Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

GustavoDC 23/06/2022

Uma agradável releitura!
Foi uma boa releitura. Pude relembrar as partes as quais eu tinha já esquecido.
Não tem como você não se envolver e torcer pelo regate do astronauta M. Watney!
Ao longo da história, eu ri, torci e fiquei apreensivo com as situações que Watney passava em Marte.
Os únicos pontos que me desagradaram um pouco foram pelo excesso de dados envolvendo matemática e química durante algumas passagens na história para explicar alguns procedimentos que o astronauta estava fazendo.
Estou entre dar 4.5 ou 5.0, mas vou optar por 5 estrelas, visto que tanto na minha primeira leitura há 7 anos como a dessa vez, eu curti bastante as aventuras de Watney em Marte!
Nota 5.0 em 5.0 estrelas.

Paulo 17/06/2022

Perdido, mas não em Marte
O livro é interessante, muito bacana.
Algumas partes conseguiram me prender bem mais que outras. Perceptível quando você ou lê 15 ou lê 75 páginas de cada vez.
O conceito é muito bom, o protagonista é legal e faz com que a gente se apegue a ele e queira que todos os seus planos deem certo, apesar de sabermos que nem tudo são flores para alguém em Marte desenvolvendo milhões de gambiarras e fazendo de tudo para sobreviver o máximo possível.
A grande quantidade de termos técnicos foi um pouco ?alguém me ajuda?. Tem muita sigla, muito número, alguns nomes estranhos, que embora o autor os explique bem, fiquei um pouco perdido em algumas partes.
O livro é bem fofo, vale a pena.
Ares 4?

Regis 30/05/2022

Ciência Bem Humorada
Devido a uma tempestade de areia a tripulação da missão Ares 3 se vê obrigada a abandonar Marte as pressas, deixando o astronauta Mark Watney para trás. Dando início a uma longa jornada científica para a sobrevivência e o resgate do astronauta, que só se dará em 4 anos.

O livro é muito dinâmico e bem humorado, te deixando o tempo todo curioso para saber qual a próxima solução improvisada o personagem terá que inventar para se manter vivo.
Eu devorei cada palavra e fiquei ansiosa durante toda a leitura sem saber o que poderia acontecer a seguir para dificultar a (já tão difícil) existência de Mark.

Foi uma leitura prazerosa, cheia de desafios e ciência.
Acho que agora tenho ao menos noção do que devo fazer, caso seja deixada em um planeta inóspito. Rsrsrs

Recomendo o livro para todos que apreciaram a aventura do Robson Crusoé, só que agora tendo como pano de fundo o espaço.
Cleber 31/05/2022minha estante
Robson Crusoé no espaço, com um pouquinho do MacGyver tbm. Adorei o livro e o filme.

AnonymousCow 04/06/2022minha estante
A descrição do Cleber foi simplesmente perfeita! Kkkkk

DANILÃO1505 04/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Regis 26/06/2022minha estante
Sim Cleber, o MacGyver faz sentido também. ?

Regis 26/06/2022minha estante
Concordo senhor AnonymousCow. ?

Julia.Roloff 23/05/2022

Você já se sentiu sozinho?
A história acompanha Mark Watney, um astronauta que foi deixado em Marte. Sozinho.
E isso é tudo que você precisa saber.
—----------
Andy Weir é o rei das gambiarras! Com o conhecimento desse autor, garanto que ele consegue montar uma bomba caseira usando uma batata e uns fios.
Perdido em Marte é um livro que prende, uma leitura rápida e dinâmica que conseguiu me manter presa em todo o livro.
Mark, o protagonista, é genuinamente engraçado. Um cara positivo e meio maluco que faz a gente torcer por ele como se fosse nosso conhecido.
Esse livro me envolveu tão bem que eu chorei?! Sério, um bom escritor faz loucuras com o coração dos leitores.
Recomendo mil vezes, é divertido, traz reflexões, é uma história ótima para conhecer.

Gaab '-' 04/05/2022

A ficção científica neste livro é boa, porém o personagem principal(Mark Watney) parece levemente que não tem sentimentos, o homem não tem medos ou surtos por estar sozinho em Marte... senti um pouco de falta do fator humano... ele certos momentos parece um robo kkk sabe tudo e faz tudo... mas no fundo entendo isso, ele foi escolhido por ser bom para qualquer dificuldade e também ter sido treinado pela Nasa...

A parte dos cálculos, física, química, dados em geral é incrível e as soluções encontradas nos mostram como seguirá o desenrolar da história...

Um livro muito voltado para um público específico fã de ficção científica "do espaço" e sobrevivência... se você faz parte dele recomendo...

Paulo Freitas 29/04/2022

O astronauta Mark Watney é enviado a uma missão para Marte, mas após uma severa tempestade, ele é dado como morto, abandonado pelos colegas e acorda sozinho no planeta inóspito com escassos suprimentos e sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra. Ele inicia então uma dura luta pela própria sobrevivência, utilizando de todo o seu conhecimento científico para fazer contato e retornar para casa.

Alan.Simao 25/04/2022

Definitivamente um dos melhores livros que eu já li. A forma inteligente como o Mark resolve os problemas, e seu jeito descontraído e esperançoso são incríveis.

