O desertor

O desertor Daniel Silva

Resenhas - O Desertor

Rose 17/11/2014

Como eu disse, este é meu primeiro livro do autor, mas Daniel já escreveu outros oito livros com o personagem Gabriel Alllon. Mas o bom disso, é que são livros independentes, ou seja, pode ler tranquilamente fora de ordem.
Só para situar todo mundo melhor, Gabriel Allon é um agente do serviço secreto israelita que usa seu talento como restaurador de artes como disfarce.
Neste volume, temos Gabriel e sua atual esposa Chiara vivendo em Úmbria. Gabriel está sob o disfarce do italiano Alessio Vianelli e está restaurando um obra de Guido Reni para o Vaticano.
Ainda se recuperando da última missão, ele e Chiara estão em um impasse, pois ela deseja um filho, e ele não quer ter outro filho que possa ser usado por seus inimigos. A imagem da morte de seu filho e a atual situação em que vive sua ex-mulher são ainda fortes na mente de Gabriel. A culpa ainda é sua companheira...

"Sarah deu dois passos à frente e encostou a arma no quadril esquerdo de Petrov. Não vou hesitar, Uzi... Não hesitou." (pág. 197)

Tudo ia bem até o dia que ele recebe a visita de Uzi Navot, seu ex-chefe. Gabriel descobre que Grigori Bulganov, um importante desertor russo, que em um passado não muito distante salvou a vida de Gabriel duas vezes, desaparecera sem deixar pistas.
Ele que vivia em Londres e foi uma importante peça para o descobrimento de vários segredos do passado sangrento russo, e que por conta disso era carta marcada para uma vingança orquestrada por Ivan Kharkov não poderia ser um agente duplo como estavam acreditando os serviços secretos britânicos.

"Tinham caído numa armadilha, como Grigori> Mas daquela vez não era um sequestro, mas uma execução." (pág. 72)

Ciente da gravidade da situação de seu amigo, e disposto a provar que Grigori não era agente duplo e que fora raptado para ser assassinado, Gabriel sai rapidamente à campo para procurar provas que levem ao que realmente aconteceu naquela tarde chuvosa.
Gabriel também tinha uma dívida com o home que lhe salvara a vida, e estava disposto a enfrentar um inimigo perigoso que age sob a proteção da política russa. Um homem que vai fazer de tudo para ter seus filhos de volta. Filhos estes, que vivem seguros nos E.U.A com a mãe, graças a Gabriel e sua equipe.
Correndo contra o tempo para descobrir o paradeiro de Grigori, Gabriel e sua equipe sofrem um duro golpe quando Chiara é sequestrada e dois agentes são mortos. Agora era tudo ou nada. Não só a vida de Grigori, mas a de Chiara estavam nas mãos de Ivan Kharkov, justamente o homem que jurou vingança contra as ações de Gabriel.
O mesmo homem que a Rússia protegia e fingia não ver suas ações criminosas. O homem que neste momento queria trocar a vida de Chiara e Grigori pela volta de seus filhos para casa. Um homem que Gabriel sabia não poderia confiar nem um minuto. Um homem que nem os próprios filhos queriam por perto.

"- Deixe-a ir embora, Ivan.
- Olho por olhos, dente por dente, esposa por esposa." (pág. 272)
"- Divirta-se assistindo a sua mulher morrer, Allon." (pág. 278)

