Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Rubx 29/07/2023

Se você é do time de devoradores de livros assim como eu, este vai te fazer querer chegar ao final em poucas horas de leitura!
Como sobreviver em Marte? Se você for Engenheiro e Botânico, não se preocupe! Você tem 100% de chance de sair vivo do planeta vermelho!
Um livro que me fez estar ainda mais apaixonada pela minha profissão. Uma verdadeira aula de Lean Manufacturing!

Monma 07/07/2023

Persistência
Me perdi com alguns (vários) dados durante a leitura. Precisava sair dos meus romances e acertei em Marte

Ingridh.Weingartner 30/06/2023

Que livro agradável, gostei muito dele, gostei da escrita do Andy Weir, achei muito interessante. Gostei muito da história, é muito fluída, da vontade de continuar lendo. O único problema foi a diagramação, por causa disso não terminei antes, a diagramação não dava vontade de continuar lendo. Por algum motivo, sempre que ia ler me dava vontade de jogar Oxygen Not Included, acho que tem uma vibe parecida. Agora quero assistir o filme!

Grazi 30/06/2023

Uma boa parte de livre tem um vocabulário bem científico e muito descritivo, então no começo considerei abandonar a leitura. Porém o personagem principal, Watney, tem uma personalidade tão sarcástica que me motivou a continuar. Vários personagens me cativaram... Mas ele me conquistou!
Amei o humor ácido. Ainda mais porque, se tem um personagem que sofreu foi ele. Absolutamente todo plano tinha um porém, cada passo pra frente vinha com dois para trás.
Gostei do final. O autor deixou claro que ainda existe muita bondade na humanidade.

"A Terra inteira está observando, mas não pode fazer nada para ajudar" capítulo 22

Amanda 21/06/2023

Técnico
Acho que esse livro foi o mais profundo que eu já li. Não estou me referindo a profundidade nas relações e muito menos nos personagens. Estou me referindo a física, química, ciência e matemática. O autor trabalha tão bem esses 4 elementos que, com o viés científico que ele apresenta, você realmente acha que o que aconteceu é possível.
Acho que não sou nerd o suficiente para entender 100%, confesso que no final do livro não estava mais aguentando as explicações de como as moléculas de nitrogênio se comportam e acabei pulando essas partes. Mesmo assim, demorei MUITO para terminar.
Talvez só não seja pra mim.

Renato 11/06/2023

Melhor que o filme
Gostei bastante da história completa de Mark Watney, impactante na dose certa, imagino que o trabalho de pesquisa do autor deva ter sido bem extenso. Vale a pena, irei ler Artemis ainda esse ano.

Who is Tai H? 01/06/2023

Diferente de tudo o que já li.
As explicações científicas ao mesmo tempo que te deixa maravilhada, faz você se perder um pouco mas dá pra entender o básico do funcionamento da cápsula, do traje, do plantio, etc.
É um livro parado? Sim. Mas de certa forma ele te prende pra continuar lendo. Afinal, seria impossível ele se salvar dessa, né? Foi deixado sozinho no espaço com poucos recursos.
Na parte do resgate, você fica ansiosa. Fiquei com as mãos suadas com medo de tudo dar errado.

@letravermelha 30/05/2023

Livro excelente!
Um livro perfeito para quem ama ficção científica e / ou aventura, porque temos um personagem perdido se virando nos trinta em pleno planeta vermelho marte. .

Cheio de sacadas de humor super cômicas essa obra é para quem quer uma leitura divertida nesse final de ano. Eu ameeei todo o enredo, e a história irá ficar na minha memória por muito tempo. .

Nosso personagem Mark Watney está em uma Missão da NASA em marte quando numa tempestade de areia ele é arremessado para longe. Sendo considerado obviamente morto por seus companheiros ele é abandonado em marte. .

Em sua luta pela sobrevivência e contra o planeta vermelho tentando o matar ele usa de toda a sua inteligência e perspicácia para fazer todos os seus suprimentos limitados durarem o máximo até a NASA voltar à marte dali a quatro anos. E ele faz de tudo : cria água a partir de combustível de foguete, planta batatas marcianas bem comestíveis, luta contra tempestades de areia ferozes. tudo é altamente utilizado e reutilizado para seu propósito. .

