Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Dijair Antonino 20/02/2022

Início e fim muito bons, já o meio...
Um livro com uma história bem legal. Porém, algumas partes achei muito técnicas e descritivas demais. O início e o fim são empolgantes, mas o meio do livro é muito monótono. Se o autor queria mostrar como Mark Watney se sentia sozinho em Marte, ele conseguiu. Mas no geral o saldo é positivo.

Paloma.Cristina 10/03/2020

Um livro ótimo e inteligente
Um enredo futurista inteligente demais, que nos faz viajar não só para outro planeta, como também viajar sonhando com o futuro da ciência

Danilo Silva 18/09/2016

Mark, o Marciano
A história é contada em duas frentes: temos Mark Watney em Marte, nos contando o que acontece em primeira pessoa, através de relatos gravados para as futuras gerações, caso morra e algum dia a NASA encontre seu corpo e seu diário de bordo; do outro lado da moeda, acompanhamos, em terceira pessoa, os esforços da equipe terrena para trazer Mark para casa, ainda que pareça impossível, e a comoção a nível mundial que surge a favor do astronauta deixado para trás.

Apesar de a sinopse da editora afirmar tratar-se de um suspense, não se deixe enganar: o livro é engraçadíssimo. Mark tem uma única ferramenta para não descer a espiral da loucura: seu humor. E ele o usa constantemente. Claro que os acontecimentos na Terra e, posteriormente, na nave Hermes, a tal espaçonave que sem querer abandonou Mark no Planeta Vermelho, são muito mais sérios – acho que podemos considerar estas partes mais puxadas para o suspense, mas não suspense em si –, porém é indiscutível que o livro, como num todo, bem como o filme que o adapta, são muito engraçados.

Mark Watney é um excelente protagonista. Você começa rindo com ele, mas é inegável que, com o passar do tempo, você começa a se afeiçoar pelo personagem, a torcer por ele, torcer para seu resgate e, em determinado ponto do livro, até se emocionar e se pegar temeroso pelo destino do protagonista. É uma das melhores personagens literárias que li nos últimos anos, e tenho orgulho de dizer que veio de um livro de ficção científica, meu gênero literário favorito. E ouso dizer que grande parte do mérito do livro repousa nos ombros de Mark.

Outra característica interessante da obra, e que lhe confere maior realismo, é ver como a situação se desenrola na Terra: temos a cobertura da mídia, que muitas vezes pressiona a NASA a agir; temos as pressões políticas: os E.U.A. não conseguem resolver o problema e sua única solução é pedir ajuda estrangeira (não direi qual país ou como foi essa ajuda, para não estragar as surpresas de uma grande parte da trama); além da tripulação da Hermes, tendo que lidar com suas decisões que acabaram por deixar Mark para trás. Se o livro não tivesse essa faceta mais séria, nos mostrando as consequências de uma situação tão perturbadora (e que poderia muito bem acontecer na vida real), certamente não teria o mesmo impacto.

Ainda me mantendo neste aspecto da obra, foi bom ver que o autor construiu a narrativa de uma forma que enfatiza como nada na vida é fácil, pois salvar um homem perdido em outro planeta certamente seria muito complicado para nossos padrões reais atuais. Então esqueça as conveniências de roteiro típicas, pois na obra de Weir as personagens precisam estudar, passar horas a fio acordadas, fazer muitos cálculos, errar e tentar de novo até acertar. E isso também se aplica a nosso intrépido herói.

Outra peculiaridade da obra são suas reviravoltas sempre curiosas e impactantes. Sem entrar em detalhes, basta dizer que o livro gera expectativas em cada situação, te deixando apreensivo e culminando em uma reviravolta. Mesmo quando Mark tem uma ideia e a executa à perfeição, aquela situação gerará outra, o próximo conflito que o marciano terá que resolver em algum momento de sua jornada – imediatamente depois ou no futuro em longo prazo. É um livro que parece dizer que gosta de surpreender seus leitores, e o faz de uma maneira bastante

A edição da Editora Arqueiro está impecável: possuo a segunda impressão, com capa do filme (admito que não gosto muito de capas assim) e praticamente não possui erros de tradução ou revisão; possui um papel de qualidade e a capa é feita de um material mais maleável o que a impediu de amassar ou deformar – a minha edição, pelo menos, continua perfeita. Mantém o excelente padrão da editora. É um tipo de livro que você não se arrependerá de comprar e ler, tornou-se um de meus favoritos, acredite.

site: http://literaturaestratosferica.blogspot.com.br/2016/09/perdido-em-marte.html
Glauci 18/10/2016minha estante
Você tem mais indicações de livros com essa temática? Agradeço.