Em uma ação onde cada minuto era importante, Gabriel e sua equipe, com a ajuda do governo americano e o aval de vários serviços secretos entram no coração de um gelada floresta russa para salvar duas importantes vidas.
É nesta fria floresta que um erro pode ser fatal. Esta floresta que esconde atrocidades feitas no passado russo, pode ser o destino final de um dos maiores espiões do serviço secreto. Um homem que está disposto a dar a própria vida para salvar a vida daquela que ama e do homem que um dia salvou a sua. Um homem que sabe que sua única chance é matar, antes de ser morto. Um homem que corria contra o tempo e cujo lema era:
"rapidez, silêncio e timing..."
Vocês estão prontos para penetrarem no espaço russo ao lado destes agentes? Então prepararem-se, pois fortes emoções e acordos mirabolantes estão esperando por vocês nas páginas deste thriller que me tirou o fôlego em muitas passagens.
Só mais uma coisa, no lugar da Chiara, eu teria feito o mesmo pedido a Gabriel, com exceção que provavelmente eu gostaria de estar junto dele na hora do climax final.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com
Loly Fonseca 18/11/2014minha estante
Histórias policiais não fazem muito o meu gênero, mas essa sem duvida nenhuma me instigou bastante!! Parece que não tem uma página que não tenha algum acontecimento, e é sempre agitado... Sem falar do mistério por trás, que achei muito interessante... Gostei também da situação que ronda ele e a atual mulher, e todo o desentendimento entre eles, bem como a culpa que o consome... Fiquei bem curiosa pra saber como vai ser esse desenrolar...

Sergio 28/11/2014minha estante
Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler nada do Daniel, mas tenho muita curiosidade. Adoro livros policiais

Clarice.Castanhola 29/04/2015minha estante
Adoro livros com esse tipo de tramas, e ainda mais com um russo em questão! Vou amar! Vou procurar para ler!
Beijos

Samira_santos 22/07/2023

Esquema de pirâmide
Caí no papinho do Daniel Silva e já era. O desertor é o segundo livro desse autor que eu leio, se passa no mesmo universo do outro e com os mesmos personagens, porém na linha do tempo, esse vem antes. Sim, eu li fora de ordem, na verdade a ordem não importa tanto, tirando uma ou outra ponta solta e alguma referência que eu não consegui pegar, você consegue acompanhar e entender a história perfeitamente. Gabriel Allon é um israelense, agente secreto, assassino profissional, investigador, restaurador de pinturas e etc, etc. O homem é mil e uma coisas, mas é do bem, aquela vibe meio justiceiro bad boy, sabe? Por aí.
O livro tem muita ação e tantas informações que eu mal podia acompanhar, mas é uma leitura maravilhosa. Eu literalmente não queria largar o livro e assim um calhamaço de mais de 300 páginas se torna uma ótima experiência.

Raissab33 03/02/2021

O protagonista do livro Gabriel Allon, um restaurador de arte que foi recrutado pelo serviço secreto Israelense , para atuar no combate ao terrorismo.
O autor já publicou mais de 20 livros, quase todos possuem Gabriel como o espião principal de todo enredo.
A história é atraente, pois em cada capítulo acontece algo inesperado. E nem sempre ele se dá tão bem.
A sintonia dele é da equipe, a história e tudo mais são dignos de ir pro cinema, seria tudo de bom.

Wagner 16/05/2021

Mais do mesmo, mas é bom
A história e bem simples e deve ser lida apos As Regras de Moscou, o livro anterior, para que faça sentido. Muito embora, como de costume, o autor faça umas recapitulaçoes para que possa ser lido de forma independente. É bom para quem ja e fa do espião israelense e curte os personagens.

Francis 27/03/2017

O Desertor
O autor explora, de forma minuciosa e até visceral, os meandros dos serviços secretos.O personagem principal é constantemente exposto às dores da profissão, desde os riscos, calculados ou não, até mesmo àqueles em que se vê forçado a agir contra aquilo que se acredita. Curiosamente, o ritmo da leitura segue o próprio ritmo da forma de agir que profissionais do ramo da espionagem .As etapas de decisão, planejamento e ação ficam evidentes à medida em que o leitor se aprofunda na história.Carisma não é exatamente o que o leitor encontrará nos personagens, mas sim personalidades forjadas pela frieza exigida pela profissão e feridas decorridas das consequências de seus atos.

Rafael 08/10/2020

Desde O Artista da Morte até aqui, esse foi o melhor livro da Daniel Silva que eu li. Tudo bem que o roteiro parece ser sempre o mesmo, mas tudo bem, garante bons momentos de diversão!!

ricardo_22 08/11/2014

Resenha para o blog Over Shock
O Desertor, Daniel Silva, tradução de Maria Luiza Newlands da Silveira, 1ª edição, São Paulo-SP:
Arqueiro, 2014, 304 páginas.
Skoob: Clique Aqui.

