Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Maria5540 22/02/2023

Divertido, bem humorado e tenso, consegue prender a leitura mesmo quando o papo fica muito técnico. Terei que ver o filme pra conseguir criar uma imagem de tantas coisas que nem sei o que são hehehe

ketisxw 08/02/2023

Interessante
O livro é interessante, apesar de ter muitas coisas que deixam a leitura cansativa até certo ponto, como dados numéricos e coisas assim, mas com ele comecei a me interessar mais por leitura e achei engraçado até , então eu recomendo, mas acho que seria mais interessante pessoas que tem interesse em engenharia ler, pois o livro trata a maior parte do tempo disso.

marialuizagama 03/02/2023

Pra variar, resolvi ler o livro depois de ter visto o filme mil vezes (inclusive só criei as cenas do Watney com o rosto do Matt Damon). Mesmo sendo uma ficção, o livro dá muito mais noção do tempo que ele passou em Marte do que no filme. Fiquei surpresa ao descobrir que esse é o primeiro livro do Andy Weir. Muito bem escrito e narrado. Amei a lógica de escrever como diário para narrar a aventura sob a ótica do Watney. É mais um livro que li que dá pra ver o quanto o autor estudou o tema para que nada fugisse do real.

Pablo 31/01/2023

Livro fantástico... já tinha assistido ao filme, mas a experiência de acompanhar o Mark em seus dias perdidos em Marte me fizeram pensar...

Vou sentir saudades :(

Bruno 28/01/2023

Mote trágico, desenvolvimento hilário.
Fazia muito tempo que um livro não me prendia da forma com que esse me amarrou do começo ao fim. O personagem principal Mark Watney, um astronauta (literalmente) perdido em Marte após sua tripulação deixá-lo por achar que estava morto, é simplesmente hilário. Especialmente porque o protagonista é um brincalhão nato, ao estilo "tio do pavê". A narrativa quase que totalmente em primeira pessoa nos deixa muito próximos dos desafios que Watney enfrenta ao longo da história - e não foram poucos: desde a criação de uma plantação de batatas improvisada, passando pelos reparos constantes em seus equipamentos, até a adaptação da nave que o levaria até Hermes. O livro é cheio de detalhes técnicos nem sempre fáceis de entender, e talvez esse tenha sido o ponto negativo que mais me chamou atenção. Em algumas passagens o tecnicismo é tão grande que a leitura fica um pouco mais arrastada. De todo modo, trata-se de um excelente livro de ficção científica que, mesmo com um mote trágico, é repleto de passagens hilárias. Uma história que mostra como a cooperação entre os humanos é a chave da nossa evolução.

Lala 10/01/2023

Foi uma leitura cansativa pra mim, o autor colocou muitos dados numéricos, o que nao faz meu tipo de leitura, mesmo que a história em si seja interessante.

Thadeu Costa 10/01/2023

Andy Weir - Perdido em Marte
Um grupo (Ares 3) enviado pela Nasa para Marte é pego de surpresa por uma tempestade e é obrigada a abandonar a missão e sair de Marte. Só não esperavam que um de seus astronautas sofreria um acidente, se perdendo do grupo na tempestade e é sendo dado como morto.

O grupo só na esperava que ele tivesse sobrevivido. Assim começa essa jornada para ser resgatado e sobreviver ao planeta vermelho.

Um livro de ficção científica que talvez incomode alguns por conta de algumas expressões mas que pra mim foi uma leitura muito fluida e interessante. O personagem Mark é muito carismático e engraçado, além de bem desenvolvido pelo autor.

O autor consegue manejar muito bem a escrita de forma que não fique massante, variando muito bem as cenas de Nasa, Ares 3 e Mark, permitindo o leitor conseguir acompanhar sem problemas. Ótimo livro. Não vejo a hora de ler Devoradores de Estrelas.

Leandro423 05/01/2023

Reli esse livro no final do ano o que atrasou a leitura do meu atual livro. o filme e bem similiar a ele, com excessao do final.
E bem Cientifico apesar da ficsao, mas recomendo a leitura ate por divertimento.

Thiago 27/12/2022

Simplesmente incrível
O livro têm muitos termos técnicos e científicos, que pode em algum momento deixar a leitura um pouco maçante, mas o autor soube intercalar perfeitamente bem os momentos com esses termos e a história e drama em si, de forma que tudo fica mais leve e deixa a leitura fluir bastante. Watney é um personagem extremamente carismático, brincalhão e divertido até mesmo em meio ao dilema tão grande em que vive e mesmo em momentos críticos e de apreensão, consegue nos arrancar um sorriso. Acho que o livro merecia mais umas 20 páginas, pelo menos, para ter um desfecho maior, mas em nada deixou a desejar o livro é simplesmente incrível.

