Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Junioxavi 04/05/2015

O Poder da Esperança
Ao ler “Perdido em Marte” pude compreender que embora estejamos passando por grandes adversidades, é importante sempre manter em mente os sentimentos mais preciosos que podemos ter, a Esperança e a Força de Vontade. Mesmo que a situação pareça estar perdida, como no caso do personagem “Mark Watney”, um astronauta que ao sofrer um terrível acidente, encontra-se preso, ferido e completamente sozinho no planeta vermelho.
Durante todo o livro, o autor deixa bem claro que nada em momento algum, irá ser fácil. O planeta tenta matar ele de varias formas possíveis, problemas com comida, acampamento, oxigênio, transporte, entre outros. E mesmo com a sentencia de morte decretada, Mark Watney consegue manter seu incrível senso de humor inabalável enquanto resolve cada uma de suas dificuldades.
Podemos concluir que a vida irá nos testar de inúmeras formas o tempo todo, e para conseguirmos vencer todos os desafios postos à nossa frente, precisamos estar sempre preparados. Muitas vezes temos a impressão de que tudo está perdido, e que desistir é a única solução viável, mas são nessas horas que encontramos a verdadeira resposta de “Porque estamos aqui?”, e quando descobrimos isso conseguimos nos levantar e seguir em frente, até o fim, e sem desistir.

Mirele 05/07/2021

Um bom livro
De forma geral, é um bom livro, com uma leitura fluida e uma história que te prende desde o início. Entretanto, chega em certas partes em que fica meio cansativo a descrição de todos os procedimentos de montagem e concerto das coisas. Podem ter pessoas que ache isso o máximo, mas por mim algumas coisas poderia ser beeeeeem resumos. Quase no final eu já pulava essas descrições, porque realmente ficaram bem cansativas pra mim.

Gabriel Lima 01/06/2015

Engreçado e Dramático ao mesmo tempo!!
Perdido em Marte é um livro de ficção cientifica, é um livro um pouco carregado devido aos seus inúmeros termos técnicos e abreviações de nomes de máquinas, mas fora isso é uma leitura muito gostosa, em certos momentos esse livro poderia até ser classificado como um drama.
Excelente livro, as piadas que o personagem faz e as referências contidas no livro são maravilhosas

site: http://comosolhosnoslivros.blogspot.com.br/2015/06/perdido-em-marte-andy-weir-resenha.html

Daniiy 27/03/2021

Será que em algum ponto ele esteve perdido?
Tive a curiosidade em ler após assistir o filme (sim, eu inverti a ordem hahah), e posso dizer que ambos são absolutamente maravilhosos.

A questão da solidão no livro é bem explorada, imagina ser a única pessoa num planeta inteiro? As adversidades e o brilhantismo do personagem em diversas situações é o que mantém o ritmo acelerado o tempo todo.

Admito que me perdi um pouco no meio de tantos termos científicos, mas é uma leitura prazerosa e eletrizante em muitos momentos.

Lucas 24/06/2015

Pode parecer que um livro que se passa em Marte mostrando a sobrevivência de um único homem que lá se encontra seja chato e monótono. Mas não é isso que acontece em Perdido em Marte, romance de estreia de Andy Weir. Nele, acompanhamos Mark Watney, astronauta que acaba ficando em Marte após seus colegas de missão pensarem que ele havia morrido.

É a partir daí que a história se desenrola. Acompanhamos o protagonista utilizando seu conhecimento e o equipamento disponível para sobreviver. O livro tem bastante embasamento científico e ele realmente explica o que está fazendo para que o oxigênio não acabe ou para estabelecer contato com a NASA. Mas isso não torna a leitura chata ou lenta. O autor sabe trabalhar esse lado da obra de forma a não deixá-la tediosa.

Isso se dá, em grande parte, pelo bom humor do protagonista. Apesar de estar sozinho no planeta vermelho, ele é divertidíssimo. O livro é narrado, em sua maioria, em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Mark. Mesmo quando a situação estava nada favorável, a forma como ele contava tudo era divertida. Esse, com certeza, foi um dos pontos positivos da obra. A leitura é leve, rápida e engraçada. Algumas passagens chegam a ser hilárias devido ao sarcasmo e ironia do protagonista.

