareladas sem nenhum desconforto aos olhos.

O livro nos traz a intensidade dos sentimentos, uma história que realmente pode acontecer e os conflitos internos que são os que nos fazem a toda hora discordar e ao mesmo tempo entender a situação, uma leitura que prende do começo ao fim.

Recomento para todas as pessoas, pois acredito que é uma leitura necessária, que nos faz refletir e sentir como se estivéssemos dentro da história e vivendo seus personagens. Um livro que trás aprendizados para vida.

*Eleito um dos melhores livros de 2013 pelo "School Library Journal", "Mar da Tranquilidade" é uma história rica e intensa, construída de forma magistral. Seus personagens parecem saltar do papel e, assim como na vida, ninguém é o que aparenta à primeira vista. Um livro bonito e poético sobre companheirismo, amizade e o milagre das segundas chances.*

Resenhista: Cris Santana.

site: https://livrosetalgroup.blogspot.com/
@bibliotecadedramas 12/09/2020minha estante
eu to pra receber esse livro de uma troca que solicitei, tô doida pra ler, adorei sua resenha

Carol 12/09/2020minha estante
É maravilhoso!!

Harryeeu 17/03/2022

Que livro intenso
Eu gostei muito, infelizmente li num momento de ressaca então li muito devagar, mas mesmo assim estava gostando todas as vezes que eu lia
Gostei muito dos personagens e senti as dores dele, dei até uma chorada amfkfk
Esse é facilmente um livro que eu releria, e não sou de reler nada... Mas como li na ressaca e já amei, imagino que se eu lesse num momento bom iria amar mais ainda e me envolver mais na história.
É tudo muito intenso, tem muita tristeza, a escrita é boa e fácil.
Indico bastante

Liriel 04/04/2021

Me destruiu
Tô chorando copiosamente há mais de 10 minutos
Esse livro é maravilhosooooo. Nossa, sem palavras

Karina 18/09/2021

SOCORRO
Esse livro ferrou meu psicológico de um jeito, e eu amei. Super entendo agora por ser o livro favorito da Colleen Hoover.

Mar da Tranquilidade, conta a história de dois jovens adolescentes, lidando com o fim do ensino médio mas com uma carga muito grande de dores. Os dois tem passados dolorosos e não lidam muito bem com isso, Josh tem um rastro de morte atrás de si, já que praticamente todos seu entes queridos morreram e Nastya é totalmente problemática, há dois anos ela parou de falar por conta de um choque traumático que sofreu. (Passamos quase toda a história teorizando o que rolou com essa garota, e adianto que provavelmente suas teorias, estarão erradas, assim como as minhas hahaha)
Quando ela e Josh se aproximam eles vão acabar se gostando e Nastya vai querer impedir porque ela não merece um garoto tão bom quanto Josh, já que ela é quebrada.

No começo desse livro, eu tive muitos problemas porque achei a escrita muito maçante, mas valeu muito ter persistido até o fim. Fiquei muito apaixonada por toda a jornada dos protagonistas, como eles não se curaram usando o "amor" de solução e sim um afastamento e terapia. Gostei também do "plot twist" senti um pouco mais de falta de romance, mas como é um livro jovem e com personagens traumatizados, o fato de autora ter trabalhado externamente em cada um supriu toda a falta que senti de cenas fofinhas hahaha. Josh e Nastya/Emilia supremacia

Becs 27/11/2021

Esse livro me desmontou.
Me remontou.
Me destruiu.
Me reconstruiu.
Eu me perdi ao mesmo tempo em que me reencontrei nas palavras.
Amor. Ódio. Raiva. Perdão. Trauma. Salvação. Amizade. Reencontro.
Renascimento.

Essa leitura foi surreal pra mim.
Nem lendo 1000 vezes eu ficaria satisfeita. Eu mergulhei nesse mar e eu senti tudo que os personagens sentiram.
Eles se salvam todos os dias.
Mal sabem que me salvaram também.

Tudo que posso dizer é que li esse livro no momento certo.

"muitas coisas podem nos destruir de não há nada para manter nossos pés no chão"

Bianca Vieira 01/09/2021

Arrebatador e apaixonante!
Um presente pra lá de especial que eu devorei e ao mesmo tempo não queria que tivesse chego o fim.?
O livro contém cenas e passagens de: violência física e tentativa de abuso. ?