Jéssica 27/06/2020

A história é incrível mas admito que a leitura é um pouco complexa (é preciso entender um pouco de física e entrar no mundo nerd do autor pra não ficar perdido).
A inclusão que temos dentro da história é essencial e ele soube muito bem construir isso, pois vemos o lado ruim e bom da situação; sem segredos.
O personagem principal tem uma coragem ENORME e uma saúde mental perfeita (sério, não aguentaríamos dois dias em Marte sem ficar loucos) e tentou encarar tudo com otimismo e bom humor
Leiam!

Vitor 19/07/2016minha estante
Oi =D
Eu concordo com você, o livro tem bastante comedia em um livro de ''fic''

Porém, gostaria de que você me explicasse, onde esse livro pode ser considerado de auto-ajuda ? , so por curiosidade mesmo.

GryphoS 30/07/2016minha estante
Vitor.Paty, a parte da "auto-ajuda" é demonstrar que tudo o que o fez sobreviver ao acontecido foi manter o bom humor e a cabeça erguida, enfrentando os problemas sempre olhando o lado otimista. O fina meio que revela isso... falando sobre os seres humanos se unirem para ajudar um ao outro em uma dificuldade. Vale a pena reler o último diário de bordo (em especial Os ÚLTIMOs parágrafos, acho que você vai entender o que eu quis dizer.

Marcela115 09/06/2020

Para quem gosta de ficção científica é uma leitura otima, flui facilmente, e o enredo é atrativo. Achei a leitura em alguns momentos cansativa, mas foram necessárias, pois a narração é feita pelo Mark, e ele vai contando, escrevendo em seu diário, tudo o que está fazendo. Tem um jeito irônico e divertido de levar a vida, o bom humor e a determinação são importantes e que não pode nunca desistir facilmente das coisas.

Sil *_* 27/07/2022

Ameiiii ??????
Minha segunda melhor leitura de 2022 ?, só tenho dizer é que AMEIIII, foi uma leitura maravilhosa, um livro bem fluído e muito emocionante. Nota 10 ?

JeffSouzaXD 18/09/2020

Grande livro de ficção científica
O livro é cheio de termos técnicos mas de fácil entendimento. Lê a resenha no Instagram Binóculo Literário https://www.instagram.com/p/B_3Ljx-Dkek/?igshid=qeia8fbklf3h

Luiz 15/04/2020

Livro muito bem escrito, com uma quantidade absurda de detalhes técnicos que enriquecem a historia, porem algumas vezes acaba tornando ela um pouco lenta para quem não entende do assunto. O senso de humor que do Mark Watney é provavelmente a parte que mais gostei do livro, sempre fazendo piadas n importando o quão terrível sua situação esta.
Uma boa leitura para essa quarentena

Jean 29/08/2016

Me surpreendi...
Capítulo 1, primeira frase: Estou ferrado. (Mark Watney)

O que dizer desse livro que já se inicia simpaticamente?
Na verdade eu nem sei (essa é minha primeira resenha, e essa frase do Mark me representa nesse exato momento kkk), mas acredito que o título já é um resumo do que eu sinto.