Em certo ponto, passamos a acompanhar a equipe que está trabalhando na Terra para resgatar Mark. (Isso não é spoiler, OK?) Essa adição de ponto de vista deu uma boa dinâmica para a história. Mesmo a trama já estando interessante somente com o que estava acontecendo em Marte, ver o que se passava na Terra só deixou a história ainda melhor.

O livro é mais do que recomendado, principalmente para quem procura uma trama surpreendente e que prende o leitor até o final. Além de ser uma leitura tranquila, é bastante engraçada e diferente do que estamos acostumados a ver ultimamente.

site: Para mais resenhas, acesse: www.estantenerd.com

João 12/07/2015

Uma aventura do começo ao fim!!
O livro já me prendeu desde o começo.
E afinal como não ser interessante?Só de imaginar poder estar lá em Marte,pisar no solo de lá?
O que eu achei um pouco cansativo foram as partes onde Mark tem que usar seus conhecimentos matemáticos,químicos e físicos.Odiava ter que ler essas partes!!Mas
tirando isso livro excelente!!
Leitura de primeira!!

Saulo.Jedi 23/03/2021

Sem dúvida bem melhor que o filme
Se você pelo acaso gosta muito de ciências como química, biologia, cosmologia, física e também de umas gambiarras brabas, esse livro com certeza é para você. Nossa, muito bom mesmo esse livro, a ideia de viver em Marte é algo tão anormal que ficamos admirados com determinação, inteligência e das maneiras que o Watney sai dos problemas de viver num planeta estéril.

@garotadeleituras 07/10/2015

Empolgante e Nerd do início ao fim

Perdido em Marte é um livro estilo ficção científica que narra a aventura de Mark Watney, o 17° homem a pisar em Marte, e o primeiro homem deixado para trás no planeta vermelho devido à um acidente durante sua missão. interessante, divertido e explicativo, o autor expõe a rotina do nosso terráqueo na luta pela sobrevivência longe de casa. Uma leitura mais que obrigatória para quem curte o estilo. ‪#‎Amei‬
Camila 07/10/2015minha estante
Oba! Bom saber sua opinião. Vou furar a lista de leitura pra ler esse livrinho logo. :D

@garotadeleituras 09/10/2015minha estante
Super recomendo Camila, tem muita química também, creio que vc vai se identificar!

Camila 10/10/2015minha estante
Sim!!! Adoro livros com bom embasamento científico! :)

Daniel Sampaio 21/10/2015

Uma das melhores obras de "ficção" que já li e assisti !
Excelente ! Emocionante ! Essa obra servirá tranquilamente de referência para aulas de Matemática, Física e Gestão (liderança, pró-atividade, gerenciamento de riscos). Recomendo !

Matheus 21/10/2015

Divertido
O mais marcante do livro Perdido em Marte é o humor de Mark. Em várias partes ele conseguiu me tirar risadas. Não é um livro apocalíptico ou psicológico, já que muitos esperam esse teor por se tratar de um ser humano solitário sob péssimas condições e por um longo período de tempo. É a história de um homem muito inteligente, que usa de seus conhecimentos em mecânica e botânica, para sobreviver por um longo período em Marte. É recheado de detalhes técnicos, que traz muita riqueza pro enredo. Achei que no início do último terço do livro a história fica um pouco maçante, mas é passageiro. Considerando que é o primeiro livro do autor, é uma excelente obra!