Nastya não fala. Há quase um ano que nao troca sequer uma palavra com ninguém. Depois de tudo que lhe acontecerá, ela se fecha em uma comunicação isolada e que ferve em seus pensamentos.?
Ela se muda pra uma cidade/escola nova e não é so aquele clichê que a gente espera... ela se esconde no silêncio e nas maquiagens e roupas, sempre pretas e pesadas, mas sim, tudo felizmente irá mudar. ?
Josh é apaixonado por marcenaria e carrega muitas dores consigo também, perdeu todos em sua volta e passa os dias naquela garagem, depositando todas as inspirações e tempo possíveis em criações de móveis.?
A corrida, que se tornou a válvula de escape de Nastya, libera toda as sensações possíveis e a acaba levando, em uma noite, a garagem de Josh. ??
O silêncio é rompido e muito dali nasce.?
"Para onde você foi? - Porque eu acho que não foi o Mar da Tranquilidade... Não digo nada imediatamente, pois quero apenas um instante para olhar pra ele antes de lhe revelar meu último segredo: - Para sua garagem."?
Ah, tem um babaca chamado Drew na história também, que no fim, eu até que o entendi e criei um carinho.
É uma história enlouquecedora e que nao larguei até poder terminar. O fim, pra mim, foi o melhor possível.?
Um romance melodramático na medida certa. Me envolvi com os personagens desde o início e só pequenas passagens me incomodaram... ?

Mas quando parecia que a autora ia seguir um caminho ruim, deixar aquilo parecer tóxico... Ela consertava tudo na pagina seguinte e acalmava o meu coração dos surtos ahahaha! ?

"Eu gostaria de ter sido capaz de salvar você - diz ele. Sempre voltamos a isso. Salvação. Ele me salvando. Eu salvando a ele. Impossibilidades, porque isso não existe e, de qualquer maneira, nunca foi para isso que precisamos um do outro."?

Luana Karine 21/08/2021

Incrível do início ao fim!!
Ganhei esse livro da minha amiga a uns três anos atrás e nunca sequer abri para dar uma olhada. Mudei de estado e o livro ficou, voltei e li e quase soquei minha própria cara. Como eu deixei esse livro perfeito passar?
A autora tem uma narrativa maravilhosa, os personagens principais são envolventes (você quer saber cada vez mais sobre eles ao longo da história), amei que o final não foi o que eu pensei porque se não seria frustrantíssimo. Amei o final, achei que o plot foi perfeito e por mais simples, era o que precisava.
Esse livro entrou na minha lista de favoritos com certeza

Nice Santos 06/09/2020

Eu conheço este lugar, eu conheço este lugar...
Um brinde às segundas chances!

Leitura boa, rotina escolar americana clichê mas tem as personalidades fortes pra temperar.

Enquanto Drew, o popular, é o responsável por dar leveza e graça ao livro, e o faz muito bem. Josh, o garoto "amaldiçoado", é o peso, Josh é honesto, bonito e confiante mas afasta todos. E completando o trio central, temos Nastya a garota nova, com um grande e obscuro segredo...

Mesmo com os clichês a leitura foi boa, divertida e diferente, deixou sua marca, retrata bem as mentes e os problemas adolescentes e ao mesmo tempo tem romance e amizade.

Deixou um bom sorriso. :)

angel 25/06/2021

AMEI
AMEI demais é perfeito e me emocionei muito com a história dos dois, o final ainda... a última frase foi perfeita pra acabar o livro assim

LilDuck 26/08/2020

Comecei a ler curiosíssima pra saber sobre o passado da Nastya, mas na metade do livro a curiosidade abranda por causa dos - eternos - capítulos mostrando a juventude, sei q é pra mostrar a adolescência mas mds adolescentes são mt chatos kk. Não senti simpatia pelo relacionamento dos dois, Nastya e Josh, ler as frequentes discussões deles eram tão cansativo.

O que mais me chamou atenção no livro foi o passado da Nastya, no que um trauma desencadeou na vida...que no final, não é tudo oque esperava.

Um final que era o melhor pra personagem, mas que não trouxe nenhuma revelação pro leitor.

Teve trechos e discussões muito significativas ao longo do livro, mas os lapsos foram o que ficaram mais em evidências pra mim.

Bruna Britti 06/11/2014

***

Mar da Tranquilidade, da autora Katja Millay, é um sick-lit bem estereotipado na proposta do gênero: o enredo traz uma narrativa cujo relato emocional da protagonista transparece em sentimentos como dor, apatia, medo e até mesmo raiva de si próprio e do mundo a sua volta. A indiferença as pessoas e a autodepreciação são as características mais marcantes, e estão presentes em uma personagem em que o passado misterioso e cruel é desmembrado lentamente ao longo da história. Eu já comentei aqui uma vez que não gosto desse tipo de enredo especialmente pelas características melancólicas do gênero. Mar da Tranquilidade não foi a exceção.