Sofia 23/12/2022

Cativante
O livro em si é emocionante e apesar de muitos termos científicos é possível entender o que acontece na história de forma concreta, apesar de eu achar que faltou história, a ciência em muitas partes do livro deixa ele maçante, o que é facilmente sobreposto por piadas e bom humor colocados no diário de bordo de Mark, recomendo muito a todos que querem ler algo com fins científicos

Rafael 22/12/2022

Andy Weir, o que você escrever, eu lerei!
Que estória, meus amigos!
Eu tendo a dizer que figura entre as melhores leituras do ano por aqui. Um “acidente espacial” deixa o nosso protagonista Mark a mercê e literalmente isolado em Marte. Só com esse detalhe, eu já teria morrido de desespero. Mas aí que a estória ganha corpo e cresce a cada página. A forma como tudo acontece, como Mark utiliza do seu conhecimento técnico aliado com o bom humor (mesmo em situações caóticas) para sobreviver me ganharam rapidinho. Você consegue imaginar as circunstâncias, compartilhar o desespero (quando você sabe que vai dar merda e ela realmente acontece) e manter aquela pontinha de esperança de que tudo vai dar certo no fim.

Tryck 22/12/2022

Solitário e emocionante
Esse foi um dos livros que mais me surpreendeu. A temática de ficção científica não me preparou para as emoções que vivi enquanto lia esse livro. De certa forma, foi uma leitura fluida, emocionante e muito muito técnica.
O livro conta a história de um astronauta chamado Mark, formado em botânica, que participa de uma expedição à Marte. Nos instantes finais dessa expedição, ocorre uma tempestade de areia, que leva a uma catástrofe. O traje de Mark é perfurado, levando a uma descompressão, que o deixa incosciênte, sinalizando para seus companheiros de viagem que o mesmo estaria morto. Dessa forma, a missão é cancelada e eles retornam a Terra.

Mas o que parecia ser impossivel, ocorre. Mark acorda completamente sozinho no planeta vermelho. A partir daí o livro começa a detalhar com maestria todos os passos de Mark em busca da sobrevivência. Em certos momentos você se sente o próprio astronauta ou cientista, visto o tanto de informações que são metralhadas sobre certos assuntos.
Ao mesmo tempo, a Nasa descobre que Mark está vivo, e isso gera uma comoção global em busca de soluções para que o resgate dele seja possível. O livro demonstra com uma sensibilidade palpável o quanto a humanidade tem a capacidade de se unir para resolver conflitos tão importantes como esse.
Um livro que vai além de qualquer coisa. Em suas páginas me senti esquecido, abandonado, isolado, sozinho... Mas também em suas página, me senti acolhido, lembrado, desejado e parte de um todo. Os sentimentos conflitantes que tive ao ler esse livro, foram os responsáveis por colocá-lo na posição em que ele se encontra, NA MINHA LISTA DE FAVORITOS. Eu amei cada segundo da leitura.

sidneyalvestadeu 19/12/2022

Muita ciência, pouca historia
O livro em si é ótimo, mas falha ao centralizar a história apenas em Watney em Marte!
Vive reclamando da Disco Music da Comandante Lewis, mas como ele mesmo disse no começo, cada um levou seu computador com gigabytes de entretenimento a Marte. Onde está o de Watney? Levaram junto no VAM durante a saída de emergência?
Mark não tem pesadelos. Não teme a morte, etc.
Não conta nem uma pequena página com a história de cada candidato da Ares 3 antes de saírem de Marte. Não mostra o desenvolvimento do relacionamento entre Beck e Johanssen ainda em missão ou depois...

Resenha escrita em: 2022

Morgan 14/12/2022

Perdido em marte é uma ficção ótima, tem algumas coisas chatas, mas nada que impeça a leitura.

Por muitas vezes eu me vi viajando em alguns termos técnicos, mesmo que ame física e todas as coisas, é tanto detalhe, é tantos dados que são desnecessários.

Gostei de como o Mark lidou com todos os problemas, como pode contornar todas as coisas, o livro nada mais que ficção, não tem que criticar algo como se fosse algo da nossa realidade, sendo que não chega nem perto ainda.

Muitas vezes a solidão do Mark apareceu, mas assim ele usava do humor para mascarar isso, então vale a pena.

Dizem que o detalhamento de senhor dos anéis é maçante, imagina ler isso aqui também hahahaha

O livro é cheio de aventuras, muitas vezes merdas acontecem, é mais sobre a sobrevivência de um ser humano, que passa a empatia de todo o mundo, achei o livro bem escrito e bem legal, demorei para ler, mas foi ótimo. Indico.