Impressionante, essa é a palavra que define essa obra do autor Andy Weir. Quando li a sinopse do livro, imaginei que seria exatamente como muitos esperavam ser(creio eu), ou até mesmo o motivo pelo qual o "condenam": O "drama" de um homem Perdido em Marte (e agora o que vou fazer, chorar até a morte? Esqueceram de mim, cadê minha família? kkkk), ou seja, todo aquele choro de ter sido abandonado e estar sozinho no espaço. Mas na realidade o autor optou por seguir uma outra linha, o humor e a inteligência do protagonista Mark Watney. Este se manteve sempre muito bem humorado e extremamente calmo diante de várias situações difíceis (pra não dizer algo pior) resolvendo problemas que pareciam impossíveis de serem solucionados . E sim, ri muito em várias partes onde, supostamente, deveriam ser mais dramáticas visto a situação de Watney, mas mesmo assim o humor negro do mesmo, consegue arrancar risos do leitor aqui e ali. Então claro, isso me surpreendeu bastante pois o livro fugiu do padrão, sendo esse não o seu ponto fraco, mas sim o seu diferencial.
Digo isso porque li em alguma resenha que falava que o Mark meio que perdeu um pouco seu lado humano, pois não lamenta tanto a falta da família e amigos, e que queriam ver mais esse lado dele. Mas se for analisar, ficar lembrando da família ou amigos o tempo todo, na situação em que ele se encontra não era de grande ajuda, até porque ele tinha muito mais com o que se preocupar, como por exemplo, respirar, comer, beber...hahaha. E sem contar que a última coisa que ele precisa ali é se sentir depressivo.
A escrita do autor é clara, a leitura flui facilmente, o enredo é atrativo, então sim, eu recomendo. Mas enfim, sobre as informacoes técnicas que são recorrentes no livro, eu sou um pouco suspeito pra falar sobre, pois estas me atraíram muito, pode ter ligação com o fato de eu cursar engenharia (quem gosta de matemática, física e química? Só louco kkkkkkkk ), por isso não vou escrever muito sobre isso.
Então só pra finalizar, o livro é incrível em todos os aspectos, o personagem principal é muito carismático, achei que o drama foi na medida certa nem muito e nem pouco e quero, com toda certeza, ler outros livros do autor.
Leiam e tirem suas conclusões!!!
Jemilly 29/08/2016minha estante
Adorei esse livro, me surpreendeu também pelo humos! Muito boa a resenha!

Jean 29/08/2016minha estante
Obrigado Jemilly ;)

Adalberto 30/08/2016minha estante
Bom dia, vocês sabem os conhecimentos físicos relacionados com do filme Perdidos em Marte, quais os assuntos da física envolvido no filme?

Lucas 24/06/2015

Pode parecer que um livro que se passa em Marte mostrando a sobrevivência de um único homem que lá se encontra seja chato e monótono. Mas não é isso que acontece em Perdido em Marte, romance de estreia de Andy Weir. Nele, acompanhamos Mark Watney, astronauta que acaba ficando em Marte após seus colegas de missão pensarem que ele havia morrido.

É a partir daí que a história se desenrola. Acompanhamos o protagonista utilizando seu conhecimento e o equipamento disponível para sobreviver. O livro tem bastante embasamento científico e ele realmente explica o que está fazendo para que o oxigênio não acabe ou para estabelecer contato com a NASA. Mas isso não torna a leitura chata ou lenta. O autor sabe trabalhar esse lado da obra de forma a não deixá-la tediosa.

Isso se dá, em grande parte, pelo bom humor do protagonista. Apesar de estar sozinho no planeta vermelho, ele é divertidíssimo. O livro é narrado, em sua maioria, em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Mark. Mesmo quando a situação estava nada favorável, a forma como ele contava tudo era divertida. Esse, com certeza, foi um dos pontos positivos da obra. A leitura é leve, rápida e engraçada. Algumas passagens chegam a ser hilárias devido ao sarcasmo e ironia do protagonista.

Em certo ponto, passamos a acompanhar a equipe que está trabalhando na Terra para resgatar Mark. (Isso não é spoiler, OK?) Essa adição de ponto de vista deu uma boa dinâmica para a história. Mesmo a trama já estando interessante somente com o que estava acontecendo em Marte, ver o que se passava na Terra só deixou a história ainda melhor.

O livro é mais do que recomendado, principalmente para quem procura uma trama surpreendente e que prende o leitor até o final. Além de ser uma leitura tranquila, é bastante engraçada e diferente do que estamos acostumados a ver ultimamente.

site: Para mais resenhas, acesse: www.estantenerd.com

João 12/07/2015

Uma aventura do começo ao fim!!
O livro já me prendeu desde o começo.
E afinal como não ser interessante?Só de imaginar poder estar lá em Marte,pisar no solo de lá?
O que eu achei um pouco cansativo foram as partes onde Mark tem que usar seus conhecimentos matemáticos,químicos e físicos.Odiava ter que ler essas partes!!Mas
tirando isso livro excelente!!
Leitura de primeira!!

Daniiy 27/03/2021

Será que em algum ponto ele esteve perdido?
Tive a curiosidade em ler após assistir o filme (sim, eu inverti a ordem hahah), e posso dizer que ambos são absolutamente maravilhosos.

A questão da solidão no livro é bem explorada, imagina ser a única pessoa num planeta inteiro? As adversidades e o brilhantismo do personagem em diversas situações é o que mantém o ritmo acelerado o tempo todo.

Admito que me perdi um pouco no meio de tantos termos científicos, mas é uma leitura prazerosa e eletrizante em muitos momentos.