Nastysa é uma garota que mudou-se para uma nova cidade com sua tia. Ela não fala, mas não porque nasceu muda. Ela simplesmente decidiu parar de falar desde o que ocorrera quanto tinha 15 anos. Sua vida perdeu a cor, seus amigos sumiram e ela não se importa com as pessoas da nova escola nem o que estes dizem a respeito de sua roupa preta decotada ou de sua maquiagem pesada. Todo dia Nastysa deseja ter morrido desde o ocorrido e, acredite, enfrentar uma nova escola é o menor dos males. É lá que ela conhece Josh, um garoto que fará com que as coisas comecem a mudar em sua vida.

Josh não parece muito sociável. Quieto e misterioso, o rapaz carrega um passado traumático, mas, após um encontro forçado e inusitado entre os dois, Josh e Nastysa começam a se aproximar. O relacionamento gradativo transforma duas almas perdidas e lhes dão a chance de um novo recomeço. Porém, Nastysa precisará enfrentar o seu passado antes de seguir em frente de dar a si própria a chance de um recomeço. Seria possível deixar tanta dor, ódio e sofrimento para trás? Será que algum dia ela seria capaz de ter uma vida normal novamente?

Narrado em primeira pessoa, sob pontos de vista alternados, Mar da Tranquilidade é uma história morna e apática. O tom delicado que a autora se propõe a passar confere um ritmo lento à história. Tanto o psicológico de cada personagem, quanto o envolvimento emocional entre eles, é ditado por passos sutis e quase imperceptíveis. A evolução da história parece não ocorrer, e tive a impressão, muitas vezes, de ficar estagnada num mesmo ponto. Aliás, a leitura só foi possível porque trapaceei e dei uma espiada no final para saber o que, de fato, ocorreu no passado da protagonista. A todo momento a autora nos fornece algumas pistas, mas fica a sensação do leitor ser enrolado para estender este mistério até as últimas páginas.

Por sem bem escrito, a leitura não foi de todo maçante. Mar da Tranquilidade é o relato emocional e por vezes tocante da dor e do sofrimento de uma pessoa que teve o seu psicológico abalado de forma cruel. A história aborda o luto pessoal e a recuperação gradativa de alguém cuja vida foi destruída em algum momento. Neste ponto, o livro atingi sua proposta. Porém, Mar da Tranquilidade peca por levantar outros elementos como o romance, por exemplo -, e não explorá-los de forma satisfatória. Josh e Nastysa até possuem um bom entrosamento, mas falta aos dois um aprofundamento maior. Os dois passam a maior parte da história sem de fato se conhecerem, e levam muito tempo para engatarem diálogos mais concisos e interessantes.

No final, quando os segredos vêem a tona, tudo parece muito abrupto e terminado de forma conveniente. O desfecho para determinado personagem uma peça chave do livro -, ficou à margem da história. Se no começo a autora desliza por se prolongar muito, nas últimas páginas a solução para resolver as questões propostas parecem apressadas, sem o cuidado que um tema deste requer. Enfim, Mar da Tranquilidade foi uma leitura muito mediana, cheia de altos e baixos.

site: http://supremeromance.blogspot.com.br/2014/10/mar-da-tranquilidade-katja-millay.html
Thainá Cristina 09/11/2014minha estante
ÓTIMA resenha! Exatamente o que achei!!

Bruna Britti 10/11/2014minha estante
Obrigada! :)

Dan 09/03/2015minha estante
Gostei da resenha sincera!
Esse livro realmente nos força a trapacear, pois também tive vontade de espiar o que aconteceu com a Nastya quando estava na metade do livro e senti que ele estava se arrastando demais.
Acho que a própria autora sabe que não foi consistente do início ou fim da história julgando pela última frase nos agradecimentos: "A vida é curta e as listas de livros por ler são longas. Sei que o tempo é precioso e agradeço por ter dedicado parte do seu a este livro."

raposoreads 21/03/2021

O que eu achei
Um clichê não tão clichê. Ver a superação e a transformação dos personagens é incrível, uma leitura que te prende até o fim. Confesso que em um determinado momento senti que a autora perdeu o controle das emoções de Josh e Nastya, deixando o romance sobrepor ao verdadeiro foco do livro (que no caso é a cura desses jovens), porém tal detalhe não fez da trama menos comovente, envolvente ou emocionante. Terminei a leitura com lágrimas nos olhos, com um sorriso bobo no rosto.

site: https://www.instagram.com/raposoreads/