Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Rodrigo.Macedo 12/08/2022

Ficção pé no chão
Fala o que dum negócio bom desse. Andy Weir mantém a fórmula. Engraçado, inteligente e cativante. Weir precisa de um personagem pra te deixar grudado na leitura. A estória foi sendo construída de forma a criar uma tensão enorme no final. Lindeza de livro. Bora assistir ao filme.

Niiwii 02/08/2022

Empolgante, desesperador e eu amei
Perdido em Marte, sendo o primeiro livro de Andy Weir lançado em 2011 e adaptado para as telas do cinema em 2014 é um dos livros mais conhecidos na área de ficção científica.
Andy escreve sobre Mark Watney, um astronauta, que por conta de um acidente fica preso em marte e sua equipe não consegue resgata-lo para a saída de emergência. Acompanhamos a luta para sobreviver em marte com os recursos que sobraram da missão por meio de relatos nos diários da missão.
Em síntese, a aventura que este livro nos apresenta é incrível, contém muitos dados científico - afinal, Andy é engenheiro - que pode parecer uma informação inútil para leigos, porém, não atrapalha a leitura. Se você for ler por causa do filme, pode causar certo estranhamento pelo final, no entanto, as mudanças não frustam as expectativas.
É uma leitura extremamente satisfatória, com personagens cheios de personalidade e o leitor realmente consegue imaginar isso acontecendo na vida real. E apesar do livro aparecer que o Mark não sente medo, abre a reflexão para o leitor que o sistema de diário da missão não era para escrever sobre medos e sim sobre as situações que o Mark passava, afinal o Mark demonstra muita personalidade e conseguimos sentir o medo dele em relação a tudo que está vivendo.

Clarana 31/07/2022

"Vou ser franca: Sob muitos pontos de vista, quase todos na verdade, ele é uma decepção"

Isabela Boscov - Agente Oculto / The Gray

Lily.Lyli 30/07/2022

Mediano.
Parecia que eu tava assistindo o filme, não é ruim mas eu esperava mais detalhes, esperava ele surtar, esperava ele se descabelar porque se você fica perdido em outro planeta e sozinho, sem o mínimo de preparo emocional para isso, você enlouquece ou... Quase. Faltou um bocado disso e faltou o autor ter ido pesquisar mais sobre como é verdadeiramente a vida de um astronauta sem as piadinhas, mas as piadinhas também são boas.

Taila 28/07/2022

O personagem mais inteligente que já conheci!
Principal diferença do livro pro filme? O livro tem mais tragédias! Coitado do Mark, cada poucas páginas é uma desgraça acontecendo. Mais pro final, quando ele estava ficando mais alegre eu já fiquei desconfiada que iria acontecer alguma coisa ruim. E aconteceu! Achei esse personagem incrivelmente inteligente! Se fosse eu, já teria morrido (rsrsrs). Além disso, ele se manteve otimista o tempo todo, fazia várias piadas e não se deixou abalar pelo fato de estar sozinho em um planeta totalmente inóspito e que parecia tentar matá-lo a todo custo (kkkkk).

Sil *_* 27/07/2022

Ameiiii ??????
Minha segunda melhor leitura de 2022 ?, só tenho dizer é que AMEIIII, foi uma leitura maravilhosa, um livro bem fluído e muito emocionante. Nota 10 ?

ana !! 27/07/2022

uma montanha russa de emoções
confesso que dava bem pouco pro livro porque já tinha visto o filme e achei só bem razoável, mas gostei demais da história.
algumas partes são bem emocionantes e eu ficava até arrepiada lendo, os personagens são bem legais, até o resto da tripulação da hermes que mal tem foco eu achei bem interessante de acompanhar, mas também tiveram uns momentos tão chatos, o livro não conseguia seguir um ritmo só, uma hora tudo era tão devagar e na outra tão rápido, mas as partes rápidas pelo menos foram maioria pra mim
mas assim, eu super entenderia se eu visse alguém dizendo que achou o livro um tédio do começo ao fim porque eu preciso reconhecer que as partes científicas podem ficar bem chatinhas de ler pra quem não se interessa por nenhuma área, eu mesma sou formada em química então amava todas as explicações e gostava de ver tudo detalhado, porque eu já tinha uma noção das coisas que ele tentava explicar, talvez se eu não fosse tão fissurada em ciência teria detestado (mas acho que o público alvo desse livro são pessoas que gostam de ciência mesmo então talvez não seja um problema tão grande).

fabricio245 22/07/2022

dando 2,5 porque tive uma ressaca literária no meio da leitura e demorei váriooos meses pra terminar de ler, o que acabou afetando muito a minha experiência com ele...
comemorando porque finalmente consegui acabar! ??