Lora 13/04/2022

O autor detalha bastante a parte técnica (particularmente gostei).
O livro te prende, porque sempre deixa na expectativa do que vai acontecer a cada momento.
A história não é tão pesada emocionalmente, pois o protagonista quase sempre é mostrado de forma mais brincalhona ou prática, sem falar muito de traumas e surtos por estar em uma situação extremamente desgastante.
Livro muito interessante e indico a quem gostar ficção-científica.

Alessandro 30/03/2022

Ter visto filme estragou a experiência
Da pra ver que é um bom livro, mas não funcionou pra mim. Em vários momentos achei enfadonho os muitos detalhes. O fato de ter visto o filme e saber o final com certeza atrapalhou. A partir de determinado ponto não me importava mais. Só queria que terminasse.

Mah Mac Dowell 26/03/2022

Eu amo esse filme, o que me levou a querer ler o livro. Fiquei com um pouco de receio de ler justamente por ter assistido ao filme tantas vezes.
O livro já começa com o protagonista, Mark, fazendo o ?diário? da estadia em Marte, depois de ter sido abandonado. Achei legal que o personagem dá algumas explicações minuciosas sobre a missão, com várias curiosidades muito legais (principalmente para quem gosta do assunto, como eu), que são omitidas no filme. E com razão, vez que não daria para explicar todos os detalhes expostos no livro.
Em contrapartida, há tantos detalhes de ciência (física, biologia e química) ao longo do livro, que algumas partes ficam chatas e cansativas, porque não dá para entender grande parte. Acredito que só quem trabalha na área vai entender tudo. São muitos números e elementos, que sinceramente, para mim, eram irrelevantes à história.
O ponto alto é o bom humor e positivismo do Mark. Impossível não simpatizar ou torcer por ele.
O autor soube narrar com a mesma emoção que encontramos no filme. No fim, inclusive, achei o filme bem fiel ao livro com a alteração de poucos detalhes.
No fim, gostei muito. Minha primeira experiência com o Autor e quero ler os outros livros dele também.
Indico ??

Ryan Oliveira Dos Santos 25/03/2022

Uma ficção científica que irá lhe deixar em alguns momentos com suas emoções a flor da pele. Mas em outros instantes, você estará pedindo para pular de capítulo, por conta de seus prolixos em algumas cenas.
Perdido em marte tem um protagonista bem humorado para situações horríveis ( que são bem presentes no livro ). O livro tambem conta com saídas de situações explêndidas e palpáveis.
Por ser uma ficção científica com bastante ciência, a obra dá uma aula nessa matéria para o leitor, mas em alguns momentos, sentimos que esta aula necessitava ser um pouco resumida.

Badu 23/03/2022

O melhor diário adolescente pertence a um homem adulto
Eu tenho uma teoria que, se um filme é bom, o livro é muito melhor. ?Perdido em Marte? é a primeira obra literária que eu li que confirma minha teoria.
Nos primeiros capítulos, você já tem uma ideia de como esse livro é fantástico. A maior parte da história é basicamente contada pelo personagem principal por meio de registros no Diário de Bordo da missão. É um grande diário adolescente escrito por um homem adulto ?abandonado? em Marte, o que deixa as coisas melhores.
A escrita em primeira pessoa deixa a leitura leve e é divertido, porque o personagem se expressa livremente ao relatar sua situação infeliz ? mas ele tem um humor fantástico e um lado extremamente otimista para balancear as coisas.
Me senti um pouco burra lendo, porque tem uns problemas matemáticos e explicações sobre reações químicas que os personagens relatam, mas nada muito extremo. Só pra mostrar que os personagens são inteligentes para caramba.
A parte que não gostei do livro é a quantidade de sessões em diversos capítulos, o que fez a história parecer uma fanfic mal escrita onde a pessoa fica alternando o ponto de vista dos personagens. Mas eu entendo o motivo do autor, afinal, ele tinha que mostrar o que estava ao mesmo tempo acontecendo em três lugares diferentes. Então ele tá perdoado, mas os ?º°°? dividindo as sessões eram irritantes.
Por fim, super recomendo! Entrou, definitivamente, para a minha lista de livros favoritos e merece todo o amor que tem.
Aliás, acredito que Mark Damon nasceu para interpretar Mark Watney

Fabio 01/03/2022

O que falar de Andy Weir?
Depois que terminei este livro, senti um vazio, e sabia, já antecipadamente, que durante muito tempo, não haveria tão cedo, um livro, que preencheria o vazio de terminar um livro incrível como este, pior, logo após outro livro ainda mais incrível do mesmo escritor. Devoradores de Estrelas, ainda é melhor. Parece o possível, mas é.

lari 28/02/2022

achei um livro bom e interessante, vc sempre quer saber como aquilo vai acabar, porém não é meu estilo fav.

Lucas1429 23/02/2022

Muito detalhista mas vale pelo contexto da História
O autor detalha bastante a parte técnica, é interessante até a metade do livro mas depois de um tempo perde um pouco o interesse, fica parecendo que o autor está querendo se "gabar" pelo nível de conhecimento que tem pelo assunto.

A história vale a pena pelo contexto e pelo capítulo final vale a pena a jornada.

Quem gosta da temática é um prato cheio, vários detalhes nerds e techno bubles.