O ex-espião israelense Gabriel Allon está com um novo disfarce, em uma pacata cidade da província de Úmbria, quando recebe a visita de seu antigo chefe, Uzi Navot. As notícias, no entanto, não são nada agradáveis: o desertor russo Grigori Bulganov, que já salvou a vida de Gabriel em duas oportunidades, está desaparecido.

Como existe a suspeita de que Grigori seja um agente duplo, as autoridades não se importam com o caso, mas Gabriel tem convicção de que o sumiço é, no mínimo, muito estranho. O ex-espião não pensa duas vezes antes de assumir a investigação, sem imaginar que o seu inimigo vai se aproveitar dos seus erros para sequestrar a pessoa mais importante de sua vida. Quando isso acontece, ele está disposto a tudo para se vingar.

Tinham caído numa armadilha, como Grigori. Mas daquela vez não era uma sequestro, mas uma execução. Para sobreviver, nos próximos dez segundos, Gabriel teria de atuar na defensiva, algo que, para ele, significava romper com décadas de experiência e treinamento. Infelizmente, não tinha outra escolha, pois viera para Oxford desarmado (pág. 72).

Que o último século foi marcado por intensas disputas políticas e ideológicas, todos estão cansados de saber, mas são poucos os países que ainda enfrentam as consequências ou, no mínimo, as memórias de uma época cada vez mais remota. A Rússia, grande potência emergente e protagonista de tais conflitos, pode ser vista como um exemplo.

Como um romance de espionagem, O Desertor não tem a intenção de apresentar fatos históricos, mas isso está claramente nas entrelinhas. Se por um lado questões políticas são fundamentais para a construção do enredo, por outro o que se destaca de fato é o lado pessoal de Gabriel Allon, já que a missão do ex-espião deixa de ser apenas profissional e quando isso acontece tudo se torna muito melhor.

Além do envolvimento pessoal de seu protagonista, Daniel Silva explorou muito bem a personalidade do antagonista, ainda que também de uma forma subentendida. Isso pode ser exemplificado apenas pelo fato de que o inimigo é um grande admirador de Stálin, o mesmo responsável por tantas mortes no passado e que ainda hoje continua popular entre os russos.

Conhecendo a personalidade do inimigo de Allon, e também a característica do autor, é possível imaginar como se dará o desenvolvimento do enredo. Assim como em Anjo Caído, o autor explora diversas possibilidades, com infinitos detalhes e alguns picos de tensão, para apenas nos momentos finais a obra ganhar ótimas sequências de ação e consequentemente de suspense.

Uma diferença entre os dois títulos é a importância das obras de arte, que nesse caso são praticamente deixadas de lado, apesar de o início mostrar Gabriel Allon restaurando uma obra de Guido Reni. Além disso, todos os mistérios, as questões políticas e ideológicas, e em alguns momentos até culturais, casam perfeitamente com a busca de Allon pelo desertor que chegou a salvar sua vida em missões anteriores.

site: http://www.overshockblog.com.br/2014/11/resenha-289-o-desertor.html

Jansen 11/02/2015

Mocinhos e bandidos
Muito bom. Deve ser lido após outro livro do mesmo autor, Regras de Moscou, do qual é uma continuação. O agente da Mossad Gabriel Allon é levado a cumprir uma promessa de proteger Grigori Bulganov, ex agente russo que salvou sua vida. Bulganov, desertor e morando em Londres, desaparece e o MI5 entende que voltou para a Rússia por livre e espontânea vontade. Gabriel vai investigar seus últimos passos e fica em dúvida, achando que foi sequestrado ou morto. Começa então à busca da verdade. Nesse ínterim sua esposa é sequestrada também e ele fica desesperado. Com apoio total da Mossad, CIA e MI5, desenvolve um plano para resgatar os dois. O traficante de armas de Regras de Moscou, o temível e monstruoso Ivan Kharkov era o responsável pelos sequestros e queria também a cabeça de Gabriel. Muita ação e enredo bem engendrado. É claro que é uma obra politicamente incorreta, pois deixa claro que o Ocidente é bom e o Oriente é ruim e que o Ocidente tem o direito de matar todos aqueles que se poem em seu caminho. Não é tão simplista como parece, mas uma diversão garantida.

