Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Rafael 09/04/2016

Divertido
Gostei muito do livro, tem um enredo que prende o leitor do início ao fim. A leitura é muito leve, mesmo sendo bastante detalhista.

Patricia 09/04/2016

Quando a nossa parceira Arqueiro disponibilizou esse livro para a resenha, a primeira coisa que me chamou atenção foi o nome e é claro a capa linda de morrer. Então fui ler a sinopse e depois que acabei pensei: wow, Náufrago com um quê de Apollo 13, eu preciso desse livro! Após começar a ler o livro eu troquei os meus parâmetros de comparação para Náufrago com MacGyver!
Em Perdido em Marte o astronauta Mark Watney, um botânico e engenheiro, fica preso em Marte após um acidente bizarro durante uma tempestade de areia. Todo o restante da tripulação de sua missão consegue sair do planeta em segurança e seguir em direção à Terra. Para a infelicidade de Mark, todo mundo, literalmente o planeta Terra inteiro, pensa que ele morreu após esse acidente.

A situação de Mark é realmente desesperadora, a próxima missão tripulada à Marte demorará anos, ele não tem como se comunicar com a Terra para avisar que está vivo, não tem uma oficina disponível com peças sobressalentes em caso de defeito da aparelhagem que o mantém vivo, e o mais importante, a comida dele não irá durar tanto tempo. Ele precisa pensar em uma forma de sobreviver anos em Marte, e é aí que entrar a parte McGyver da estória! O cara é o mestre do improviso, acho inclusive que ele poderia ensinar um truque ou dois ao McGyver! Tudo que ele tem são opções limitadas de recursos e de entretenimento.

É realmente impressionante a quantidade de gabiarras que ele vai fazendo ao longo do livro. A cada vez que Marte tenta matá-lo (planetinho desagradável), ele vai e dá um jeito de sobreviver (chupa essa Marte!). E a melhor parte é o humor dele até nos momentos mais críticos, ele perde a vida mas não perde a piada. Mark percebe rapidamente que duas coisas são vitais para sua sobrevivência: conseguir aumentar a quantidade de alimento e conseguir se comunicar com a Terra. Para sua sorte, ele é um botânico e engenheiro, então ele precisa colocar todos os seus conhecimentos aplicáveis na Terra em prática em Marte, com algumas adaptações é claro, em uma verdadeira corrida contra o tempo.

Quando comecei a ler o livro eu pensei que ele seria um 4 estrelas, mas ele foi crescendo a cada página e depois de pouco tempo se transformou em um 5 estrelas e acabou na minha lista de favoritos. O livro é recheado de dados científicos e por isso no início pode parecer que ele será cansativo. Mas acaba que depois de um tempo você já foi absorvido pela siglas e linguagens e a leitura flui cada vez melhor. A narração do Mark é baseada no diário de bordo dele e nesses momentos a narração do livro é em primeira pessoa. Como já disse, o Mark adora fazer piadas, então a narrativa tem muito humor. A coisa boa sobre a parte científica do livro é que ela é real, não é invenção do livro, ao menos é o que dizem os especialistas
Depois de poucas páginas a estória do livro te prende e você começa a querer a lê-lo sem parar (ou como a Dani disse, se perder em Marte), conforme você vai se aproximando do fim, você basicamente vira um anti-social que ameaça qualquer um que te atrapalhe a ler.

A cada página virada eu conseguia visualizar um filme, tamanha precisão da narrativa.Agora vamos falar um pouco da capa desse livro, porque é inevitável. A capa é maravilhosa!!! Para quem ainda não viu e tocou, a capa feita daquele material que parece meio aveludado, linda de morrer (agora estou sendo repetitiva, mas não consigo evitar!). Acho que nem preciso dizer que recomendo o livro, não é mesmo?

site: http://www.ciadoleitor.com/2014/11/resenha-perdido-em-marte-de-andy-weir.html

Luiz Eduardo 07/07/2016

Muito bom!
Livro foi muito lembrado por conter cálculos, fatos científicos. Tem tudo isso, mas a leitura flui muito bem. Você acompanha a angústia de Mark, suas vitórias e derrotas. Você torce e sofre com ele. No fim, mostrado no livro, fica a história de superação e o que acontece quando as pessoas se ajudam. Muito bom!

Vitor 19/07/2016

O livro é mais ou menos
Qundo eu comprei o livro, esperava ver ação mas principalmente ficção.O livro, pelo menos no começo, tem esse como foco principal, o que me agradou muito.Porém, para minha infelicidade, o livro tem muitos detalhes cientificos e numericos,o que torna a leitura muito, muito, muito,chata...
Esse foi o unico ponto negativo que eu achei deste livro, o resto é muito bom.

Caso você goste de coisas cientificas, certamente gostara deste livro.