Crespa Literária 22/07/2022

Com certeza o melhor personagem do ano.
A escrita do autor é muito boa, super fluida e dinâmica a forma com que o personagem principal se comunica como se realmente estivesse a falar com o leitor, a forma que os diários de bordo são dispostos dão a sensação de progresso muito boa não é cansativo.
Agora sobre o personagem principal Mark Watney com certeza é o melhor personagem que eu conheci esse ano que carisma ele tem, ele te conquista a partir da primeira interação com aquele sarcasmo e ironia dele em todo o momento para tentar aliviar a situação é maravilhoso, ele é aquela pessoa que pode estar a morrer mas não perde a piada.

Ele é extremamente inteligente (logicamente foi mandado para Marte por um motivo) mas ainda assim toma decisões totalmente erradas e isso é incrível pois humaniza o personagem ainda mais.
Aaah eu também amei o Venkat que personagem maravilhoso, e ainda odeio todo mundo que ele passou a odiar.
Se eu me prolongar aqui só vou ficar a babar ovo no Mark então fui!

Tobias 20/07/2022

Fantástico
Excelente livro, a maneira como foi escrita é envolvente e cativante. O ritmo do livro é incrível, não há pontos com menos tensão, é sempre um problema atrás do outro até o final. Experiência literária foda, vale cada segundo de leitura!

CosmicRii 17/07/2022

Uou
Pessoalmente, esse livro ganhou nota máxima para mim, não sou um crítico assíduo, mas posso falar que essa leitura é magnífica.
Ver o protagonista Mark Watney superar todas as adversidades que o planeta vermelho poderia propiciar em sua estadia é uma experiência repleta de emoções. Tudo que poderia dar certo e errado aconteceram e é isso que torna todo o caminho nessa leitura interessante, ao menos foi assim para mim. Para aqueles que gostam de livros baseados no espaço, é uma leitura ótima e para os curiosos que viram o filme e estão procurando o livro, eu só tenho uma coisa a dizer, vale muito a pena. Parece outra história contada no mesmo ambiente, afinal, muitos dos problemas que o protagonista enfrenta no livro, sequer são retratados no filme, tornando a leitura tão rica e cheia de detalhes que você pode até se perder em algumas explicações.
Enfim, se você curte o gênero, 100% recomendo, se você está se aventurando, 100% recomendo também.
Para aqueles que iniciarem a leitura, espero que se divirtam assim como eu, e para aqueles que não irão ler esse obra, espero que dêem uma chance futuramente.

Cida Zientarski 15/07/2022

Perdido em Marte (+13)
"Os piores momentos da vida são precedidos por pequenas observações."

Durante a terceira viagem feita a Marte pela NASA, conhecida como Ares 3, os tripulantes foram obrigados a desistir da missão, no sol 6, por conta de uma ventania muito forte. Em quanto se direcionavam para VAM, que os levaria de volta para o Hermes (nave que viajaria para a Terra), Mark Watney foi atingido por uma antena de transmissão e acabou se perdendo de seus colegas, os mesmos acreditaram que ele havia morrido e partiram sem ele.

Devido a vários ocorridos estranhos, como o próprio Mark fala em seu diário de bordo, ele não morreu. Quando acordou, percebeu que estava sozinho e que a partir daí teria que aprender a viver em Marte, esperando um dia ser resgatado pela tripulação da Ares 4, que voltaria a Marte dali 4 anos.

Ele ficou sem conexão nenhuma com a Terra, pois a Atena que transmitia o sinal foi a mesma que quase o matou. As coisas que restaram para Mark foi o Hab, local onde todos os tripulantes dormiam e se alimentavam e os 2 veículos espaciais. Como a missão foi abortada em sol 6 e a previsão era que a missão durasse 30 sois, sobrou muita comida e água, mas não o suficiente para 4 anos. A partir dos recursos que restaram, das suas 2 formações (Botânico e Engenheiro), e da sua astucia, ele conseguiu produzir mais comida e fazer água. Mas tarde conseguiu contato com a NASA, a qual desenvolveu vários planos para tirá-lo desta situação.

site: https://tecnoblog.net/meiobit/327223/perdido-em-marte-the-martian-review-quase-sem-spoilers/

ArtCavalcante 11/07/2022

Sci-Fi inteligente com um humor surpreendente! Mas o livro é melhor do que o filme?
A cada página que eu lia, me surpreendia cada vez mais com as peripécias e engenhocas que o personagem principal fazia pra salvar sua vida e se entreter, afinal, é difícil quando se é o único ser humano de um planeta!