Isso me fez pensar o quanto temos desistido de nossos objetivos e projetos pelo mero pensamento de que podemos falhar, de que não vamos conseguir alcançar aquele nosso sonho por ser distante demais, impossível demais, então abandonamos tudo e seguimos pelo caminho mais fácil : o de não lutar por nós mesmos.
Uma ótima história de superação que venceu todo um planeta pela sobrevivência. E o final foi de tirar o fôlego!

Gabi Mercês 30/05/2023

Esta história leva o leitor em uma jornada incrível! Com toda certeza esse livro entrou para o meu top 10 de ficção científica

Laura.Santos 05/05/2023

"Todo ser humano tem um instinto básico de ajudar os outros"
Eu ja tinha visto o filme, e como eu tinha adorado, eu fui fazer a leitura com altas expectativas. Realmente, foi uma adaptação muito bem feita, e até prefiro o longa metragem. O livro tem uma dinamica cansativa, ja que é apresentado um monte de termo científico que fez eu ficar confusa em diversas momentos. A leitura vai ficando mais envolvente na metade, porem eu esperava mais do final. Talvez eu so tenha criado expectativa de vê-los na Terra, e acabei me decepcionando.

Entretanto, o que fez eu ficar presa nesse livro foi o carisma do protagonista. O Mark é provavelmente um dos personagens mais carismáticos que eu ja li em um livro, amava ver os pensamentos aleatórios dele. Esse querido só tinha um Hab, discomusic, uma plantação de batata e o sonho de sobreviver em Marte e conseguiu fazer história. Eu super leria um livro só mostrando ele se readaptando a vida pós Marte. Os coadjuvanes também merecem creditos, pois todos conseguiram ter seu momento de destaque. Também amei as referências a cultura pop e ver que as pessoas na Terra estavam querendo ajudar e estavam torcendo pra dar tudo certo.

Acho que se eu fosse recomendar essa historia pra alguem, iria dizer pra pessoa ver o filme, pois foi o que funcionou para mim. Mas o livro não é ruim, só achei que foi uma leitura cansativa.

Geovanna 05/05/2023

Perdido em Marte
"não existem muitas pessoas que podem dizer que vandalizaram uma nave espacial de 3 milhões de dólares, mas eu sou uma delas."

Layla.Loul 22/04/2023

Envolvente!
Cara, que incrível! Encantada com o suspense e com o quanto essa história foi envolvente! Eu me apaixonei pela inteligência e principalmente pelo humor de Mark logo de cara! Amei o livro, foi uma ótima leitura!

Gabes_Ricci 26/03/2023

Meu primeiro livro na área!
As primeiras páginas do livro foram geográficas/científicas o bastante para me deixar pensando que não iria entender quase nada durante a leitura, felizmente não foi o caso! A leitura é surpreendentemente fácil de acompanhar, quanto aos dados científicos apresentados, bem jamais saberei o quão verídicos são, mas definitivamente foram o bastante pra mim.
Outro ponto mais do que positivo pra mim são os personagens, tanto aqueles que estão na Terra, quanto os tripulantes da missão, e principalmente o protagonista foram fabulosos, são pessoas solidárias e otimistas (porque tem de ser), fazendo o possível e impossível para salvar uma pessoa da morte. Particularmente achei que veríamos Mark completamente só, fazendo o impossível para suportar, as pessoas terem notado sua sobrevivência foi uma boa surpresa.

(Na moral o Watney passaria facilmente por brasileiro, esse cara deve ter feito um doutorado em gambiarra pra ser tão bom!)

Ana 10/03/2023

Mesmo em Marte, um dia de cada vez
Fui ler como mera distração e me surpreendi. Esse livro me ajudou em um momento difícil a pensar cada dia de uma vez, a não ser fatalista, buscar tentar fazer o que está no meu alcance por hoje sem perder o planejamento do todo, mas sem deixar a própria ideia do tamanho do desafio me derrubar. Em alguns pontos ele é um pouco cansativo pela parte "técnica", mas não a ponto de comprometer a obra. Foi uma leitura realmente ótima pro que eu precisava pro momento, e me trouxe boas reflexões.