Ricardo657 27/10/2015

Comédia
Adorei demais o livro, é interessante o fato de como ele trabalha algo tão ruim mas sempre tirando um "lado bom" faz piadas constantes sempre tentando usar isso como modo de "se animar", quem procura algo mais romântico nesse livro não vai encontrar, não encontrara uma pessoa digavando sobre estar sozinho em um planeta, sobre o que isso pode causar em um ser humano, sua loucura seus pensamentos etc, vai achar coisas bem técnicas e cientificas, eu adorei o livro mas muitos que buscam esse lado emocional podem não gostar :)

Tulliu Cardia 10/11/2015

Fiquei simplesmente impressionado com as informações técnicas do livro. Deve ter sido uma pesquisa dificílima, e apenas por isso o autor já tem seus méritos. A premissa é muito interessante, e eu poderia ter achado o livro realmente bom, se não fosse algumas coisas que me incomodaram.
Primeiramente o personagem principal não foi aprofundado. Ele é muito simples, e em nenhum momento me conectei com ele. Além do mais, ele fica fazendo um monte de piadinhas bastante sem graça, e eu sempre suspirava a cada uma delas. Outro ponto foi que, para mim, narrativamente falando, o livro é uma bagunça. Me incomodou. Ora em primeira pessoa no Mark, alguns momentos em terceira pessoa com ele; muita gente com ponto de vista, ora ninguém com ponto de vista. Em uma mesma página lemos cenas em Marte, na Hermes e na NASA. Realmente uma bagunça. Isso sem falar nos infinitos detalhes científicos. Eu acabei de parabenizar o autor pela sua pesquisa, mas isso não quer dizer que ele precisava explicar absolutamente tudo. Teve momentos que divagava, tantas eram as explicações científicas.
Como já disse, a premissa é muito boa, só foi mal executada. Ridley Scott e Matt Damon se saíram melhores.

site: https://www.wattpad.com/user/TulliuCardia

Jefferson.Machado 25/11/2015

O marciano
Adorei! Mas não é só isso, calma!
Ouvi sobre o livro no podcast #SciCast, uma fonte divertida de difusão do conhecimento científico e suas aplicações. Então, como sou um fã alucinado por conhecimento sobre o espaço corri atrás do livro e imergi nele. Também sou um defensor da informalidade na transmissão do saber, por isso senti-me inúmeras vezes parte das páginas, como se o livro houvesse sido escrito pra mim. Mas não, pois inicialmente publicado num blog e posteriormente vendido por menos de um dólar na Amazon até despertar o mercado editorial, a obra de Andy Weir me pegou de jeito. Dia após dia eu percorria vinte, trinta e até cinquenta páginas sem perceber. Surpreendi-me frequentemente com o passar das horas após a leitura diária dos feitos de Mark Watney em solo marciano. Aí está um ponto importante, assim como o filme que ainda não vi, o título original, “O Marciano”, foi substituído por “Perdido em Marte” na versão tupiniquim, o que determino veementemente como um erro, pois ele não está perdido, foi deixado lá. Mas... fora este erro frequente em adaptações ao nosso idioma e país, a obra nos coloca como interlocutores de um diário escrito para ser lido post morten, sob a perspectiva aterradora de ser abandonado sozinho em um planeta inóspito à existência humana. Nestas condições, Watney vai demonstrando exímio conhecimento das leis da natureza e, por consequência, utiliza-se delas para sobreviver. Aproxima-nos a cada feito da ciência e nos oferece a oportunidade de observar a sua contribuição em nossas vidas. Bom humor, linguagem acessível e uma trama de ficção científica digna, este é “Perdido em Marte”, que adorei.
Escrito por @JeffersonCM para www.opilar.com.br

Raul 14/03/2021

FIQUEI PERDIDO EM MARTE COM TANTOS CÁLCULOS E NÚMEROS
Pela primeira vez confesso que gostei mais do filme que do livro. Não me arrependi de ter lido, é uma boa trama, embora achei exagerados os termos científicos e técnicos descritos pelo autor, além de uma infinidade de cálculos que me deixou às vezes boiando.
Pra mim faltou mais emoção, mais suspense, o autor tinha muito campo pra desenvolver e não quis explorar. É logico que o propósito primordial Mark Watney era sair do planeta, mas durante as suas andanças o cara não viu nada no planeta que chamasse sua atenção, inclusive na sua viagem de mais de 3000km para chegar a Schiaparelli.