RicardoCF 20/07/2016

Perfeito! É mais sobre sobrevivência do que sobre astronautas
O livro é incrível. O autor consegue repassar os fatos científicos (física, química, botânica etc) com tanta clareza que é como se ele tivesse inventado tudo.
Mark Watney é meu personagem preferido. Ele é inteligente, muito bem-humorado e sabe como se virar em um planeta sozinho sem entrar em pânico.
É incrível ver como Mark tenta sobreviver enquanto a NASA e toda a Terra juntam esforços e fazem de tudo para salvar seu astronauta esquecido em Marte.

Veja mais sobre a resenha no link.

site: http://lapsodeleitura.blogspot.com.br/2016/07/resenha-perdido-em-marte-andy-weir.html

vortexcultural 07/08/2016

Por Cristine
“ESTOU FERRADO.
ESSA É A MINHA OPINIÃO ABALIZADA.
FERRADO.
SEIS DIAS APÓS O INÍCIO DAQUELES QUE DEVERIAM SER OS DOIS MESES MAIS IMPORTANTES DA MINHA VIDA, TUDO SE TORNOU UM PESADELO.
NEM SEI QUEM VAI LER ISTO. ACHO QUE ALGUÉM VAI ACABAR ENCONTRANDO. TALVEZ DAQUI A CEM ANOS.”

E é assim que conhecemos o protagonista, Mark Watney, um astronauta que, assim como seus companheiros na missão, tinha duas especialidades. No seu caso, ele era botânico e engenheiro mecânico. Como ele próprio se define, “um faz-tudo que brinca com plantas”. O leitor é apresentado a ele em meio a uma crise. Há seis dias, Watney foi abandonado em Marte durante uma tempestade de areia. Após ser arrastado – e perfurado – por uma antena, foi dado como morto por seus colegas, já que o traje espacial avariado parara de enviar seus sinais vitais.

A partir daí o leitor acompanha a clássica jornada de um homem sozinho em ambiente hostil, lutando por sua sobrevivência. Só que não. De clássica, a jornada tem apenas sua estrutura, pois, de resto, o autor faz uso de uma originalidade, de recursos estilísticos e de linguagem que tornam a história bastante incomum. Para os fãs de sci-fi, lembra demais O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams, pela capacidade de “entupir” o texto de cientificismos sem, entretanto, deixá-lo maçante ou ininteligível. Ambos usam o humor e o sarcasmo como ótimo contraponto ao teor científico da narrativa. Só que enquanto Adams pende mais para o humor, Weir carrega a tinta no sarcasmo. E é divertido demais de ler.

Leia a crítica na íntegra no Vortex Cultural.

site: http://www.vortexcultural.com.br/literatura/resenha-perdido-em-marte-andy-weir/

Vinicius 24/08/2016

Um Pouco Cientifico
O livro e a narrativa do personagem Mark Watneyem que estava em uma missão em marte que em um acidente acaba sendo dado como morto e é deixado para traz em solo marciano, assim se vê predestinado a uma constante luta por sua sobrevivência, onde ele narra os seus medos e aventuras que vive nesse planeta hostil.
Ótima leitura para quem gosta de um pouco de química, física e biologia, apesar de possuir alguns termos mais técnicos é um texto de leitura muito leve. É uma história emocionante que faz você torcer e vibrar com o personagem a cada página. O enredo do livro da mais ênfase para a parte cientifica, aventuras e medos de Mark Watneyem em solo marciano do que a parte sentimentalista do personagem.

Thayna.Schisnayder 11/09/2016

Não me agradou tanto assim...
Sim, o livro é legal, é um pouco engraçado e muito inteligente. A história é interessante e alguns acontecimentos são inesperados. Mas, infelizmente, não foi só isso que achei. Uma leitura arrastada e cansativa, o autor se preocupou tanto em mostrar detalhes de todos os cálculos que esqueceu do psicológico do protagonista. O cara simplesmente não dá piti! Ele fica tanto tempo em um planeta completamente diferente da Terra, sem falar e ver ninguém, e todo santo dia ele faz cálculos que custa a vida dele. Como não surtar?
E ele vive seu novo radical estilo de vida em Marte com humor e piadinhas. Sem falar que, mesmo com toda pressão, ele quase não erra nos cálculos.
Um protagonista desumano! Foi o que eu achei.

Menconcini 16/10/2016

Excelente! Vale cada página
Uma história que já é meio batida mas de uma forma diferente o autor nos leva a viver o livro, a narrativa é bem fluída e os termos científicos são tão bem explicados que se tornam simples.

Vale a pena pra quem quer um livro pra se distrair e de fácil interpretação

Bearsc_ 17/10/2016

amei
Eu gostei bastante desse livro. Gostei da forma como Watney encarou tudo. As piadas e brincadeira no meio do livo, deixam o livro mais gostoso de se ler, ao inves de ter todo o drama que era de se esperar no livro. Watney virou um dos meus personagens preferidos.