O astronauta Mark Watney ficou preso em Marte desde que uma tempestade de areia mais forte do que o esperado surge, e a tripulação da Ares 3 se vê obrigada a cancelar sua missão. Watney sofre um sério acidente e desaparece na poeira da tempestade; a tripulação vai embora crendo que o amigo está morto. Nosso herói acorda no outro dia com um corte horrível e sozinho em um deserto frio e vermelho; sem comunicação, ferido e dotado de apenas seus conhecimento acadêmicos, ele decide embarcar em um luta quase impossível por sua sobrevivência.

Fiquei impressionado com a inteligência, a tranquilidade em meio ao caos e o humor inabalável de Mark! Ele passou por MUITAS coisas que qualquer um que estivesse lendo aquilo diria "não, meu jovem.. agora você vai morrer mesmo, não tem como sair dessa", mas aí ele tira um ideia que por mais perigosa ou idiota que seja, funciona! Ou quase sempre funciona. O sabido é Engenheiro Mecânico e Botânico, ou seja, fazer gambiarra e plantar coisas é com ele mesmo; se tinha uma pessoa que poderia sobreviver ali, essa pessoa é Mark Watney.

A obra tem muitos termos técnicos. Eu confesso que no começo precisei ter um pouco mais de paciência pra ler e entender, já que é preciso ser explicado todo o contexto "NASA - espaço - tecnologia", mas não se preocupe, depois tudo se torna muito natural e tranquilo. A riqueza de detalhes e a originalidade são incríveis! Se você gosta de ficção científica intrigante e bem humorada, Perdido em Marte é perfeito pra você.

Agora, sobre a produção pra as telonas (não se preocupe, não vai ter spoilers): Eu li o livro pra depois assistir o filme, e sem dúvida essa é a melhor forma pra se fazer com qualquer obra. E é claro, encontrei várias coisas que não se encaixavam muito bem.

Primeiramente, a personalidade de vários personagens era completamente diferente; um dos mais gritantes foi Teddy Sanders (administrador da NASA na ficção), no livro ele é extremamente organizado, quase que com TOC por organização, além de apresentar um ar mais tranquilo e "certinho", apesar dele possuir o cargo mais alto na NASA, ele era na medida do possível, bem educado e quase gentil, sem perder a autoridade; no filme ele é um pouco desleixado, autoritário demais, chega a ser arrogante algumas vezes. Além dele, tiveram outros personagens bastante deformados, uns mais que outros; são eles: Mindy Park, Annie Montrose, Mitch Henderson e Beth Johanssen. Não vou me estender muito, apenas grave esses nomes na hora de assistir o filme e compare com o livro. Entretanto, teve três personagens que, na minha opinião, conseguiram ser melhores que os do livro, não estou dizendo que no exemplar eles são ruins, mas no filme eles são mais explorados; são eles: Rich Purnell, Melissa Lewis e Rick Martinez; mas sem dúvida quem se destacou mais foi Rich, ele me surpreendeu sendo mais engraçado e indiferente do que era o original.

Outra coisa: Tem muitas partes e detalhes no filme (mas MUITAS meeesmo), que você só entende se tiver lido antes; dentre eles, alguns acontecimentos importantes que não foram levados em conta, mas isso já era de ser esperado, é difícil um adaptação ser totalmente fiel. Mas sério, foi muito interessante, parece que o diretor fez aquilo, justamente, pra não ser entendido simplesmente assistindo. Inclusive, o final do filme é diferente! mas não é um "diferente" ruim ou que exclua o outro, é mais como um complemento. Não vou entrar muito em detalhes, se não eu estragaria tudo! kkkkkk, maaaas, eu posso disser que tanto a obra escrita, como a cinematográfica, são indispensáveis entre si. O livro sempre será melhor, mas isso não tira a importância do filme.

Espero ter ajudado e boa leitura! ;]

Estante.dabru 08/07/2022

Perdido em Marte
Li uma resenha onde dizia que foram usados muitos temos técnicos e realmente, fiquei com cara de paisagem em muitos momentos. Mas no geral eu gostei bastante do livro, assim como gostei da adaptação.

Mark, eu te amo ?