Nélio 16/06/2015

Um eletrizante romance policial. Apesar de ficar inseguro por este não ser o primeiro do autor e do personagem principal, ao final fiquei preso aos fatos e ao desenrolar das tramas. O início foi morno - acho que foi por eu não ter lido as estórias anteriores do personagem -, mas depois a coisa tomou outro rumo e fui lendo sem querer parar. Gostei, sim. Vale a pena ler quem curte esse tipo de livro.

Robert 27/09/2015

tenso.
Primeiro livro que leio do Daniel silva, de início achei meio parado e muitos personagens, e me senti assistindo um filme no meio, afinal não é a primeira história com o Gabriel. Livro muito bom, te pega de surpresa e fica tenso ate o final.

Veruska 05/12/2016

O desertor: perfeito
Livro excelente! Gabriel Allon, lendário ex-espião israelense, retorna às suas atividades para cumprir a promessa feita a uma pessoa: o desertor russo Grigori Bulganov, que desaparecera. Na busca investigativa pelo desertor, Allon recebe uma noticia: outra pessoa desaparece, agravando as preocupações de toda a equipe. E, para encontrar estas pessoas, Allon mobiliza agentes secretos de diversos serviços de inteligência espalhados pelo mundo e enfrenta um antigo inimigo: o poderoso oligarca russo e assassino Ivan Kharkov. Allon precisa, então, ganhar tempo e é, justamente, quando ele vai tentando ganhar tempo que a narrativa chega a tal ponto de tensão, que não se consegue largar o livro. A estória é rica em detalhes, descrições e estórias dos personagens dentro da grande estória. Vale a leitura!

crpaiva 04/08/2017

Tensão e espionagem
Faz muito que não lia um livro com tanta ação em sequência.

Hester1 02/01/2018

Gosto muito deste autor, mas não gostei do livro. Achei muito pesado.

LER ETERNO PRAZER 04/03/2018

Em "O desertor"Daniel Silva nos transporta ao mundo da espionagem, intrigas e segredos internacionais, regado a muitas chantagens, conspirações, sequestro e assassinatos.
Gabriel Allon,o protagonista, é um ex-espião israelense, que afastado do serviço secreto, dedica-se em restaurar obras de arte. Atualmente trabalha na restauração de uma obra para o Vaticano em sua atual residência em pequena cidade na Itália, com o nome falso de Alessio Vianelli.
Tudo corria bem e tranquilo até que o serviço secreto de Israel, denominado "O Escritório" entra em contato com ele informando que um antigo desertor russo, que residia em Londres, desapareceu. Os ingleses não ligam para o possível rapto, pois acreditam que o desertor, Grigori Bulganov, era agente duplo e voltou para a Rússia por vontade própria.
Mas, Gabriel Allon tem sua duvidas e faz questão de saber o que realmente aconteceu, após ver a fita que flagrou o último dia de Grigori na Inglaterra Gabriel tem certeza de que ele não fugiu, mas sim que foi sequestrado.A partir daí Gabriel irá usar todos os seus recursos e habilidades para trazer Grigori Bulganov de volta, mesmo que para isto tenha que enfrentar seu maior e mais mortal inimigo, Ivan Kharkov.
Todo o esforço para descobrir a verdade envolve o serviço secreto de três países: Israel, Estados Unidos e Inglaterra.
Um thriller de espionagem empolgante, dei 4 estrelas,poderia ter dado 5 mas, achei que no desfecho achei que o autor poderia ter dado um desfecho mais rápido, uma 10, 15 páginas a menos!!