Juliana Nacci 01/11/2016

Perdido em Marte
Começo minha resenha admitindo que eu já havia visto o filme antes de ter lido o livro. Mas isso pouco importou pra mim, pois o livro não perdeu sua magia. Muito pelo contrário. A cada página que eu lia, queria saber o que estava acontecendo com Mark Watney e como ele seria resgatado de Marte. Sem dúvida, ele é um protagonista apaixonante! Seu grande senso de humor e inteligência são o que fazem a história fluir.
A única parte que é chata e legal ao mesmo tempo é que "Perdido em Marte" possui muitos termos de Física e Química, mas que são explicados ao decorrer da narrativa. Mas apesar disso, o livro possui uma leitura muito gostosa, e a história te prende facilmente. Vale a pena ler.

Vida Literária 02/11/2016

Muito legal para quem gosta de tecnologia!
Toda criança, ou pelo menos a maioria, tem um dia o pensamento e a vontade de ser um astronauta. Imagine só então além poder vestir aquela indumentária, que deixaria qualquer um admirado, viajar em uma missão para marte. Pois esta é a missão Ares três de Perdido em Marte. No entanto, uma tempestade de areia surpreende a tripulação, que é composta por seis astronautas, e o nosso protagonista Mark Watney, um dos integrantes da missão, é atingido por algum um objeto no meio da tempestade e não consegue retornar para a Hermes. Todos acham que Watney está morto, tendo inclusive um velório, porém, ele está vivo e precisa arrumar um jeito de sobreviver no planeta dos marcianos. Resenha completo no link abaixo.

site: http://vidaliteraria.net/1-o-plantador-de-batatas-perdido-em-marte/

JPHoppe 27/11/2016

Histórias de sobrevivência, lutando contra todas as adversidades, são excelentes. Mostram que, mesmo quando tudo parece perdido e a saída mais fácil é desistir, ter força de vontade e esperança fazem toda a diferença. Melhor ainda quando a ciência é posta no centro de tudo isso, guiando os problemas, soluções e toda a história.

Watney não se perdeu em uma floresta ou em uma montanha. Fora as bactérias e outros microorganismos que carrega consigo, ele é a única forma de vida em Marte. E está completamente sozinho. Como sobreviver?

O filme fez um excelente serviço, especialmente ao dar um rosto aos personagens e ao cenário, especialmente a sensação de isolamento. Mas o livro consegue fazer algo que é muito difícil no cinema: entrar na mente do personagem, ver tudo do seu ponto de vista. Seja em situações de solução de problemas que ninguém conseguiria prever, os adoráveis momentos de bom humor, ou mesmo nas situações onde tudo parece perdido e não há mais o que fazer. As curvas dramáticas na história estão bem posicionadas, com subidas e descidas, fazendo ser difícil largar o livro.

Vi muita gente reclamando da parte científica. Que tem matemática, química, ciência demais no meio, e que isso torna o livro entediante. Talvez esse seja apenas mais um reflexo do quanto o Brasil, mesmo o público que lê livros e fica na região bacana da média de livros lidos por ano, ainda é muito imaturo em relação à ciência.

Se um pouco de ciência te incomoda, passe longe. Caso contrário, pegue e não pare de ler até o fim. Sem dúvida uma das melhores histórias de ficção científica recentes.

Sydney 05/12/2016

Absoluto!!
A ficção realística que Weir usa para contar essa estória é quatro ou cinco vezes maior que o filme. Envolvente do início ao fim.

Eli 12/12/2016

O personagem principal é muito bem-humorado, mesmo nas horas de perigo ou apuros ele ainda consegue manter o humor, é incrível como em condições muito adversas as favoráveis a inteligência de Mark consegue tirá-lo dessas situações, quando o leitor pensa que ele não tem mais como consertar algo e sair dos apuros estando destinado a morrer, ele consegue contornar a situação, como diria Watney, “Um problema de cada vez”.

Muitas pessoas que já leram o livro reclamaram a respeito da quantidade de termos técnicos e dados numéricos que ele apresenta, porém, é este o charme de toda a narrativa, não é apenas uma ficção como em qualquer filme, é ficção científica com fundamento de verdade, respeitando as leis da física e da engenharia, todos os emblemas matemáticos que o personagem utiliza são explicados no decorrer da narrativa por ele mesmo sempre mantendo o bom humor, e isso é realmente cativante. Este livro proporciona momentos de leitura bastante agradáveis, e para que é engenheiro, físico ou matemático, tenho certeza que irá adorar a cada palavra lida.

VEJA A RESENHA COMPLETA NO BLOG.

site: http://www.vestigiodelivros.com.br/2016/10/resenha-perdido-em-marte-andy-weir.html